Sobras de alimento + fezes de peixes = alfaces!

Publicado em 11.07.2011

Você já ouviu falar de aquaponia? A técnica é a combinação do cultivo de legumes com a produção de peixes. Ela não é lá muito nova, mas pela primeira vez foi feita com resíduos de alimentos, que por sua vez alimentam os peixes. E é aí que vem um fato curioso: o excremento dos peixes é usado para o crescimento de alface.

Mas calma, a alface produzida não tem gosto de peixe. Segundo o idealizador do projeto, o estudante de engenharia ecológica Michael Amadori, as alfaces são deliciosas. Amadori teve a ideia de usar restos de alimentos na inédita forma de aquaponia como um experimento científico que visa fechar o ciclo entre o alimento que jogamos fora e o que ingerimos.

O estudante foi impulsionado pelo fato de que nos Estados Unidos 25% dos alimentos acabam no lixo. Com o método que transforma restos de comida em alface, um alimento que seria desperdiçado se desenvolve em uma hortaliça fresca; o que estaria no lixo, vira uma bela salada.

No experimento, resíduos alimentares secos são dados a tilápias em aquários de água doce. As fezes dos peixes que se alimentam com esses restos ajudam as alfaces a crescerem. Na maioria dos sistemas de aquaponia, os peixes são alimentados com milho e vitaminas. O projeto de Amadori é mais avançado tanto no âmbito social quanto no ambiental.

O experimento está sendo executado por cerca de quatro meses. Os peixes não vão ser colhidos até que pesem cerca de um quilo, o que acontecer quando atingirem um ano de idade. A alface, no entanto, é abundante.

“Eu estou conseguindo 18 pés por semana e é delicioso”, disse Amadori. Segundo ele, o gosto é o mesmo das alfaces encontradas nos supermercados.[MSN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. estarei iniciando um projeto de aquaponia.. muito breve pretendo ter escalas de produçao de folhosas e tuberculos por aeroponia. recebi informaçoes que alimentaçao organica diminui os indices de nitratos na h2o… em soluçoes encontrei alimentalas com as minhocas produzidas…. com as desfolhas das verduras….

    Thumb up 0
  2. Estou sempre pesquisando sobre aquaponia. Achei bastante interessante a materia e, se possível, gostaria que o idealizador deste projeto me enviasse via e-mail uma cópia do projeto com explicações de como montá-lo e os materiais necessários a sua implantação, bem como a maneira de preparar a alimentação para os peixes.
    Parabéns pelo projeto.

    Thumb up 6
  3. Boa tarde!ótima idéia essa de vocês, há muito tempo venho tentando montar meu projeto de aquaponia,tenho as tilápias,a bomba,mas falta as informações,como posso comprar um dvd ou livro que me oriente a montar meu sistema?

    Thumb up 3
  4. A alimentação dos peixes não é “geralmente” feita somente com “milho e vitaminas” como informa a matéria, muita gente usa os tanques de vermicompostagem (onde o lixo é alimento para minhocas ou vermes) para adquirir não só as minhocas como vermes para alimentar os peixes com muito sucesso, mas também para obter o adubo orgânico para vasos fora do sistema aquapônico(minhocas e vermes são ótimas fontes de proteínas para os peixes). Também é usual alimentar os peixes com alguns tipos de verduras e algas.
    Alimentar os peixes com restos de alimentos pode trazer uma série de outros problemas, como a alteração do PH e amônia da água, bem como fungos estranhos ao meio. Certamente o Michel poderia nos contar como ele seleciona o “lixo” que vai para os peixes. Com certeza a matéria iria ficar mais atraente divulgando o processo de forma mais abrangente. Fica a dica.

    Thumb up 3
  5. Por que não? Parece simples, porque transformar restos em adubo orgânico é impraticável em pequenos espaços urbanos. Neste caso, os peixes comem os resíduos e suas fezes é que se usa como adubo. Legal mesmo!

    Thumb up 7
  6. como posso entrar em contato em ele engenheiro para implantar este projeto..eu amo aquaponia e há muito tempo quero implantar -lo em minha casa

    Thumb up 3
  7. o bom era se tornasse costume:
    -meu filho vá joga os restos fora e verificar a agua das tilapias.

    Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
porre
Por que, afinal, é tão difícil beber com moderação?

Pesquisadores da Uni...

Fechar