Stephen Hawking e suas três formas de viajar no tempo

Publicado em 11.05.2010

Stephen Hawking viajar no tempo

O físico britânico Stephen Hawking, em um artigo, mostrou não apenas uma, mas três formas de viajar no tempo que ele considera possíveis.

A quarta dimensão de Stephen Hawking:

Primeiro você precisa aceitar que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura. O exemplo usado por Hawking é um percurso de carro. Se você vai para frente você se move em uma dimensão. Se você vira para a esquerda ou direita, você se move em outra. A terceira é se você sobe ou desce algum relevo. E a quarta é o tempo que você leva para fazer isso.

Nos filmes normalmente vemos uma enorme máquina que cria uma brecha na quarta dimensão e nos permite viajar para o futuro ou para o passado. Embora a questão da máquina seja ficcional, o conceito pode ser até “praticável”.

As leis da física permitem a noção de viagens no tempo, através do que conhecemos como “buracos de minhoca”. Para Hawking, os buracos de minhoca estão ao nosso redor, só que eles são muito pequenos para serem vistos. Segundo ele nada que conhecemos é liso e completamente sólido – tudo tem pequenos buracos e rugas e isso quer dizer que o tempo, como a quarta dimensão, também teria imperfeições que poderiam ser aproveitadas para viagens no tempo. Isso se conseguíssemos encontrá-las.

Vapor quântico e pequenos buracos de minhoca:

Em escalas minúsculas – menores ainda do que a escala atômica – a matéria “vira” o que é chamado pelos físicos de vapor quântico. É lá que os buracos de minhoca de que falamos antes existem. Pequenos túneis que se abrem e se fecham de forma aleatória que podem levar a dois lugares diferentes no tempo.

Apesar de ser uma estrutura minúscula, Hawking acredita que seja possível pegar um buraco de minhoca e esticá-lo, deixando-o grande o suficiente para que uma pessoa passe por ele. Teoricamente eles poderiam nos levar para outros lugares no tempo. No entanto, como há paradoxos estranhos, envolvendo viagens ao passado (por exemplo, se você viaja ao passado e impede que seus pais se conheçam, como você nasceria para impedi-los de se conhecerem em algum lugar no futuro?), cientistas acham que apenas a viagem ao futuro seria possível.

O tempo como um rio corrente:

Hawking acha que, talvez, a radiação pudesse inutilizar buracos de minhoca que cientistas esticassem para que as pessoas viajassem no tempo. No entanto, ele tem outra solução: navegar o rio das variáveis do tempo.

Para ele, o tempo flui como um rio e nós somos carregados pela corrente. Mas, como um rio, há lugares em que a correnteza é mais rápida ou mais lenta – e essa seria a chave para viagens ao futuro.

Albert Einstein propôs essa idéia cem anos atrás e, segundo Hawking, ele estava absolutamente certo. A prova pode ser encontrada em satélites que possuem relógios internos. Quando saem da Terra eles estão certos, mas os cientistas percebem que eles ficam adiantados no espaço porque o tempo fora do planeta seria mais rápido.

Einstein acredita que a matéria faz com que o tempo se arraste, por isso, no planeta, o tempo correria mais lentamente. [MSNBC]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

142 Comentários

  1. Credito que a viagem no tempo é possível, através da nossa própria mente, supondo que o pensamento é a partícula que nunca foi encontrada

    Thumb up 18
    • Opa tradução não comum, o tal vapor quantico é conhecido como ESPUMA QUANTICA ;) Mas acredito que a matéria deixou a desejar pois não citou o multiverso!! Independente da maneira que vc viaje ou se conseguisse viajar nada explica os paradoxos, apenas a teoria do multiverso, que vc nunca conseguiria voltar para o seu universo de origem e sim sempre para um universo paralelo, assim se manteriam as relações de causa e efeito e os paradoxos seriam explicados, pois vc nunca apareceria num universo que sua história já não estivesse escrita anteriormente. PAra os mais interessados tem um livro interessante e um pouquinho denso, mas vale a pena: A essência da realidade” de David Deutsch…

      download free music

      Thumb up 10
    • éisso ai DJX enquanto o homem tratar o sistema como universo não sairemos do que ja temos mas apartir do momento que tratarmos como multiversos ai sim teremos maiores chances

      Thumb up 4
    • Muito interessante seu ponto de vista. Aliás, penso que está dentro da última versão encontrada.
      Uma coisa é viajar no passado, outra no futuro. O que me parece é que viajamos em ambas. Ou seja, viajámos no futuro, em relação ao “local aonde verdadeiramente nos iremos posicionar, ou, para onde estamos indo naturalmente, e é essa a posição de partida para o passado que agora vivemos. O facto é que parece que não nos é mais possível, após este “passado”, que é o agora, se repetir, mas o passado que ainda vamos trilhar é possível viajar. No entanto, tudo tem como partida um futuro de onde viemos, logo, lá, podemos “projetar” outros passados, outras histórias, mas na verdade só quando acabarmos a trilha desta que corre agora. Será essa, na minha opinião, a tal partícula, que vive no futuro, e projeta todo este seu passado que agora percorremos.

      Thumb up 3
    • Pensamento é subjetivo, é um paradigma dizer que o pensamento é uma particula, assim como é um paradigma o tal Graviton ( aspecto particula da gravidade). Tudo que tentamos entender fica dentro de um padrão pré-existente ou caminho de conhecimento pré-existente… Como seria ver o que conhecemos de fora? Quais seriam as possibilidades de enxergarmos a realidade vendo por outro angulo?? Onde está o passado? Alguém consegue localizar?? Pensem, lembrar do passado é como lembrar de um sonho! É real?

      Thumb up 0
  2. Na minha opnião,será possivel sim viajar através do tempo e espaço,como disse o colega ali antes ñ era possivel a comunicação que temos hj,o que deve ser feito é estudar a fundo e esquecer isso de que ciência e religião não podem se unir,para mim uma completa a outra,o ser homem apenas que se preocupar em beneficia ele próprio achar resposta do desconhecido seria um triunfo para todos nós.

    Thumb up 14
    • bos estados unidos o FBI prendeu um homem que adivinhava o resultado da loteria toda semana e com isso ficou rico rapido, quando perguntaram a ele como ele adivinhava pensando ser alguma maquina ou algo de fraudes, ele disse que no tempo de onde ele vem ja existira os resultados, com isso transfiriram ele para uma base secreta americana e não se teve noticia, nos registros mundiais esse homem não tinha digital, ele não tinha nascido

      Thumb up 49
    • Não pense assim meu amigo!

      Thumb up 0
    • claro ele inventa uma maquina do tempo e acerta números da loteria… como esse cara pensa pequeno …

      Thumb up 3
    • penso que conseguiram sim pois devevos lembrar que o espaço é palpavel que é naturalmente destorcido e se tivermos energia suficiente para destorce-lo poderemos sim, se levarmos em consideração que espaço e tempo estão intimamente ligados.

      Thumb up 5
  3. Vários comentário me chamaram atenção. Muitas pessoas tratam a viagem no tempo como algo totalmente impossível. Antes de mais nada vamos fazer uma viagem no tempo ” através da lembrança” . Voltemos a séculos passados, se imaginaria que o ser humano fosse capaz de se comunicar com outras pessoas através de aparelho telefônico? Se imaginaria que o ser humano fosse capaz de capaz de criar e guardar milhares de informações em pedaços de placas? Seria impossível você esta ai agora na sua casa se comunicando com pessoas de todo o mundo através da internet? Como seria possível descobrir o mundo microscópico? Como seria possível uma máquina que tem massa maior do que uma tonelada conseguir voar? Como seria possível capturar imagens através de uma simples máquina? E então? Os pensamentos hoje a respeito sobre a viagem no tempo é igual aos pensamentos da humanidade há séculos atrás! Diante de tais afirmações somos leigos em dizer o que possível ou impossível! Hoje a ciência é fascinante e só tende a ascender! Sim, a viagem no tempo é teórica, contudo tudo antes era teoria e agora faz parte da nossa realidade!

    Thumb up 66
    • Bem a viagem ao tempo é possível teoricamente para o futuro, existe um modelo gráfico chamado cone de luz que, mostra muito bem isto, más acredito que não teremos viagens significativas.

      Thumb up 0
    • quem disse que é totalmente teorico? um homem ficou 820 dias no espaço viajando a 27mil km/h e o tempo passou 1 quinquagésimo mais lento para ele então ele viajou no tempo

      Thumb up 0
  4. Bom dia a todos, podemos dizer que tudo que vemos, ouvimos , sentimos e falamos são projeções da mentalidade humana que nascem da imaginação. bem “imaginação” a chave de tudo. porém analizando o que seria projeção, percebemos o que é potencial e não potencial, melhor dizendo, virtual e não virtual, uma mesa por exemplo é não potencial, ela não existiria sem o homem, mas por exemplo uma arvore sim, a arvore é potencial.
    bem viagem no tempo com certeza é possivel e para qualquer época, devido o fato que é possível imaginar, o que falta é projetar, criar uma teclogia para tal efeito e obrigatório leis para minimizar efeitos de paradoxos. uma possivel maquina do tempo seria construí-la ao redor da terra como um túnel gigante e um veículo dentro em velocidade relativa a da luz poderia ser um bom começo.

    Thumb up 10
    • Primeiro como que chegamos na velocidade da luz, se o planeta ja esta na velocidade da luz! Seugundo para extrair a viaje do tempo teremos ter a quinta dimenção e a sexta.Exemplo ir para o futuro ir para passado. Terceiro nunca vamos ver um buraco de minhoca, não saberemos a diferença. Neste caso acho meio impossivel entrar no tempo, nunca vai ser garantido mas sim dificio.
      Eu mesmo tentei essa teoria, verefiquei meus esquemas totalmente certo nunca vai dar certo se existi-se um outro geito não sei mas vou descubrir e falarei a resposta para esse site

      Thumb up 6
  5. Ainda bem que boa parte dos comentarios é valida, porque voltar no tempo… “mexer na historia”… só vendo filme mesmo.

    Thumb up 2
  6. Bom dia para todos…

    eu gostaria participar viagem no buraco negro, se tem prova de verdade, existe ultrapassar no futuro próximo ou não existe,,,

    Só faltou a prova de verdade…. só falar a teoria…

    Luigi.

    Thumb up 0
    • Ja respondi se verdade ou fauço Luigi, mas a discução não acabou ainda posso dizer mas um comentário.

      Thumb up 2
  7. Viagens no tempo espaço, é uma realidade não dominada pela humanidade,e só poderemos viajar com segurança, quando desenvolvermos um mecanismo de transmissão e receptação de sinais biomecanico, como um celular recebendo e transmitindo sinais. permitindo viajens à grandes distancias pelo universo, limitado pela capacidade de posicionar o receptor, e no tempo, limitado ao momento que surgir esse sistema. Poderemos utilizar meios naturais, como o buraco negro, para enviar um receptor, porem seria algo muito arriscado, pois não teriamos o controle de quando e onde, visto que o momento do planeta Terra é a referencia relativa para identificar se é futuro ou passado. Não encontrariamos a Terra, alem do universo ser infinito, e em constante movimento, não saberiamos se seria anterior ou posterior a existência da Terra ou sistema solar.

    Thumb up 7
    • o segredo que poucos sabem é que temos que criar o caminho onde se percorrerar, não contar com sorte ou algum fenomeno que vai abrir o caminho, existe um mecnismo que foi testado e esta em aprimoramento que cria um caminho não transpporta para o futuro , so de um local para o outro já conseguiram transportar uma pessoa de 130klm de distancia. posso ser procurado ou vijiado por tedar esta informação

      Thumb up 4
    • O tempo é apenas uma ilusão humana criada pela sensação do dia e da noite,e pela rotação da terra ao redor do Sol.O universo vive no presente eterno, o que faz com que envelhecemos é a exposição as intempéries de nosso planeta.Jamais retornaremos ou visitaremos o futuro,pq eles só existem na imaginação humana.

      Thumb up 12
  8. viajar no tempo sim…..MAS NÂO PODE VIAJAR NO PASSADO
    como foi comprovado pelo Cientista Albert Einstien REALMANTE EXISTE GRAVIDADE NA TERRA TANTO QUE FICOU NA DUVIDA POR UM TEMPO POIS EXEMPLO: VOCÊ ELEVADOR DE REPENTE ELE QUEBRA O ELEVADOR CAI E VOCÊ LEVANTA OLHA QUE ESTRANHO ISSO ATÉ UM TEMPO FICOU DECIDIDO QUE NÃO AVIA GRAVIDADE MAIS DEPOIS DE UM TEMPO FOI COMPROVADO QUE NO NÚCLEO DA TERRA TEM UM TIPO DE PLACA TECTONICA QUE É O QUE NOS SEGURA NA TERRA TANTO QUE QUANDO UM METEORO ENTRA NA ORBITA DA TERRA ELA COMEÇA A SER PUXADA QUE NISSO GERA A PRESSÃO SENDO AINDA NÃO CAPAZ DE ATINGIR A VELOCIDADE DA LUZZ!!! SABIA DISSO…? SABE POR QUE VOU EXPLICAR MELHOR PENSA COMIGO SE O HOMEM NÃO CONSEGUE VIAJAR NO TEMPO POR QUE NÃO TEM ESTRUTURA NEM TECNOLOGIA PARA ISSO A VELOCIDADE DA LUZ É DE 300 KM/ POR SEGUNDO O CORPO NÃO SUPORTARIA ISSO POR CAUSA DA MATÉRIA NO MÍNIMO VOCÊ VIRARIA PÓ OU SEUS PEDAÇOS IRIAM PARA NO ESPAÇO TEMPO AII É QUE ENTRA A VIAGEM AO PASSADO AQUILO QUE VOCÊ FEZ OU QUE ACONTECEU NÃO DÁ PARA VOLTAR AO PASSADO E EU DESAFIO A FÍSICA SE DISSER QUE EU ESTOU ERRADO POIS SE NAUM IMAGINA QUANTA GENTE TERIA AQUI HOJE POR ISSO POR CALCULOS E ESTUDOS PODE SE DIZER QUE IR PARA FRENTE SIM IR PARA TRÁS NÃO QUER COMPROVAR TENTE LEMBRAR TUDO O QUE VOCÊ FEZ HOJE AMANHÃ TENTE FAZER EXATAMENTE IGUAL RESUMINDO ISSO É IMPOSSÍVEL ENTÃO NÃO PERCA NEM SEU TEMPO TENTANDO FAZER POR QUE UM DIA NUNCA VAI SER IGUAL O OUTRO CERTO GRATO DESDE JÁ ESPERO QUE AGORA AS PESSOAS PARA DE PENSAR QUE PODE VIAJAR NO PASSADO POIS O QUE ACONTECEU NÃO DÁ PARA SE RECONSTITUÍDO…CERTOO
    CASO QUERIAM SABER MAIS UM POUCO
    MSN: JULIOZAMARIOLLI@HOTMAIL.COM

    Thumb up 4
    • reforçando o q o colega disse ai.

      eu cinceramente ñ acredito q seja possivel viajar nem ao passado nem ao futuro,
      mas se é possivel ou impossivel viajar ao futuro isso ñ sei, mas ao passado é sim impossivel e nunca ninguem conseguiu nem vai conseguir…
      uma prova disso é q nunca ninguem do futuro apareceu aqui em nosso presente…
      o q significa q nem a tecnologia mais avançada do ano de 3012 foi capaz de realizar tal feito (SE É Q NO ANO DE 3012 AINDA EXISTA O SER HUMANO, VAI TQ TENHA OCORRIDO ALGUMA CATESTROFE E FOI INSTINTO TODO MUNDO)
      Nunca se sabe, mas uma coisa é certa, nunca se viu falar q foi visto alguem do futuro por aqui…

      mas agora fiquei com uma dúvida, a aparição de OVNIS (q nunca foi confirmada) ñ seria alguem q viajou no tempo???

      kkkk

      Thumb up 3
    • É muito possivel voutar para o passado que para o futuro.
      Não dizirei como mas sei.

      Thumb up 2
    • bom renato viagem ao passado é sim um pouco mais coplexa, porem a viagem ao futuro ja é possivel basta viajar acima da velocidade da luz que o tempo não nos alcança então configura viagem no tempo para ofuturo. ok. abraço.

      Thumb up 2
  9. Gostei da matéria. Acredito na viagem no tempo. Stephen hawking dá uma explicação bem plausível. Há um caso confirmado de viagem no tempo. O nome do viajante é RUDOLF FENTZ, se não for um conto de ficção, a viagem aconteceu mesmo.

    Talvez o buraco de minhoca possa ser esticado aleatóriamente e transferir algum incauto para o futuro e para o passado.

    A pergunta que fica é: Podemos viajar para o passado? Como viveríamos o que já passou? Criaríamos paradoxos a todo momento, ou seja, como será o amanhã?

    Thumb up 2
  10. as possibilidades são remotas de se viajar nesse século devido os grandes problemas de financiamento dos governos nem se foi a marte. Como vamos viajar no tempo as tecnologias devem ser aprimoradas.

    Thumb up 3
    • e se co-existirem realidades paralelas simultaneamente? Será que podiamos viajar entre elas viajando assim também no tempo?

      Thumb up 0
  11. A existência de Paradoxos temporais não anula a possibilidade de viagens no tempo. Isso é apenas algo que ainda não compreendemos…
    Mas creio que ao dar origem a uma trama do tempo, damos origem, tambem, a uma espécie de “backup” de tempo, ou seja, uma dimensão temporal de onde saímos e uma para onde vamos.

    Thumb up 2
    • não foram nem à lua, quanto mais à marte.. ou ao passado.

      Thumb up 1
  12. Eu acho que, isso seria uma grande descobarta, e nos possibilitaria modificar de alguma forrma, os acontecimentos que, poderiam ser evitados, de qualquer forma gostei !!!

    Thumb up 1
  13. GEEENTEE!
    É possivel viajar no passado sim mas alternando em universos paralelos seria: Ntempo para N de universos paralelos alternado(ou seja a menor unidade de tempo para 1 universo alternado)
    OBS:so eu explicando pessoalmente pra vcs entenderem…
    PS:pelo menos é isso a minha teoria

    Thumb up 1
    • pena que você não more em Portugal entao…

      Thumb up 0
  14. A viagem atraves do tempo é possivel ainda não atraves de uma maquina(tunel do tempo,de volta para o futuro),mas atraves do pensamento.Explicando melhor voce desencarnado pode volitar para o passado da sua ultima encarnação.Assim voce pode ser observado pelo seu eu do futuro em corpo astral e inclusive ate interagir.Se voce for clauriaudiente ou clarividente é mais facil interagir consigo mesmo.Se não for precisará interagir com o seu outro eu atraves de psicografia, ou atraves de sonhos (sono) etc.

    O meu sonho de encontrar comigo mesmo atraves do tempo ,já foi conquistado há alguns anos atras´.Se interessar a outras pessoas eu contarei muitos detalhes.

    Então a viagem atraves do tempo para mim não e novidade e já foi realizada pelo meu outro eu.Quando estiver no plano espiritual farei isso de novo.Assim se for o seu sonho em vida de voltar ao passado e assistir voce mesmo encarnado é facil de ser realizado.Bem quanto a viagens atraves do tempo passado com a a 2 guerra mundial, epoca de cristo,cruzadas,etc,segue o mesmo principio.O meu eu do futuro(desencarnado) pode ter difundido essas realidades para as pessoas que se interessem em viagens atraves do tempo,mas ele prefiriu se concentrar em voltar no tempo de encarnado e fazer varias coisas.A viagem atraves do tempo passado é para mim um realidade vivenciada e não uma especulação ou uma teoria a ser provada.

    Thumb up 12
    • Marco, gostaria de mais detalhes.
      Obrigado

      Thumb up 1
    • A viagem atraves do tempo pode ser feita por viagem astral conciente ou através do sono.Existem institutos que dão cursos de viagem astral.Se voce não fizer esses cursos,vai depender de dormir e fazer essas viagens se desprendendo do corpo.Tem de treinar a memoria para lembrar dessas viagens.Para um espirito desencarnado é bem mais facil viajar atraves do tempo.Assistir voce mesmo na sua ultima encarnação só depende do seu pensamento.Se voce viu o filme de volta para o futuro pode entender que encontrar consigo mesmo não é só ficção mas uma realidade.Resta saber qual o seu ojetivo nas viagens através do tempo.Voce pode viajar atraves do tempo por curiosidade,para trabalhos espirituais, pesquisas,ou modificar o passado ou o futuro seu ou de outra pessoa.

      Thumb up 4
    • como foi essa experiencia em voltar ao passado,é possivel mesmo?

      Thumb up 0
  15. Penso que “Viagem” não traduziria propriamente a ideia…mas “deslocamento” aos conceitos postulados pela física quân-
    tica,ou seja,ligada aos sentidos formatando “realidades” que
    profundamente…desejamos. Toda a realidade que percebemos esta inserida ao que chamaríamos de “mundo sensível” ou material.Contudo em “A breve história do Tempo” Stephen Hawking nos propõe ser a matéria como pura energia sob condições especiais…Logo,somos em nossos corpos e raciocí- nio…matéria e abstração,nada mais que energia sob peculiar “estado”.Assim os postulados da física quântica fazem sentido,numa lógica dedução:De que poderíamos manipular a realidade pela vontade.Se podemos criar realidades…podemos transitar entre várias outras,como entre as dimensões…quem sabe,talvez…resta-nos acreditar?

    Thumb up 9
    • Taí,gostei, concordo, um comentário inteligente.

      Thumb up 0
    • existe um espirito amigo e uma alma alem da energia que vc diz ( materia )

      Thumb up 1
  16. Mas se os satélites estão mais adiantados que a gente, quer dizer que as pessoas do futuro os estão vendo, ao mesmo tempo que os vemos também? E também que, um dia, eles se desintegrarão rumo ao futuro?

    Não seria uma hipótese melhor acreditar que os relógios não funcionam direito no espaço, simplesmente por não se conhecer alguma variável que esteja influenciando?

    Thumb up 4
    • Veja bem, os satélites não estão mais adiantados do que nós, e não, as “pessoas do futuro” que você cita no seu comentário não existem. Por quê?
      Porque os satélites estão fora da terra e viajam numa velocidade a cerca de 940 a 1000 km/h (…) Einstein dizia que se um homem viajasse na velocidade da luz (1 079 252 848,8 km/h) fora da terra durante cerca de 6 anos, quando voltasse a terra, teriam se passado cerca de 10 anos na terra, seria como uma viagem para o futuro(…) o que acontece com o satélite, é quase a mesma coisa, a velocidade em que ele navega no espaço não é nem próxima da velocidade da luz, mas foram feitos experimentos e sincronizaram o relógio do satélite com um relógio totalmente igual aqui na terra, e o relógio do satélite atrasava em relação ao relógio da terra exatos 60 décimos de segundo por segundo, por isso antes o GPS não funcionava direito.Se colocássemos por exemplo um celular com GPS na estátua da liberdade o satélite dava uma localização de 40 km de margem de erro…mas hoje em dia esse erro já foi consertado pelos cientistas através da fórmula E=MC² e o GPS já funciona corretamente.
      Quanto à sua segunda pergunta, não, os satélites não irão se desintegrar rumo ao futuro, isso somente aconteceria se os satélites estivessem viajando em uma velocidade muito grande como a da luz, porque quando um corpo move-se em uma velocidade muito rápida ele tende a se comprimir na direção em que ele esta se movendo, porém, Einstein também dizia que a partir dessa compressão ocorrida pela velocidade um corpo,ele pode ganhar elétrons, ou seja, massa,concluindo: esse corpo se comprimiria e viraria um filete enorme, muito alto. No caso dos satélites, SE isso acontecesse, eles se comprimiriam e virariam filetes altos muito grandes com um peso extraordinário para o seu tamanho(no caso, comprimido).Sendo que o peso de um satélite na terra, seria cerca de 9.7 toneladas, e comprimido com mais massa imagine o quão seria pesado…

      Thumb up 2
    • Sim, o satélite certamente está se movendo mais lento que a luz. Mas está mais rápido que nós. Se deixarmos ele circular lá em cima por cem anos ou 1 bilhão anos, que sejam, e somando todo esse tempo de diferença, estará o satélite em uma realidade diferente da nossa?

      E insisto, alguém já levou em consideração que o átomo pode se comportar ligeiramente diferente quando está mais próximo do espaço, mais propenso à raios cósmicos, descargas magnéticas, vento solar, outras energias ou ainda outras forças, “whatever”?

      Ou, se pudessem manter a estação espacial fixa em um ponto, o relógio atômico dela funcionaria igual ao da terra?

      Gostaria de saber se elas teorias em questão estão levando em conta esses tipos de contradições.

      Thumb up 2
    • Os relógios talvez ficram adiantados devidos as variações da gravidade, ou como são digitais talvez o magneteismo o tenha os afetados, relógios são muito sensíveis a energia magnética.

      Thumb up 1
  17. para viajar no tempo apenas feche os olhos e imagine o amnhã realize toda as atividade que desejar por fim abra os olhos e vera o seu presente o passado voce deixou a cinco minutos atras

    Thumb up 2
    • so um cientista e voce esta certo mas a outro jeito de voltar ao tempo fassa ,olhe ,imagine e depois escreva um bilhete escrito exp: não me acorde eu estou sonhando com algo importante e no seu sonhon o que voce fez,oque voce olhou e o que voce imaginou e ouviu sera realizado

      Thumb up 0
  18. e possivel andar no tempo espaço voce tem que viajar a uma velocidade proxima a…300 milhoes de quilometros por minuto acho que e o equivalente a umas 60 ou 120 voltas no mundo acreditem eu tenho quase sertesa bom 25 por sento de sertesa espero ter ajudado.

    Thumb up 0
    • RAIORAI se voce prestar atenção seu celebro produz eletron capaz de viajar nesta velocidade da luz e equivalente a velocidade do pensamento

      Thumb up 2
  19. As viagens no tempo são possiveis, ontem mesmo eu estava nos anos 60 no baile de formatura dos meus pais, e cheguei lá com um Delorean.

    Thumb up 1
    • Mark Mcfly viu voce ja esta fazendo uso da viajem do tempo seu imaginario viajou atraves do tempo no pensamento e te trouxe a uma realidade presente então viage para o futuro atraves do pensamento e retorne quanta vezes voce quizer a sua realidade se imagine nos anos 60 passado e imagine 2011 presente e 2030 o seu futuro isto e se voce tiver 30 anos voce em 2030 tera 49anos então voce e um sujeto de sorte voce vai ver seu futuro

      Thumb up 0
  20. No texto fala que so é possivel viajar para o futuro mas não para o passado porque poderia mudar algo, mas pemse bem se irmos ao futuro não iriamos mudar o futuro do futuro, e como iriamos voutar para o presente.

    Thumb up 2
    • Douglas viajar para passado no seu imaginario seria como lembranças não altera em nada na sua vida a não ser aprender com seus erros mas viajar atrves do pensamento para o futuro imaginario e se preparar para ele quando chegar o dia futuro ele sera seu presente seu presente neste instante ja e passado amanhã

      Thumb up 1
  21. Viagem no tempo e bobagem… alguem ai conhece algum viajante que veio do futuro pra nos contar. Sera que os viajantes do seculo 30 ou 40 ou 50 etc, etc ja nao teria voltado ao passado pra mudar muitas coisas ruins que ja aconteceu. Afinal somos passado pra eles, nao somos?

    Thumb up 3
  22. A resposta para as questões,se eu impedisse isso ou aquilo é simples por mais que vc tente não conseguiria mudar o que ja ocorreu,exemplo:Voce com uma arma encostada na cabeça de Napoleão,algo daria errado pois a historia ja aconteceu e sabemos que ele não morreu assim.Poderiamos participar de fatos mais não muda-los.

    Thumb up 1
  23. A velocidade de um neutrino é superior a da luz em cerca de 38%. Com esta comprovação, não é mais necessario a existência de uma particula de massa negativa (em um universo taquiônico) para que possamos retornar, de alguma forma, ao passado.
    Estou trabalhando na construção de um emissor subatômico, com real capacidades de ordenação de partículas infemas.
    Logo, não vejo a necessidade de ambliação de buracos de minhocas para a taréfa de retorno tempo.
    Basta o envio calculado em tempo e espaço de uma determinada particula, para que as aterações desejadas senjam estimuladas.

    Thumb up 3
  24. Desafio para quem inventar a maquina do tempo: Chegar Casa da Providencia Petroplis em 26 de novembro de 1971,entre 12h15min e 13h e mudar o nascimento de uma pessoa. Vamos é um desafio. Logo, não aconteceu, pois não estaria escrevendo isso agora.

    Thumb up 5
    • quem seria doido de enfrentar varios paradoxos, toda a incerteza de volta para o futuro e a sua conciencia apos matar um homem, para apenas no futuro a sua mensagem nao aparecer em um site na internet. Alias, viajar ao passado pode ser impraticavel num futuro proximo.

      Thumb up 2
  25. Estava pensando sobre isto esta noite,seria mais fácil isolar um fóton dos efeitos da viajem no tempo do que tentar aplicar energia sobre ele e mandá-lo para o futuro…O que nos faz ir para o futuro?As vezes tirar energia do meio e não acrescentar…Falo aqui da teoria da correlação.Se por acaso conseguíssemos blindar um fóton dos efeitos do tempo não estaríamos mandando-o para o passado?

    Thumb up 0
  26. Descobri por quê estou envelhecendo rápido!… é porquê estou preso no passado curtindo minhas velharias e então não vejo o tempo passar.
    Sou capaz de te dizer o que vai acontecer daqui a 1 ano ou mais.
    Como viajar no futuro é demorado, quando eu chegar lá te conto.

    Thumb up 1
  27. Pra falar a verdade, eu sou uma prova viva de viajante do tempo, só que agora não tenho mais tempo de ler histórias antigas, só assisto.

    Thumb up 1
    • Mas eh sim impossivel viajar para o passado pois isso criaria paradoxos,ou seja se estamos aqui tudo esta do jeito que esta alguem nao pode viajar ao passado e mudar isso porque tudo ja esta como esta.

      Thumb up 1
    • e verdade voce e bom nisso mas e se ja viajaram para o futuro… então pode ter alguem por esenpro do seculo 37 no seculo 72 mas eu acho que não bom e uma boa pergunta

      14/novenbro/2011

      Thumb up 1
  28. como eu disse em outro site que falava do assunto, sou lufh, vim ao passado por arqueologia de guerra, que, ao em vez do que diz o nome, não pesquisa guerras antigas mas tenta consiguir vantagens em guerras futuras, como a primeira guerra que gerou a viagem no tempo, 4ª guerra mundial na que o japão usou a primeira passagem o tempo para matar o general Gelic bross, durante seu terceiro mes dentro da barriga de sua mãe. com isso os EUA não tiveram a estratégia certa para derrotar os avatares robóticos do japão, controlados e equipados para conquistar. visitarei novamente este site para lhes explicar mais sobre meu presente, tres séculos após o de voces, e só para registrar, o trabalho nessa epoca é muito difícil e perigoso. PS: o futuro não é promissor

    Thumb up 3
    • Lufh,faça a gentileza de nos passar o princípio para se viajar no tempo.
      Ainda nos diga algo que vai acontecer nos próximos 30 dias…
      Abraço.

      Thumb up 7
    • seria muito bom voltar ao passado e poder com certar algums erros.
      da mais valor as possoas que amamos e que perdemos

      Thumb up 5
    • Lufh. me diz os números da mega sena de sábado dia 23/07/2011

      Thumb up 6
    • cara… tem como vc me dar um celular do futuro? deve ser to legal!

      Thumb up 2
    • Luft:
      Nos conceda a benção de voltar a 1910 e evitar que que aquela tragédia ocorrida seja evitada, ou seja: Gambá’s born.

      Thumb up 2
    • eu tbm fefe

      Thumb up 2
  29. viajar no tempo seria muito bom poder mudar erros vacilos cometidos que normalmento não podemos mudar eu por exemplo gostaria de voltar no tempo não para mudar erros cometidos mais sim para ver entes que nem pude conhecer mais a vida é assim não podemos mudar o passado mais o futuro quem sabe…

    Thumb up 2
  30. O mesmo modo que existem as matérias invisiveis no universo assim existe em nossa razao o incomprendido nem tudo que nao se ve é de fato inesistente mas sim incomprendido tudo apenas cabe ao que se espera na incerteza ou com razao

    Thumb up 3
  31. PARA O COMENTARIO DE: Gerson RC Grinko.
    OS RELOGIOS UTILIZADOS NOS SATELITES SÃO RELOGIOS ATOMICOS 100 % PRECISOS NAO HA ERROS SEJA QUAL FOR A CONDIÇÃO APLICADA SOBRE ELES, NÃO ADIANTAM NEM ATRASAM NEM UM MILÉSIMO DE SEGUNDO DURANTE CEM ANOS.

    Thumb up 4
    • cara, nao importa se o relogio for feito de uranio 237 revestido de diamante, nao tem como ele nao sofrer a interferencia do tempo provocada pela velocidade dele em orbita. seria como uma maça nao cair sendo puxada pela gravidade, os engenheiros podem calcular a diferença de tempo e reprogramar os relogios para serem totalmente precisos

      Thumb up 1
  32. A viajen No tem eh possivel !! mas nao podemos ficar no tempo q escolhemos mas apenas visualisar !!

    -os humanos ficam pesquisando formas de viajar no tempo sendo q em seu proprio ser temos a resposta dentro de nossas mentes a viajen no tempo pode ser feita atraver de partes do nosso celebro q nao usamos ou seja temos poderes todos nos fomos criados a semelhança de deus – ou seja somos iguais a deus conseguimos fazer o que queisermos mas quando ameaçamos a lei natural augo muito tragico acontece mudando toda a lei nao sei sé vcs me entender ( exemplo a agua cai para baixo por causa da força da gravidade e c essa força fosse invertida ou retirada as vezes ela nao cairia..

    apenas um modo de pensar – grato a todos !

    Thumb up 8
  33. há duas máximas:
    – dar (no verdadeiro sentido, não é dar o que não se precisa, isso não é dar) é o segredo da vida, dar tudo e de td
    – e o amor, (aquele a sério, seja de filhos, amigos, amantes, sem idade nem sexo, nem raça, eteceterá, sem possessões, faz td aquilo que quer
    viver dando, e com amor e humor claro
    claro, nada é impossível, nem o impossibal

    Thumb up 3
  34. “…satélites que possuem relógios internos. Quando saem da Terra eles estão certos, mas os cientistas percebem que eles ficam adiantados no espaço porque o tempo fora do planeta seria mais rápido.”
    Achei meio esquisito esta afirmação, pois é claro que o relógio adianta, não tem a força da gravidade para influenciar seus mecanismos. Eles trabalham “livres” de qualquer tipo de peso ou fricção. Não tem nada a ver com o tempo.

    Thumb up 2
  35. Meu caro amigo, voce levantou uma questão realmente interessante e intrigante entretanto muito “facil” de se resolver, pois cientistas que calculam a massa, tamanho, composição, densidade, orbita e tantas outras características de corpos celestes que estão a milhões de anos- luz do nosso planeta(ou telescópio)somente “observando” os desvios que seus campos gravitacionais causam no espaço-tempo conseguiriam também(não facilmente, mas conseguiriam)calcular “onde” e “quando” a Terra estaria (se nenhum fator externo, como um asteroide, ou qualquer outro corpo celeste intervisse no caminho dela)e então acertar o cronograma da viagem com esses dados encontrados, assim o viajante iria viajar no tempo e “cair” em um lugar seguro DENTRO do planeta (não literalmente, claro, mas sim na atmosfera, e com um paraquedas e protetor solar, por precausão)bem próximo do lugar pré calculado pelos cientistas. Pelo menos é o que eu imagino.

    Thumb up 4
  36. Quanta ignorância!!!

    Mesmo que fosse possível viajar no tempo, o problema ainda seria viajar no tempo em relação ao espaço… o mundo gira em seu proprio eixo, a terra gira em torno do sol, o sistema solar se move dentro da galáxia e a galáxia se move no espaço…

    Como se deslocar milisegundos sem parar no espaço ou dentro da terra?

    Como tornar o extremo relativismo em algo absoluto e confiável?

    Thumb up 20
  37. voçe nãõ acha que criari danos se voçe viajar para futuro e contasse para as pessoas ex:o mundo iria acabar iria ser muito chocante e desesperador

    Thumb up 0
  38. Acho que daki a algum tempo(não sei quanto)poderemos sim viajar no tempo.

    Quem diria a 200, 300, 500, 2000 anos atrás que eu poderia voar com um veiculo mais pesado que o ar, ou que seria possivel ver a falar com uma pessoa do outro lado do mundo ao vivo…

    Mas se for possivel viajar no tempo é pq ele existe e esta em algum lugar. Se eu vou ao passado, por exemplo em 1990, ele precisa existir em algum lugar que não seja o presente. E continuar existindo. Mas os atos não podem mudar(por exemplo se em 2001, o Bin Ladem desistisse de fazer o ataque as torres gemeas)consequentemente o nosso fururo tbm existe, e está em algum lugar.

    É um assunto que presiza ser muito bem estudado, pois se é possivel viajar no tempo, ele não está somente no campo mental, mas em algum lugar, onde? ESTUDEM!

    Thumb up 1
  39. Lógico que é possível viajar no tempo, indo pro futuro e passado… veja o exemplo dos extra terrestres, os ETs, vão e voltam no tempo com a maior simplicidade…. bye

    Thumb up 0
  40. estes dias achei um buraco de minhoca no quintal de casa ,a minhoca entrava de um lado e saia por outro,será que ela tava viajando no tempo?ou tinha duas minhocas?
    coisa loca este negocio não acham?

    Thumb up 2
  41. Para O Homem Viajar No Tempo E Voltar Ao Passado Ele Teria Que Decompor A Matéria E Se Tornar Luz.
    Daí Ele Projetaria Sua Forma No Período De Retardo Da Luz Que Desejasse.

    Então Ele Passaria A Viver Paralelamente A Projeção Da Luz, E No Período Que Desejasse.

    No Entanto Sua Existência Nesta Projeção De Luz Não Seria “Real” Pois Nada Ali É Material,
    E Além Do Mas Não Seria Possível O Individuo Recuperar Seu Estado De Matéria,
    Sendo Obrigado A Viver Como Energia Junto Ao Retardo Da Luz.

    Como Tudo Ali Não Passa De Retardo De Luz Sua Existência Junto A Esse “Passado” Não Seria Produtiva,
    Pois Não Há Consciência No Retardo Da Luz, E Ele Viveria Como Um Fantasma Neste Passado, Sem Poder Se Comunicar Ou Alterar Nada.

    Assim Creio Eu.

    Thumb up 5
  42. Gostaria que fosse possível e não me importaria se seria perigoso ou não, só queria voltar em uma só data e não ligaria se não voltasse mais.

    Thumb up 1
  43. De tudo que li até hoje sobre vários assuntos a conclusão que chego é que eu não sei nada, mas apenas uma convicção não sai de minha cabeça: tudo absolutamente tudo o que passa pela mente “humana” é possível, por mais impossível que pareça.
    Viajar no tempo na minha opinião é possível só não temos meios para realizar.Talves num futuro muito distan……………………………………………………………..te isso seja possível assim como outras aspirações humanas, como por exemplo a de não morrer, a de não envelhecer, a de viajar pelo universo e entender o significado de tudo isso, mas o problema é que nos preocupamos muito com questões que nos tiram do foco principal, botamos a carroça na frente dos bois.

    Thumb up 2
  44. Viagens através do tempo, isso é possível? Lógico que sim fazemos isso a todo momento, nos sonhos quem nunca teve um momento em que jurava estar em um determinado lugar que nunca esteve, mais que por motivos claros se apagam de nossas memórias! Nossos sonhos são projeções reais de que em um determinado momento estamos vivenciando uma viagem ao tempo, tanto no passado quanto no futuro mesmo que não haja deslocamento físico real, tudo esta em nossa mente, portanto eu acredito que já viajamos no tempo por muito tempo, mais por ser uma coisa inconsciente ainda não podemos vivenciara em tempo e espaço físico.

    Thumb up 5
  45. O amigo disse em um post ai de cima que se o tempo for lento vai envelhecer mais devagar isso em outros planeta que giram em velocidade inferior, mas se houver oxigenio não adianta nada pois o oxigenio que envelhece as pessoas.

    Thumb up 4
  46. Antonio dias concordo contigo isso de Deus todo poderoso e tudo mais deve ser esquecido mas o sistema por traz de tudo é muito lucrativo …
    tinha um comentário de uma religiosa aí falando pra viver o presente e largar o futuro que pertence a Deus , ah não da pra aceitar isso .

    Thumb up 5
  47. Como queria voltar no tempo ir pros anos 90 quando restart era só reinicio de um jogo, quando cine era abreviatura de cinema!

    Thumb up 10
  48. Eu acredito, que nossa existencia é resultado da unica possibilidade de vida no universo se ajustando com as frequencias de acordo com os fenomenos na unicidade de universo e cosmos tendo o tempo como fator exclusivamente teórico e referencial, mas sim massivamente falando em fisica que é a coisa mais próxima do real, onde tudo que somos e percebemos e sentimos é fisica, isso serviria em qualquer lugar do universo em expansão, sobre o infinito só pode existir se existirmos caso o contrario nada existe. querer voltar no tempo é perda de tempo o universo existe para expandir e progredir, querer regredir é perda de tempo!

    Thumb up 2
  49. mas gente! convenhamos!! o homem é um ser sonhador e agora vem com essa historia de viajar no tempo hahahahahahahahahhaahahahahahahah.os cientistas sao bandos de frustrados tentando consertar erros que o homem fez no passado

    Thumb up 1
  50. Quem sabe o que é possível ou não? Quem sabe quais serão as tecnologias daqui há 100, 500, 1000 ou 2000 anos no futuro? O pensamento medieval afirmava categoricamente que era impossível voar com veículos mais pesados que o ar, diziam que era fantasia, ficção, sonhos de crianças…

    Thumb up 9
  51. Quem somos nós com nosso cérebro limitado para entendermos este universo, mas este papo de passado e futuro é uma tremenda bobagem que qualquer cérebro minusculo deveria saber que é ficção e bem infantil. O mais engraçado é
    o aloisio que diz os demais não sabem nem porque o cabrito….redondo.MAS TEM CERTEZA QUE DEUS EXISTE,como pode ter certeza, sera que ele ja viu, falou com ele….

    Thumb up 6
  52. Vi noutro dia uns comentário de físicos quânticos que TUDO é uma forma de vibração( por ex. a luz visivel tem um comprimento de onda e a luz infra-vermelha tem outro) e é só uma questão de sintonia para podermos ver os multiversos e por conseguinte podermos viajar no tempo pra frente ou para tras. È como se fossem canais de televisão voce só enxerga o que está sintonizando, mas os outros não deixaram de existir só porque voce não os está vendo.Apenas voce não está sintonizado. Disseram inclusive que, no microscópio eletrônico é +fácil de chegar a conclusão pois mesmo numa viga de aço existem vãos entre as moléculas onde passariam facilmente os nano-elementos,e se voce conseguisse chegar a se sintonizar com a forma de onda de uma parede voce passaria atravez dela com facilidade. Daí, se sintonizar com um universo paralelo, voce pode passar para lá e sumiria da visão nossa no nosso tempo, mas também isso não quer dizer que voce deixou de existir. Apenas sumiu do meu tempo. Em suma, parece até simples, mas eu acho complicado PACA. Ainda temos muito o que estudar. Só o futuro nos dirá.

    Thumb up 6
  53. Vcs, não sabem nem porque um cabrito caga redondo vai saber porque dessas coisas isso é para tentar negar a existencia de Deus, um dia vcs estarão diante dele, e saberão a quem pertence todas essas coisas.

    Aluisio

    Thumb up 3
  54. Me tirem uma dúvida por favor,já ouvi um comentário,não me lembro onde,de que o tempo “corre” mais lentamente em planetas maiores que o nosso como júpiter e mais rápido em outros menores como urano,essa informação procede?

    Thumb up 4
  55. @haliel
    Se você pudesse viajar à velocidades próximas à da luz durante um ano sua percepção da passagem do tempo seria a mesma e seus relógios confirmariam a duração da viagem de um ano, mas quando você retornasse à Terra poderia ter uma grande surpresa ao perceber, por exemplo, que seu filho estaria mais velho do que você.

    Thumb up 4
  56. as pessoas q viajam próximo a velocidade da luz n iriam envelhecer mais devagar n.

    elas iriam envelhecer da mesma forma afinal, a diferença da passagem de tempo seria a mesma pra uma pessoa em velocidade normal.

    eu estou viajando a 99,99% de c… 1 ano viajando assim vai continuar a ser 1 ano pra mim… isso só vai ser diferente pra quem esta em velocidade normal… ambos envelhecem da mesma forma mas com referenciais de tempo diferentes.

    Thumb up 2
  57. Segundo o próprio Stephen Hawking, o tempo é uma dimensão, a quarta. Mas desde quando existe esta quarta dimensão? Ou seja, a quanto tempo tem o tempo? Pela lógica, começou quando começaram as outras três dimensões, a partir do “big bang”. Antes do dele não existia nada, nem tempo, nem espaço com suas dimensões espaciais. Somente um ponto incomensuravelmente pequeno denominado singularidade. Portanto também não existia a eternidade, que é a continuidade “ad infinitum” do tempo. Se fosse possível por alguma forma real e não teórica viajar no tempo para o passado, nossa viagem terminaria exatamente no momento exato do início do “big bang”. Depois… Apenas a singularidade.
    Ao refletir sobre o exposto, verificaremos que tudo neste cosmo está no passado. Ao se olhar para o sol por exemplo, com as convenientes proteções, estaremos vendo um disco luminoso que existiu num longínquo passado de 5 minutos. Da mesma forma, para qualquer ponto que olharmos à noite para o céu estrelado também estaremos vendo coisas que existiram num passado de milhões e milhões de anos. Estamos vivendo sempre no passado, com a ilusão de estarmos no presente por ser este um passado extremamente recente.
    Logo, viagens tanto para o passado como para o futuro são coisas impossíveis. Devemos pensar em deslocamentos instantâneos (ou quase) de um ponto a outro do universo levando em conta que por mais rápidos que sejam, estaremos sempre no passado.

    Thumb up 9
  58. ”techdani” Do ponto de vista da velocidade a sua ideia está correta, mas na realidade os satélites geo-estacionários se adiantarão devido à diminuição da intensidade do campo gravítico, os campos gravíticos também provocam deformações espaço-tempo.

    Thumb up 2
  59. @Renato Bueno
    Gostei de sua asserção com respeito ao valor intrínseco da argumentação independente de sua origem, com o que concordo.
    Você fez também uma observação importante sobre a natureza unitária do espaço-tempo.
    Dentro do meu conceito (não cientificamente fundamentado) o espaço-tempo seria, da mesma forma, uma variável matemática definidora do estado de um fenômeno, indicando sua evolução. A inexistência de um fenômeno (ausência de matéria e energia) implicaria na inexistência do espaço-tempo.

    Thumb up 2
  60. Hmm, interessante o ponto de vista do Deleon.
    Bom, apesar de ser leigo sobre o tema, poderia admitir entao que, o Deleon atribuiu o tempo como uma variante das circunstancias naturais as quais somos submetidos (gravidade por exemplo…)
    sendo assim, o tempo uma variante matematica. poderiamos comparar entao, com o tempo ao “calor”? ambos, a grosso modo, possuem variaçoes apartir de incidencias naturais…

    volto a lembrar q sou apenas um leigo, e oq cito acima é apenas uma forma de expressar o que entendi =P

    Thumb up 3
  61. Comentários interessantes pessoal! Óbvio que desconsiderando o do Leco, que não cabe ao assunto.

    Thumb up 0
  62. Acredito que há leis físicas ainda desconhecidas que impessam o retorno no tempo. Para o futuro já existe. Astronautas na estação espacial internacional já viajam frações de segundos para o futuro em relação a nós aqui na terra.

    Thumb up 0
  63. Se, por exemplo, tivessemos um corpo de massa suficientemente grande para criar um buraco de minhoca, uma espécie de esticamento do espaço a ponto de criar um túnel, a viagem pelo tempo seria pouco díficil. O único problema para viagens ao passado seria o paradoxo do avô.

    Thumb up 0
  64. PARABÊNS ALIANE MAIA, EU ACHO QUE ELE DEPENDE DELA PARA MUITAS COISAS, INCLUSIVE PARA SOBREVIVER.

    Thumb up 0
  65. Pois é, duvido que seja possível voltar ao passado, mas talvez seja possível viajar ao futuro. O Deleon tem uma teoria interessante, mas mesmo que o cara tenha apenas “envelhecido menos”, na prática, terá ido ao futuro. De toda forma, ainda na prática, esse preferência pelo modelo simples funciona perfeitamente também. Não acho que algum de nós verá uma viagem no tempo fora da velocidade normal. hehehehehe

    Thumb up 0
  66. é muito desagradavel um homem chamar a mulher de tranqueir
    assim para todos lerem, se é tranqueira porque ainda não largou ela? para de falar isto de tua mulher e tome uma atitude de homem, quem será que é tranqueira nesta estoria?
    muito chato isto
    Eliane Maia

    Thumb up 1
  67. Ricardo, esse exemplo é chamado “Paradoxo do Avô” e é ampla e infrutiferamente discutido há décadas (séculos, talvez): se eu voltar no tempo e matar meu avô antes de meu pai nascer, como eu poderia ter nascido, para voltar no tempo e matar meu avô?

    A única explicação seria a 5ª dimensão: universos “paralelos” que coexistem simultaneamente numa mesma linha de tempo. Quando voltei no tempo e matei meu avô, na verdade teria matado sua contra-parte de outro universo e é minha contra-parte daquele universo que deixa de existir.

    No entanto, essa teoria dos universos paralelos acrescenta tantas variáveis que não é possível saber com o que ele se pareceria.

    Thumb up 2
  68. Como o ser humano é esquisito…

    Se esforça tanto pra conhecer lugares distantes: água em outros planetas, a máquina do tempo, galáxias a 300 mil anos luz (tão distante…) e não consegue ter um relacionamento descente com quem está próximo (esposa e filhos), muito menos com seu vizinho…

    Vou te contar viu…

    Ainda falo mais… ouvi um ditado muito interessante, que repasso a vocês: “antes de querer salvar o mundo, de três voltas ao redor da sua casa…”

    Abraços!

    Thumb up 1
  69. @ Ricardo Schirmer

    Se os seus pais não se conhecessem, o espermatozoide do seu pai não fecundaria o óvulo da sua mãe, sendo assim você não nasceria…
    Como você entraria em uma “maquina do tempo” sem nunca ter nascido? Você não poderia entrar na maquina e em razão disso você não poderia viajar para o passado, não viajando para o passado você não impede os seus pais de se conhecerem, sendo assim você nasce… e depois entra na maquina para assim atrapalhar o relacionamento dos seus pais…

    Entendeu por que é um paradoxo?

    @ Deleon Jerez

    O bom da ciencia é que ela não tem nada parecido com a religião, assim, não existe autoridade de nada, tudo o que existe são os argumentos, se você mostrar com qualquer tipo de argumentação que você está certo e Einstein errado, então você está certo e Einstein errado… Não importa quem ele foi, ou mesmo quem é você!

    Sobre o tempo não existir, bom, na verdade não é o tempo, é o espaço-tempo, espaço e tempo são a mesma coisa, se o tempo não existe o espaço em que estou agora também não… É tudo a mesma coisa…

    Sobre viajar no tempo, nós estamos viajando no tempo-espaço à uma velocidade de 250 Km/s, tente fazer as contas, é muito rapido… ou não.

    Uma coisa é fato, quanto mais rapido se mover, mais lentamente o tempo vai passar…

    Thumb up 0
  70. Como os místicos se agarram na emoção é desprezam a lógica, eles fantasiam que seria possível voltar no tempo.
    Mas o simples fato da Terra estar viajando pelo cosmo, já destrói a maluquice de se voltar no tempo.
    Pois se hoje voltássemos há 10 anos atrás, desembarcaríamos num local errado do cosmo.
    Além disso, teríamos que voltar no Tempo, na Energia, no Espaço e na Matéria…

    Thumb up 1
  71. Sobre a segunda teoria,há um jogo de computador muito bom chamado “Portal” que demonstra essa teoria de maneira impressionante.
    Nesse jogo,vc possui um insólito/utópico canhão que dispara energia que consegue criar “buracos de minhoca”,(dois ao todo),possibilitando que vc esteja em dois lugares ao mesmo tempo e consiga solucionar os diversos puzzles que existem no complexo do qual vc é prisioneiro.
    Por exemplo,vc quer entrar em uma sala necessária para o avanço no game,só que a sala possui uma minúscula entrada,daí vc usa o canhão para criar um “buraco na realidade” atirando atravéz da pequena entrada que servirá de saída quando vc criar o segundo portal que,nesse caso,será a sua entrada para a sala.Complicado não,só vendo pra crer.
    Esse jogo é tão cabeça que foi considerado pela critica como um dos melhores jogos de ficção científica de todos os tempos.

    Vale a pena dar uma olhada.Procurem no youtube.

    Thumb up 0
  72. Não deixa de ser uma macro-presunção emitir uma opinião que contraste com conceitos emitidos por cientistas do porte de Stephen Hawking ou Albert Einstein, mas por outro lado não seria lícito omitir, por esse motivo, meu modo de pensar. Acredito que o tempo não tem existência real e é apenas uma variável matemática usada para medir a intensidade dos fenômenos. Se não há fenômeno também não há tempo. Por exemplo: um corpo envelhece em razão dos fenômenos biológicos que se processam nas células numa determinada intensidade medida por comparação com o fenômeno de rotação da Terra. Se o mesmo corpo for congelado o processo biológico pára de se processar como se o tempo também parasse. Dentro desse conceito uma viagem ao passado exigiria que todos os fenômenos retroagissem e retornassem ao seu estado anterior, como um filme passado do fim para o começo, o que parece impraticável. A viagem ao futuro pela mesma razão não seria factível. A hipótese de se viajar na velocidade próxima à velocidade da luz para podermos presenciar o futuro permanecendo jovens, na realidade não poderia ser considerado uma viagem ao futuro, mas apenas uma redução da intensidade do envelhecimento.

    Thumb up 2
  73. Se eu pudesse retornaria no tempo para impedir que meus pais se conhecessem, aí eu nao nasceria e nao conheceria essa tranqueira aqui em casa que é minha mulher. Mas já que eu não nasci, como eu estaria lá impedindo os meus pais? Seria orfão???

    Thumb up 0
  74. Interessante…passa um programa dele no canal da discovery channel
    chamado “O universo de Stephen Hawking”

    O primeiro episódio foi Alienígenas e o segundo viagens no tempo

    Thumb up 0
  75. Sobre o exemplo: Espero que entendam a minha confusão.

    Eu nasci em 1983. Meus pais se conheceram em 1968. Eu viajo no tempo em 2010, e volto para 1968. A partir daí quebro a ligação dos meus pais, fazendo com que a historia de 1983 se torne alternativa. Eu passo a nunca existir na linha do tempo, mas como estou em 1968 fico por lá. Eu não pertenceria ao futuro nem ao passado, mas a minha linha do tempo permaneceria. O meu ponto de vista seria Nasci em 1983, vivi na linha do tempo ate 2010, voltei para 1968 e segui nessa linha até 2012.

    Tudo depende do ponto de vista meu caro Sávio. E o multiverso aqui não vejo muita influência.

    Thumb up 2
  76. Passou um documentário sobre o assunto no history channel essa semana, muito interessante!

    Thumb up 0
  77. Passou um documentário sobre o assunto no hitory channel essa semana, muito interessante!

    Thumb up 0
  78. “por exemplo, se você viaja ao passado e impede que seus pais se conheçam, como você nasceria para impedi-los de se conhecerem em algum lugar no futuro?”..
    Aí entramos na Teoria do Multi Universo… Certo Ricardo?? hehehe

    Thumb up 1
  79. Peço desculpa, mas apresentam um erro no artigo. Os relógios atrasam-se pois a velocidade linear dos satélites é superior à velocidade linear na Terra e a velocidade angular é quanto muito igual (se o satélite for geostacionário). Do mesmo modo, o tempo na Terra flui mais rápido.

    Thumb up 0

Envie um comentário