Sinais de vida encontrados em uma das luas de Saturno

Por , em 7.06.2010

Cientistas podem ter encontrado sinais de vida em Titã, uma das luas de Saturno. Mas eles já declaram que reações químicas não orgânicas também poderiam estar por trás do fenômeno.

Titã tem o clima muito frio para que haja água líquida em sua superfície, mas cientistas sugerem que poderia existir vida em algumas piscinas de metano e de etano líquidos que existem no satélite.

Em 2005, cientistas levantaram a hipótese de que a vida poderia existir nesse tipo de ambiente se os micróbios alienígenas respirassem hidrogênio e comessem o acetileno, uma molécula orgânica, liberando metano no processo.

A idéia de que poderia haver vida em Titã surgiu do fato que não há acetileno livre na atmosfera – apesar das condições do satélite e dos raios ultravioleta que ele recebe serem propícios à produção da substância. Além disso, medidas da sonda Cassini, que estuda Titã, mostraram que há hidrogênio desaparecendo da superfície do astro.

Como o gás é liberado do interior do planeta, ele devia ficar acumulado na superfície, mas isso não acontece, o que pode sugerir que há seres respirando hidrogênio.

Enquanto a presença de vida extraterrestre em Titã ainda não é provada, cientistas afirmam que o fenômeno é muito interessante. [Gizmodo]

• AmandaVaz:

Pelo amor de Deus! Ok, pessoal isso é só uma expressão, não tem nada a ver com ser ateu ou religioso. Contudo, até onde vai o grau de interpretação de vocês? Ou vocês são burros ou são preguiçosos, não leram o comentario do Willian de fato.
    O coitado do Willian só fez um texto muito inteligente e dotado de ironia e sarcasmo, e sinceramente tais declarações não fazem dele um ateu, a não ser que você seja um fanatico religioso.
    Quanto a grafia de um nome próprio, quem decide é quem faz o registro em cartorio, ok!!!

• Just the SCIENCE is IMMORTAL:

O Willian é ATEU, e está apenas sendo IRÔNICO.

Antes de fazerem comentários idiotas contra alguém, primeiro leiam o comentário COMPLETO da pessoa.

A diferença entre uma pessoa inteligente e uma estúpida é justamente a capacidade de compreensão; E isso independe da fé religiosa ou ateísmo.

• José Perdigao:

Olá!

Venho aqui defender o Willian!

Será que vocês não observaram que ele escreveu uma coisa prá dizer outra? Antes de criticar vamos observar e ENTENDER o que está sendo “dito” no texto. Na verdade ele está coberto de razão em suas observações, eu concordo em gênero número e grau. O Universo á Deus pertence e ele não o criou para nosso deleite, é óbvio que tem criaturas adaptadas á ele em infinitos lugares, já que Deus é infinito e a alma imortal!

Abraços á todos.

• willian:

“ateu” Somente um Filo Sarcomastigophora emissores de pseudópodes e ignorante como você para não entender um humor negro… quanto ao meu nome, reclame com o meu pai.
    E olha “ameba” não volto mais neste artigo para lhe dar atenção.

williannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

• Ateu:

Willian

1o vc fala que somos o centro do universo, que vida só existe aqui e depois que tem OVNIs andando por aí…

Ou vc tentou fazer uma piada sem graça ou vc tem dupla personalidade! E é obvio que vida surgiu de bactérias e não criada por um ser mágico a partir do barro, logo se existe vida inteligente tem que existir bactérias tb!
    Alias já se encontraram prováveis candidatas a bacterias em um meteoro marciano. A dúvida é se são estruturas naturais ou fosseis de bactérias!

• Ateu:

Willian (não seria William?),

““Bolas de fogo, trovões, raios eletrizantes, capetas e afins levem esse Ser Humano que não pediu para nascer para o inferno e queime-o””

Ki coisa feia, jogando pragas nos outros! Querendo bancar deus julgando os outros? A biblia não diz, não julgue pra não ser julgado?
    Vc pode ser castigado por isso, sabias? Isso se deus existisse, claro!

“Somos o centro do universo”???
    É mesmo??? eheheh… Sem comentários!
    Somos um grão de poeira em 200 BILHÕES só na nossa galaxia. E a nossa galáxia é uma em 100 bilhões de outras!
    Mas era pedir muito que alguém que não sabe nem escrever o proprio nome saiba disso!

Willian, com todo o respeito mas você é um idiota!

Não, eu não sou ateu! Sim, eu pratico uma religião. Mas me incomoda ver que a maioria dos religiosos, uns 99% deles são formados de imbecis como você que gostam de despertar o medo do ‘castigo de Deus’ na humanidade.

Não se pode ser categórico quanto a afirmar algo que você não sabe. A Bíblia que você lê nao diz nada sobre outras formas de vida biológicas em nosso universo. Então vê se para de falar merda e cala a boca! Vai estudar um pouco antes de ficar tecendo esses seus comentários vomitados.

É por pensamentos tacanhos como o seu, que a igrejinha católica no passado fez as barbaridades que a história nos relata.

Não gostei do que você escreveu!
    Me desculpe se meu comentário está ofensivo. Mas realmente fiquei irritado.
    🙁

• Harley Eugenio:

A prova que existe vida inteligente em outros planetas é que eles nao entra em contato com os seres humanos 🙂

Se existe vida inteligente no universo? eu nao sei. Ainda nao encontraram aqui na terra.

• Willian:

Somos o centro do universo, vida só existe aqui, mesmo que exista bilhões de planetas igual ao nosso… olha.. Deus vai lhe castigar caso você não concorde… e o castigo é feio, caso você não concorde, sua alma durante a sua eternidade vai para o inferno queimar nas lavaredas de Lucifer, ou então, passar sua eternidade no escuro com almas penadas e capetinhas atrás de você e jamais conhecerá o paraíso divino. No juizo final você será condenado e ficará no inferno queimando pagando pelo pecado de não seguir a igreja ou será engolido pelas catastrofe aqui no planeta porque Deus não te escolheu para levar com ele. Que Deus bom é esse? isso tá com cara é de Ser Humano adestrador de massas, massas essas que não tenham acessos as reais informações e se deixam levar pelos blá blá blá.

Todos sabem e fazem questão de não querer enxergar a real, a real é que existe vida lá fora e não deuses com bolas de fogo que te castiga caso não o obedeça e sim inteligência superior e isso são aos milhares, os sinais são mais que visíveis, os governos escondem informações a sete chaves, pessoas do nordeste brasileiro estão sofrendo “diversos contatos de segundo e terceiro grau”, militares americanos se rebelando e divulgando a existência de vidas inteligentes que nos acompanham, diversos fatos curiosos e impossíveis de explicar, eu mesmo presenciei um OVINI e m cima da minha casa, se Deus realmente existisse jamais o governo lhe contaria , você ja vio Deus?? ou algo que comprove a sua existência?. Os cientistas teimam em ir buscar bactérias em asteróides, luas e planetas desérticos, é claro que então escondem a verdade para que a maioria dos seres humanos não entrem em colapso mental e físico.

• Francisco Carlos Silva Ramos:

Quando falamos de vidas em outros planetas, não tenho dúvidas que existem, porque num imenso universo como esse, onde a nossa galaxia é considerada como uma das menores, não é possível existir vida só na terra. Quantos mundos existem ha anos luz distante de nós. Acredito que seres mais inteligentes do que os humanos estão rondando o planeta terra vinte e quatro horas por dia, sem que nós percebemos sua presença. Como disse um autor, quem tem um flho pode ter mais filhos, então Deus com certeza tem outros mundos habitados.

Mais uma vez concordo com o Wanderson !
    A vida, em suas diversas formas, pulula no Universo. Talvez ainda não tenhamos a capacidade de enxergá-la mas que ela existe por aí, não tenho a menor dúvida !
    Na minha opinião, quando a Nasa declara que “há indícios de vida ou talvez tenha havido vida há milhares de anos”, na realidade é uma preparação da humanidade para notícias mais bombásticas, mas antes, é necessário sondar a opinião pública para a revelação …
    É minha opinião.

• Fátima Rocha:

Entre o “poder ser” e o “é” vai uma distância maior do que daqui a Titã. Excepto quando é para atrair leitores. Aí vale tudo.;)

• Leonardo:

Como o gás é liberado do interior do PLANETA, ele devia ficar…
    Achei que era lua…

• alex carvalho:

o que seria do humanos se não hovesse a curiosidade da descoberta estariamos empurrando um carrinho com rodas quadradas ainda …

Bom,seria fascinante para a humanidade se a sonda mandasse fotos como seres simples porém de composição diferente da nossa.
    E isso já seria o suficiente para causar um impacto enorme na maioria das instituições tradicionais de nossa sociedade,imaginem só…Ia mudar radicalmente a forma como a civilização humana encara a natureza e a si mesmo.De encarar a ciencia,a filosofia e a própria religião.
    A descoberta de um simples micróbio ou uma colônia deles já mudaria em muito a equação probabilistica de vida além da terra,pois,se há seres simples vivendo em uma forma adversa da nossa,imaginem o que não há universo a fora?

• Vera:

Nada é provado para nós, pobres mortais…

Mas, e para o governo?? Para as institições secretas??

Eles tem provas?

• Francisco Carlos Silva Ramos:

Quando falei em uma matéria passada que o homem nem se quer conseguiu sair da periferia da via láctea, e não é de estranhar que milhares pessoas pensam que somos os únicos seres inteligentes criados por Deus. Como a mente dogmática jamais conseguirá desvendar os mistérios do desconhecido. Concordo plenamente com Chico Lobo. Milhares de coisas existentes que são invisivel ao nossos olhos humanos que tem uma visão muito limitado. Em breve a humanidade vai saber que não estamos no universo sozinhos.

• edilson:

informaçao como estas têm que ser provadas apos 2050. Rola muita grana, nas descobertas e no uso das pesquisas trazidas para terra em forma de business. Deixemos de ser ingenuos! money ,money, moneyyyy! informaçao e comprovaçao? É ruim hein!!

• Chico Lobo:

Vida microbiana é uma coisa mais comum do que possa imaginar a mente dos dogmaticos…
    porém entre uma vida microbiana e uma vida superior (animal e vejetal) é extremamente raro…
    entre uma vida superior e uma vida racional, é tão raro quanto encontrar duas pérolas negras na mesma ostra…
    mesmo assim, nossa mente fantasiosa não cansa de acreditar que um dia iremos encontrar amigos ou inimigos no vasto cosmo.

• Bruno Juncklaus ([email protected]):

Mas poxa, enviar uma sonda a marte é como acertar um bola de basquete de uma distancia muito longe sem acertar os aros!!
    imagina a saturno! tem que ter muito calculo, nossa.

Mas para o nosso bem já tem sonda por lá sim 🙂

• ThiagoSperandio:

Nem me fale em provar… queria, mas duvido…

A distância é longa e o envio de sinais (comunicação sonda X Terra) é prejudicado… fora o “custo de produção e envio” da sonda.

Se conseguirem ter sucesso lá, vai levar algumas décadas ainda.

Agora, se nós humanos descobrirmos vida desse tipo “anaeróbica”, vamos sair levando um monte desses seres pr’outros planetas do nosso sistema que tenham as mesmas substâncias (além daqui, claro), só pra ver o que acontece… vamos brincar de “Deus”… duvidam?

Um abraço!

• oiq:

É engraçado como a ciência ~as vezes~ critica existência de Deus mas continua colocando nome de deuses nos astros.

• lol:

Pois é… primeiro Europa, depois Titã… o que vem depois, Pandora?
    Descobrem muita coisa nessas luas mas nunca vão poder confirmar, já que nunca enviam sondas para esses locais.
    Tsc, Ins’t it sad, Sacchin?

• Marcus:

Na outra reportagem, falavam que era em Europa, mas nada é provado, NUNCA!