Ter um animal de estimação é bom para a saúde?

Publicado em 9.08.2010

Segundo investigadores, há crescentes evidências de que cães, gatos e outros animais domésticos como cavalos, podem promover benefícios à saúde física e psicológica de seus proprietários.

Desde ajudar os deficientes até ter um efeito calmante sobre seus donos, os cães tem um longo histórico de serem úteis e agradáveis aos seres humanos.

Pessoas que têm animais de estimação têm um menor risco de desenvolver problemas cardíacos do que aqueles que não têm. Uma pesquisa na Austrália descobriu que os donos de animais têm a pressão arterial e os níveis de colesterol mais baixos – independentemente de tabagismo, dieta, índice de massa corporal ou nível de renda.

Outros estudos também têm mostrado que os cães podem farejar doenças, incluindo certos tipos de câncer e problemas de saúde associados com a diabetes. Em 2008, pesquisadores descobriram que 65% dos diabéticos disseram que seus cães tinham uma reação comportamental, tais como latir e choramingar, quando experimentaram quedas perigosas de açúcar no sangue.

Similar a outros “cães de assistência”, como cães-guia, os cachorros que exibem uma forte reação a episódios de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) são treinados como “cães alerta” que ajudam os seus proprietários a se manterem saudáveis e seguros, sinalizando-os quando for necessário procurar assistência médica.

Médicos franceses descobriram que uma raça particular de cão, pastores belgas, pode ser treinada para detectar câncer de próstata. Eles são capazes de distinguir entre o cheiro da urina de homens com câncer do cheiro dos sem. No final do estudo, os cães identificaram corretamente 63 das 66 amostras.

Apenas acariciar um animal já pode ajudar pessoas lutando contra uma doença ou sofrendo de depressão. Um estudo de 2008 revelou que idosos e pessoas que tinham se submetido recentemente a uma cirurgia responderam melhor ao tratamento e tiveram taxas de recuperação mais rápidas quando tiveram contato com cães e outros animais.

Outra pesquisa mostrou que adultos solteiros e mulheres eram menos propensos a sofrer de depressão quando possuíam um cão. O estudo também descobriu que os cães não contribuíam de forma alguma para a depressão de seus donos, o que significa que não há lado emocional negativo em possuir um cachorrinho.

Benefícios como diminuição da pressão arterial, diminuição da freqüência cardíaca e diminuição do sentimento de abandono e desesperança têm sido documentados cientificamente. Inclusive, a terapia com animais tem sido bem sucedida em relação a outras. Por exemplo, há anos os médicos tentavam fazer com que uma mulher idosa voltasse a falar. Após a interação com um cão de visitação de um grupo de terapia com animais, ela virou-se para seu cuidador e disse: “Cão muito bonito”. [LifeLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Interessante. Há muito ouço que animais auxiliam pessoas na redução ou cura de certas doenças. Várias notícias e pesquisas tem confirmado a notícia e torço para que seja real e só bem traga a quem cuida ou é cuidado por animais de estimação.

    Thumb up 1
  2. Como fazer para tirar a propaganda de cima do texto, tem muita reportagem que não da para ler.

    Thumb up 0
  3. HÁ CASOS E CASOS. QUANDO ELES PARTEM, A DEPRESSÃO VOLTA.

    Thumb up 1
  4. Ter um animal de estimação é tudo de bom.
    “Só quem teve um cão sabe o que é ser amado”.
    - Friedrich Nietzche-
    Excelente Natasha!

    Thumb up 2
  5. Animais de estimação ajudam controlar a depressão. Tenho uma amiga depressiva que tinha um gato sem raça definida, porém, muito compreensível e de um comportamento exemplar. Quando esse animal, após ficar doente e internado numa clínica veterinária em virtude de um câncer diagnosticado, minha amiga entrou num estado de choque e sua depressão tornou-se quase incontrolável.
    Hoje, ela toma doses absurdas de tudo que é tipo de drogas tarja preta.

    Thumb up 0
    • Pois eh ajudam qanto vivos, o ideal para pessoas assim eh comprarem um animal que viva muito, como tartarugas, certas aves ,macacos e cavalos.

      Thumb up 0
  6. Ao que parece,finalmente o ser humano começa a entender que tudo e todos estão ligados harmoniosamente,ainda que este mesmo humano faça de tudo para que tal não aconteça.
    UFAAAAAAAA,como é penoso e triste que esta raça habitante deste planeta não entenda a harmonia planetária.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
mulherchorando
Palavras desagradáveis podem prejudicar suas articulações

Já diziam os ditados...

Fechar