Telefone celular deixa você mais egoísta

Publicado em 15.02.2012

O telefone celular, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo das últimas décadas para conectar e aproximar as pessoas, pode na verdade estar fazendo o contrário. Um estudo da Universidade de Maryland, em College Park (EUA), afirma que o uso desse aparelho tende a criar comportamentos menos sociáveis nas pessoas.

A base do estudo é o conceito de comportamento “pró-social”, definido pelos pesquisadores como a ação destinada a beneficiar outra pessoa ou a sociedade como um todo. No trabalho, intitulado “O efeito do uso do telefone móvel no comportamento pró-social”, os pesquisadores americanos conduziram testes com voluntários de cerca de 20 anos de idade.

Durante determinado período, as ligações de celular e as atividades rotineiras de cada participante foram monitoradas. Os pesquisadores descobriram, após pouco tempo, que os usuários de celular eram menos inclinados a participar de atividades comunitárias em grupo, comparados aos não usuários.

Mesmo em testes nos quais a chance de ajudar os outros era dada explicitamente (por exemplo, em uma atividade na qual a participação era opcional e renderia doação em dinheiro a uma instituição de caridade), a participação pró-social dos portadores de celular ficou abaixo do esperado.

A razão para este aparente “egoísmo” de usuários de celular foi alvo de discussão entre os pesquisadores. De acordo com a teoria mais defendida, o motivo é justamente o potencial de conectividade do aparelho.

Como o uso do celular preenche na pessoa a necessidade de pertencer a uma comunidade, fazendo parte de um grupo, tal pessoa deixa de procurar esse pertencimento fora do âmbito do telefone celular. Dessa maneira, o usuário se torna menos pró-social. [Science Daily]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Isso é verdade. Eu mesmo passo a maior parte do tempo usando o celular. As vezes estou em frente ao computador e acabo respondendo e-mails do trabalho via celular. Acesso redes sociais até durante as refeições, mesmo que sejam com clientes e se vou ao banheiro sem o celular é como se eu estivesse num hotel pra passar o final de semana sem TV e internet.

    Thumb up 2
  2. Faz sentido! Mas para muitos o celular é uma ferramenta de trabalho e o fato de você não ter celular não te torna menos egoísta!! “Amor por princípio e a ordem por base; o Progresso por fim” Essa é a máxima do positivismo onde o altruísmo é lei!!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120114-DarkMatterPhoto-hmed-0140p.grid-6x2
Matéria escura é finalmente encontrada; está em todos os lugares

Físicos conseguem lo...

Fechar