Spray torna cânceres difíceis de detectar brilhantes

Por , em 28.11.2011

Pesquisadores japoneses criaram um novo reagente pulverizável que faz com que pequenos tumores, geralmente ignorados por tomografias computadorizadas, brilhem e fiquem mais fáceis de serem detectados e removidos durante cirurgias.

O ingrediente mágico no spray é um corante verde chamado gGlu-HMRG, que brilha depois de reagir com uma enzima na membrana de algumas células cancerosas.

Depois de ser aplicado, é preciso alguns minutos para que as células comecem a brilhar enquanto a química faz o seu caminho até o interior da célula. Ainda assim, o spray é consideravelmente mais rápido do que os métodos tradicionais de detecção que podem inclusive deixar passar carcinomas menores que um milímetro de tamanho.

A facilidade de uso do spray permite que ele seja usado em salas de cirurgia, garantindo que os médicos não deixem passar nenhum tumor residual durante operações, que poderiam continuar a se espalhar.

O reagente foi testado em células de câncer de ovário transplantadas em ratos de laboratório. Embora não seja 100% eficaz em detectar todo tipo de célula de câncer, os pesquisadores estão confiantes de que o spray pode ser mais desenvolvido, e, eventualmente, utilizável em outros tipos de cânceres como de cólon, fígado e útero.[Gizmodo]

4 comentários

  • serafim:

    Uma descoberta que certamente vai salvar milhares de vidas, e estas criaturas geniais preocupadas em se exibir……

  • Regina:

    Em nome da já tão maltratada Língua Portuguesa, favor corrigir o título. “Spray torna brilhantes…”.

  • Bovidino:

    “Cânceres difíceis de detectar, ficam brilhantes com novo Spray.”

    Vamos traduzir um pouco melhor né.

  • euzinha:

    Esse título ficou ambíguo. Melhore a redação, amiga.

Deixe seu comentário!