Somos programados para acreditar em Deus?

Publicado em 25.03.2012

Algumas habilidades humanas, tais como a música, são tratadas como dons: alguns parecem “ter nascido para a música”. No entanto, tarefas como andar e falar são comuns a todas as pessoas saudáveis, todos fomos “nascidos para andar” ou para falar. Será que é possível incluir a tendência de crer em Deus em um destes dois grupos? Acreditar em uma divindade é algo que vem naturalmente com o ser humano ou não?

Um autor norte-americano, Justin Barrett, acredita que sim. Ao analisar pesquisas antropológicas de várias universidades americanas, ele defende que quase todos nós nascemos naturalmente “crentes em Deus”.

Isso significa que, usando a lógica do andar ou falar, estamos naturalizados com a religião e a crença tão logo ela nos é apresentada, ainda na primeira infância. Seria uma tendência incluída na mente desde o nascimento.

Um estudo psicológico com bebês de 9 meses de idade, conduzido pela Universidade Emory (Atlanta, EUA), fez experimentos cognitivos. Os pesquisadores observaram que o cérebro das crianças, para entender o mundo, faz associações a partir de “agentes” (qualquer fator de ação ao seu redor, não necessariamente uma pessoa), e de como podem interagir com eles.

Naturalmente, os bebês sabem que tais agentes têm uma finalidade, ainda que seja desconhecida, e que os agentes podem existir mesmo que não possam ser vistos (é por isso, por exemplo, que filhotes de animais buscam se proteger de predadores mesmo que não os tenham visto).

Essa tendência, segundo o autor, facilita que se acredite em Deus. Não nos causa estranheza atribuir determinados fenômenos a um ente desconhecido: nosso cérebro pode lidar com isso sem problemas.

Outra pesquisa, da Universidade Calvin, em Grand Rapids (Michigan, EUA) vai ainda além: não apenas temos naturalidade com a ideia de um agente invisível, como somos diretamente propensos a este pensamento. Além disso, tais tendências não desaparecem na infância, se prolongando pela vida adulta na maioria dos casos.

Desde a infância, somos condicionados a acreditar que todas as coisas têm um propósito fixo. Uma terceira faculdade americana, Universidade de Boston (Massachussets, EUA), estudou crianças de 5 anos que visitavam um zoológico e olhavam para a jaula dos tigres.

Os pesquisadores descobriram que as crianças são mais propensas a acreditar que “os tigres foram feitos para andar, comer e serem vistos no zoológico”, do que “ainda que possam comer, andar e serem vistos, não é para isso que foram feitos”.

Temos dificuldade em não saber a razão da existência de algo, por isso recorremos a divindades. Este ente superior, por deter uma resposta que o ser humano não pode descobrir, recebe naturalmente atribuições de onisciência, onipresença e imortalidade, pois nosso cérebro tende a depositar todo o universo desconhecido em tal entidade.

O autor ainda lança uma pergunta: se Deus é aceito pelas crianças em um mecanismo de atribuição do desconhecido, semelhante ao Papai Noel ou a Fada do Dente, porque as crenças nestes últimos morrem com a infância e a ideia de Deus tende a permanecer na vida adulta?

Isso se explica, segundo ele, porque a imagem de Deus é mais poderosa. Papai Noel sabe apenas que deve te entregar um presente no dia 25 se você se comportou, e a Fada verifica apenas se você escondeu o dente debaixo do travesseiro.

Deus, ao contrário – e desde sempre somos levados a acreditar nisso -, sabe não apenas tudo o que você faz, mas também todos os outros seres do mundo e do universo. É por isso que algumas pessoas só passam a crer em Deus depois de mais velhas, mas ninguém retoma na vida adulta uma crença no Papai Noel: isso é algo restrito ao imaginário infantil. [New Scientist]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

186 Comentários

  1. A religião, nada mais é do que um ensinamento espiritual. Para que servem as escolas? São ambientes, espaço localizados e determinados para um aprendizado sistemático, lógico, artístico, esportivo, criativo, enfim, se resumo a um conjunto de um ensinamento intelectual. Para que serve a Igreja, templo, casa, escola, universidade, enfim, que são quase sinônimos? Também tem o mesmo propósito que é reunir um grupo de pessoas neste espaço localizado e determinado e praticar o ensinamento espiritual. Assim como existem escolas ruins e maus professores, existem religiões ruins e maus pastores, padres, espíritas(…). É mister dizer que o que vai influenciar o bom indivíduo como pessoa de caráter, personalidade e bom profissional, está relacionado ao bom convívio familiar. Um sujeito que entra numa igreja ou numa escola com atos deploráveis, de vandalismo, violência, desrespeito, enfim, indicam que aquela atitude é reflexo da convivência familiar, e não há escola ou igreja que SALVE esse estrago que esteja causando; e o pior é quando isso vem de léguas…

    Thumb up 0
  2. Talvez tanto Deus quanto as religiões tenham sido criados mediante o grau de necessidade das pessoas. É como se todos nós tivéssemos certas lacunas na alma e com o que temos a nossa volta não conseguimos preenchê-las. Então é nessa hora que entra Deus, um ser maior que poderá, no futuro, compensar todo esse vazio que existe em nós. Mas também, se não acreditamos nesse Ser Superior, possivelmente pensamos que estamos aqui por um acaso qualquer da química ou da física. Sendo assim, esse sentimento que chamamos de pensamento não pode ser tão confiável, já que não temos propósito algum. Portanto isso faz com que seja difícil acreditarmos no que dizem os ateus e os religiosos. Não sei, é um assunto tão complicado, que acho que estou desistindo de pensar e apenas viver.

    Thumb up 6
  3. Não,ao contrário,Deus nos programou para não acreditar nele,tudo isso que ele fez no universo que faz com que os cientistas não acreditem nele,é justamente para testar nossa fé,ele pensou em cada detalhe,em cada coisa para dificultar muito nossa fé,ele quer ver quem são os mais fortes,se ele se mostrasse para o mundo,todos acreditariam nele,então ele não teria quem testar…

    Thumb up 3
  4. Oi, ANNE.

    Obrigada por suas palavras.
    Você está certa ao dizer que sou amada e odiada.

    É que defendo as minhas posições, sem a intenção de ser “politicamente correta”

    Meu nome é Magda mesmo, e Patalógica é apelido de família, pois desde criança sempre gostei da personagem da Disney.

    Minha mãe diz que se eu continuar com essa mania de distribuir alfinetas a torto e a direito, vou acabar ficando prá titia.(rss)

    Beijos da Magda.

    Fui.

    Thumb up 0
  5. O homem naturalmente crê em Deus. Prova disso é que não existe civilização que desde sua nascença seja ateia ou não acredite em algo além.
    Naturalmente cremos.

    Thumb up 9
  6. De fato em sua natureza o homem foi feito para adorar o seu criador!

    O pecado (que é incredulidade) é o que o separa de seu Criador! Assim sendo ele substituirá a adoração genuina a seu criador por algo mais.

    Thumb up 9
    • Deus nao existe,nem Cristo.tudo isso é um implante para prender o ser humano no medo e ignorancia,afim de não conhecerem a verdade,tudo isso é herança dos reptilianos…

      Thumb up 38
  7. Hum… como as religiões abraamicas meio que “tomaram para si” o termo “deus”, talvez o texto ficasse mais claro se a palavra “deus” fosse substituída por algo como “divindade”.
    Pelos comentários, parece que a questão da crença em uma divindade está girando em torno do deus abraamico, e não das divindades citadas ao longo da história da humanidade. Talvez nem todo mundo incutisse na cabeça de uma criança, ao longo da história, que o raio é produto da vontade de jeová (por ex.), mas de mithra, krishna, anubis, odin, zeus, sei lá…

    Thumb up 31
    • Quando perguntavam a Sai Baba, se ele era Deus, ele respondia: Você é Deus, só que ainda não tem consciência disso.

      Thumb up 2
  8. Se Deus existe ou não, ninguem pode afirmar. São mistérios. Ninguém sabe de nada. Mas podemos discutir sobre religiões? acho que sim. Pra mim a religião surgiu como uma forma de dominação do homem. Analiso O homem Jesus como um grande revolucionário, o império romano era muito forte ninguém arriscava ameacá-lo, mas Jesus teve coragem, foi um homem corajoso e de grande importância para a humanidade.

    Thumb up 10
  9. somos uma espeçie entre outras milhoes de especies que vive num planeta q gira em torno de uma estrela que onde á mais 100 bilhoes de estrelas compondo uma galáxias entre outras 200 bilhoens de galáxias em um dos univessos possiveis e que um dia ira desapareçer. Mario Cortella

    E as pessoas ainda acham q existe vida so aqui!

    Thumb up 27
  10. Ao voce afirmar que não existe coesao entre Illuminatt e Nova Ordem Mundial é justamente a falta de não conhecer o que esta acontecendo.
    Se tiver a oportunidade de conhecer algum ex Padre.Converse com ele sobre o assunto.E se ele for uma pessoa sincera,voce vai descobrir qual é o papel fundamental da Igreja Romana nisso tudo.
    Voces são levados a crer em apenas nos que teus olhos podem ver.Infelizmente é assim…
    Voce sabia que dentro da igreja tem mais menbros de sociedades ocultista do que proprimante cristãos?
    Acho que não ne?

    Thumb up 2
    • Esse pessoal conspiracionista vive totalmente fora do mundo real, para mim não passa de uma forma desesperada de dar mais sentido às suas religiões decadentes que se baseiam em pleno século 21 em doutrinas ultrapassadas de séculos antigos.
      Eu já fui um leitor apaixonado pelo assunto Iluminatti, em pleno renascimento. Os Iluminattis seriam uma organização de cientistas anti-católicos formada em retaliação à perseguição ridícula, insana e mortal imposta pela inquisição católica, inspirados pela de fato injusta prisão domiciliar de Galileu. O termo Iluminatti é uma clara referência à iluminação da razão, o conhecimento, contra a escuridão do desconhecimento ou conhecimento inventado da igreja. Durante minhas pesquisas encontrei ligação entre eles e a maçonaria, foi quando percebi que estava enganado e que as linhas se formaram de formas distintas, até que os Iluminattis se associaram ou se infiltraram no meio maçon.
      Tudo isso é muito legal, rende bons filmes, mas não existe mais. Iluminattis cessaram qualquer atividade antes do século XX, posteriormente surgiu alguns grupos mas eram NEOs, sem grande ligação aos originais.
      O grande problema pelo qual muitos conspiracionistas passam é ler demais só um lado da história, algumas peças se encaixam de verdade, outras começam a se encaixar pela sua vontade de que se encaixem e no fim você está convencido de que essa é a inquestionável verdade, fecha seus horizontes em cima só daquilo e aí, mais nada que não seja dessa linha lhe fará sentido.
      Eu não estou te julgando, por favor, estou colocando o que penso. Duvido totalmente da existência de uma ceita científica afim de derrubar a religião e a fé, assumir governos e reduzir a população mundial.

      Thumb up 19
    • Na minha opinião, teorias conspiratórias perpetuam-se por dois motivos básicos:
      1 – necessidade de sentir-se especial; capaz de entender, qse que exclusivamente, as “teias” que unem eventos aparentemente isolados. É a gana por ser mais esperto/sagaz/inteligente/atento… ou seja, especial;
      2 – necessidade de acreditar em alguma coisa e se sentir parte disto. Qse todo mundo gosta de uma “novela” na própria vida, de sentir que está envolto em uma trama, que possui uma missão com isso tudo… e que é importante nesse contexto.

      Juntando essas coisas, surgem aqueles que “viram o que mais ninguém viu”, que emitem gritos de “acordem!” pois estão tentando dominar o mundo na surdina, pois há uma trama internacional de consequencias universais sendo desenvolvida neste momento… e “eu” sei/investiguei/percebi/conclui/possuo fontes secretas e confiáveis/estive onde nenhum homem jamais esteve/vi coisas que mais ninguém viu/etc…

      Thumb up 11
    • Oi, Nika.
      Falou e disse, amiga.

      Os “sábios” de plantão, são sempre tagarelas, mexeriqueiros e chatos.

      Sri Yukteswar, o guru de Yogananda, assim afirmava:

      “Águas silenciosas, águas profundas”.

      Fui.

      Thumb up 11
    • Cara, Esqueçe Judaísmo.
      Mas não esqueça de que JESUS era judeu, e a bíblia do novo testamento era a torá (Lei de Moisés e os profetas) e é por esse motivo que devemos sim aprender sobre a cultura e costumes judaicos bíblicos para compreender melhor a bíblia. Por esse motivo sim é que se deve conhecer, mas esqueçamos o judaísmo que não tem nada a ver com o cristianismo. Cristo é o fim da Lei e início da Graça especial de DEUS.

      Meus Abraços

      Thumb up 1
    • Acredito que ao longo do nosso processo de aprendizagem durante os primeiros anos de nossas vidas, somos levados a acreditar que existe algo maior do que nós, um Deus ou qualquer outro nome usado para tal. Mas isso acontece por duas razões simples:
      -A primeira é que as pessoas tem medo de imaginar que estejam sozinhas no Universo. Elas receiam que não haja ninguém além delas mesmas para guiar suas próprias vidas na direção que acharem melhor, que não há destino nem nada mais além de suas próprias escolhas controlando o que acontece ao longo de seus dias;
      -A segunda é que as pessoas tem a necessidade de ter alguém a quem culpar caso algo em suas vidas dê errado. Muito se ouve as pessoas questionando porque Deus fez determinada coisa com elas, porque lhes tirou um ente querido, porque as faz sofrer tanto.
      No geral, o ser humano se acha muito inteligente, muito superior a qualquer outro animal da Terra, mas no fundo ele é apenas um ser com medo do que o rodeia, com medo do desconhecido, do Universo gigantesco e assustador a que pertence e que ele não consegue controlar e esquece de confiar em seu próprio eu, nas suas capacidades e habilidades e na sua força interior.
      A física quântica e a ciência noética já explicam que os seus pensamentos são capazes de controlar o exterior, começando pelo seu próprio corpo e se expandindo até onde sua própria capacidade alcançar. Se considerarmos o padrão dessas formas de pensamento como sendo reais (e há provas de que eles são), Deus não é mais do que você mesmo, do seu poder de transformação através dos seus pensamentos. Afinal, se lembrarmos, tudo no Universo é energia, inclusive nós mesmos, e a energia pode ser transformada, é só saber como faê-lo.

      Thumb up 14
    • Concordo plenamente Mi… Faço minhas as suas palavras pois não sabia dizer melhor o que você disse. «Deus» está dentro de cada um de nós, cada um de nós tem a capacidade de mudar e orientar a sua própria vida se acreditar na sua força interior. Esse «Deus» que se fala para mim não é mais do que isso, é a crença que cada um deve ter em si mesmo…

      Thumb up 4
    • viro briga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Thumb up 0
  11. Caro Yu krente Masterbador das palavras…digo: Yuken Master.

    Em primeiro lugar, não sou adepta da palavra; mas sim, do Espírito que vivifica. Saca?

    A afirmação de que eu não conheço o Velho Testamento é apenas sua, que não me conhece lhufas de pitibiriba.

    Tampouco sabe que sou filha de sociólogo e ex-seminarista, como também sobrinha de um prof. de teologia com extensão em estudo das religiões comparadas. Neta de pastor da Igreja Luterana.

    O assunto bíblco fervilha em casa, desde que me conheço por gente.

    Meu tio afirma que na época da compilação da Bíblia por São Jerônimo, ainda não tinha nascido o Santo Microsoft Word, mas a Igreja se incumbiu de editar o Novo Testamento, ao seu bel prazer, de acordo com suas conveniências e seus dogmas.

    Então, fico só com os ensinamentos textuais atribuídos à Jesus, Eclesiastes, alguns Salmos e já está de bom tamanho.

    Não perca seu precioso tempo tentando me contestar ou fazer a minha cabeça, pq não tenho muito saco prá discussões intermináveis e inférteis, que não levam a nadica-de-nada.

    Fui.

    Thumb up 9
  12. A Noruega é um pais onde a maioria da população não dá muita importância a religião e é um pais desenvolvido e com pouca violência pobreza e corrupção ao contrario do Brasil e outros países do 3º mundo em que a religião tem um

    paphttp://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega#Religi.C3.A3oel importante .

    Thumb up 2
  13. Deus apareceu para mim e disse: “Eu existo! E tudo que está escrito na Bíblia é verdadeiro! Tu irás para o Inferno se não me seguir!”
    E eu falei: “Beleza! Não te seguirei! Não me simpatizo com ditadores!”

    Thumb up 7
    • Excelente sacada …

      Como acreditar em um DEUS pleno de vingança que só pensa em te mandar para o inferno para ser assado por uma eternidade ?

      Thumb up 2
    • Quem disse?
      Realmente voce sabe o que esta falando?

      Thumb up 1
    • É isso aí, José Carlos.

      Cara… se cuida, que o deus da Bíblia é chegado num churrasquinho.

      Tanto isso é verdade, que em Gênese, Caim ofereceu vegetais em holocausto e Abel ofereceu um carneiro.
      O deus carnívoro rejeitou a oferenda de Caim e ficou com o churrasco de Abel.

      Acabou dando o maior bode, pq Caim ficou revoltado e cometeu o primeiro fraticídio da história, matando Abel.

      Eita primeira família da humanidade mais bombada como essa, meu!

      E andam dizendo que o homem foi criado à imagem e semelhança desse deuzinho mitológico da Bíblia.

      Fui.

      Thumb up 7
    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      DEUS ditador???
      Quem falou ou onde você leu que DEUS te obriga a alguma coisa??
      Néscio! fala o que não entende, queres ir para o inferno?? Boa viagem.. Porém para onde você vai spi DEUS sabe!

      Thumb up 0
    • Tem várias partes da Bíblia onde Deus manipula a vontades dos humanos e depois os pune, como fosses os próprios os causadores da desgraça, vide Faraó e seus primogênitos egípcios mortos.

      Thumb up 2
  14. programação? esse negocio tem uma resposta bem logica: ETS manipulando cedo ou tarde eles vão se revelar

    Thumb up 0
  15. Sejamos francos, não é tão ruim assim acreditar em Deus. Pensa bem, o pessoal que acredita em Deus vive mais feliz, quer praticar o bem, gosta de justiça, etc, etc, etc. A lista de pontos positivos é grande. Se vc tem todos estes atributos positivos sendo um ateu, ponto pra vc, mas tem muita gente que precisa da ajuda da religião. Não tem nada de errado nisso. O chato das religiões é quando as pessoas praticam o ódio em nome delas. Aí eu condeno.

    Thumb up 3
    • Apesar de concordar com a afirmativa de que “não é tão ruim assim acreditar em Deus” eu não concordo, absolutamente que “quem acredita em Deus vive mais feliz, quer praticar o bem, etc…”. Vejamos: os maiores terroristas do mundo acreditavam em Deus e matavam (ainda matam) em nome de suas crenças; as inquisições na Europa mataram e seqüestraram, durante os séculos de sua existência, quase tantos judeus como no holocausto da segunda guerra mundial, e aliás o próprio Hitler acreditava em Deus – “Acredito hoje que minha conduta está de acordo com a vontade do Criador Todo-Poderoso” (Mein Kampf, pg 46), além disso são inúmeros os casos de padres pedófilos bem como de pastores corruptos e gananciosos, etc…Mas é verdade que a lista de pontos positivos é grande e que tem muita gente que precisa dessa ajuda. Para mim, entretanto, o maior ponto negativo é o desrespeito à crença alheia. Quando os religiosos, no afã de aumentar seu rebanho induzem seus seguidores a “salvar” a todos, “evangelizar” demovendo os outros de suas crenças, e outras coisas deste tipo, aí começam os desentendimentos com familiares de outras religiões, discriminação no trabalho, críticas desrespeitosas e desavenças de todo tipo que vai até a guerra entre nações. Portanto, quando se pratica o ódio em nome da religião, não é por acaso. Para encerrar: as “crenças” não precisam de comprovação científica, cada um pode acreditar no que quiser; porém “acreditar” e não buscar a verdade é uma preguiça mental; assim como afirmar a existência de Deus só porque desconhecemos a origem ou a explicação de algum fenômeno também o é. A mesma coisa acontece quando se afirma que a verdade está na Bíblia, no Alcorão e outros livros ditos sagrados, sem levar em conta o contexto e a forma que foram escritos e alterados. Sem falar dos fanáticos religiosos que os escreveram. Porém, acho que não faz nenhum mal acreditar que existe Papai Noel, seres extraterrenos, santos, Tupã, Zeus, etc… No fundo o ser humano é apenas um animal que não se contenta com a fragilidade e limitação de sua vida e procura sempre meios de prolongá-la, seja com a ajuda de um Ser Supremo, ou buscando através Dele uma suposta segunda vida. É apenas instintivo. O uso da imaginação para amenizar o tormento da morte.

      Thumb up 3
  16. Basta ler a bíblia, ela é auto-explicativa e nela não há contradição, nem com a ciência! A idéia é simples: Sabemos que o amor existe, mas não podemos ve-lo e nem a ciência explica-lo, bem assim é o conceito de bonito e feio… Simples, não pode ser explicado pela ciência. Bem assim é Deus! Custe acreditarem ou não… E como um rapaz falou: “Se Deus não existisse, não existiria ateu”. A grosso modo é isso… Se Deus não existe não existira moralidade objetiva… Tanta coisa…

    Espero não ser censurado por defender cientificamente meu ponto de vista acerca da existência de Deus ou não…

    Thumb up 5
    • Essa expressão é muito vaga e imprecisa. “Se Deus não existisse, não existiria ateu”. Na verdade o melhor seria “Se a fé em Deus não existisse, não existiria ateus”.
      Teístas e Ateístas militantes, lados opostos da mesma moeda, estão errados, ambas as partes. Não se pode ter certeza de que existe ou não existe algo que não pode ser visível, e nem se pode declarar ser o dono de uma verdade que a nenhum dos lados pertence.
      A bíblia é só um livro e não tem nada de especial, suas narrativas são frutos de interpretações de pessoas a acontecimentos estranhos numa época em que nada se sabia do Universo. A religião teve que se moldar ao longo das descobertas humanas, de que o horizonte mostra a terra ser arredondada, de que animais podem ser indicadores de mudanças ambientais, de que a Terra não é o centro do Universo e de que existem outros mundos com outros sóis.
      Sua importância não é mágica, apenas histórica, análogo aos pergaminhos gregos ou as pinturas rupestres.

      Thumb up 14
    • kiko mesmo ja dizia ao chaves

      kiko – ” o homem invisivel esta aqui”
      chaves – ” e como vc sabe ?”
      kiko – ” porque eu não estou vendo ele”
      chaves – ” aaa bom assim sim “

      Thumb up 8
    • “A bíblia é só um livro e não tem nada de especial”

      Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

      Realmente nada sabe sobre a biblia…O problema de teoricos é isso.Falam do que não sabem.
      Leem algumas bobagens por ai e ja pensam que estao por dentro do assunto.
      Voce consegue compreender o que isso tudo significa?
      Tem noção da magnitude dessa afirmação?
      Quebre barreiras e olhe mais a fundo,não com visao humana,mas com uma visao que vai alem de qualquer entendimento humano.È capaz disso?

      Thumb up 4
    • A bíblia foi escrita por homens, não por deuses, ela é contraditória logo por que não tem nenhuma linha lógica de filosofia, apenas vários autores ao longo do tempo, cada um com sua versão e sua visão de certo e errado. Nenhuma profecia se cumpriu no presente, e nem irá se cumprir, e não me venha com textos bíblicos porque tenho pavor de simbologia interpretativa. A única parte em que ela tem algum valor é no novo testamento, existe muita sabedoria no cristianismo, mas o cristianismo de raiz, o católico já foi completamente distorcido por interesses mesquinhos e interpretações errôneas.

      Thumb up 10
    • Não podemos negar que todos nós temos crenças em coisas que ninguém acredita.Muitas profecias da Bíblia estão se cumprindo, só quem é cego não ver isso!

      Thumb up 0
  17. Ao Yuken: concordo plenamente com o que você escreveu, você pegou pesado mas falou toda verdade. Existem países que mudam as leis civis centenárias para satisfazer determidados grupos que se sentem discriminados, como se isso fosse coisa de país que está “evoluindo”. Engraçado, dizem que o “homem das cavernas”, era bastante promíscuo, quanto mais fêmeas melhor, para variar os genes, aperfeiçoar, etc… Os países que se dizem modernos agora estão aprovando leis liberando tudo o que era considerado” tabu, atraso”. E alguns ainda dizem que acreditam em Deus. Quanta contradição e hipocrisia!

    Thumb up 4
    • Cite exemplos. Não vejo nada de hipocrisia adotada em nações de alto IDH e liberdade de escolha como a Holanda, onde antigos templos católicos estão sendo utilizados como cafeteria e biblioteca com o abandono em massa das atividades religiosas. Pelo contrário, a hipocrisia está na Igreja Católica, onde vossa Papalidade parece se preocupar mais com a legalidade da união homossexual na Europa do que com a fome e as condições sub-humanas em algumas partes da África.

      Thumb up 13
    • Jonatas, que outra entidade do mundo tem mais instituições de caridade do que a Igreja Católica?

      Você acha que esses governos liberais estão preocupados com os homossexuais, ou com o prazer dos jovens em usar drogas, ou com o sofrimento dos moribundos com a legalização da eutanásia, ou com a saúde da mulher que realiza o aborto?

      Um governo que não tem pena nem de um feto indefeso no ventre de sua mãe vai se preocupar com marmanjos?

      O que eles querem é a destruição da família e a consequente diminuição populacional!

      A liberalização das drogas na Holanda tem trazido tantos problemas que muitos políticos querem proibi-las de novo; só que “depois que deu o osso para o cachorro, é quase impossível tirá-lo”.

      O problema das drogas é que elas causam dependência física e não apenas psicológica; o crack, por exemplo, provoca danos físicos irreversíveis ao cérebro.

      Se vocês quiserem ver o futuro que nos aguarda daqui há alguns anos, se nada for feito, vejam essa estarrecedora matéria (não deixem de assistir o vídeo) sobre uma nova droga que está se alastrando na Rússia, o Krokodil, que está transformando pessoas literalmente em zumbis e em esqueletos vivos.

      http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/12917-krokodil-a-manifestacao-fisica-do-mal-e-seus-antecedentes-parte-1.html

      Thumb up 1
    • Eu vi o video sobre drogas passei mal, tive que parar,Na parte da menina com braço com osso exposto, nunca vi algo tão terrivel em minha vida.Pensava que ja tinha visto tudo…

      Thumb up 1
    • Valeu, D.R.

      O vídeo é bombástico.

      Foi difícil assistir até o fim, sem sentir náuseas.
      Sou muito sensível e confesso que chorei com pena da garota.
      Inda mais eu que tenho um parente que agora passou da cocaína para o crack.

      Acho que todos jovens deviam ver esse vídeo. Vou colocar nas minhas listas e mandar a todos os meus contatos.

      E para os fanáticos do deus do VT, faço a mesma pergunta que o Papa Bento XVI fez ao visitar o campo de concentração de Auschwitz:
      “__ONDE ESTAVA DEUS?”

      Fui… me refazer da emoção.
      Esse vídeo mexeu pacas com a minha sensibilidade. Putz.

      Thumb up 4
    • Eu mandei o video pra muita gente…Realmente muitos que são a favor da legalização deveriam ver.Eu pensei nessa menina, quase perdi o sono, não consegui comer ontem a noite.
      É bombástico mesmo, é terrível.
      As pessoas lá não tão fazendo nada pra que esta situação acabe? Os homens tem responsabilidade nisso, pois a droga se vende em farmácia.Por dinheiro e política as pessoas estão morrendo aos pedaços.Fico totalmente indgnada com isto.
      A matéria aqui é outra mas o hipescience bem q poderia falar disso, em vez de ficar nesse lero lero aqui de briguinha de ateu com cristão, isto não leva a nada, tem coisa mais importante a se fazer.Vou colocar no face tb, é a unica coisa q no momento posso fazer.

      Maga so coloquei aqui mais uma vez, pois não havia espaço pra falar.

      Fiquei como vc muito mal.

      Thumb up 1
    • Desculpem, eu ia escrever para quem não tem “estômago forte” não visse o vídeo. Mas eu pensei justamente isso, que todos deveriam vê-lo como um alerta à nossa sociedade de que algo tem que ser feito, antes que seja tarde demais (se já não for)!

      Thumb up 0
    • Totalmente ilógico, por mais capitalista e frio que seja um governo, a diminuição populacional significaria menos impostos e menos consumidores ao sistema. O projeto dos governos mundiais visa justamente a diminuição da miséria, para que consumidores com mais poder de compra aqueçam a economia mundial em crise.
      A Igreja Católica é um câncer mundial histórico e não evoluiu grande coisa desde os tempos da inquisição, apenas perdeu poder sobre os Estados e se rendeu diante das comprovações científicas. Sabe qual o único ato inteligente que já vi vindo de lá? O pedido público de desculpas a Galileu feito por João Paulo II. A caridade da igreja católica é desprezível em relação a sua riqueza, riqueza esta que se formou basicamente do extrativismo colonial, ouro levado da América do sul, e diamantes da África, que hoje enfeitam os suntuosos corredores do papa.
      Usar drogas é escolha, não obrigação, e o fato de proibir ou não não impede as pessoas de usar. Junte todas essas abordagens de conspiração Iluminatti e Nova Ordem mundial, elas não têm a menor coesão com os fatos. Nenhuma religião salvará o mundo, a única salvação é o conhecimento, a ética e a educação, quando forem livres e acessíveis a todos.

      Thumb up 4
    • Oi, Jonatas:

      Permita um pitaco no conversê, em apenas um item da sua postagem.

      Meu pai mandou fazer uma placa de jacarandá de 50X40 com letras de bronze e afixou na parede da biblioteca de casa, com os dizeres do Zem-Budismo:
      “Valorizar o que é valorizável”

      Tornou-se um lema na minha família e serve prá qualquer situação.

      Quando contestamos a Igreja Católica, temos a tendência de citar em primeiro lugar, seu passado negro, a inquisição.

      Esquecemos de enaltecer que foi através da Igreja que o cristianismo chegou ao Novo Mundo. Seja de que forma foi implantado, a ferro e a fogo nas civilizações existentes.

      Todas as igrejas do interior de São Paulo tinham escolas paroquiais e meus tios e tias estudaram nelas, gratuitamente.

      Nos séculos retrazado e anteriores, só os filhos dos ricos podiam ser mandados a estudar nas universidades de Paris, Londres, Madrid, Coimbra, Lisboa e do Porto

      Os jesuítas fundaram diversas universidades em vários pontos do Brasil e da América latina, dando oportunidade aos menos endinheirados de se formarem em medicina, letras e outras áreas.

      A Igreja também mantinha cursos gratuitos do Normal, que formava professores.

      Minha tia foi diretora da Secretaria Estadual da Promoção Social de São Paulo e tinha a função de analisar os contratos de ajuda financeira para manter as instituições de caridade.

      Ela diz que a maioria dessas instituições são católicas, seguidas quase empatado com as espíritas. As evangélicas representam apenas um por cento do total de obras assistenciais.

      Não sou mais católica, mas tenho que admitir que a Igreja possui também seus lados valorizáveis que não podemos negar, inclusive mantendo locais para tratamento de drogados.

      Fui.

      Thumb up 11
    • Bens feitos pela Igreja existem, mas apenas aos seus seguidores, se você não for católico a igreja te deixa morrer a míngua. Outro detalhe, Magda, Índios NUNCA foram beneficiados pela atividade jesuíta, muito pelo contrário. Se hoje boa parte deles vivem mendigando vendendo balaios na beira do asfalto, bebendo ou sendo espancados e queimados por playboys medíocres em paradas de ônibus, foi justamente por culpa da influência europeia que destruiu suas culturas e seus valores através dessa pseudo-fé-cristã. Sua identidade foi perdida, e a culpa é da igreja católica.
      As únicas entidades realmente beneficentes são espíritas e budistas, que ajudam pessoas sem se importar com sua cor, sua raça ou sua religião;

      Thumb up 4
    • Jonatas:

      Não discordo totalmente da sua opinião sobre a Igreja Católica.

      Mas se formos analisar por esse prisma, então tudo o que aconteceu no Brasil de ontem e de hoje será só culpa da Igreja?
      Tem também a escravidão, os anos de chumbo do governo militar e uma pá de coisas.

      Historicamente, há mais fatores envolvidos na questão, mas vai deixar o debate interminável. Não acha?

      Fui.

      Thumb up 4
    • Jonatas, não diga uma coisa dessas! Se tem alguma religião no mundo que faz caridade independentemente da fé da pessoa, é a Igreja Católica; vide Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce!

      Quem ainda não leu, aconselho a ler o excelente livro do ilustre Prof. Felipe Aquino: “UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA”; que conta a verdadeira história da Igreja, da Inquisição e da Idade Média, baseada em novas pesquisas de historiadores modernos; mostrando o quanto a Igreja Católica foi importante para a civilização ocidental e para o mundo. Verão que a história que nos foi ensinada na escola foi muito deturpada.

      Thumb up 1
  18. quando se fala em DEUS,e muito dificil ao homem entende-lo pois nossa imperfeiçao nao nos deixa ver o logico que DEUS esta acima de tudo cuidando de cada um,com amor ,bondade e justiça.

    Thumb up 1
  19. A definição de deus em dicionários dizem que, ele é o ser supremo criador e preservador do universo. Na verdade todos recorrem a um deus nos momentos de aflição, medo, doença e outros infinitos problemas ou desejos. O homem foi sim, não digo programado mas, criado dependente de uma força superior que ele não vê, mas sente, quando verdadeiramente precisa de superação dos obstáculos que surgem durante sua curta vida. Esta força superior pode vir de si mesmo, passando a acreditar que é um deus, ou vendo exemplos de superação a ser seguido em lideres, artistas, ativista ou esportistas, ou vindo do dinheiro, posição social ou bens materiais. Em verdade em verdade vos digo, bem aventurado aquele que se programou para ser totalmente dependente do verdadeiro DEUS criador, a grande força superior de amor e de paz, para toda a eternidade.

    Thumb up 3
    • Já superei muitos obstáculos sem precisar recorrer a nenhum ser mágico. Incluindo doença, cirurgia e crise financeira grave. Superei com auto confiança, me olhando no espelho e dizendo “eu sou o máximo”. Tenho certeza que muitos concordam comigo. Nasci em família católica, e desde criança não consegui aceitar aquelas maluquices da bíblia.
      Esse negócio que os religiosos tanto repetem de que ateu chama por Deus quando precisa já está muito batido. Quem chamar é o ateu-superficial, que no fundo acredita.
      Eu não acredito, nem desacredito, apenas considero uma das mais belas questões de nossa existência. Mas considero que tenho em mim tudo o que preciso pra viver e vencer, e não peço ajuda.

      Thumb up 10
    • Como dizia thomas jefferson ” A arte da vida é a arte de evitar a dor”, contudo nem todos são auto-suficiente, alguns precisam de deus para ser feliz… Exista ele ou não!!

      Thumb up 4
  20. Não posso imaginar um Deus a recompensar e ao mesmo tempo castigar o objeto de sua criação.

    Thumb up 9
    • O Deus da maior parte dos religiosos foi construído por base no entendimento humano, na interpretação de pessoas do passado, ele é nossa imagem e semelhança e não o contrário. O deus bíblico faz coisas como devastações e castigos que um homem faria tendo o poder em suas mãos, já um deus soberano e universal seria tão inteligente e avançado que não precisaria desses meios obsoletos de manifestação.
      Literalmente, nosso intelecto, nem no passado e nem no presente, jamais seria e nem é capaz de interpretar um intelecto supremo e o que ele fez ou faz, simplesmente porque não pensamos nesse nível.

      Thumb up 9
    • Caro amigo Elton

      Simples resposta.
      Pecado!
      Deus abomina quem peca, seja qual o grau.
      Ao nao ser se vc acha que nao existe certo ou errado??

      Thumb up 0
  21. Se o hype pretendeu fazer discussão, conseguiu!

    O mais importante é que todos respeitem a opinião e a crença do outro. Isso vai de cada um. Alguns comentários já afirmam que Deus é uma mentira passada de geração a geração, como se soubessem tudo do universo. Mas o ser humano vai falar o que? Ainda é um ser que parece se arrastar moralmente, nem consegue chegar a sua Lua direito e afirma que Deus não existe, como se tudo tivesse vindo de um caos, uma coincidência rara de reações quimicas. Quem garante? Mesmo assim, Deus pode ter sido o responsável por este caos. Eu creio que a lógica de Deus foge ao nosso entendimento atual, porem é mais viva do que o ser humano possa imaginar. Este é um blog de ciência, e discussões ciclicas terão, mas desde que sejam discussões saudaveis com troca de ideias, que mal tem? É importante cada um expressar sua opinião, mas sem julgar a crença do outro e afirmar que é dono da verdade!

    Thumb up 7
    • “como se soubessem tudo do universo”
      Mas é exatamente por isso que colocam deuses, no passado, existia deus do raio, dos vulcões, das trovoadas e outros milhares, com o tempo esse fenômenos foram tendo explicações e esses deuses são mitológicos, como Zeus

      “uma coincidência rara de reações quimicas”
      Primeiro você tem que ter noção do tamanho do universo, para depois tentar afirmar isso, se conseguir, é claro.

      Thumb up 4
  22. O poeta Tagore estava certo quando afirmou:

    “Deus, como cada um o concebe”.

    Diz o sábio humorista Millor Fernandes:

    “Deus deve dar muita risada quando ouve dizer que o homem foi criado à sua imagem e semelhança”.

    Já essa patalógica aqui acha que se fosse fácil definir o Criador, não haveria tantas religiões espalhadas pelo planeta.

    Fui

    Thumb up 15
    • Disse tudo, amiga de penas!

      Thumb up 8
    • num universo com bilhões de galaxias, contendo bilhões de sóis
      cada galaxia, esta infima massa cinzenta que processa dados e emoções, tenta definir e ate dizer o que pensa o criador.
      caramba.

      Thumb up 0
  23. Como tem ateu no Brasil.
    Ta explicado porque o país passa uma visao negativa de moralidade para nós de países de primeiro mundo.
    Se querem turismo sexual a vontade,os estrangeirosvão para o Norte e o Rio de janeiro.
    Quase ninguem acredita que vai ser ponido das tuas obras,então que vivamos os 7 pecados capitais sem nos preocupar com nada.
    Não é atoa que é um dos países mais corruptos do mundo.
    Seus dirigentes tambem devem ser ateu.
    Nada pode os julgar ja que não a lei que realmente funcione contra esse crime.
    Dizer que Deus não existe é a mesma coisa de adimitir viverem da forma que acham que deve.
    Se Deus não existe porque devo me preocupar com alguma coisa?Ele não existe mesmo.
    Ja vi brasileiros criticarem seu governantes os chamando de ladrao.
    Como pode acusar alguem sendo que comete o mesmo crime.
    Uma caneta que voce leva do seu trabalho,uma ligação que voce faz do seu trabalho,uma coisa aqui ,outra ali.
    Se não é seu e ta levando,se voce não paga a conta e ta usando…entao ta roubando.
    Acredito que cada nação tem o governo que merece.
    Me lembro de uma epoca em que a França se declarou ateia.
    Foi um desastre.
    Resumindo…No Brasil,tudo é carnaval e corrupçao.
    Deus não existe mesmo…Não é verdade senhores ateus?

    Thumb up 5
    • Yuken, não devemos julgar os outros baseados em nós mesmos. Existem muitos brasileiros bons que não estão no meio da política e nem dirigindo bancos ou grandes empresas. Estes são pessoas seguras de si, que não precisam alimentar seu ego para se sentirem bem. Ao contrário, as que lutam por poder, dinheiro, status, influência, fama, estas sim, por se sentirem diminutas, pequenas (o que é a pura realidade) fazem de tudo para conseguirem se sobressair onde quer que estejam. Entre estas pessoas a grande e esmagadora maioria é religiosa. O que vc não entende (ainda está a caminho) é que, se alguém não tem uma religião não quer dizer que será uma pessoa ruim ou que fará tudo sem moralidade. O que faz as pessoas sem moral é a falta de ética. A ética é infinitamente mais importante do que qualquer religião, pois é o fundamento (em que qualquer deus vive) destas e a excelência de convivência humana como divina, não importa qual. Só que esta não está contida em guerras, descasos, difamações, assassinatos, mentiras, corrupção e outros adjetivos pejorativos que encontramos em líderes, políticos, religiosos, profissionais etc. Saiba que foram as religiões a causa de mais do dobro de guerras da humanidade (acho que este número é maior, muito maior, mas não me lembro exatamente) e a maior causa de mortes e condenações de inocentes do mundo, esmagadoramente. Outra coisa, se alguém crê em deus, deveria ser mais cuidadoso com sua vida, pois será julgado por conhecer a “verdade”. Por outro lado, se alguém não conhece a bíblia, por exemplo, não lhe recairia um julgamento tão forte assim. Donde concluímos que para o bem do futuro pósmortem da humanidade é deveras melhor não conhecermos da árvore do julgamento do mal pelo mal, não nos doarmos a um deus que nos julgue. Bem melhor é se espiritualizar e procurar o bem em tudo, em todos os livros, quadros, esculturas, comentários, ciência, relacionamentos etc. sem precisarmos doar nossas vidas, poe elas NOS pertencem. E lutar pelo bem, sem condenar ninguém. Podemos falar sobre isto horas sem fim, mas fica a reflexão: O que é de deus não mata, não agride, não desune, mas consola, ajuda, une, compreende, é neutro, não interfere no crescimento individual, não influencia, faz crescer, deixa crescer, mesmo com alguns error. O importante é que o próximo possa notar o amor do outro, sua vibração positiva e se acreditar, ver, enxergar o positivo como uma solução inteligente. Abraço.

      Thumb up 2
    • Verdade !!!!

      Thumb up 0
    • Ateu no Brasil, mentira. A religião católica está impregnada até nas veias dessa nação. Vivemos entre a maior legião de católicos do Planeta, provavelmente já superamos a Europa, uma vez que boa parte da população européia está migrando para o ateísmo, especialmente em países desenvolvidos em IDH como Dinamarca, Holanda e Suécia.
      Aqui está uma das maiores estátuas construída ao cristianismo, o Redentor do RJ. Por todos os Estados vemos ruas e cidades com nomes de santos e personalidades católicas, Santa Maria, São Paulo, São Vicente, São Pedro, Santo Antônio.

      Thumb up 5
    • Cara, você tá louco, quase todo Brasil é dominado pela religião católica, depois os evangélicos eu acho, ateus não deve chegar nem 1%

      No continente de Europa, metade são ateus, principalmente a Suécia, procure sobre este país e compare com o Brasil para você ver a grande diferença

      Thumb up 7
    • Nada melhor falar disso quem esta morando na Europa.
      Eu estou morando mais de 5 anos aqui na Europa e percebi lendo jornais, tv e pessoas ao meu redor que a maioria dos Europeus tem preguiça de praticar alguma religião.
      Mas isso nao quer dizer que a maioria sao ateus, a maioria nao frequenta igreja mas na epoca de natal lotam as igrejas.
      A Europa tem melhor qualidade de vida, de segurança, educação do que o Brasil e isso faz que a maioria das pessoas nao praticam todo dia a religiao.
      Porem, nos jornais vejo todo dia muita disgraca acontecendo como assasinatos, adulterios, gravidez precoce entre as aborrecentes isso e falta que faz a religião para deveres e valores morais.

      Thumb up 0
    • “Se você é bom e pratica o bem só porque teme a deus e almeja o paraíso então você é uma pessoa muito desprezível, diria Einstein a você! Seja bom porque você é um ser Humano e não porque teme divindades. É muito mais nobre”.

      Thumb up 1
  24. Essas discussões são muitos cansativas… Ateus querendo provar e inexistência de Deus, crentes e fanáticos querendo provar o contrário, cada um usando argumentos cada vez mais estapafúrdios. Crer ou não crer é uma questão pessoal e intransferível. ”Convicção pessoal” o próprio termo já diz, não precisa provar nada pra ninguém.
    E o hypecience já ta ficando cansativo com essas matérias apelativas.

    Thumb up 1
    • Não é cansado é cansados acabou de entrar mais “UM”

      Thumb up 0
    • Você que pensa !
      Participo e às vezes opino, acho interessante como as pessoas se digladiam na intenção de impor as “suas” verdades. Cada ser humano é um universo à parte e muito complexo , vamos deixar o circo pegar fogo , aprendo muito com tudo isto , tenho a certeza absoluta que a maioria das guerras foram causadas por imposição de idéias contrárias .

      Thumb up 0
  25. acreditar em Deus é fácil ….difícil é acreditar que o comentário das pessoas vai passar pela moderação.

    Thumb up 3
  26. Como disse o historiador Stephen Henry Roberts (1901-71): “Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu”.

    Thumb up 4
  27. A religião foi um artifício criado pelos seres humanos para satisfazer a insaciável mente humana por conhecimento a respeito da origem das coisas, por mais fantasiosa que seja, mesmo para enganando a si mesmo.

    Thumb up 1
  28. Eu não sou e nunca fui condicionado a acreditar, assim como muitos Ateus por aí. Também não lembro de um dia ter acreditado em Papai Noel, coelhinho da pascoa, etc… Será que tem relação? Será que sou descendente de uma tribo de pagãos? RSRS

    Thumb up 2
  29. Essa tal “Influência” é antiga demais para ser comparada com papai noel e fada do dente né não.

    Desde a origem da humanindade, relatos históricos, etc.. se adorava a alguma divindade, como pois explicar a inexistência de algo que no profundo do nosso íntimo nós cremos.

    Acredito que é preciso ter mais fé para não crer, Pois como provar que algo não existe se simplismente não acreditamos.

    Ateu?? balela!! Olhe para dentro de você e procure convicções de que não há nenhuma crença. Tiremos as máscaras que colocamos em nosso rosto quando conhecemos a ciência e assim veremos de fato quais são os nossos conceitos.

    Contéudo postado até interresante, porém fraquíssimo em idéias.

    Thumb up 0
  30. É incrivel como pessoas inteligentes ainda tentam estampar provas “Místico” ou do “Não Místico”.

    Você que está lendo este comentário, talvez entenda o que irei escrever a seguir, se me você me entende e pratica essa ação, me ajude a refletir por favor….

    Vivendo e observando essa vida na terra, entendendo cada vez mais o nosso planeta e o nosso universo. Vendo o quanto ele é hostil e naturalmente tende a nos destruir, não por maldade e nem por sinismo, mas sim pela tragetória ciclica de tudo que existe.
    No momento em que vamos progredindo em nosso intelecto e percebendo cada vez mais que o universo está em nos e não nos que estamos nele.

    Como podemos querer tirar tão bruscamente a fantasia das pessoas que ainda não acompanharam o ritmo evoluconario do conhecimento intuitivo? Não seria um tanto cruel?

    Esclarecidos, devemos nos esforçar para continuar a expandir o campo de conhecimento e divulga-la aos poucos, evitanto traumas e desequilibrios.

    Vamos torcer para que com o passar dos anos o nosso conhecimento seja cada vez mais intuitivo. Assim como alguns dos nossos instintos. Seria uma experiência magnífica ver a Mecânica Quantica, Leis da Termodinamica, a Relatividade, Teoria M, Cosmologia….serem intuitivos aos nossos filhos, e cada vez mais aprimorado em cada geração, linearmente.

    Então vamos nos esforçar para que esse conhecimento também seja programado em nosso cérebro assim como crer em Papai Noel, Fadas e “Deus”.

    Thumb up 6
    • Pressa ao digitar por estar no trabalho = alguns erros de digitação…

      Thumb up 0
  31. Muito estranho td que li no artigo.Com 5 anos já fazia questionamentos na escola nas aulas de Ciências. Minha família (avós e bisavós dele) desejou q ele tivesse uma formação religiosa e ele estudou em colégio religioso e no entanto ele continuou firme dizendo que evidência é sempre preferível a qualquer outra coisa duvidosa.
    Embora tenha pais (separados) ateus isso não foi uma influência. Ele sempre queria saber, entender… Hj, com 22 anos, é um jovem inteligente, saudável.Enfim…

    Thumb up 2
  32. Essa é só mais uma pesquisa e existem outras que dizem coisas diferentes dessa mas a influência cultural é o determinante na crença e diferentes povos têm diferentes pontos de vista a respeito do sobrenatural e com certeza é um modelo mais simples para explicar o mundo,mas obsoleto pelos avanços científicos que têm que ser aprendidos formalmente e de maneira um tanto difícil…

    Thumb up 0
  33. O que está acontecendo atualmente com a humanidade é que, por mais estranho que pareça, estamos deixando a ficha, finalmente, cair. Muitas pessoas que adquirem um mínimo de cultura já andam descartando estes “deuses” que mais parecem engodo (e o são) e descobrindo a maravilha de ser, de estar. Isto não significa ser mau, mas trocar o domínio das doutrinas punitivas pelo crescer da espiritualidade e do buscar em si. É claro que a zona de conforto faz com que os religiosos não queiram descobrir mais sobre a vida, a verdade, pois “está bom do jeito que está”, mas os que se esforçam para trilhar o caminho da evolução acabam por merecer as conquistas reais, pessoais e intranasferíveis às quais nos dispomos nesta vida. As religiões Cristãs, por exemplo, doutrinam, não dão o verdadeiro livre arbítrio, Impõem. Um bom exemplo do mal que fazem aos humanos é que prometem algo que não podem provar e sua recompensa será apenas depois de morrer… Sinceramente está claro que é um verdadeiro engodo. Acreditar no que não se pode provar para receber o prêmio maior depois de morto? Quem pode voltar para reclamar? É nisto que depositavam suas vidas e as dos seus? Irresponsabilidade burra e involutiva, estagnante. As pessoas estão acordando, cada vez mais, e isto é parte de um processo evolutivo mais verdadeiro e espiritualizado. Fazer o bem porque este é o único caminho à evolução pessoal, por espontaneidade, sem imposições ou doutrinações. Ser bom porque se é ético, espiritualizado, uma essência da vida e da evolução. Obs: Nada a ver com espiritismo, espero que tenham nível para entender o termo “espiritualizar”.

    Thumb up 10
    • Faço minhas as suas palavras. É isso aí.

      Thumb up 1
  34. Eu sabia que isso viraria uma discussão teísta vs ateísta, essa reportagem atua como um verdadeiro chamariz de pregadores fanáticos e criacionistas, bem como de ateus limitantes e anti-religiosos. Ou seja, justamente o público das discussões cíclicas intermináveis do item G ali no quadrado amarelo.

    Thumb up 7
    • Jonatas, pelos teus comentários aqui no site, você parece ser uma pessoa, realmente, bastante inteligente! Mas o próprio artigo é que “provoca” esse tipo de discussão entre crentes e céticos; que não deixa de ser salutar, desde que se mostre argumentos e não xingamentos ou preconceitos de ambas as partes; pois é isso que nos leva a buscar e encontrar a verdade, seja ela qual for!

      Dá para ver que você se interessa muito pela Ciência. Por isso, se você ainda não viu, aconselho a você e a todos daqui a assistirem o documentário (que indiquei) do History Channel “GUADALUPE: UMA IMAGEM VIVA” (disponível no ‘You Tube’) que mostra a história e os estudos científicos feitos na Imagem de Guadalupe; inclusive, com entrevista de físicos, astrônomos e do próprio Dr. Aste da IBM.

      E, também, que estudem as pesquisas científicas sobre o Sudário de Turim; em especial, as últimas pesquisas (que também indiquei) realizadas pelos físicos do ENEA sobre a formação da imagem do Sudário.

      Como já disse, as pesquisas científicas sobre os grandes milagres da Igreja é ciência séria e não apenas uma questão de fé. Pois os milagres, por serem observáveis, são sim objetos de estudo pela Ciência!

      Thumb up 2
  35. Deus é cultura, não natureza humana. Assim como o papai-noel e o coelhinho da pascoa que são acreditados por crianças que quando crescem absorve a informação da mentira que são tais lendas.

    Porém,a crença em deus é uma fábula para adultos que acaba enraizado na cabeça das pessoas e depois é muito difícil tirar delas.

    Diga uma mentira mil vezes e ela soará como verdade
    (Goebels) – assim é deus: uma mentira que ouvimos continuamente desde criança pela boca da familia, sociedade, midia, etc e tal…

    Minhas filhas são atéias, nunca acreditaram em deus desde crianças. Como explicar isso? – Facil: elas nasceram numa família atéia, cuja cultura espelha essa visão filosófica.

    É claro que não pudemos cortar-lhes a fantasia do papai-noel e coelhinho da pascoa, por serem eles absolutamente “pagãos”, as quais quando cresceram entenderam ser apenas uma fantasia infantil.

    Thumb up 2
    • Ao Intelegentão: Realmente o novo testameto Deus PARECE ser cruel ” assinando grupos de pessoas nas guerras de Israel, e no novo Ele “oferece a outra face”. Isso é parece pois está na bíblia. Mas… Imagine hoje um país isolado que começa a praticar uma religião que oferece sacrifícios humanos aos seus deuses, inclusive seqüestrando do nosso país, nossas crianças, nossos filhos. Será que ” ofereceriamos a outra face?” Deus é amor, mas outra qualidade dele que muitos esquecem é a JUSTIÇA. A Dele não é cega, corrupta , falha e vagarosa como a humana. É perfeita. Não nascemos programados pra acreditar nele, temos livre arbítrio. Mas por causa da hipocrisia das religiões e outros fatores podemos deixar de acreditar Nele. É uma questão pessoal de livre procura e pesquisa separar o “joio do trigo” das religiões.

      Thumb up 0
  36. “Temos dificuldade em não saber a razão da existência de
    algo”

    DIficuldade? Que péssima colocação.
    Quem é que sabe algouma razão para a existência da algo, sobretudo, a existência da existência? Isso é pura metafisica especulativa. Não há como sabermos a razão da existência de nada. Não é questão de dificuldade ou facilidade, neste aspecto, é simplesmente, impossível.

    Thumb up 0
  37. Sou um bom pai, bom marido e bom cidadão , respeito a tudo e a todos, portanto, não preciso de nenhum deus para ser uma boa pessoa.

    Thumb up 5
    • Se esta afirmação for verdadeira, aceite meus parabéns !!!
      É o bastante , e que o universo conspire em teu favor…..

      Thumb up 0
  38. Deve-se basear um estudo em idéias de criança? Sabem-se quando ela cresce sua visão muda completamente. A Idea de Deus é como comer todos os dias, beber água, receber a luz solar se nada disso acontecer o corpo humano padece e morre. A Idea de Deus não tem nenhuma ligação com o corpo em si e sim com a cultura é mais um mito forte pela força da palavra, na medida em que propomos acreditar torna-se real na parte imaginaria da mente. Existe a cultura individual e coletiva das que são impostas pelas organizações sociais e com muita ingenuidade a massa tende a ceder porque é a maioria que está seguindo. A parte não desenvolvida da mente humana que é o egoísmo em não compartilhar algo com o próximo e mais o medo de se isolar e morrer esquecido faz com que uma Idea liga a outra, faz se ligar uma memória, digamos, eterna e isso os torna a humanidade muito cômoda com a vida. Mas as pessoas continuam sofrendo, pobres, massacradas, famintas, perseguidas por organizações que enriquece com tanta facilidade tudo em nome da força bélica, da política, da Lei e de Deus. Como a humanidade ainda não se encontrou no seu estado pleno de consciência e ainda não conhece o seu limite que esta entre o prazer e a dor. Realmente precisará de uma força superior para continuar existindo e por limites nas suas ações impostas através de governos, leis e religiões sem respeitar o limite de todos. Digamos que estamos ainda na primeira fase da evolução, porque o homem não quer acreditar no próprio homem. Vemos isso há milhares de anos a historia se repetir. Tá na hora da humanidade se desconfiar!

    Thumb up 7
    • “Deus” é uma simplificação necessária para nos consolarmos diante das aflições.
      A “ciência da consciência” ou Coscienciologia descobriu que o processo de amparo de origem extra física é extremamente complexo. Mais acessível às pessoas portadoras de parapsiquismo aliado aos experimentos controlados segundo a metodologia científica. Porém a libertação dos sofrimentos só acontece através dos esclarecimentos conscienciológicos, pois as religiões apenas consolam, mantendo o “crente” aprisionados nos dogmas, misticismos, idolatrias, tradições e sujeitos aos assédios religiosos de todo o tipo.

      Thumb up 3
  39. SE PREFEREM ACREDITAR APENAS NA CIENCIA PORQUE ESTÃO VENDO O QUE ELA FAZ, PACIENCIA NÉ?

    Thumb up 0
  40. Acho que seria mais útil para a humanidade achar uma explicação de como e por que ocorre o “entrelaçamento quantico” ou “efeito fantasmagorico a distância” ao invés de tentar justificar a crença em fadas e papai noel…

    Thumb up 7
    • O entrelaçamento quântico realmente é um dos fenômenos mais incrível e “misterioso” da física quântica.

      Thumb up 0
  41. Sou Cristã. E não há nada que possa mudar esta questão.

    Bom, acredito que para alguns ateus funciona da mesma forma.

    Então concluo que humanos nasceram para crer em Deus apesar
    de toda sorte de explicações de que Ele não existe.
    E também que humanos nasceram para não crer apesar da insistente vontade dos cristãos de fazer o contrário.Mostrando argumentos, experiências, etccccc…
    Pode ser genético como disse alguém, mas também pode ser escolha analítica.Em cada um dos casos fica claro que tudo nesta vida não é para todos.

    Thumb up 0
  42. Se Deus ou mesmo deuses existem ou não, o que muda em nossas vidas? Nada.
    Acho uma perda de tempo discutir isso, acho que o grande princípio é vivermos em harmonia com os outros seres, respeitando as suas diferenças.
    Eu acredito em Deus, e respeito quem não acredita.

    Thumb up 1
    • Eu acho que se algum dia a humanidade descobre provas concretas de que Deus existe, o mundo mudaria…no minimo um pouco

      Thumb up 1
  43. Eu acredito em Deus simplesmente, e respeito cada pessoa que encontrou a sua fé na religião que possa ter escolhido. Acho que não existe essa coisa, de que a sua ou aquela religião é melhor, e sim onde vc encontrou a sua Fé. Tenho amigos de todas as religiões e aceito quando sou convidada a ir, seja católica, evangélica, messiânica, enfim… O que me prende, a base do que eu busco e sinto é a Fé em Deus!!! Se eu fosse questionar tudo que acontece, que eu acho injusto, eu iria desacreditar de Deus, e passamos por tantas provações todos os dias e eu só posso entender que nada realmente é por acaso, que provações acontecem em nossa vida para que tenhamos serenidade e muuuita fé.É uma luta árdua, mas esta valendo a pena, porque a Paz vem em meu coração mesmo com as lágrimas que inevitavelmente as vezes teimam em descer.
    Meu filho nasceu dia 17/10/2011 e faleceu em 18/10/2011, e tivemos todas as orações, louvores, passes de todas as religiões, mesmo todos sabendo que a Doutrina Espirita que eu sempre gostei foi a que ajudou eu e meu esposo a aceitar certas coisas.Enfim, eu entendo que a Fé é a Religião, independente de qual seja.

    Thumb up 1
  44. Antropologicamente falando, o fator cultural é o que determinaria, a principio, as crenças nas sociedades. Os indivíduos absorvem determinados hábitos, costumes, crenças, etc, pois estas são aceitas (legitimadas) e reproduzidas culturalmente. Logo, para se chegar à uma conclusão como a que o autor da pesquisa citada acima obteve com mais exatidão, seria necessário estudar um individuo privado de qualquer contato social, ou inserido em um grupo onde o ateísmo fosse predominante, ou ainda onde a simples ideia de Deus não fosse reproduzida.

    Thumb up 8
    • esse estudo ja foi feito
      e vc esta certo
      eu li aqui no site mesmo

      pessoas aceitam as crenças em que a maioria da sociedade em que eles vivem acredita
      para serem aceitos
      de geração em geração os ensinamentos são passados
      e é isso … simples

      Thumb up 1
    • Não é assim que a ciência funciona. Mesmo o estudo de um cientista pode ser contestado. Basta que, para isso, outro elabore uma nova teoria. Não existe verdade absoluta. Autores/pesquisadores/cientistas servem apenas para elaborarem um novo referencial teórico. Lembre-se: a melhor teoria é aquela que oferece o maior poder explicativo para o fenômeno a ser analisado!
      Nas ciências humanas, consenso é algo a se buscar, porém é muito difícil, ainda mais quando se tenta explicar um fenômeno apenas por um viés.

      Thumb up 0
  45. Talvez, acreditamos que Deus existe pelo simples fato dele realmente existir!

    Não é só pela fé ou instinto que acreditamos em Deus, a própria razão nos leva a crer em Deus, como: a origem do universo, a origem da vida e a origem da consciência; a ordem e beleza estampadas no universo inteiro e nas criaturas, a filosofia (procurem na internet sobre as “cinco vias de São Tomás de Aquino” ou pelas “provas da existência de Deus”) e, principalmente, os diversos milagres permanentes da Igreja como Santo Sudário, Imagem de Guadalupe, Sangue de São Genaro, Milagre Eucarístico de Lanciano, corpos e órgãos incorruptos de santos, etc.

    Por exemplo, sobre o Santo Sudário, procurem na internet pelas últimas pesquisas feitas pela equipe de físicos do ENEA que chegou à conclusão (após cinco anos de pesquisa) que seria necessário um laser ultravioleta de 34 trilhões de watts para gerar a imagem do Santo Sudário de uma só vez. Algo impossível não só na Idade Média, mas até nos dias de hoje!

    Já sobre um dos maiores milagres da Igreja, a Imagem de Guadalupe, assistam (do começo ao fim) este incrível e imperdível documentário do History Channel “GUADALUPE: UMA IMAGEM VIVA” (disponível no ‘You Tube’) que conta a fascinante história e os principais estudos científicos realizados na Imagem de Guadalupe, com entrevista de físicos, astrônomos e até do Dr. Aste.

    Então, verão que o milagre é o elo entre a ciência e a fé!

    Thumb up 9
    • O ponto máximo de um religioso. Buscar respostas em “milagres”,filósofos religiosos,santo sudário e por ai vai.

      Colocar razão nos leva a descrer em deus.

      Precisa ver o mundo como realmente é, abrir a mente.

      Thumb up 5
    • Gostaria que, pelo menos, assistisse o documentário do History Channel, que indiquei, sobre a Imagem de Guadalupe, antes de fazer tal julgamento.

      Os milagres da Igreja são algo muito sério e são pesquisados por cientistas de verdade e não por fanáticos religiosos ou pseudo-cientistas.

      Quem aqui ainda não acredita em Deus, aconselho a estudar a fundo os grandes milagres permanentes da Igreja. Então verão que, realmente, “há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia”!

      Thumb up 3
    • Diga uma mentira mil vezes e ela soará como verdade
      (Goebels) – assim é deus: uma fantasiosa mentira que ouvimos continuamente desde criança pela boca da familia, sociedade, midia, etc e tal…

      Pergunte ás crianças da Suecia se elas acreditam em deus…

      Thumb up 3
    • Caro Chico
      Sobre a Suecia, em 2008 cerca de 73% da população do país se declararam pertencentes a Igreja Luterana Sueca, uma igreja protestante com adaptações suecas.
      Os católicos representam cerca de 1,9% e os cristãos evangélicos pentecostais, cerca de 1%. Outras religiões (islamismo, judaísmo, igreja ortodoxa e outras), somadas, dão cerca de 11%.
      Parece que nao existe muito ateu la!

      fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Suécia#Religi.C3.A3o

      Thumb up 0
    • Eu acompanho os estudos científicos sobre o Santo Sudário há muito tempo e posso garantir que o que está escrito nesse seu artigo (se é você mesmo o autor) não passa de especulações e teoria da conspiração no mesmo estilo de Código da Vinci ou do documentário pseudo-científico Zeitgeist!

      Infelizmente, autores desse tipo (que buscam fama e dinheiro à custa da Igreja e da ingenuidade alheia) estão prestando um grande desserviço ao mundo, à história, à internet, à religião e à própria ciência! Pois, queira ou não, muitas pessoas com pouco conhecimento científico passam a acreditar nessas especulações e a divulgar tais idéias que nem papagaio pela internet. E, no fim, muitos acabam achando que são verdade ou ficam confusos não sabendo no que acreditar; já que cada um fala uma coisa.

      Primeiro, que Leonardo da Vinci é posterior ao Santo Sudário; e, mesmo porque, nem ele seria capaz de reproduzi-lo; já que, na verdade, o Sudário de Turim não é pintura, nem decalque e nem fotografia; e sim uma radiografia (onde dá para ver até os ossos e as raízes dos dentes da vítima) e um mapa de relevo 3D (iguais aos de imagem de satélite). Entre outras características incríveis que o torna impossível de ser reproduzido; não só na Idade Média, mas mesmo com a tecnologia de hoje!

      O estudo do Sudário é extremamente sério; inclusive, com artigos publicados (até com ‘peer review’ ou revisão por pares) por renomados cientistas de várias áreas científicas. Sendo que ele já é o objeto mais estudado em toda a história da Ciência.

      Para que ainda não viu, aconselho fortemente a ver o excelente e sério documentário (também disponível no ‘You Tube’) da Discovery Channel: “O MISTÉRIO DO SANTO SUDÁRIO” e sua continuação “O SUDÁRIO DE TURIM”; que está bem completo e imparcial e mostra tudo que falei aqui.

      E para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto, indico também os sites: “SHROUD OF TURIN WEBSITE” e “SHROUD OF TURIN IN 3D”; além do artigo da Wikipedia (em português) sobre o Sudário de Turim, que também está bem completo e imparcial.

      Gente, o estudo de milagres também é ciência. Estudem bastante o assunto, tanto os prós como os contra, e tirem suas próprias conclusões; para não deixarem se influenciar e se enganar por mentiras e especulações pseudo-científicas e irresponsáveis que assolam hoje a internet e todos os meios de comunicação social!

      Thumb up 1
  46. O fato da crença é justificado pela herança do meio em que vive, nisso, a pessoa terá a crença baseado no fator familiar e/ou local (ou país, p/ ser mais exato).

    Sobre a crença em deus na vida adulta, poderíamos dizer q é um misto de válvula de escape com sentimento de segurança, onde temos o bom dos dois mundos: somos livres (adulto), mas “há a segurança de ter algo superior nos protegendo” (criança).

    Mas uma coisa é certa: tem pessoas q abusam dessa “proteção divina” e partem p/ a completa ignorância e polarização de pensamento, infelizmente…..

    Thumb up 2
  47. Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.
    Allan Kardec

    Acreditar ou não, não muda o fato dele existir.
    Agora, que é chato ficar empurrando sua crença goela a baixo nos outros, e assumindo que é a única dona da verdade, isso é e muito.

    “Espiritualidade não é religião, a religião divide as pessoas, a espiritualidade as une”

    Thumb up 2
  48. Na minha opinião, provavelmente, mas a origem não é da natureza, é da espécie humana, mais especificamente memórias genéticas que são passadas de geração a geração. Nossos antepassados viveram num mundo altamente religioso, e nos passaram isso nos genes, por isso nascemos assim.

    Thumb up 4
    • :) Jonatas, é a vida real, não o “Animus” do “Assassin’s Creed” e memórias genéticas que são acessadas pelos individuos.
      Abraço amigo

      Thumb up 0
  49. quando Deus criou o homem, colocou dentro do seu universo interior um vazio, que somente Deus poderia preenche-lo,não e que somos programados para acreditar em Deus!!! e sim que Deus faz parte da essência humana, uma vez que o homem foi criado sua imagem e semelhança, e natural que o homem sinta-se ligado desde a infância a Deus

    Thumb up 22
  50. Toda criança acredita em super heróis. Como tal, está a um pulo da crença de um ser superior, imaginário que salvaria os incapacitados de serem derrotados pelos satanás(inverso de Deus). Isto é a base de tudo. Tem pessoas que não amadurecem neste aspecto e continuam a pedir favores por toda a vida a estes seres superiores, sem imaginar que estes seres simplesmente não existem. Como se diz na gíria, de músico, poeta e louco todos nós temos um pouco. Quando uma pessoa não tem um equilíbrio certo entre estes fatores, apresenta uma doença que pode ser prejudicial no caso de “louco”, isto é: uma tendencia para esquizofrenia. Um dos sintomas de esquizofrenia é a crença fanática em deus, mesmo sendo adulto, indicando uma falta de amadurecimento. Todos nós temos um lado esquizofrênico, só que em dosagens mais ou menos certas.

    Thumb up 4
  51. A comprovação de tal fato é feita por pesquisadores do Instituto de Saúde dos EUA (NIH). Eles monitoraram o cérebro de pessoas religiosas e descobriram que, quando elas pensam em deus, ativam os mesmos neurônios que todo mundo (crente ou não) usa para formar a chamada “teoria da mente” – a capacidade de entender o que as outras pessoas estão sentindo e simpatizar com elas.

    E essa habilidade é primordial para as relações humanas: se cada pessoa fosse alheia aos sentimentos das outras, a sociedade como a conhecemos não existiria, seria apenas uma multidão de psicopatas.

    Thumb up 1
  52. Afinal, se a ciência conseguir provar que o universo em que vivemos é o único possível — a única alternativa a ele seria o nada, e o nada, por definição, não existe —, então ficaria definitivamente descartada a necessidade de postular um Criador. Se for verdade, como disse Albert Einstein, que “a coisa mais incompreensível a respeito do Universo é o fato de ele ser compreensível”, e se, por conseguinte, chegarmos a uma compreensão racional de toda a existência, então teremos chegado à “morte de Deus” de que falou Nietzsche. Se, por outro lado, a ciência jamais conseguir explicar racionalmente o como e o porquê da existência, a crença em Deus permanecerá preservada, já que seremos obrigados a aceitar a existência de algo maior, que transcende nossa compreensão, e que eventualmente é o que chamamos de Deus.

    Thumb up 0
    • Eu não.

      Thumb up 15
    • Eu creio, mas gostaria que ele fosse homem e se entregasse!

      Gostaria que ele viesse a terra pra responder civil e criminalmente por crimes contra a humanidade, principalmente no que tange a omissão!

      Thumb up 14
    • Eduardo, mesmo que Deus se fizesse homem e viesse à Terra não seria justo responsabilizá-lo pelos crimes da humanidade, posto que o livre-arbítrio nos foi dado e cada um age como bem entende e faz o que lhe convém. Quem deve responder civil e criminalmente pelas infrações e crimes são os que os cometem. Vc gostaria de ser responsabilizado pelas mortes causadas por um terrorista, por exemplo??? Creio que não. Pois o justo é que o tal terrorista responda pelas mortes que causou e não você. Portanto vem a ser a mesma coisa. Eu creio em Deus e estou muito feliz com minha crença e religião; respeito os que não creem (afinal as pessoas são livres para acreditar no que querem), e sigo um princípio do Cristo: a cada um segundo suas obras.

      Thumb up 3
    • Vamos supor, que alguém leve um tiro de bala perdida, kd o livre arbítrio? desculpa a sinceridade, mas para mim, esse deus da bíblia é um banana

      Thumb up 1
    • O buraco é mais embaixo. Imagine o seguinte:
      Deus te fez certo?
      Deus é onisciente e onipotente, certo?

      Então mesmo antes de te criar ele sabe exatamente tudo o que você vai fazer na vida, o que vai comer, com quem vai se casar, que escolhas vai fazer, seu pensamentos, emoções… resumindo: ele sabe tudo sobre você mesmo 1 bilhão de anos antes de te criar – Pois é onisciente.

      Então partindo da premissa de que um Deus onisciente e onipotente existe, você não tem livre-arbítrio, pois se você fizer algo diferente do que Deus imaginou, então deus se enganou em sua visão, o que é impossivel já que o mesmo é onisciente, onipotente, perfeito e nunca erra.

      Conclusão: Se deus existe, não existe livre-arbitrio, somos máquinas pre-programadas com um destino determinista e previsivel.

      É por isso que eu digo que Deus me criou ateu, rsrsrs.

      Thumb up 7
    • Ele já veio, se fez homem, se entregou, foi morto e ressuscitou.

      Thumb up 11
    • Papai Noel também vem todo fim de ano.

      Thumb up 3
    • Eu ri com o seu comentario..Crimes contra a humanidade?? Seres Humanos rebeldes que desde o “inicio” decepcionam o proprio criador?
      Antes de o Senhor Jesus vir à terra e ser morto na cruz, seria correto Deus recusar-se a nos salvar. Deus podia não nos salvar. Se Deus não nos tivesse dado Seu Filho, tudo o que podíamos dizer era que Deus não nos amava. Nada poderíamos dizer além disso. Mas porque Deus verdadeiramente nos deu Seu Filho e pôs nossos pecados sobre Ele a fim de que pudéssemos ser redimidos de nossos pecados, então devemos admitir que Deus ainda foi misericordioso.

      Thumb up 5
    • Se DEUS nos deu o seu filho para se contaminado com os nossos pecados e expurgá-los, porquê o mundo continua com tantos pecadores ? Eu particularmente peco a cada segundo…. Não tenho nem cacoete de Cristo.

      Thumb up 1
    • A ciência explica!

      Thumb up 9
  53. “Viver é escolher” Acredito eu que o importante é a sua crença ou falta de crença te favorecer tornando-o uma pessoa com valores admiráveis e se isso ao seu ponto de vista for um fato, ponto final!!

    Thumb up 14
    • Boa opinião e comentário feliz, Paulo Eduardo. Abraços!

      Thumb up 2
  54. Deus é um conto de fadas, desde de pequenos já somos obrigados em acreditar em deus, hoje eu posso falar, quando eu era pequeno eu tinha medo de deus, do jeito que as pessoas falavam, tudo era castigo, inferno, etc… hoje tendo meus próprios princípios, sei que ele não existe, assim como Alá, Zeus e outros milhares de deuses inventados pela humanidade

    Thumb up 8
    • Ninguém é obrigado a crer em nada: Deus, Jesus, santos, etc. Certos ensinamentos foram passados a você (assim como a todos nós) como forma de transmissão de cultura; assim como aprendemos sobre a história de nosso povo, nossas tradições; desde as coisas mais simples (como a maneira como nos vestimos, por exemplo) até as mais complexas são repassadas de geração em geração. O que seus pais e avós ensinaram a você não é nada mais do que a eles foi ensinado. Cabe a cada um acreditar naquilo que lhe convém. Penso que fizeram durante muito tempo uma imagem errônea de Deus; fazendo com que as pessoas chegassem a ter medo dEle… o que pra mim não é caso; penso que respeito é a palavra correta e não medo. Se hoje você não crê deve ter seus motivos; o que é direito seu. Se sente bem assim, prossiga. Abraços!

      Thumb up 7
    • Meus motivos foram diversos, não da para explicar tudo aqui, só vou falar em Jesus, como você tocoou no assunto

      Primeiro, é impossível alguém ressuscitar, isso contraria as leis da natureza, como eu sou do lado de ciência, não tem condição nenhuma de eu acreditar nisto

      Outra, não tem provas que Jesus se sequer existiu, pessoas forjavam milagres como cegos que vêem;paralíticos que andam; mortos que revivem; água que vira vinho, etc… todos relativamente fáceis de fraudar.
      Mas nunca ninguém naquela época, incluindo jesus, que nunca fez um perneta ter a perna restaurada ou maneta ter a mão restaurada, porque estes são mais difíceis de serem fraudados.
      Nem os pergaminhos do Mar Morto, que poderiam confirmar a existência de Jesus, não dizem uma palavra sobre ele, o que é muito estranho para uma pessoa que alegadamente fez tanto barulho.

      Pra mim acreditar em Jesus e papai noel é a mesma coisa, curar cego, curar paralítico e tanto outros poderes que a gente só ver em filme mesmo? isso para mim é um conto de fadas

      É claro que ninguém é obrigado a crer em nada, mas a igreja católica é muito autoritária sobre a sociedade e acho isso um absurdo
      Cara olha o deus que você acreditam, as pessoas são são mandadas para o inferno, castigadas por toda eternidade simples por não crer em deus, mesmo que não tenha nenhuma evidência para crer, enquanto as obras? não vejo nada na bíblia, muito pouca coisa, o que pode ter alguma coisa sobre as obras, é a religião islã

      Thumb up 4
    • Sem falar do racismo, como jesus pode ser branco de olhos azuis, se supostamente ele vivia em um região onde só tinha morenos e olhos escuros

      Colocam olhos azuis e brancos só para ficar bonitinho?? se ele fosse negro, quem diz que eele faria tanto sucesso?
      Eu falei no outro texto que não tem provas que ele existiu, isso não tem mesmo, mas eu acredito que ele existiu, mas foi um simples fraudulento

      Thumb up 3
    • Você falou da Igreja Católica e usou o termo ‘vocês’, mas quero dizer-lhe que embora não tenha problemas com esta instituição minha religião é outra. E continuo dizendo: se sente-se bem com o que crê então prossiga assim.

      Thumb up 3
    • Não é o fato de se sentir bem ou não, me confortar ou não, só vejo a realidade, não vejo lógica em crer, apenas isso, só respondi, pq você respondeu, pensei que fosse católica, pq mencionou jesus e santos

      Thumb up 3
    • Kakakakakakaka

      haha: você é um bom humorista, mas precisa pesquisar mais um pouco.

      Sá pq os manuscritos do Mar Morto não citam Jesus?
      É que eles foram escritos muito antes de Jesus nascer, sacou?

      Prá mim pouco importa saber se Jesus existiu ou não existiu. O que eu gosto dele ou o que foi “atribuído” à ele, são os ensinamentos do bem, da ética e do que é correto, como Sócrates e Platão.

      Transformar a àgua em vinho não foi fraude nenhuma, kara. Nem milagre.
      A àgua possui propriedades que os ocultistas conhecem muito bem. Eles conseguem impregnar a àgua com cores e sabores como quiserem. Basta prá isso conhecerem como se faz.
      Até o hilário padre Quevedo confirma isso.

      Moisés, que estudou nas escolas de sabedoria do Egito, fez o mesmo tingindo a àgua como sangue e não foi nenhum truque. Pura força mental, my brother.

      Sabia que existem dois tipos de babacas?
      1- Aquele que acredita em tudo.
      2- Aquele que não acredita em nada.

      Mas continue dando suas opiniões engraçadas prá gente rir um pouco.

      Fui

      Thumb up 4
    • Simplismente sublime seu comentário, parabéns!!

      Thumb up 3
  55. Deus pode ser refletido nas suas boas atitutes, pois eu creio que quando ela chegar(Morte), veremos tudo que fizemos durante a vida, tudo na velocidade do pensamento, e eh durante essa transição que nossa consciência irá acertar contas com ele(“Deus”).

    Thumb up 5
  56. Não sou nenhum “Maria-vai-com-as-outras” !
    Fui criado e educado temendo a DEUS , veio a luz e descobri que se dizem que Deus é pai, então por que devo temê-lo ? Qual pai quer a desgraça de um filho ? Porquê na minha curta existência , eu pecador (peco demais )vou passar uma eternidade nos quintos dos infernos , queimando , ardendo em chamas e sem esperança de obter nem mesmo habeas alma ? Sei não !? Tem algo errado nesta história.

    Thumb up 0
  57. Sou ateu mas quero começar a me beneficiar dos poderes dos deuses,
    alguém dá uma sugestão a qual deus eu devo adorar? qual é o mais poderoso? de preferência algum q tenha arma a lazer!

    Thumb up 25
    • Eu posso te sugerir Atena e/ou Afrodite, ñ estão entre as divindades mais fortes, mas com certeza são as mais lindas! (hehe) Ñ será muito difícil adorá-las…

      Thumb up 0
    • É Junior … Ficou difícil ,a polêmica foi criada .

      A única coisa que tenho certeza absoluta é que a maioria das pessoas irão para o inferno …. Explico , li o significado da palavra inferno , não me recordo se é latim ou coisa parecida e descobri que “inferno” significa estar sob a terra , logo se tivermos sorte seremos enterrados …

      Acho que cremação é cursinho preparatório para quem acredita em fogo eterno !

      Thumb up 0
    • Definiu bem a palavra inferno.
      Nada mais é que a sepultura.
      E as pessoas que não tem conhecimento associa inferno á um lugar com fogo eterno e com um monte de demonios os castigando dia e noite.
      O inferno biblico não é um lugar mas sim um momento.

      Thumb up 0
    • Darth Vader??? aeuhaeuhaeuheauea

      Thumb up 1
    • Historicamente os deuses deixam seus adoradores na mão.As vezes até seus filhos semideuses.

      Thumb up 2
    • Bom dia senhor ateu, Deus criou o grande misterio que e a morte, e, pode ser sabio dos sabios, cientista ou ate mesmo um simples ateu…nao sabera indicar o dia de sua morte, e olhe que nem precisa de armas para executar estas tarefas…pense nisso…talvez voce pode virar ate um cristao..ou voce como um simples ateu sabera precisar o dia da morte de alguem…

      Thumb up 5
    • Para que serve saber o dia que se vai morrer ?
      Dá para se esconder ?

      Thumb up 1
    • Fui CRISTÃO e só levaram o meu TOSTÃO !!!
      Agora prefiro ser um humano qualquer e prestar o socorro devido a quem quer que seja , sem pensar em recompensa pós morte , faço porque quero fazer , sem me preocupar em manter mentalmente uma relação de boas ações. Não temo inferno, não temo satanás e principalmente não temo a DEUS.
      Faço a minha parte na sociedade e, nesta curta existência procurarei a meu modo e de acordo com o que me é permitido , amenizar o sofrimento desses nossos irmãos desprezados e ignorados pelos nossos dirigentes.

      **** Em um acidente com vítimas fatais , morrem 386 e apenas um sobrevive… Graças a DEUS ? Sei não…

      Thumb up 1
    • Não existem outros deuses, existe um Deus apenas, o que reje o universo e todas as nossas vidas, sua omissão é simplesmente o fator primmordial para o livre arbítrio, não fosse isso não estaríamos postando isso, hehehhee. O Deus Javé ou Geová [para os evangélicos] é o único, a essência dele está em todas as coisas, garanto que muitos tem suas histórias e experiências incomuns, até mesmo quem não acredita em Deus.

      Thumb up 12
    • Realmente o livre arbitrio é a causa de fazer e crer no que achamos ser o certo.
      Pessoas dizem que Deus não existe porque se existisse interferia no sofrimento humano.
      O legal que Deus te da essa opção de interferencia.
      Mas isso so vai acontecer se as pessoas de fato optar por quererem.
      Ai fica o livre arbitrio de cada um.
      Se sua vida ou a vida da humanidade ta um caos,pode ter certeza que Ele(Deus) não tem culpa.
      A culpa é nossa que não deixamos ele agir nas nossas vidas.
      Digo isso para todos os ateus e ceticos.
      Deus não da a honra dele pra ninguem.

      Thumb up 2
    • muito bem vc quer conhecer o Deus Verdadeiro

      então entre no teu quarto ou escolha um lugar isolado fique de joelho feche teus olhos e comece a conversar com Deus diga que vc quer ser dele e que vc não vai sair dali sem que ele se manifeste que quer que ele se manifeste na tua vida e se ele se manifesta vc vai viver ao seu lado.
      tente não custa nada

      eu acredito que vc vai mudar teus conceitos

      que DEus te guarde e te abençoe poderosamente

      Thumb up 1
    • Voce ja esta se beneficiando de poderes de um determinado “deus” e nem sabe disso ne?

      Thumb up 2
  58. Um tanto superficial. Afinal se somos naturalmente propensos a acreditar em um suposto deus, seria natural q todas as culturas fossem teístas, ñ? Se for, como fika os caso dos índios Pirahã?

    Thumb up 6
    • Há uma grande diferença entre os índios e o resto do mundo.

      Índios não são religiosos nem ateus, eles convivem com suas crenças.
      Fato interessante é que os índios formaram a melhor organização social já existente, não é curioso que o comportamento médio deles é algo que a sociedade que vivemos não atingiu ainda.

      Thumb up 4
    • Acho que os nazistas chegaram perto deles no que diz respeito a matar crianças para o “bem” da sua sociedade.

      Thumb up 0
    • Os índios Pirahã são ateus. Problem?

      Thumb up 0
  59. Compreender “deus”, aliás, perguntar a um iluminado se ele acredita em deus no mínimo ele vai dizer que nao entende o que voce está perguntando. Esse ‘iluminado’ o que ele tem de diferente de nós? É que ele ‘sabe’ de deus. Ele nao acredita. E acreditar é o que todo mundo faz. Tentar acreditar. Mas ‘saber’ vem de uma compreensao. De uma jornada interior. Não vem de religião. Vem da ‘religiosidade’. O entendimento desses fanáticos religiosos de deus é o mesmo que o de um cupim tentar entender a ‘Internet’. E uma das coisas mais difíceis, mais dolorosas é voce ser sincero consigo mesmo.
    Cintando J. P. Sartre: ” O homem nada pode querer, a menos que antes compreenda que só deve contar consigo mesmo; que está só, abandonado na Terra em meio as suas responsabilidades infinitas, sem ajuda, sem outra meta que não a que estabeleceu para si. sem outro destino que não aquele que forja para si mesmo neste mundo”.
    Isso é ser sincero consigo mesmo. Então voce começa sua busca. Talvez levemos a vida toda. Mas todo um esforço é necessário. O Planeta Terra sendo literalmente criado em seis dias, Adão e Eva e Judeus voadores de dois mil anos( não que Jesus não tenha existido, talvez em grande sábio e homem extraordinário como muitos outros) abandonar essas crenças infantis é um grande começo. Lembro que eu era de uma familia cristã. Criança eu frequentava a catequese. E eu com 9/10 anos já me questionava se aquelas pessoas do outro lado do Planeta que acreditavam em um tal de Buda se elas iriam para o quinto dos infernos. E minha ordinária ‘compreensao’ de deus que eu dispunha jamais me faria aceitar isso. E eu tive coragem de dizer “Não! Isso tá errado!”. E ainda garoto abandonei. Foi difícil, afinal a gente é brasileiro. É um tipo de lavagem cerebral que sofremos mesmo antes de aprendermos a ter consciencia de estar ‘vivo’. Mas o primeiro passo é sempre interior.
    É sempre de imensa coragem. E no fundo todo mundo tá com medo. A morte está ai. Logo depois da esquina. O que podemos fazer? A que devemos dedicar a nossa vida? Haverá uma resposta? Isso aqui tem algum sentido? Devo dedicar a minha vida a busca do auto-conhecimento? como acordar?

    E por mais que alguem apareça com as ‘rospostas’ prontas de nada vai adiantar. Porque tudo é pessoal. Somos cada um, um universo.

    Thumb up 8
    • well said friend :D

      Thumb up 0
    • Sartre?O feioso amigo de ditador?

      Thumb up 2
    • Pra que comentar então?

      Thumb up 8
    • que pena senhor Bovidino, nessa reportagem certamente contaríamos com os seus comentários.

      Thumb up 1
    • É engraçado, todas as matérias que não o convém, vc já diz que não tem ‘nada a ver’, senhor dono da razão

      Thumb up 3
  60. É bem clara que a ideia de Deus pode surgir facilmente no momento em que há um acontecimento e não se possui uma causa para aquilo, e nem uma explicação de como. Mas uma coisa é certa, o fato de se descobrir o surgimento de uma religião, ou a causa de se acreditar em Deus não responde a pergunta dEle existir ou não, apenas mede as consequências. Outra matéria interessante é uma que fala sobre um suposto “gene de Deus”, este estaria ligado a uma predisposição em ser religioso, surgiu, obviamente, a partir do processo evolutivo. Porém, esse gene seria culpado apenas por 40% dessa predisposição o restante estaria ligados a fatores sócio-culturais. Interessante, não acham?

    Thumb up 5
    • Concerteza,muito interessante.

      Thumb up 0
  61. Antes de mais nada, eu acredito em Deus, mas tambem. acredito que somos todos ensinados( Nao forçados)a crer e seguir seus caminhos, mas que caminhos?!? Todos temos nosso próprio caminho. E “Ideologia”. =]

    Thumb up 4
    • Já começaram… o interessante é que há pouco tempo atrás o Hype deu certas orientações parecendo querer evitar este tipo de discussão, ou conflitos verbais. E, no entanto, o post acima surge nos instigando ao assunto. Interessante, não?

      Thumb up 4
    • Voce se parece muito com uma pessoa que conheço que mora ai em Sao Paulo.

      Thumb up 0
    • Ok… porém sou nordestina e moro na região.

      Thumb up 0
    • Mas, se o mais interessante são os comentários…

      Thumb up 1
  62. Dalane, temos um genoma grande, em que cabe a programação de acreditar nas coisas que vemos e também naquelas que sentimos e imaginamos. Também temos programação para dar nomes à coisas e associar o que vemos ou sentimos com o que imaginamos. Do mesmo modo que poidemos assim deduzir coisas boas, também somos propensos a deduzir coisas ruins. O Que achas disto?

    Thumb up 1
  63. Materia interessante, tomara que não iniciem aqui uma daquelas discussões sobre religião que não levam a lugar nenhum…

    Thumb up 3
  64. Hype deveria se limitar a ciencia, melhor do que se meter em um assunto que não domina, se insistem deveria ser pelo menos imparciais

    Thumb up 3
    • Sociologia e filosofia, sao Ciencias meu caro!!

      Thumb up 7
    • Não são, são pura enrolação.

      Thumb up 1
  65. Bom eu acho que cada um deve seguir uma filosofia que mais lhe convém para atingir o bem estar.
    O que não pode é ter gente que desrespeita quem nao acredita em Deus e querer influencia-los tipo fanaticos.
    As maças podres estão em todos os lugares, desde religiosos a ateus, e ninguém é imune a defeitos.
    respeito é tudo.

    Thumb up 23
    • SOU ATEU , GRAÇAS A DEUS !!!!

      Thumb up 23
    • Sou Crente, graças aos Ateus!!!

      Thumb up 6
    • Amigo Luiz ,
      sinceramente não entendi o teu comentário : “sou crente graças aos ateus ” ? E se não houvessem ateus ? Você deixaria de ser crente ?
      Longe de mim criar polêmicas, mas cada um tem o livre-arbítrio e deve ter as suas convicções….

      Thumb up 2
    • Esse foi o melhor comentário !

      Thumb up 0
    • Na minha opinião é muito diferente isso, minhas ideias de criação e tudo mais seguem bem o panteísmo, mas quanto a existir um deus ou não eu seria classificado como ateu.

      Nunca tentei mudar o pensamento de ninguém, entretanto o que mais vejo é religioso tentando mudar o pensamento dos outros, ou ateus ou os que não seguem suas crenças.

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
3524151027_abe71311eb_z
Seus suplementos vitamínicos estão matando você?

Muitas pessoas tomam...

Fechar