Teóricos da conspiração podem ser apenas pessoas solitárias

Se você tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria em uma pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo?

Errado. Um estudo recente publicado na revista Journal of Experimental Social Psychology indica que teóricos da conspiração podem apenas ser solitários.

Diferentes experimentos mostraram que a exclusão social cria um sentimento de “falta de sentido na vida”, e essa busca por sentido leva as pessoas a perceberem padrões onde eles não existem, ou seja, na aleatoriedade.

O novo estudo conecta os pontos, relatando que o ostracismo aumenta a superstição e a crença em conspirações.

Os experimentos

Em um experimento, os participantes escreveram sobre uma recente interação desagradável que tiveram com amigos. Em seguida, avaliaram seus sentimentos de exclusão, sua busca por propósito na vida, sua crença em duas conspirações (que o governo usa mensagens subliminares e que as companhias farmacêuticas retêm curas) e sua fé na atividade paranormal no Triângulo das Bermudas.

Quanto mais excluídas as pessoas se sentiam, maior era o seu desejo por significado na vida e mais provável era de que acreditassem em conspirações.

Em um segundo experimento, estudantes universitários foram levados a se sentirem excluídos ou incluídos por seus pares. Em seguida, leram dois cenários sugestivos de conspirações (fixação de preços e sabotagem em um escritório) e um cenário sobre um ritual de boa sorte (bater os pés no chão antes de um encontro).

Os estudantes que foram excluídos no estudo relataram maior conexão entre comportamentos e resultados nas histórias, em comparação com aqueles que foram incluídos – o que significa que enxergaram um padrão aleatório baseado em crenças supersticiosas.

Conclusão

De acordo com o principal autor do estudo, o psicólogo Alin Coman, da Universidade de Princeton, nos EUA, embora pensemos nos teóricos da conspiração como “esquisitos”, até mesmo estudantes universitários de uma instituição de prestígio podem abrigar essas opiniões.

“Qualquer pessoa poderia se enraizar nesse tipo de pensamento se surgirem as circunstâncias certas”, acrescenta Coman. [ScientificAmerican]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 3,10 de 5)
Curta no Facebook:

2 respostas para “Teóricos da conspiração podem ser apenas pessoas solitárias”

  1. Acredito muito é na relação entre absinto, vodka, rum, conhaque, gin, wisky, tequila e cachaça com a teoria da conspiração. E eles tem toc.

Deixe uma resposta