Por que a maioria dos shampoos é um desperdício de dinheiro?

Por , em 13.05.2010

Sabe aquele seu shampoo com ômega 3, proteína de pérola, pó de ouro e todas aquelas vitaminas descritas na embalagem? Pois é, a verdade é que essas substâncias todas dificilmente são absorvidas pelo cabelo. Isso quer dizer que, na lavagem, elas vão por água abaixo.

O fato é que as moléculas desses produtos são muito grandes para penetrarem no couro cabeludo ou nos fios de cabelo – elas ficam sobre o couro cabeludo até que sejam removidas por uma nova lavagem.

Pense em uma planta. Se você quer que ela cresça saudável você não pode jogar a água em suas folhas, mas sim em suas raízes.
Mas se não conseguimos tratar os nossos cabelos com shampoo o que faremos?

Por sorte um grupo de pesquisadores da Califórnia criou um shampoo melhorado, que têm esferas minúsculas de proteínas e vitaminas. Elas são pequenas o suficiente para penetrar nos folículos do cabelo e do couro cabeludo.

Segundo seus criadores, o Kronos (o tal shampoo maravilhoso) resolve os cinco principais problemas capilares que vemos por aí: falta de volume, cabelo arrepiado, pontas duplas, oleosidade e falta de retenção de tinturas.

O produto ainda não está à venda no Brasil. Resta esperar para ver se ele é tão maravilhoso assim e se, principalmente, seu preço também será muito maior do que o dos outros shampoos. [How Life Works]

41 comentários

  • mau mau:

    nem shampoo, nem condicionador…..apenas agua e uma escova capilar eh o suficiente pra lavar os cabelos.

  • Joao Kennedy Matos Ornelas:

    Meu Deus..!!! fica difícil acreditar em um assunto simples mas de abordagem superficial…

  • David de Aquino:

    Na realidade uma das poucas funções do shampoo é abrir as escamas e limpar o cabelo, tirando o excesso de oleosidade e o que mais tiver. Quem protege e trata mesmo é o condicionador.

  • Eliana Alves:

    Apenas gostaria de saber resultados sobre o uso deste produto chamado Kronos. Mas vejo que neste blog começou bem e saiu completamente fora do assunto.

    Pergunta: Alguem ja fez uso desta linha de produto chamado Kronos?

  • ***sweetgirl***:

    Olha, eu já comprei tantas marcas de shampoo pra cabelos oleosos… nenhuma funciona… eu tenho q lavar o meu cabelo todo dia, se não quero ficar com o cabelo seboso… aff!
    Tomara q esse Kronos funcione! quando lançar eu vou comprar! (se não estiver muito caro…)

  • kolosso13:

    so good, man!

  • Célio:

    Eu comprava, e recomendava!

  • Ricardo Schirmer:

    LIFE HAIR

    Eu comprava!!

  • É didícil mesmo…:

    Caros consumidores,o que existe na verdade é um monte de balelas e blá blá blá… reparem que nos rótulos desses produtos há o fabricante,entre eles os principais: unilever,colgate-palmolive e outros! O que muda é só a embalagem e as supostas fórmulas mas aquele que é pra cabelo seco,crespo,oleoso e o escambal tem o mesmo princípio ativo dos outros…só muda a estética da propaganda… até eu que nada sou,se quiser lançar um mega shampoo posso me dar bem… vou à um fabricante qualquer e compro uma remessa e shampoo,daí é só inventar uma marca: SHAMPOO LIFE HAIR e mandar para a produção…anuncio e pronto,um monte de gente vai achar que o produto é bom e continua comprando… é como um fabricante e distribuidor de refrigerantes de guaraná dessas marcas fulêras: você inventa uma marca qualquer : guaraná do PEPE e diz que vem com poderoso sabor delícias… resumindo é tudo a mesma coisa,só muda o rótulo…

  • Giliarde Berges:

    Marcos:

    Tá brincando comigo? Ô louco meu! Você é master mesmo hein, HAushAUShUASHuAs.

  • Marcos:

    Giliarde Berges:
    “Stingray” é ARRAIA, e não “picada cinza”, ok? Ah tá, você já sabia, sei, sei…

  • Fernando Sávio:

    Vitamina E é uma falsa promessa??!!
    hahahahah…
    Daqui a pouco estaremos bebendo shampoo..
    “Garçom me traga um Kronos que hoje quero comemorar!!”

  • Giliarde Berges:

    Claro, Stringray ( Sting = Pi_cada, gray = cinza, ok então, senhor Pi_cada cinza! Hahaha, não tinha um nome menos hilário?), e um condicionador também!

    Nem vou falar do xampu que você precisa! =X

    MUAHUAHAUHAUHA!

  • Stingray:

    Vcs precisam de shampoo para o cérebro e não pra o cabelo.

  • Giliarde Berges:

    Sabíamos sim, Evaldo, e você, não sabia? Parece que não, porque teve a inutilidade e a ação desperdiçadora de compartilhar da cultura (julgada por você como) inútil através de seu comentário, também inútil.
    Deixe nossos comentários e cultura inúteis se não quiser ser um de nós, HAUshUAshAHUsAs,

    “No dia mais claro. Na noite mais densa, o mal sucumbirá diante da minha presença. Todo aquele que venera o mal haverá de penar quando o poder do Lanterna Verde enfrentar.”

  • evaldo flamarion:

    puxa vida!!! quanta cultura inutil. sabiam que toda esta polêmica
    através da internet consome energia elétrica, que está cada vez
    mais cara ? vamos maneirar, né? o meio ambiente agradece e
    minha paciencia também !

  • Daniel:

    Pelo que eu sei as unicas substancias que tem algum efeito no cabelo são: ceramidas,queratina,babosa e silicone. Os shampoos que comtem essas substancia em sua composição funcionam…Agora, Oleo de Coco,Abacate,vitamina E ,isso e historia pra tolos comprarem…

  • Erivaldo:

    Olha aí já estão pedindo pra eu moderar o jeito de escrever

  • Erivaldo:

    o pessoal inteligente viu… Pra quem quer escrever correto e não sabe, precisa brigar não é só comprar um celular que corrige os erros, foi o jeito que consegui escrever isso aqui
    E shampoo? É só comprar um que serve pro seu tipo de cabelo e pronto
    Lavar todos os dias também

  • Peter Limer:

    Oi Giliarde. Acredito que não cabe correção ,pois , “Lie to me” é um programinha bem ruinzinho , agora, “I like” é aqueles Jumentos ou Energúmenos da Carolina do Norte.
    De burros no Brasil já chega o RUI Barbosa.
    Os Americanos não conhecem a própria língua,falam errado de Norte á Sul tudo em “gíria”.O melhor lugar de Americanos é na CARROÇA.

  • @AtomicBlue:

    Não seria o “baixo peso molecular” que as gigantes de cosmético tanto falam? Disse novidade nenhuma, não.

    Os shampoos de grandes marcas, como L’Óreal e Wella, são indiscutivelmente excelentes.
    Como li numa comunidade do Orkut, “quem experimenta L’Oreal Professional, passa a considerar os outros shampoos meros detergentes”. E é verdade. Se assim não o fosse, porque empresas como essa vendem shampoo a 120 reals (1 L), e não quebram nunca?

    (y)

  • JUMENTO:

    Meu lado cientifico ainda fala mais alto.
    Não acredito em rotulos e promessas… não só nos rotulos de shampoo.

    Felizes os que creem… se deparar com algo que derruba a crença traz muito desconforto e é natural uma reação.

    Alias… ja houve tempo que bater “fezes brancas de cachorro” no liquidificador curava tuberculose e tosse comprida de criança.
    E vou falar uma coisa… ainda me deparo com pessoas que acreditam nisso.

  • Diego Willrich:

    Hahaha, essas microesferas são usadas há anos nos produtos da linha Care Line da marca Keune Haircosmetics. A linha consiste de um programa usando vários produtos (shampoos, loções, condicionadores, etc.) que juntos atuam contra todos aqueles problemas listados na matéria.

    As microesferas são chamadas de Lipossomas, e levam minerais essenciais para dentro do couro cabeludo.

  • Giliarde Berges:

    Peter, não seria “Lie to me?” =)

    Correções de português e inglês no site de ciência 🙂

  • Peter Limer:

    Lie me ! I like….

  • Peter Limer:

    Não entendi, Shampoo Kornos?

  • Peter Limer:

    Alguma coisa da Harvard ou outra Universidade Americana funcionou adequadamente?
    Se conhece alguma sorte sua,porque eu não vi nenhuma ser adequada à nada.Vou dar um exemplo;- Ciro Gomes,Serra,Collor, FHC ……..todos de Harvard e fizeram oque?Outro exemplo;- O foguete espacial era Alemão e foi roubado,satélites são Russos,Bomba Atômica era Alemâ então o que fizeram os Americanos além de roubar? Vcs acreditam neles ainda?????

  • Free:

    Mas em se tratando de um produto tão bom. Acho que vou comprar alguns. Como ia ficando sem cabelo, meu cabeileireiro ou cabelerero ou cabeleireiro, ou quem mexe ou meche com cabelos, me disse que seria bom ficar sem cabelos e agora só passo a máquina, assim se o KRONOS for assim tão bom, acho que vou voltar a ter cabelos. Estou alegre.! E tchau ou xau…

  • Free:

    Ex-periência é um processo que deixou de ser feito no perímetro, então por isso que o shampoo sai do cabelo.

  • C. D.:

    E na caspa, o Kronos não dá jeito? Então não vou nem X-perimentar.

  • Cesar:

    O xampú que eu uso funciona 100%: retira o excesso de óleo do cabelo e combate o fungo da caspa. Não tenho caspa e meu cabelo só fica oleoso depois de 24hs, que é o tempo que leva para eu voltar ao chuveiro.

    A propósito, para quem está querendo saber se é experimentar ou esperimentar, http://michaelis.uol.com.br/

  • luna:

    concordo plenamente com a Ana,quanto as vitaminas que devem ser ingeridas, quanto ao shampoo, procuro usar os que são sem sal e com ph neutro.

  • Bovidino:

    Aos Felipes
    O certo é ‘esprimentar’.
    Se ninguém chegar a uma conclusão é melhor ‘fazer um teste’ ou ‘fazer um texte’.
    E o sabonete que a gente toma banho?
    Também não vai por água abaixo?
    É melhor não tomar banho ou tomar banho sem sabonete?

  • Espedito:

    Ocorre sim absorção foliar nas folhas da planta, existe a adubação foliar, com a entrada de um íon ou molécula no simplasto. Porém as partículas iônicas ou moleculares devem ultrapassar duas barreiras:
    1. A cuticular, para entrarem no apoplasto;
    2. A plasmalema, para passarem do apoplasto para o simplasto.
    Esta absorção ainda pode ser passiva, quando o nutriente atravessa a cutícula e chega até a superfície externa da plasmalema. E absorção ativa, quando o nutriente atravessa a membrana citoplasmática chegando até ao vacúolo. Não vamos tentar simplificar demais as coisas.

  • Ana:

    Acho que o melhor é tomar cápsulas de vitaminas específicas para o cabelo, pois o melhor é fazer o tratamento partindo de dentro do nosso corpo. Assim o cabelo absorve melhor estas substâncias necessárias quer ao embelezamento quer à própria saúde

  • morris:

    Então _todos_ xampus são iguais, _menos_ o “Kronos”. Puxa, nem parece propaganda, aposto que eles testaram “todos” também.

  • Felipe:

    É que eu sou muito burro e analfabeto,liga ñ!

  • Felipe:

    KIBOM!

  • Felipe:

    não, eu quis dizer esperimentar mesmo.

  • Felipe:

    experimentar , vc quiis dizer né chara ?

  • Felipe:

    Oi, gostaria de saber o nome certo desse shampoo. Moro nos EUA e queria ja esperimentar.

Deixe seu comentário!