Ter aula mais tarde melhora o humor

Publicado em 7.07.2010

Algumas escolas se esforçam para combater aquilo que os antigos chamam de “inimigos da aurora”: aulas começando cedinho, às vezes antes das sete e meia da manhã, e marcação cerrada sobre os atrasados. O mau humor que geralmente é apresentado por esses elementos, segundo uma pesquisa de um hospital no estado de Rhode Island (EUA), tem uma explicação: crianças e adolescentes ficam mais dispostos e chegam a ter melhor rendimento se dormirem aquela meia horinha a mais.

Os pesquisadores agiram da seguinte forma: recrutaram 201 estudantes de Ensino Médio, em uma escola de Rhode Island, e alteraram o início das suas aulas das 8h para as 8h30, durante dois meses. Os felizes voluntários foram submetidos a questionários ao longo desse período.

A pesquisa descobriu uma série de números, jogados em forma de percentuais, para comparação:

  • 54,7% dos estudantes, após os dois meses, relataram conseguir cumprir o ideal de oito horas de sono por noite, contra 16,4% do início do teste.
  • O percentual de estudantes que disseram se sentir deprimidos ou tristes caiu de 65,8% para 45,1%.
  • O número de jovens que diziam ficar mau-humorados durante o dia também diminuiu, de 84% para 62,6%.
  • Visitas dos estudantes a hospitais ou enfermaria por sintomas relacionados ao cansaço passou de 15,3% para 4,6%.
  • A duração média de uma noite de sono aumentou em 45 minutos.
  • Além disso, os estudantes passaram a dormir 18 minutos mais cedo do que antes, em média.

Apesar desses números favoráveis, ainda há muita polêmica a respeito de se ajustar ou não os horários das aulas. Embora pareça que é vantajoso que os jovens possam acordar um pouco mais tarde, alguns especialistas desaconselham essa mudança de horário, alegando que com o tempo eles passariam a dormir igualmente mais tarde e a mudança perderia seu efeito positivo.

As manifestações para uma mudança, contudo, tem sido estimulantes no geral. O estudo referiu que a alegação de que os jovens dormiriam mais tarde é falsa, já que o tempo médio de sono aumentou. Ainda há muita resistência, mas algumas escolas de lá já estão dispostas a adiar em meia hora o horário de início das aulas. Os alunos agradecem. [WebMD]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Qualquer estudante sabe disso…

    É muito complicado, hoje dormimos bem mais tarde, mas acordamos o mesmo horário ….

    O que fod* mais ainda é que, enquanto a aula da manhã começa cedo demais, a aula de tarde começa tarde de mais, e conquentemente acaba tarde também, e temos muito menos tempo livre ….

    Ow, vida de estudade é dificil

    Thumb up 1
  2. Minhas aulas começam às 7:00 então eu acordo 5:30 pq a van chega às 6:30!!Odeio isso.

    Thumb up 1
  3. Eu prefiro mil vezes ter aulas de manhã.
    Durante o ano passado tive sempre aulas à tarde. Por vezes entrava à 1 e 25 da tarde, e outras vezes às 9 e 10 da manhã, mas todos os dias saía às 6 e 25 da tarde. Portanto, todo o meu tempo que eu poderia ter aproveitado para me divertir durante a tarde era completamente gasto onde? Na escola. Sítio onde as únicas coisas divertidas eram comer no bufete e inventar alcunhas parvas para os professores.
    Este ano, mudei de escola. E, apesar de só se ter passado uma semana, estou a adorar o horário (assemelha-se ao horário que eu tinha em anos anteriores aos dos anos passados. Devo dizer que o ano passado as minhas notas baixaram ligeiramente.): tenho duas tardes completamente livres! Esse tempo dá realmente muito jeito, principalmente para estudar. Até porque, falo por mim, se estudarmos de manhã, provavelmente à tarde já nos esquecemos de tudo…

    Já para não falar de que, em princípio, os adolescentes de hoje serão os adultos do futuro. E de certo que quando forem adultos, ninguém vai querer dar mais meia hora para dormir.

    (Mas é a minha opinião. Falo somente por mim. Até porque, segundo todos me disseram e eu sou obrigada a admitir, eu estou sempre “do contra”.)

    Thumb up 0
  4. concordo literalmente…. nossa sociedade atualmente dorme mais tarde que nossos avós e no entanto continuamos acordando cedo demais….. acho que precisa ser repensado isso aqui tambem….

    Thumb up 0
  5. Sempre tive prblemas para acordar cedo! No ensino médio então, geralmente meu cérebro começava a funcionar as 9:30 da manhã! Tb não tomava cafeína até meus 18 anos. Depois que descobri o café até acordo, mas o meu cérebro é noturno mesmo! Acho que existem biorritmos diferentes em cada indivíduo!

    Thumb up 2
  6. eu também odiava acordar cedo no meu tempo de escola… eu daria graças a deus se essa noticia fosse levada a sério pelos colégios.

    Thumb up 0
  7. Eu odiava acordar cedo…

    O problema dessa mudança de horário seria para os pais que trabalham, já que nem sempre poderiam levar os filhos para depois irem trabalhar

    Thumb up 0
  8. Tendo em conta que uma boa parte dos estudantes que se levanta cedo é acordada pelo despertador, o humor deve
    mesmo ser mais baixo. rsrsrsrsrsr

    Thumb up 1
  9. Há provas científicas que dizem que o cilco circadiano dos adolescentes é levemente diferente dos adultos (fase de crescimento, hormônios) e que o ideal de horário para terem aula seria do final da manhã até o meio data tarde.

    O rendimento escolar nesse horário aumenta muito. Algumas escolas na Inglaterra estão começando a alterar os horários por conta desse estudo.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ecografia
Exame de sangue pode identificar Síndrome de Down antes de o bebê nascer

Cientistas holandese...

Fechar