O universo em um clique

Será que você consome o suficiente em vitamina D?

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 26.07.2010 as 21:49

Share

A Vitamina D, para quem tem um conhecimento mínimo sobre biologia, representa aquela vitamina que ajuda o corpo a absorver o cálcio e sem a qual há risco de deficiência na formação de ossos e dentes. Mas as suas funções e os problemas de sua ausência vão muito além do sistema ósseo, e pesquisas recentes mostram que a esmagadora maioria da população não consome a quantidade de Vitamina D que deveria. Por essa razão, esta deve ser a vitamina mais debatida no meio científico nos próximos anos.

O mais interessante sobre a Vitamina D, talvez, seja o fato de que as fontes alimentícias para obtê-la são mínimas. Apenas o leite, o ovo, o fígado e algumas espécies de peixe fornecem Vitamina D ao corpo, e em quantidades muito baixas. A produção de Vitamina D no corpo, essencialmente, é oriunda da exposição da pele ao sol, hábito que quase deixou de existir para algumas pessoas nos dias de hoje. Alguns dos malefícios de não tomar sol, que se ouvem por aí, são exclusivamente devido à ausência de vitamina D no corpo, com por exemplo, o raquitismo.

Mas ter pouca Vitamina D no organismo acarreta muitas outras consequências negativas: pressão alta, problemas cardíacos, artrite nos ossos e uma variedade de doenças auto-imunes (quando há mau funcionamento de algumas células do próprio corpo, que passam a atacar suas “companheiras”). Devido a essa carência, a indústria alimentícia está sendo incentivada a colocar reforço de vitamina D em alguns alimentos, como o leite.

Pode-se mesmo dizer que a carência de Vitamina D na população mundial é mesmo um sintoma dos tempos modernos. Como explicam pesquisadores da Universidade de Harvard, a humanidade tem passado cada vez menos tempo exposta ao sol. Os primeiros ancestrais do homo sapiens surgiram perto da linha do equador, onde a exposição ao sol era abundante. Até não muito tempo atrás, a maioria dos trabalhos eram braçais, e as pessoas passavam a maior parte de todos os dias ao ar livre. Como hoje em dia algumas pessoas quase nunca tomam sol, suas fontes de Vitamina D são mínimas.

Os médicos recomendam que é necessário, para evitar problemas de saúde, que haja no sangue um mínimo de 40 nano gramas de Vitamina D por ml de sangue. Eles explicam ainda que o ideal, na verdade, seriam 50 nano gramas, o que era facilmente atingido por todas as pessoas até o início do século XX, mas que com 40 nano gramas ainda é possível ter uma saúde adequada.

E a cor da pele da pessoa, nesse caso, não tem absolutamente nada a ver com a quantidade de Vitamina D absorvida pelos raios solares. Uma pesquisa médica nos Estados Unidos indicou que, em média, caucasianos têm entre 18 e 22 nano gramas por ml (lembramos que a linha mínima para evitar problemas é de 40 nano gramas), e os afro-americanos têm apenas entre 13 e 15. O nível de melanina na pele, portanto, não faz diferença alguma, interessa apenas o quanto de sol o indivíduo toma.

Os médicos esclarecem que você não deve se torrar no sol por causa disso. No verão, basta ficar entre cinco e dez minutos diários exposto ao sol no horário de pico (entre 10 da manhã e 3 da tarde), com um protetor solar não superior ao fator FPS 30. O que se busca, nesse caso, é um equilíbrio: não se pode tomar sol demais, nem de menos. Um protetor solar muito forte realmente diminui a quantidade de Vitamina D, mas os doutores afirmam que o fator 30 é suficiente para qualquer pessoa evitar queimaduras e câncer de pele, não é necessário comprar um com fator mais alto.

Além disso, a Vitamina D que se absorve é “cumulativa”: se você absorver as quantidades recomendadas durante o verão, como indicam os médicos, terá uma reserva de Vitamina D para o inverno, quando inevitavelmente vai estar menos exposto ao sol. [The New York Times]

3 comentários

  1. new75 /

    Everton, nao seja radical, ali falam de 5 a 10 min. apenas, e isso nao vai lhe trazer nenhum mal, e ainda tem o protetor solar pra ajudar, o que nao pode e ficar muito tempo nesses horarios, entao relaxa e vai curtir um solzinho… abraço.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  2. Everton Carlos da Costa Cardoso /

    Pelo amor de Deus, isso está errado. Pergunte a qualquer dermatologista. Devemos evitar os raios do sol entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 13
  3. Felipe /

    O último parágrafo achei mto interessante , num sabia q era “acumulativo” como o texto citou!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.