Veja o estranho robô que ajuda atletas japoneses a praticar cortes no vôlei

Para aperfeiçoar o ataque, alguns dos jogadores de vôlei mais top do Japão estão treinando contra robôs que conseguem imitar as táticas de times oponentes. Chamada de “Máquina de Bloqueio”, o robô é composto por três pares de braços robóticos que se movimentam lateralmente em frente à rede. Eles representam os bloqueadores, e conseguem se movimentar mais rápido que os atletas humanos.

O robô foi desenvolvido pela Associação Japonesa de Voleibol e pela Universidade de Tsukuba. A máquina permite que o treinador escolha configurações diferentes para criar treinos variados. É possível recriar situações já vividas em jogos anteriores para treinar os jogadores para que possam superá-las melhor. O programa também recria estilos táticos de oponentes futuros.

Os bracinhos podem viajar a 3.7 m/s, que é mais rápido que um jogador consegue percorrer a quadra. Como a configuração de bloqueio é selecionada antes da jogada, em alguns momentos os braços acabam na localização incorreta se os jogadores humanos se deslocarem mais para algum lado. Os desenvolvedores pretendem corrigir este problema ao adicionar sensores de movimento para que o robô possa corrigir sua posição automaticamente.

Seis jogadoras do time feminino do Japão testaram os robôs por oito dias. Algumas jogadoras relataram não sentir diferença entre jogar com a máquina ou com jogadores reais.

Os bloqueadores robôs serão oficialmente apresentados ao mundo na IEEE International Conference on Robotics and Automation, que acontece em Singapura no próximo mês de maio. [New Scientist]

Confira uma demonstração da Máquina de Bloqueio no vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta