A sequência de autodestruição cosmológica

Por , em 25.12.2016

Parece que o universo como o conhecemos tem uma sequência de autodestruição. Este “botão de desliga” existe dentro das próprias leis da física que governam o universo.

Para ser específico, é um campo quântico conhecido como “campo de Higgs”.

Campo de Higgs

Como o campo de Higgs pode desencadear essa sequência de autodestruição cosmológica?

Isso tem a ver com uma teoria sobre seu estado de vácuo.

Antes de explicar isso melhor, temos que falar de outras coisas. Tudo no universo segue dois princípios fundamentais – energia e estabilidade. Em resumo, tudo que existe possui energia e se move em direção ao seu estado mais estável ou fundamental. Quanto mais estável algo é, menos energia potencial possui, e vice-versa.

Isso vale mesmo em um nível quântico – essencialmente, as regras que as partículas devem obedecer no universo. Os campos quânticos querem estar em seu estado de energia mais estável, mais baixo, que é chamado de estado de vácuo (não confundir com o vácuo do espaço).

Falso vácuo

Em princípio, todos os campos quânticos já estão em seu estado de vácuo – todos exceto o responsável por dar massa a todas as partículas: o campo de Higgs.

Existe a possibilidade de que o campo de Higgs seja um “falso vácuo”.

Estar em um estado de falso vácuo significa que há uma quantidade incrível de energia potencial contida no campo de Higgs. Esta energia pode liberar-se com a faísca mais minúscula e mais aleatória.

E daí o que acontece?

Imagine essa enorme onda de energia expandindo-se à velocidade da luz pelo universo.

Esta deterioração do vácuo consumiria tudo em seu caminho. Claro, há uma chance de que a tal “onda” não nos alcance, devido ao fato de que o universo está se expandindo.

Mas, se isso acontecer, ela alteraria profundamente o modelo padrão da física e a química do universo como a conhecemos, tornando a vida praticamente impossível.

Moral da história: seria a morte instantânea numa escala cosmológica. A boa notícia é que os falsos vácuos ainda são em grande parte teóricos. Portanto, não há nada com que se preocupar (por enquanto).

Vídeo