Segredo das erupções violentas do “Anel de Fogo”, no Pacífico, é descoberto

Por , em 18.10.2010

Muitos dos terremotos e erupções vulcânicas da Terra acontecem em uma área chamada “Anel de Fogo”, no Pacífico. Agora, cientistas começam a compreender o motivo dos vulcões e da atividade tectônica ser tão localizada.

Basicamente, o fenômeno tem relação com o magma quente e seu contato com a água fria, que se combinam sob a crosta da Terra, causando uma erupção vulcânica.

Há muito tempo se sabe que esses aglomerados de vulcões se formam onde as placas tectônicas interagem, mas nenhum modelo era capaz de explicar os aglomerados em si, o motivo dos vulcões estarem em áreas tão pequenas.

Sabe-se porque as erupções de lá são muito violentas: a rocha derretida contém uma grande proporção de água que age como um gás superaquecido, dando maior energia às explosões. A presença da água também faz com que a temperatura de derretimento das rochas seja menor, fazendo com que a transformação de rocha sólida para magma seja mais fácil. Esse tipo de fenômeno seria necessário para a formação de vulcões.

Mesmo assim, isso acontece em regiões maiores, então o fenômeno não explica porque há um aglomerado de vulcões no Anel de Fogo. Cientistas de Oxford perceberam, no entanto, que esses vulcões estão localizados em áreas nas quais há ausência de água onde a rocha se torna magma. Isso causa as explosões violentas, já que o magma precisa estar em uma temperatura muito superior, sem a presença de água.

Agora os cientistas tentam compreender os processos químicos que acontecem sob essas “cordilheiras” de vulcões. [Our Amazing Planet]

7 comentários

  • Linda teixeira:

    Isso nao me ajudou

  • emanuele:

    essa pesquisa vai me ajudar muito nos meus estudos sobre a russia,principalmente na materia de geografia que exige muito isso.

  • emanuele:

    essa pesquisa vai me ajudar muito nos meus estudos sobre a russia, principalmente na materia de geografia que exige muito isso.
    obrigado!!!

  • Hedeson:

    Fiquei sem entender também! Tradução errada?

  • Lotus:

    Ivan, eu tb!

  • Ivan:

    alguma coisa está faltando ou está errado ali… não existe isso de que apenas começamos a entender… eu aprendi isso tudo e até mais no século passado.

    • Cesar Grossmann:

      Estão começando a entender por que a atividade é tão localizada. No original, “Scientists are only just beginning to understand why this tectonic explosivity is so confined.”

      Tem mais: “It has been recognized for almost 50 years that the volcanic arcs form where one oceanic plate sinks beneath another,” said Phillip England of Oxford University in England. “But while many models of this process have been put forward, none have been able to explain the location, and narrowness, of the volcanic arcs

Deixe seu comentário!