Seu cocô é único: vírus no intestino são diferentes em cada pessoa

Publicado em 18.07.2010

Como uma impressão digital, as comunidades de vírus no intestino humano são únicas em cada um. Mesmo gêmeos idênticos têm coleções muito diferentes de vírus que colonizam seu intestino delgado.

Segundo a pesquisa, isso entra em contraste com as comunidades bacterianas, que são semelhantes em indivíduos relacionados. Mas as bactérias podem viver e se reproduzir por conta própria, já os vírus só podem se reproduzir dentro de um hospedeiro.

O estudo lança luz sobre o mundo ainda quase inexplorado de vírus que vivem no intestino baixo. A maioria desses vírus não causa doenças. Eles devem influenciar as atividades de micróbios, que entre os seus benefícios, nos permitem digerir determinados componentes, como carboidratos à base de plantas, que não conseguimos digerir sozinhos.

Nos últimos anos, uma série de projetos em todo o mundo pretende catalogar os micróbios que vivem dentro e sobre o corpo humano, com o objetivo de compreender a relação entre as comunidades microbianas (incluindo os vírus e bactérias) e saúde e doença.

Os vírus nas amostras de fezes não parecem exibir o estilo de vida predador-presa vista nas comunidades do meio ambiente. Ao invés de tentar matar uns aos outros, as bactérias e os vírus parecem estar envolvidos em um relacionamento mutuamente benéfico: as bactérias fornecem um caminho para os vírus se reproduzirem e os vírus podem fornecem genes extras que beneficiam seus hospedeiros bacterianos.

Novos estudos ainda querem descobrir como os vírus se alojam no ecossistema intestinal e como são influenciados pelo estado nutricional de seus hospedeiros humanos. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Cocô é unico é?!

    Daqui a pouco as celebridades vao estar vendendo suas fezes por aí…

    Thumb up 2
  2. VOCES AO MANDAREM MODERAR OS MEUS COMENTARIOS, É MESMA COISA DE MANDAREM MENTIR PORQUE SÓ DIGO AS VERDADES DOA A QUEM DOER.FOI ASSIM QUE ME EDUCARAM E É ASSIM QUE VOU SER SEMPRE.POR ISSO NÃO ADIANTA… SEI O QUE DIGO, MINHAS PALAVRAs POR NORMA SÃO DURAS PORQUE SOU VERDADEIRA E REALISTA…ESTOU AQUI PARA MOSTRAR A REALIDADE DOS FACTOS DE CADA ASSUNTO QUE ME ENTERESSE, E JAMAIS MENTIR….OU ESSE SITE PREFERE PESSOAS QUE MENTEM COM PALAVRAS MANSAS NOS COMENTARIOS… COMIGO ESSE NEGOÇIO DE MODERAR NÃO PEGA MENTIR NUNCA… SIM A VERDADE SEJA ELA QUAL FOR E DOA A QUEM DOER.(F)

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
chorando
Você é um chorão? Culpe seus níveis de serotonina!

Na próxima vez que u...

Fechar