Somos mesmo 99% chimpanzés? Vídeo explica que não exatamente

Sentamos no mesmo galho da árvore evolutiva que os chimpanzés, mas enquanto nós construímos grandes cidades, a escrita e a ciência, os Pan troglodytes ainda estão nas florestas ou em zoológicos. Então até onde somos parecidos com eles?

Este vídeo produzido pelo MinuteEarth analisa a ciência por trás da afirmação de que somos 99% parecidos geneticamente com os chimpanzés.

O vídeo de três minutos explica como o número 99% foi estabelecido e o que foi deixado de fora nessa estatística. O problema é que quando comparavam os dois genomas, pesquisadores não sabiam se deveriam contar cada letra diferente dos DNAs como uma diferença ou se considerariam cada conjunto de diferenças como apenas uma discrepância.

Na verdade, 25% do nosso material genético foi excluído da comparação, além de 18% do material genético dos chimpanzés. Nessa brincadeira, 1,3 bilhão de letras foram excluídas da comparação e “apenas” 2.4 bilhões foram comparadas. Em outras palavras, nosso material genético é bastante diferente.

Além disso,  há o fato de que apenas uma pequena mudança no DNA pode produzir uma enorme diferença no indivíduo. [Futurism]

Confira a explicação completa no vídeo, com opção de legenda em português:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta