Os 5 principais tipos de desastres naturais que aconteceram no último ano

Publicado em 4.01.2011

Desastres são imprevisíveis, mas certamente as forças naturais do planeta estavam em pleno funcionamento este ano. Recorde alguns eventos espetaculares, com resultados às vezes catastróficos:

1) Terremotos

Apenas 12 dias após ter começado 2010, um terremoto atingiu Porto Príncipe, Haiti, responsável pela morte de mais de 200.000 pessoas e 1,5 milhões de desabrigados. Meses após o terremoto devastador, os cientistas descobriram que uma falha mapeada foi a responsável pelo terremoto de magnitude 7,0, não a falha inicialmente responsabilizada pelo tremor. O terremoto aumentou tensões em falhas próximas, aumentando potencialmente o risco de outro grande tremor nas ilhas.
Em 27 de fevereiro, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o centro-sul do Chile. O tremor maciço mudou a paisagem do país, aumentando o solo mais de 2,4 metros perto da costa e afundando a terra.

No início de setembro, um terremoto de magnitude 7,1 ocorreu na Nova Zelândia, em uma cidade com uma população de aproximadamente 400.000 pessoas. O terremoto causou milhões de reais de danos, e os esforços de recuperação foram derrubados por outro terremoto de magnitude 4,9 em 28 de dezembro.
Na acostumada Indonésia, um terremoto de 7,7 graus de magnitude ocorreu em 25 de outubro, desencadeando um tsunami de 3 metros e matando pelo menos 113 pessoas. O terremoto se rompeu durante um processo chamado de impulso de falha, quando uma das placas tectônicas da Terra deu “um mergulho” por baixo de outra.

Embora não tenha sido devastador, Nova York teve o maior terremoto em 18 anos, quando um de magnitude 3,9 sacudiu a região em 30 de novembro.

2) Vulcões

A erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull, em abril, criou uma gigantesca nuvem de cinzas que cobriu a maior parte da Europa. A propagação das cinzas na atmosfera obrigou a aviação internacional a uma paralisação temporária, resultando em um caos no tráfego aéreo. A atmosfera era tão carregada eletricamente que fez a sua própria iluminação.

Também no Anel de Fogo do Pacífico, o Monte Merapi na Indonésia entrou em erupção em 26 de outubro, matando mais de 350 pessoas e deixando cerca de 400.000 refugiados.

3) Furacões

2010 teve uma temporada movimentada de furacões no Atlântico, um número quase recorde de tempestades, de 1 Junho a 30 de novembro, mas que passaram um pouco desapercebidos.

A bacia do Atlântico, que inclui o Mar do Caribe e o Golfo do México, teve 19 tempestades nomeadas (tempestades tropicais e furacões), que colocaram a temporada em um empate de terceiro lugar com as de 1887 e 1995. A estação registrada mais movimentada de furacões ainda é 2005, ano que teve 28 tempestades nomeadas, incluindo o furacão Katrina.

Ao contrário da temporada de furacões do Atlântico, a temporada 2010 de furacões no Pacífico foi a menos ativa da história em termos de tempestades e furacões, com 13 tempestades. O furacão Célia, uma tempestade de categoria 5 que atingiu Acapulco, no México, foi a mais forte no Pacífico.

A temporada de tufões no Pacífico ainda está em curso, mas a sua tempestade mais forte até agora, o tufão Meg, categoria 5, atingiu as Filipinas em meados de outubro. A tempestade foi um dos mais intensos ciclones tropicais já registrados (ciclone tropical é o nome genérico para tempestades tropicais, tufões e furacões).
No Oceano Índico, a tempestade tropical Jal ocorreu no norte em 4 de novembro. Jal foi um dos cinco ciclones na região. O mais forte foi o ciclone Giri, uma tempestade de categoria 4 que atingiu Mianmar no final de outubro.

4) Deslizamentos de terra

Chuvas fortes que atingiram partes da Colômbia durante quatro décadas causaram alagamentos e provocaram deslizamentos de terra mortíferos no início de dezembro. O deslizamento atingiu as proximidades da periferia de Medellín, esmagou cerca de 50 casas e matou centenas de pessoas. Embora a causa do deslizamento e o número exato de mortes não sejam claros, o fenômeno climático La Niña, um resfriamento na região central e leste do Oceano Pacífico tropical, foi responsabilizado pelas chuvas torrenciais.

5) Chuvas e tempestades de neve

Tempestades severas de neve ocorreram no sul da Califórnia, com início em 16 de dezembro. As tempestades estão entre as piores da última década para a região. O governador declarou estado de emergência em meia dúzia de municípios conforme as chuvas torrenciais causaram evacuações e deslizamentos de terra. Na costa leste, quando o Natal estava terminando, uma tempestade de dois dias trouxe neve na altura do joelho em várias partes da região. O trabalho árduo de escavar neve deve durar até o Ano Novo. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

28 Comentários

  1. Por vezes agente vem a salvação mas optamos por desvio.os ultmos acontecimentos nos mostra que ja xta chegando o fim mas ha quem igno.

    Thumb up 5
  2. eu presiso de ideias para fazer um trabalho escolar para prevenir os desastres naturais ou prevenção de risco ou mudanças climaticas!! kkkkkkkkkkkkkkkk Ajude- me

    Thumb up 5
  3. A mais de 2000 anos atrás, JESUS CRISTO, já havia revelado que essa coisa iriam acontecer(Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21)que isso seriam sinais de que Eles estaria voltando.
    Mas muitos dizem que essa coisa sempre aconteceram.Sim, sempre hove terremotos etc, mas não com tanta frequência como agora.Quase todos os dias tem um acontecimento novo.
    Na Bíblia diz que essas coisas seriam como dores de parto, quem já é mãe sabe que as dores de parto começa uma longe da outra mas conforme vai se aproximando a hora do nascimento as dores aumentam.Assim também são esse sinais da volta de Jesus quanto mais se aproxima, mais frequênte serão.
    Não se apavore, apenas busque estudar a Bíblia e horar pedindo que Deus te guie no caminho da verdade.
    Que Deus te abençoe!!!!

    Thumb up 35
    • Concordo…Noé pegou maior chuva.

      Thumb up 14
    • A biblia pode ter sido escrita por qualquer otario,querendo dar ensinamentos para os outros,pra mim e so um livro comum

      Thumb up 4
  4. GOSTARIA QUE TODOS PRESTEM ATENÇÃO NO QUE VOU DIZER, A MIDIA COLOKA O “”HOMEM”” COMO O CULPADO DE TUDO MAS ESTE HMEM NAO SOU NEM VOCE E SIM OS DEMONIACOS LIDERES DO MUNDO QU FAZEM ATROCIDADES CONOSCO E DIVULGAM QUE A CULPA É DE TODOS EEERRRADO A CULPA É DELES E VAO SER CASTIGADOS POR TODA ETERNIDADE POR MANIPULAREM E SACRIFICAREM HUMANOS.

    Thumb up 5
  5. Sao apenas acontecimentos normais da natureza, agravados pela ocupação irresponsavel do homem.

    Thumb up 24
  6. É muito triste pensar que nós seres humanos, criados a imagem e semelhança de DEUS, do qual recebemos uma terra onde brota Pão e mel, capazes de destruir o planeta, a biodiversidade,os ecossistemas…O que nos resta? cada um pensar em fazer um pouquinho pelo planeta e crer no poder de Deus com os homens na terra, o perdão…

    Thumb up 22
  7. Meus amados tudo isto que aconteceu é apenas o pequeno começo e vai piorar terrívelmente, acreditem quem quizer.

    Thumb up 22
    • vdd o mundo vai acba acabando cm o mundo!!

      Thumb up 1
  8. É isso aí PALOMA, já que não sabemos cuidar de nossa MÃE TERRA ela vai nos dar umas PALMADAS bem dadas para ver se os que sobrarem aprendem alguma coisa com isso ou voltam a começar tudo de novo.

    Thumb up 14
  9. È pessoal, se prepara por que a cobrança da mãe natureza vem por aí, o homem quer fazer o que bem entende!!!

    Thumb up 11
  10. agora q eu vi. na URL do site tá escrito…

    /retrospectiva-os-6-principais-tipos-de-desastres-naturais-que-aconteceram-em-2010/

    e no titulo e no texto são só 5. RAIRAIARIAr Dorgas

    Thumb up 7
  11. isso é um desastre para o ser humano
    mas para a Terra, é apenas um jeito dela se estabilizar.

    Thumb up 18
  12. QUANTAS PESSOAS MORREM POR DIA
    QUANTAS CRIANÇAS PASSANDO FOME
    QUANTAS MULHERES VIOLENTASDAS
    QUANTAS PESSOAS SEM LUGAR PARA DORMIR
    QUANTOS JOVENS PERDIDOS NAS DROGAS

    CADE AS MUDANÇAS AS PROMESAS!!!
    AONDE ESTÃO!!!
    SOMENTE PENSAM NO SALARIO DELES!!!
    PULITICA.hahahaha

    sacanagem com o povo

    Thumb up 18
  13. Eu queria saber se alguém se deu ao trabalho de contabilizar quantos destes eventos acontecem todos os anos no mundo todo. De qualquer forma, com o aquecimento global, espera-se mais secas, mais furacões, mais enchentes e mais deslizamentos. Vulcões e terremotos, até onde sabemos, não são afetados pelo clima ou meteorologia ou mesmo atividade humana.

    Thumb up 12
  14. Acredito que este seja o inicio do Big Six… rs

    Tivemos algumas catastrofes naturais durante a história da terra(5 no total. são chamadas Big Five)…. a ultima foi o meteoro que caiu no golfo do México e acabou com os dinossauros.

    Estamos na sexta catastrofe.. no meio dela talvez… e o fator que vai acabar com tudo não é um meteoro… são as mudanças climáticas..

    enfim..

    Thumb up 7
  15. não são os 5 principais tipos de desastre… são todos os tipos q ocorreram em 2010… ou esrou errado?

    Thumb up 5
  16. É a natureza se rebelando contra a humanidade
    já dizia Raul Seixas:
    “Buliram muito com o planeta e o planeta como um cachorro eu vejo, se não aguenta mais as pulgas se livra delas num sacolejo”

    Thumb up 35

Envie um comentário

Leia o post anterior:
brasclust
Caracol usa bioluminescência como mecanismo de defesa

A luz emitida por su...

Fechar