Ronco gera crianças “problemáticas”

Crianças que roncam durante o sono nos primeiros anos de vida tendem a ter uma infância mais indisciplinada e “problemática”. É o que afirma um estudo feito na Inglaterra, e publicado no Jornal Americano de Pediatria. Os pesquisadores sugerem que o desenvolvimento cerebral pleno das crianças pode ser afetado por problemas de respiração na hora de dormir.

A pesquisa, feita com 11 mil britânicos com idades entre 0 e 7 anos, analisou o comportamento das crianças ao chegar aos sete. Descobriu-se que o efeito é mais verificado em crianças que atingem a pior fase dos problemas respiratórios no sono por volta dos dois anos e meio.

As crianças deste grupo, conforme apuraram os índices, tinham 85% mais chances de ter hiperatividade, 60% mais chances de “problemas de conduta” e 37% mais chances de ter problemas de relacionamento com outras crianças, em comparação com aquelas que passaram a primeira infância respirando bem durante a noite.

Esta relação de causa e efeito, contudo, ainda não está totalmente clara para os pesquisadores. A teoria mais simples aponta para o fato de que uma respiração ruim, no sono, atrapalha a fluidez com que o oxigênio deve chegar em abundância ao cérebro de uma criança em desenvolvimento. O córtex pré-frontal, responsável pelo comportamento, seria um dos mais afetados pela falta de oxigenação.

Aliados a isso, estão fatores dedutíveis: uma criança que tem dificuldade de respirar à noite pode acumular anos de sono de baixa qualidade, sem falar que o problema pode ser consequência de ela dormir em um ambiente sujo de poeira, por exemplo. Tais antecedentes, no entanto, não foram analisados neste estudo de maneira aprofundada. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

3 respostas para “Ronco gera crianças “problemáticas””

  1. Eu acredito que tudo seja a maneira de pensar da criança(ou seja,guiada pelo adulto/Preferencialmente pai e mae), e o adulto tem sim que monitorar para que essa criança nao seja futuramente de dificil convivencia.

  2. olha, o ronco se liga a uma respiração irregular, no entanto é claro que essas crianças terão problemas, pois para isto existe tratamento, inclusive a higiene no local de dormida

Deixe uma resposta