Sobre os seus comentários

Publicado em 18.12.2011

Este artigo é uma homenagem aos grandes comentaristas do HypeScience… Vocês sabem quem vocês são e não precisam de nossos parabéns diretamente para saberem que estão fazendo um excelente trabalho pelo simples amor ao conhecimento e à verdade.

Os comentários são uma grande e fundamental parte do HypeScience e divertidos de acompanhar. Há comentários que mereciam seus próprios posts. Temos que admitir: muitas vezes um comentário pode ser até melhor que o artigo em si e este é o maior orgulho para nós, pois é prova que temos os leitores mais inteligentes da internet brasileira e portuguesa.

O espaço dos comentários acaba funcionando como um ecossistema no HypeScience. Este ambiente tem suas peculiares relações simbióticas e para funcionar também precisa de regras. Não são muitas, nem complicadas

ANTES DE COMENTAR É IMPORTANTE CONSIDERAR

  • Respeito é o fator principal. Respeito ao colega comentarista, respeito ao site e sua equipe e a si mesmo.
  • Usar bom humor, inteligência e articulação.
  • Esclarecer aspectos que os demais não entenderam, complementando o artigo.
  • Comente sobre o artigo, argumente, pense.
  • Estes são os comentários mais famosos, úteis e proveitosos para todos.
  • Caso vá replicar o comentário de outro visitante utilize, obrigatoriamente, o botão “Responder”. Do contrário seu comentário será removido, pois fica fora de contexto, solto entre outros comentários.

PARA PISAR NO TOMATE BASTA


Toda vez que você violar uma das regras abaixo Deus matará um gatinho

  • “Você é um tapado…” Ataques pessoais a outros comentaristas ou à equipe do Hype são motivo para consideração de banimento sumário, mesmo que não use palavrões. Ataque os argumentos, não pessoas.
  • “Pow legal”, ou “Gostei”, ou “Massa” ou comentários lacônicos positivos do gênero: Ao invés de ter todo este trabalho recomende o artigo na sua rede social favorita. É ainda mais rápido e custa poucos cliques. Estará dizendo muito mais com uma ação do que com uma palavra. Se achou bacana seus amigos também gostarão e você estará fazendo um favor a eles. Comentários lacônicos negativos entram na mesma categoria que está abaixo.
  • “Isso tudo é uma grande mentira!” Afirmações rotundas sem argumentos lógicos que os corroborem, ataques gratuitos ao artigo, não serão aceitos nos comentários, pois não enriquecem de maneira nenhuma a troca de idéias que é a essência desta área.
  • “!@#$%¨&*(“ Não use linguagem chula, isto ajudará a evitar que seu comentário pare na moderação ou seja removido antes mesmo de ser publicado.
  • “ACONTECEU COM UM AMIGO DE UM AMIGO MEU!!!1″ Fale baixo, tem gente lendo. Comentários excessivamente capitulados serão sumariamente removidos sem serem sequer lidos pela moderação.
  • “Meu comentário está parado na moderação.” Comentários deste tipo podem levar ao usuário ser bloqueado, pois podem ser considerados spam erroneamente.  Isto ocorre porque alguma palavra que você usou, as vezes uma simples sílaba parecida com uma profanação, foi detectada. Sabemos que parar na moderação é um saco, mas é uma proteção necessária do sistema. A única solução é saber esperar.
  • “Escreveram ‘adbogado’ no lugar de ‘advogado’, hahaha, seu iguinorante!” Sim, nós erramos e talvez isto seja mais comum do que gostaríamos que fosse. Mas colocar isto nos comentários não ajuda, já que muitas vezes não acompanhamos os comentários dos próprios posts. O ideal é você atazanar o próprio redator (o email dele estará ali no final do artigo.) ou atazanar a Nat diretamente em nat@hiperciencia.com. Torne a nossa vida um inferno e nós certamente passaremos a errar menos. Também evite de corrigir o português dos demais comentaristas, este tipo de comentário é irrelevante para todos os demais.
  • “Viiiiiish tu ta aquih tb véi” Se esforce para ser o mais legível o possível. Use pontuação e palavras o mais completas e mais corretamente redigidas possível. Não precisa ser membro da Academia, mas de leitura passável. Se o moderador tiver que espremer os olhos para tentar entender o que foi escrito seu comentário possivelmente será removido.
  • Não copie e cole textos de outras fontes para os comentários do HypeScience, com exceção de pequenos trechos para ilustrar seu argumento, sob aspas, com citação da fonte. Copiar textos é violação de direito autoral e pode levar ao banimento sumário do comentarista.
  • Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.

Se alguém violar estas regras e tiver seu comentário apagado, todas as réplicas deste comentário possivelmente também serão removidas, portanto jogar gasolina no incêndio te fará apenas perder tempo… e gasolina.

Destruam os trolls utilizando o “não gostei”. Quando um comentário tem muitos cliques “não gostei”  além do que tem de cliques “gostei” o comentário é ocultado. Esta é a “moderação” que é feita pelos próprios leitores. Ela não é perfeita, naturalmente, mas ajuda mais do que atrapalha.

DENUNCIE

Se você perceber que comentários que violam estas regras passaram pelos nossos filtros, por favor, envie-o por email para hype@hypescience.com.

ATUALIZAÇÃO: COMO COLOCAR SUA FOTO NO SEU COMENTÁRIO

Assim como sugerido (e muito bem lembrado), para mostrar a sua foto no lugar no avatar você deve se inscrever no site Gravatar.com gratuitamente, usando o mesmo email que utiliza para comentar aqui. O processo lá é bem simples e intuitivo para enviar a imagem. Algumas horas depois seus comentários aqui aparecem com sua foto.

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

85 Comentários

  1. Salve e salve galera do hype
    Parabens pelos esclarecimentos e por todas as noticias
    aos longos desses anos…
    Q nosso 2012 tnha mto mais noticias positivas e animadas p nós lermos aki, vamos torcer p ser um ano tranquilo com mta felicidade a todos…
    Aconteceu o Hypcscience postou ….
    Nós lemos rsrsrs
    Parabens a todos os comentaristas e a vcs do melhor site do mundo… e n stou exagerando rsrss
    feliz natal how how how

    Thumb up 7
  2. Grande Marcelo. Que gentileza para com os comentaristas, valeu. E como disse o Zé da Feira: Feliz Natal a todos!

    Thumb up 6
  3. Obrigado hiperscience pois vocês que trabalham nesse site ajudam aqueles que tem sede de conhecimento a descobrir coisas novas e evoluírem seus conceitos e pensamentos com essas interessantes matérias que vocês postam.Continuem assim=).

    Thumb up 7
  4. Gostei da melhorada que deram. Agora o comentário será ocultado depois de 9 negativos, e não 5 como antes. Agora também os comentários ocultados não ficam quase ilegíveis. O comentário de quem respondia outro ocultado também ficava quase apagado. Agora fica independente.

    Melhorou!

    Thumb up 9
    • Demos uma afinada na configuração, Chuck. Não podemos perder comentaristas como você.

  5. Nós leitores é que agradecemos por esse excelente espaço de debate! Parabéns pelo excelente trabalho equipe do Hypescience!
    E obrigado também por ensinar a colocar o avatar personalizado =p

    Thumb up 21
  6. Gostei do artigo que fizeram pros comentaristas!
    Nós adoramos o Hype, melhor que assistir jornal nacional. kaoka

    Feliz natal pra todos.
    Ps. Quero colocar minha foto aquiiiiiiiii…. vou entrar nesse link que o Marcelo Ribeiro postou. Vms ver né.

    Thumb up 14
  7. Muito esclarecedor!!! Acredito que boa parte de nós já cometeram alguns desses erros. E quero aproveita para agradecer ao HypeScience e os comentaristas que me ajudaram a entender melhor tantas e tantas coisas…

    Thumb up 15
  8. Quero aproveitas este post para mandar um abraço a todo o pessoal do hypescience e os comentaristas. Desejo a todos um Feliz natal e prospero ano novo.

    Ano que vem prometo ser mais bonzinho. isto é, comentar apenas com amenidades sem contradizer ou irritar ninguem. deixar as coisas bem massantes e insossas como uma ricota ou uma pizza de tofú.

    Thumb up 26
    • …Ou como pão integral com queijo cottage…

      Muitas realizações em 2012. Continue hilário.

  9. Eu disse que iria mais comentar aqui até o Hypescience resolver isso que está acontecendo. Vou abrir uma exceção. Vão lá em “espaço”, depois em “Primeiro planeta parecido com a Terra é encontrato: Kepler 22-b”. O cara negativou a maioria dos comentários até ocultá-los. Eu não ligo se me negativarem. Mas neste caso é só uma pessoa com problemas que está fazendo isso.

    Não sei o que ele faz para poder avaliar um comentário quantas vezes quiser.

    Thumb up 15
    • Correção: eu disse que não iria mais comentar aqui*

      Thumb up 10
    • O cara deve ser um louco, negativar um comentario do chuck norris ??

      Thumb up 11
    • E acabar levando um roudhouse kick via WiFi!

      Ri alto aqui, Zé, com teu comentário.

    • O cara já começou a me sacanear. Acho que ele tem algum problema. Tomara que o PC dele queime.

      Thumb up 13
    • Tem como burlar o sistema sim, mas dá um trabalho do cão ficar resetando IP o tempo todo para a maioria das conexões de internet. Baseado na sua experiência e no volume de comentários e votações nós também aumentamos a tolerância para a ocultação de comentários. Agora quem tiver dez votos negativos a mais do que positivos tem o comentário ocultado, anteriormente eram apenas cinco.

    • Chuck percebo que tem razão na questão de “negativar”. Pois nesses seus inofensivos comentários, nagativaram ao ponto de ficar invisível! Positivei-lhe, mesmo correndo risco de perder nesse meu comentário. (rs) Chuck basta descobrir seu “inimigo” número 1. …que descobrirá seu Troll!
      Ou troque para Batman, Homem Aranha, Chapolim Colorado…

      Confie, nem sempre os pontos são justos. Principalmente os negativos.
      Quanto às “censuras”: Fique certo que não é nada pessoal… Eu, de início aqui no H.S pensei como vc.
      Analise bem seus comentários… Seja fiel ao artigo e duvido que eles venham censurá-lo.

      Portanto, não deixe levar por isso e continue postando…Que eu gostaria de ter suas opiniões aos artigos.

      Excelente 2012!

      Thumb up 3
    • Desliga a conexao com a internet e reconecta…
      Ou limpa o cache do firefox…
      Facil…

      Thumb up 4
  10. O importante é näo deixar nunca de ser um “DOM QUIXOTE”.
    Opinar é fazer partes, é buscar averdade e mesmo até descobrir que voce está errado.

    Viva os Dons quixotes deste mondo.
    Graças a eles este mondo ainda está de pé!

    Thumb up 7
    • Parabens Samoel

      Thumb up 2
    • O man, pensei que tu estivesse morto!

      uaheuaheuaehua

      Thumb up 1
  11. Não gostei da atribuição Deus e o gatinho…religiosidade a parte, mas em um mundo de violência o qual vivemos hoje, atribuir que a cada violação de regras, Deus matará um gatinho, ficou um pouco fora do contexto.

    Thumb up 15
    • Se isso fosse verdade, os gatos já teriam entrado em extinção

      Thumb up 20
  12. Áh que se considerar a globalização e a inclusão social.
    A expressão e comportamento social dos novos/futuros e até mesmo antigos usuários os que chegam a rede por terem adquirido recentemente suas máquinas e estarem super felizes por terem oportunidade de participar da rede, sofreram constragimentos que não são merecedores.
    Entendo a rede como um local que reunem-se pessoas para dialogar determinado assunto e pela propria natureza unem-se pelo afeto ao tema, objetivando o fato como amigos sem pretenção de fazer-se aqui um mestrado em linguas e comportamento. O fato da gerência em cima do que se deve falar, comportar socialmente, cria um muro invisível. Coisa que é contraria ao que se prega e com certeza o sucesso da rede justamente por sua liberdade de expressão.
    Vejo neste ponto áh o perigo da mordaça, da discriminação.
    A rede é atraente pela sua liberdade, ela não teria obtido sucesso caso ficasse limitado apenas a (elite).
    A tentativa de controle afasta as pessoas, a liberdade atrai. Claro que junta toda uma gama de personagens, mas éh através das diferenças que aprendemos. Pelo bom exemplo ou não, pela troca de ideias sem nos preocuparmos com uma boa redação, o objetivo não éh esse.
    Agora, se a intenão do site é voltado para a segurança física dos usuários, há que se considerar justo tal filtro.

    Thumb up 24
    • “áh o perigo da mordaça, da discriminação” O objetivo não é discriminar, mas evitar discussões inúteis como temos visto com muita frequencia. Alguém que escreve com muitos erros, além de ser difícil de ser compreendido, inicia geralmente uma “flame war” e os comentários do post acabam virando comentários sobre o comentário.

  13. Os comentários são uma parte fundamental do site. Apesar de alguns serem pura besteira, a maioria são de pessoas realmente interessadas no assunto do artigo. Tem um tal de “Jonatas” que sempre comenta com uma sabedoria incrível. O site está excelente, não consigo ficar sequer um dia sem entrar.

    Thumb up 18
  14. Eu acho que muito faz quem não atrapalha, todas essas considerações acima são muito válidas para os que não tem o que falar e só querem zoar. Quem não gosta, é muito fácil, ou deleta ou passa para o item seguinte, prá que ficar amolando a paciência dos outros? Na maioria das vezes os assuntos são interessantes, e o trabalho dos redatores merece respeito.Aliás, respeito é uma palavrinha que anda em falta últimamente, em todos os sentidos.Parabéns pela qualidade e alto nivel, continuem assim, não liguem pros chatos.

    Thumb up 8
    • Pronto, está lá ao final do post. Obrigado pela idéia.

  15. Concordo absolutamente com este esclarecimento.
    Proponho até que se crie um perfil de acesso aos comentários para que os que merecerem sejam definitivamente excluídos.

    Infelizmente andam por cá crianças (e refiro-me exactamente a crianças e adolescentes) que deveriam estar num chat com os amigos em vez de virem destabilizar quem pretende de facto aprender e discutir assuntos.

    Thumb up 24
    • Eu não diria de fato crianças e adolescentes… Creio eu que o Hype é feito para aqueles que têm sede de conhecimento… O que realmente incomoda são aqueles que “atacam” diretamente um comentarista… Mesmo que o tal escreva algo de discordância, eu não irei subjuga-lo sem antes dizer meu próprio ponto de vista… Também acho muito chatos aqueles que vêm dizer que a culpa de algo é do governo, ou então que o domínio do mundo é de outrem… Que seja, oras! Ninguém está aqui para discutir teorias de conspiração, e sim o tema do qual o post trata

      Thumb up 36
    • Quando me refiro a crianças e adolescentes talvez me tenha expressado mal. Eu queria referir-me a comportamentos. Há muitas crianças e adolescentes com mais maturidade que muitos adultos.

      Thumb up 32
    • Syndrome, os teóricos da conspiração me irritam muito também, mas se estiverem sendo educados e seguindo as regras deixemos eles comentarem. Nós podemos fazer a nossa parte negativando, se for o caso.

  16. Concordo com a moderação, porém os moderadores demoram muito para liberarem os textos (ou bani-los).
    De que adianta um comentário que só será liberado quando a discussão já acabou?

    Thumb up 27
    • Este é realmente uma dificuldade, Espectro. A moderação trabalha todos os dias, as vezes mais de uma vez ao dia. Mesmo assim é impossível colocar um comentário no ar instantaneamente. Estamos pensando em obrigar usar o Facebook para comentar, desta maneira seria mais fácil controlar os baderneiros e bani-los. Mas tem muita gente que não usa o Facebook por aí e haveria muitas reclamações, certamente. Se deixarmos aberto para postarem com o usuário do Facebook e pelo formulário original os baderneiros aproveitariam a deixa para continuar a causar desordem.

    • Como vc mesmo disse, tem muita gente que não usa ou até odeia sites sociais.

      Eu sou um deles: nada de twiter, facebook,
      ou qq outro.

      Espero que isso não aconteça e eu possa continuar a comentar (ainda que não o faça com muita frequência)

      Mas visito sempre o site e gosto muito.

      Feliz Natal aí, galera !

      Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
flirting-couple
Enganar a si mesmo ajuda os relacionamentos a darem certo

Homens superestimam ...

Fechar