Sonda da NASA encontra indício convincente de água em Marte

Publicado em 12.12.2011

Até o presente momento, a ciência ainda não encontrou nenhuma prova definitiva de que existe água em Marte. Ao longo das últimas décadas, o que se viu foi uma série de indícios, alguns mais fortes, outros menos. Mas uma sonda espacial americana, que está no Planeta Vermelho desde 2004, descobriu uma evidência convincente como poucas.

Três anos depois de pousar em Marte, a sonda Opportunity chegou a margem da cratera Endeavour, com 22 quilômetros de diâmetro e 300 metros de profundidade. Em determinado ponto, a nave encontrou um veio mineral, com 50 centímetros de comprimento e a largura de um polegar humano.

Este filete, de acordo com os especialistas, seria gesso acumulado após o depósito de água líquida, ao longo de milhões de anos. Tal conclusão foi tirada a partir de análises de câmeras sofisticadas e aparelhos de raio-X, que fizeram um perfil completo do que o gesso pode representar.

Tal achado representa uma das evidências mais fortes de água no planeta, por motivos essencialmente geológicos. Muitos indícios levam a crer, segundo os cientistas, que a água que um dia correu por ali fez uma fratura na rocha, e o gesso é um sedimento depositado paulatinamente. A sonda continua em atividade para aumentar as informações sobre a descoberta. [Space]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

45 Comentários

  1. Realmente é verdade. Mas só que eles vão querer dar uma “mãozinha” de um jeito ou de outro. Não pra ajudar, mas pra roubar mesmo. Então, vão acabar com tudo isso de água que nosso país tem. Eles vão com tudo, irão apelar, acho que colocarão até a ONU pra apoiar a ideia. Então, adeus Tietê de qualquer jeito. Se a gente não quiser deixar eles levarem, jogam uma bomba nuclear em nós e depois farão guerra entre si pra ver quem vai ficar com o que sobrou. A água está acabando no mundo e o desespero dos outros países está crescendo.

    Thumb up 1
  2. Oi pessoal,
    Na verdade a NASA visita o MARTE e de certeza ja encontrou la muitas coisas interessantes, so que nao quer divulgar, por razoes que nao sabemos.
    Sera que so tem indicios de AGUA ou GELO…???

    Thumb up 2
    • Surpresa inimaginável nos aguarda ao chegarmos lá.
      Abraços do Ivan Pinto

      Thumb up 0
  3. MAIS ME DIGA PRA QUE TANTAS PESQUISA? SERA QUE ESTA QUERENDO LEVAR OS SERES HUMANOS PRA MARTE? DESTRUIR TAMBEM COMO ESTÃO FAZENDO COM O PLANETA MAIS LINDO DAS GALAXIAS CHAMADO PLANETA TERRA

    Thumb up 2
  4. Barbaridade… agora tu te superou… pela aparência borrada do avatar tu copiastes direto por foto da tela (ptr scr) e então usaste pelo gravatar. Que humor negro caro PseudoGlauco, mas a descrição de Marte ficou muito engraçada…

    Thumb up 3
    • Boa Glauco Fumado! E o pior é que o original acredita em homenzinhos verdes em Marte, como o próprio já declarou… haja beck pra tanta nóia…

      Thumb up 6
  5. Tudo bem…concordo que o ser humano precisa pesquisar, explorar, e ter sempre curiosidade sobre tudo que existe, para progredir em tudo, mas vamos parar e pensar só um pouquinho:- Vocês já imaginaram quanto custaria para construir um rio como o Tiete? Inimaginável não é?, no entanto, o rio está prontinho e nós fazemos o que todos sabem com o mesmo, e ficamos procurando agua em outros mundos, tudo bem…..mas a água vai faltar é aqui mesmo, e para o nosso mundo inteiro, mas os outros países acham que não devem ajudar a limpar um Tiete, por que não é deles, e não é mesmo, pois pertence ao PLANETA, e assim sendo, é responsabilidade do mundo todo pois se ficarmos dependendo dos “HONESTOS POLÍTICOS DO BRASIL”, vamos continuar jogando urina e fezes no riquíssimo rio, e nos outros tambem. Portanto, sou a favor das explorações espaciais, mas antes, vamos deixar a nossa nave que é a Terra, em condições e manter a vida já existente.
    OBS:- Se fui contrário à opinião de alguem, me perdoe, mas eu tinha que me expressar.

    Thumb up 24
    • É impressão minha ou você tá dizendo que os caras que não são do nosso País têm que limpar o Tietê (e tantos outros) porque nossos políticos são uns borra-bosta?

      Primeiro: A responsabilidade é do governo e de todos os outros: empresas, condomínios, residências.

      Mas nunca, nunca, nunquinha mesmo, dos outros países. Fala sério! Imagina se todo mundo pensar assim? Que tal você ir limpar a casa do seu vizinho porcalhão? Não, não pretendo ofender, não, mas é o mesmo princípio. Afinal a casa dele, assim como a sua, está construída num terreno e o terreno, por sua vez, pertence ao… PLANETA!

      Sua filosofia até foi bonita, dizendo que o “rio é do planeta e tal”, mas olha só: politica e geograficamente, o rio é Brasileiro. Então somos nós, os brasileiros quem temos que tomar vergonha em nossas caras e cuidar dos nossos recursos naturais. Nada de pedir pro vizinho limpar nossa casa, não, pô!

      Thumb up 11
    • Concordo com voce, Peter.
      A responsabilidade é nossa e de nossos péssimos governantes !
      A sujeira do Tietê e de outros rios poderia ser evitada se todas as esferas dos governos fizessem sua parte e a população tivesse educação e consciência para não jogar tudo nos rios … É isso que falta !
      Abraços

      Thumb up 2
  6. Tigre, quanto ao fato da nasa não criar um robô capaz de fazer análise químico…isso é inverdade…o robô é sim capaz de analisar quimicamente o solo, inclusive temos tecnologia brasileira ai nesse artefato, pois foi um engenheiro da vale que aperfeiçou o dispositivo que avalia e analisa o solo…ok?

    Thumb up 11
    • Disso eu não sabia, a tecnologia brasileira em Marte. Seria melhor ver uma integração entre as agências espaciais para explorar o espaço pacificamente. Mas a Nasa é americana, está sob o controle dos interesses americanos, egemonia mundial.

      Thumb up 4
    • hegemonia

      Thumb up 1
    • É verdade a vale um dia vai ser a maior mineradora do universo.

      Thumb up 0
    • E a Petrobrás a maior exploradora de petróleo e gás natural em Titã, lua de Saturno.

      Thumb up 3
    • Esse comentário do Leão me lembrou de um cara, numa reunião, que falou pra uma assistência de milhares, que robô nunca ia andar de bicicleta na vida. Achei esquisito aquela afirmação. O cara não era da área de robótica pra falar com tanta propriedade (ou arrogância, ou ignorância). rsrsrs :)

      Fui pesquisar na internet e achei um robô japonês que anda sim de bicicleta. Na época, achei o Murata Boy (procurem. agora mesmo pesquisando novamente o assunto, achei pelo menos mais um robô que anda de bicicleta. ;))

      Quando abordei o sujeito após o discurso dele, ele falou que tinha ouvido alguém falar. Aí é fogo, né?

      Fica a dica pra galera que ouve alguém falar, acredita cegamente e replica a mentira.

      Thumb up 6
  7. Claro, os cientistas estão enrolando todo mundo porque ainda nao acharam água.
    E claro, as fotos são de baixa qualidade, vai ver porque a sonda é de 2003?
    E também, quem não consegue mandar um robô pra Marte em perfeitas condições e manter a comunicação? E ainda fazer durar 9 anos?

    Thumb up 7
  8. Que teve e tem água em marte, isso é fora de questão, todo mundo já sabe. O negócio é saber onde ela está e como está.

    Thumb up 13
  9. Esse negócio de água em Marte é balela. Conforme estudos do Prof. McCaneey, esta água é proveniente do escapamento do robô da Nasa que é movido à alcool.

    Thumb up 15
    • Falou o “cientista”.

      Thumb up 13
    • O Prof. McCanney é infalível, inefável e onisciente. Se ele falar que a Terra é quadrada, eu acredito.

      Thumb up 14
    • E esse álcool, inclusive, é fornecido pela Petrobrás, a preços subsidiados.

      Thumb up 16
    • só eu entendi a piada???

      Thumb up 9
    • Cara… que eu saiba, tanto a Spirit quanto a Opportunity é movida á energia Solar, a Curiosity é a energia atômica… que tipo de droga esse professor ai costuma usar, LSD??? kkk

      Thumb up 1
  10. Daqui há pouco,nós,humanos civilizados estaremos contaminando e poluindo o que tiver ou restar de àgua rm Marte !

    Thumb up 11
  11. Também concordo que ao longo dos anos e das missões enviadas, só chegaram fotos e animações de fotos, nunca vídeos reais. Será que aparelhos de milhões de dólares não podem ter câmeras digitais de poucas centenas ? Quando as sondas Viking pousaram em 1976/ 77 , tudo bem , pois receber digitalmente imagens de vídeo era pesados para os computadores da época. Mas já faz tempo que vídeos em HD são fáceis de transmitir, agora não tem desculpa, ( em 1997 , 2004 e 2007 também já não cabia a desculpa ) . Aguardemos o Curiosity em agosto de 2012.

    Thumb up 4
    • Rone, bom dia !
      Isso tem um nome: censura !!!
      A Nasa só mostra e divulga o que interessa ! É só isso …
      Abraços

      Thumb up 2
  12. Não me conformo, nunca tem um vídeo ou uma foto de boa qualidade, será q com a tecnologia q temos hoje eles n conseguem fazer bons videos ou boas fotos? =/

    Thumb up 19
    • Olá Canis !
      Eles – a Nasa – só mostram o que é conveniente …
      Por isso, é pouco provável que vejamos fotos realmente fudências de alguma prova de água, vida, etc …
      Abraços

      Thumb up 5
    • A homenagem é à contelação Canis Majoris (Cão Maior) ou a estrela VY Canis Majoris (maior estrela conhecida)?

      Thumb up 2
  13. o pior e q não da para acreditar em nada com tanta respostas sem pé e sem cabeça

    Thumb up 10
  14. Desde que Marte é vizitado e cavocado por sondas espaciais vêem essas notícias: acharam gelo, acharam indícios de gelo, acharam água, acharam indícios de água. O que não querem é reconhecer ao público o que acharam de verdade, aí ficam enrolando.

    Thumb up 31
    • jonatas sempre falando bem

      Thumb up 4
    • eles falam de cameras sofisticadas … mais a foto é em preto e branco …
      parece piada

      li em algum lugar que uma outra sonda saiu de operação porque atolou … isso é verdade mesmo ?

      Thumb up 12
    • sim, quebrou uma roda (de 6), ainda dava pra andar de ré mas acabou atolando um tempo depois.

      Thumb up 11
    • Na próxima nave, um representante da AAA (triple-A, para quem não sabe, é a American Automobile Association), estará indo para trocar a roda.

      Thumb up 2
    • hahahaha!
      Moleque, tu matou a pau!
      Realmente, falam de câmeras ultra-mega sofisticadas. A porcaria da minha sony ciber-shot faz fotos mil vezes melhor que essas que eles publicam. Por quê será?

      E como assim atolou?
      Sério?
      Onde? Na lama?
      haahaha
      Caraca! Que irado!

      Thumb up 6
    • Não dá pra provar que é realmente água ou gelo por imagens de câmeras. Só analisando a estrutura química do material, e acho q essa sonda não consegue fazer isso.
      O jeito é esperar a Curiosity…

      Thumb up 8
    • A propósito, no site da fonte está uma imagem um pouco maior, e uma outra colorida

      Thumb up 8
    • Concordo que o pessoal ali ta meio revoltado demais, mas aposto que os engenheiros da NASA consegue criar uma sonda que bate fotos E analisa a estrutura química do material.

      Thumb up 8
    • Não sei de onde vc tirou essa ideia.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
car
Carro sem motorista: conheça o Google Driverless Car

Parece o desenho ani...

Fechar