Telescópio espacial encontra 25.000 novos asteróides

Publicado em 19.07.2010

Um dos mais novos telescópios espaciais da NASA detectou 25.000 asteróides nunca antes vistos em seis meses. Mas não se preocupe: eles não representam qualquer ameaça pra Terra, pelo menos não tão em breve. 95% deles são considerados próximos à Terra, mas na linguagem da astronomia isso significa até 48,28 milhões de quilômetros.

O telescópio, chamado WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), completou sua primeira varredura do céu há poucos dias, e em seguida começou uma nova rodada de imagem.

O que é especial nele é sua capacidade de ver através dos véus impenetráveis de pó, podendo detectar o brilho de calor dos objetos que são invisíveis aos telescópios regulares.

Até o final do ano, os pesquisadores esperam ter um censo cósmico de milhões de objetos recém-descobertos que devem ajudar a responder perguntas sobre como planetas, estrelas e galáxias se formam.
Além dos asteróides, o WISE também avistou 15 novos cometas. O telescópio “espionou” centenas de potenciais anãs marrons – objetos estelares que são maiores do que um planeta, mas muito menores do que uma estrela – e confirmou a existência de 20 delas, inclusive algumas das mais frias já vistas.

O telescópio também detectou o que os pesquisadores acreditam ser uma galáxia ultra luminosa, a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância e formada a partir da colisão de outras galáxias.

A missão WISE vem um quarto de século após a Infrared Astronomy Satellite criar o primeiro mapa de todo o céu, em 1983. Ao contrário de seu antecessor, o WISE é muito mais poderoso. A NASA lançou uma imagem de uma semana de descobertas do WISE, mas o catálogo celestial completo do que está lá fora não será divulgado ao público até ao próximo ano.[MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. 10 bilhoes de anos luz????????????????????? se 153 anos luz dá 1 quatrilhao e 470 trilhoes de quilometros nossa nao há calculadora nesse mundo para calcular isso. incrivel

    Thumb up 1
  2. Esquenta não pessoal!
    Antes que,‘’o que tem que acontecer, aconteça’’ – Teremos uma nova ordem Mundial e, só depois, quando disserem ”agora há paz”; virá repentina destruição.
    A profecia diz que o mundo será restaurado…
    E, haverá herdeiros da Terra e um Gov. Justo e poderoso.

    Provavelmente surgirá alguém que discorda do Apocalipse (Bíblia), embora creia nas profecias de Nostradamus!
    (Amaram mais a criatura que o Criador).
    O fim virá… para alguns e para outros uma nova vida.
    Infelizmente a humanidade esqueceu que além de matéria, somos alma e espírito. É exatamente por isso que vivemos quase num caos, sem rumo(maioria).
    Por isso, a escolha de muitos se aplica nos dizeres: ”Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e curta a vida”.”A má notícia é que Deus não existe. A boa, é que não há necessidade”. São desesperançosos ou decepcionados por maus pastores ou mesmo porque seus desejos não foram realizados por ‘’n’’ motivos e alguns preferem viver longe e sentem mais donos de si e nada que ”questione” suas decisões.
    Eu simplesmente digo: Existe obra sem autor e algo pode nascer por si?
    O Criador não nos deixou revelado(substantivamente)nossa origem e muito menos a Dele.
    Certamente Ele tem razão para isso…e não questiono, apenas aceito suas leis que são justas. Seria ignorância que a natureza criasse um Universo com bilhões e bilhões de estrelas e Planetas… e, que sentindo haveria de nascer e simplesmente morrer como nunca tivesse existindo?
    Não condeno os ateus… eles têm o direito de pensar como quiser.
    Quem sabe futuramente entendam que, por não vermos D-us, não significa que Ele não exista.
    Só pela existência das coisas, elas nos direciona a existência de um Criador.
    Para os que creem – fé. Para os que não, o fim da sua existência e ponto!
    Pense nisso.

    Thumb up 15
  3. _ Até que em fim um comentário de aparente entendedor ou no mínimo acertado, somos de fato insignificantes, se todos fossem capaz de entender isso, aproximavam bem mais daquele que o criou.

    Thumb up 2
  4. porque eles querem divulgar o que está “lá fora” só ano q vem?
    seria a “estrela x” ou o “planeta nibiru” ou “anã marrom” (segundo a profecia maia)
    que vai passar pelo nosso sistema solar em 2012 ???…

    gostaria de respostas!!!…
    obrigado!!!

    Thumb up 0
  5. Olá a todos !
    48 milhões de quilômetros é um terço da distância Terra – Sol,
    ou seja, bem perto …
    Para um asteróide destes mudar de rota, basta um empurrão gravitacional de algum corpo massivo que ele passe perto e pronto, viramos um alvo …
    Abraços

    Thumb up 1
  6. “O telescópio também detectou o que os pesquisadores acreditam ser uma galáxia ultra luminosa, a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância e formada a partir da colisão de outras galáxias.”

    Cada vez me sinto mais insignificante!

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cristais
Cientistas criam versão melhorada de cristais de absorção de CO2

Cientistas dizem que...

Fechar