Veículo vai de 0 a 160 km/h em um segundo no 1º teste do Hyperloop; projeção aponta 1.100 km/h em um segundo

Uma startup dos EUA construiu a primeira pista de testes em larga escala para o sistema de transporte Hyperloop no deserto perto de Las Vegas. A Hyperloop One (anteriormente Hyperloop Technologies) acelerou um veículo de teste em uma via férrea em velocidades de quase 500 km/h utilizando a tecnologia de propulsão do hyperloop. O resultado foi algo parecido com uma montanha-russa muito rápida. Veja no vídeo abaixo (em inglês):

Usando um motor linear elétrico para acelerar um veículo em hyperloop, engenheiros realizaram o que chamam de “teste de propulsão ao ar livre”, ou POAT, na sigla em inglês. O veículo de teste (chamado de “trenó”) vai de 0 a 160 km/h em cerca de um segundo, gerando uma força de cerca de 2.5Gs. Hipoteticamente, o mesmo motor pode permitir que um veículo melhor aerodinamicamente projetado alcance velocidades de mais de 1.100 km/h em um tubo com pouca pressão.

10 formas de transporte futuristas que podemos ter em breve

O vice-presidente sênior de engenharia da Hyperloop One, Josh Geigel, explica o uso de um sistema de propulsão eletromagnético. ”Ao contrário de motores típicos, este não tem partes móveis”, explicou ao site Mashable. Giegel descreveu os motores como “lâminas”. Quando alimentadas, estas lâminas de cerca de 60 cm de altura por 15 cm de largura criam energia eletromagnética que reage com o veículo e o “empurra”.

Conheça o Airlander 10, o futuro do transporte aéreo

Isso faz com que seja semelhante a um motor de indução linear que pode ser visto em montanhas-russas mais recentes, que possuem carros andando a velocidades muito altas – é por isso que o teste parece uma dessas montanhas-russas. Mas, ao contrário dos motores utilizados em montanhas-russas ou trens de alta velocidade, o ambiente em quase vácuo no tubo do hyperloop reduz a necessidade de tantos desses motores, porque há menos arrasto. Como Geigel explicou ao Gizmodo, os motores só precisam ser instalados em 5 a 10% da pista, a cada 80 km. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

2 respostas para “Veículo vai de 0 a 160 km/h em um segundo no 1º teste do Hyperloop; projeção aponta 1.100 km/h em um segundo”

Deixe uma resposta