Se houver um anti-universo, novo detector será capaz de encontrá-lo

Publicado em 26.08.2010

Se o anti-universo, muitas vezes evocado na ficção científica, realmente existir, um detector de partículas enorme a ser montado na Estação Espacial Internacional no próximo ano vai ser capaz de prová-lo.

A máquina de 8,5 toneladas métricas, Espectrômetro Magnético Alfa (EMA), foi carregada em um avião de carga no aeroporto de Genebra. O líder do estudo disse que o programa de pesquisa de 20 anos vai ajudar os cientistas a dar um enorme passo na compreensão do cosmos.

Se houver um anti-universo lá fora, além da borda do nosso universo, o detector espacial vai ser capaz encontrá-lo e trazer sinais de sua existência para nós.

O projeto envolve cerca de 500 cientistas e técnicos em volta do globo. Os cosmólogos dizem que a matéria e a anti-matéria – que se aniquilam mutuamente em contato, liberando energia – devem ter sido feitas em quantidades iguais pela explosão do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos atrás. Mas o Universo que surgiu é esmagadoramente constituído de matéria.

Os cientistas esperam que o EMA encontre pistas para o que aconteceu com a anti-matéria, e descubra se existem outros lugares que são quase inteiramente anti-matéria na borda do universo conhecido. Se achá-lo, ele também poderá trazer uma imagem de espelho do local e de tudo o que houver nesse anti-universo, incluindo vida.

Entretanto, o objetivo principal do detector, que tem um ímã super-alimentado em seu núcleo, é “caçar o misterioso escuro”, ou invisível; a matéria que, juntamente com a energia escura, compõe cerca de 95% do universo conhecido.

Os cientistas também esperam que o EMA forneça o conhecimento detalhado da energia cobrada dos raios cósmicos, um campo inexplorado de pesquisa que só pode ser realizada no espaço.

A exploração pode causar muitas surpresas, já que os pesquisadores afirmam que nunca estiveram tão conscientes de sua ignorância, de que não sabem nada do Universo.

Em fevereiro, o detector será carregado em um ônibus espacial e entregue em uma estação espacial em um vôo especial aprovado pelo congresso americano.

O EMA foi desenvolvido por uma equipe internacional, e os custos do projeto, atualmente estimado em cerca de 3.52 bilhões de reais, estão sendo cobertos por 16 países, principalmente da Europa, com participação dos Estados Unidos e da China. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

27 Comentários

  1. O papel dos cientistas é procurar respostas que Deus não deixou.

    Se Deus não quisses que descobrissemos não teria nos dado inteligência assim como fez com os outros animais.

    Thumb up 9
  2. olha povo como pode kerer descobrir os misterios ke deus deixou kkkk e de rir o mundo surgiu de um bige bam se o mundo fosse de um bgue bam seria orrivel onde cai uma bomba fica bonito a tenha passiencia vai vc ve a força vc ve o vento naum ne porke eles kerem descobrir o misterio de deus ??? hem vc naum sabe a força ke deus tem se ele te pesar a mão em vc

    Thumb up 1
  3. muita ignorancia e senso comum nesses comentarios sobre fome

    fome existe por causa da incompentencia de politicos em paises menos desenvolvidos e a exploração (historica) das super potencias
    simplesmente nao tem nada a ver com pesquisas cientificas

    Thumb up 22
  4. geraldinho

    O papel dos cientistas é procurar respostas e soluções, pode ser disperdício gastar dinheiro com isso, mas meu amigo, se os governos não investem nas pesquisas para fim da fome mundial, os cientistas de todo o mundo, não devem ser penalizados.

    Thumb up 17
  5. estamos dando um gigantesco passo para a ciencia ( tentando desvendar um dos enigmas mais complexos da historia humana) … e voces falando de misera e aids , pelo amor de deus , cada um faz o seu trabalho né .. ou vcs acham q eles vão deixar de serem reconhecidos pelo resto da vida humana, para ajudarem esse povo ‘morrendo’.

    Thumb up 5
  6. “Que maravilha.Com tanta fome por esse mundo fora e eles a gastar milhões em máquinas que daqui a uns anos nos podem cir em cima.”

    Que raciocinio sofisticado!

    Thumb up 6
  7. As pesquisas científicas são importantíssimas e devem ser lavadas a sério.
    Quanto à fome no mundo, o problema é outro. Quanto dinheiro “vai pelo ralo” com corrupção, mafia, falta de responsabilidade administrativa etc. etc. etc.
    Vamos fazer a nossa parte criticando o que deve ser criticado.

    Thumb up 9
  8. ah e mais uma coisa, jogue fora as lampadas que vc tem na sua casa, pq também já foram gastados milhões com elas!!!

    Eu termino por aqui.

    Thumb up 10
  9. Ana Paula Camoesas!!!

    Não esqueça que vc está sentada em frente a uma consequencia dessas “máquinas” hehehe
    Achou ruim? venda o computador, e com o dinheiro alimente os probres!!!

    Thumb up 19
  10. Farofa, como faria pra acabar com a fome com este dinheiro? Aumentaria a produção? Já é grande o suficiente pra alimentar todo mundo só está mal distribuida, precisamos de algo mais que dinheiro como desenvolvimento das sociedades atrasadas. E a ciência é a grande saída pra todos os problemas, mesmo pra fome, se não fosse ela mal conseguiriamos alimentar a população que se alimenta atualmente, basta observar o período pré científico.

    Thumb up 8
  11. Quem não entende critica.

    Se esta tão preocupada com a fome, Ana, porque você não vende o seu computador e manda o dinheiro para comprar alimentos? Afinal, o seu computador é tão inútil quanto esse aparelho.

    Não esqueça que isso gera tecnologias cada vez mais evoluidas, quem sabe não descobre um modo de produzir anti-matéria, ou sei lá, qualquer coisa que acabe com a necessidade de poluir o planeta.

    Infelizmente tem gente que sai reclamando de tudo e não faz nada.

    Thumb up 11
  12. Ai ai ai…Por que vcs não reclamam dos filmes(tirado de outro comentário em outra notícia daqui…)? Esses sim, não vão trazer nada de importante pra nós. Esse tipo de pesquisa é importante sim, mas não vou ficar repetindo o porque, ja que está escrito em várias outras notícias pelo site.

    Thumb up 6
  13. imagine, la nos tempos de Edson, ele pensar “pra que gastar dinheiro fazendo experiencias com a eletricidade se eu posso comprar comida?”….isso deixaria a familia dele com mais alimentos, mas deixaria todo o resto da existencia humana sem luz…..
    com mais informaçoes sobre o universo e a energia escura provavelmente teremos um avanço tecnologico absurdo….
    sabia que essa energia escura, inutil e que faz os paises gastarem verba, vem sendo estudada e, segundo alguns cientistas, pode fazer com que todos os problemas de energia do mundo sejam resolvidos? sem falar que seria uma energia sem passivo ambiental nenhum

    Thumb up 13
  14. concordo contigo marcos e com você ana paula, a fome do mundo poderia facilmente ser irradicada, mas todos preferem criar um maldito acelerador de particulas (ou outras coisas) que o custo daria para acabar com a fome mundial em três vezes…. e que não serve para b()sta nenhuma…
    Se eles provarem a energia escura, como surgiu o universo, enfim, não consigo ver um beneficio nisso.
    Pode até ser que encontrem um planeta novo que seja habitavel por nós, mas de que vai adiantar se eu não vou conseguir morar nele. Outro dia saiu uma reportagem de um planeta com a massa da terra, que estava a 127 anos luz da terra, se a luz leva 127 anos para chegar na terra e ela viaja a 300.000 KM/s, eu concerteza iria demorar muito mais, e mesmo que eu viva mais 127 anos, grande m4rd4

    Thumb up 1
  15. bla bla bla vamos acabar com a fome no mundo, por que que existe tanta gente estúpida que SEMPRE faz este comentário INÚTIL?

    E aí Campeã, depois de acabr com a “fome no mundo” o que que você vai fazer? você não acha que se bem alimentados logo estes “famintos” não vão voltar a procriar e gerar mais e mais “famintos”? e você, o que está fazendo para “acabar com a fome no mundo”? protestando contra todo o avanço cientifico? se fossemos depender de você ainda estariamos vivendo como os homens das cavernas.
    Tenho certeza que esta sanha politicamente correta só serve de cobertura para uma personalidade muito mais sombria, com medo de não ser aceita.

    Thumb up 7
  16. Ana, você está quadradamente errada, devemos agir e não reclamar, o que adianta ter dinheiro e o mesmo ser desviado, e concordo em partes com o Marco.

    Marco, deculpe, mas se o povo não cair em cima dos políticos e não mostrar união a coisa não andará. É por isso que o Brasil e outros países são o que são.

    DEVEMOS PARA DE RECLAMAR E COMEÇAR A AGIR!

    Thumb up 9
  17. Ana Paula,
    Não entendi o que você quis dizer. Saiu ‘truncada’ a sua mensagem.
    Somente lhe aviso que estas ‘máquinas’, viagens ao espaço, e outras experiências científicas é que conseguiram lhe proporcionar, por exemplo, a sua pasta de dente, este computador que você digitou a mensagem, vacinas, antibióticos, remédios diversos, máquinas agrícolas que produzem milhões de toneladas de alimento por dia, etc,etc,etc.
    Então antes de falar que estão gastando milhões enquanto pessoas passam fome, lembre-se que o que você vai comer hoje é devido as pesquisas científicas, caso contrário, você estaria passando fome, comendo alimentos estragados ou de péssima safra. Também irá escovar seus dentes e usar a aguá e energia derivada de pesquisas que gastaram milhões. E se você ficar doente (torço que seja no máximo uma gripe), pense quanto foi gasto para produzir aquele comprimidinho…
    Abraços!

    Thumb up 17
  18. Olá a todos !
    Ana, permita-me discordar de voce. Acabar com a fome no mundo não depende só de dinheiro mas, principalmente, de vontade política dos governantes. Na maioria das vezes, eles estão muito bem de vida, gordos, bem alimentados, com riquezas à sua volta e se lixando para o povo, daí, persistindo o estado famélico da população.
    Já a pesquisa científica é necessária para que possamos entender as coisas e através dela, trazer benefícios à humanidade.
    Abraços

    Thumb up 12
  19. Que maravilha.Com tanta fome por esse mundo fora e eles a gastar milhões em máquinas que daqui a uns anos nos podem cir em cima.

    Thumb up 0
    • Com tanta gente passando fome no mundo e você gastou em torno de 2 mil reais num pc! Poderia muito bem usar o dinheiro para promover um sopão para mendigos! –’

      Thumb up 2
    • Já estou farto, dessa ladainha!Estamos em um site CIENTÍFICO, as pessoas começam a participar com comentários, aí vem uma ” Madre Tereza de Calcutuce “, mistura da madre com Irmã Dulce, pregar que seria melhor, aplacar a fome do mundo… .Olha, hoje em dia, com tantos métodos anticoncepcionais, engravida, quem quer.Filho, é artigo de luxo, que só DEVERIA acontecer, nas famílias com um mínimo de condições de sustentar.Além disso, com bem diz a frase, quem pariu Tadeu, que sustente!Aqui nesse site, não é o lugar mais apropriado, para a pessoa ficar se exibindo, olha só como sou caridoso!Como penso no meu semelhante!Como bem disse o filósofo, o INFERNO, são os outros!

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
figado
Cientistas criam células de fígado em laboratório

Pela primeira vez, c...

Fechar