Maconha realmente deixa as pessoas mais relaxadas, menos estressadas?

Se você tivesse que imaginar um usuário crônico de maconha, provavelmente pensaria em uma pessoa relaxada, não é mesmo?

Mas será que os “maconheiros” são de fato menos estressados do que o resto de nós? Um novo estudo americano tem a resposta.

Tirando a dúvida

Os dados que tínhamos sobre este assunto até agora eram mistos.

Por exemplo, um estudo recente descobriu que, embora baixas doses de THC (o composto químico ativo da maconha) ajudam as pessoas a lidar com situações estressantes, doses moderadas a altas na verdade as deixam mais estressadas.

Mas essa pesquisa em particular mediu os efeitos de uma única dose de THC.

Por outro lado, a nova pesquisa da Universidade Estadual de Washington, recentemente publicada na revista Psychopharmacology, analisou esse efeito em usuários crônicos da droga.

O estudo

Dois grupos de 40 pessoas participaram da pesquisa: um com usuários que fumaram maconha quase todos os dias durante pelo menos um ano, e outro com não usuários de maconha.

Metade de cada grupo foi submetido a um teste de laboratório comumente usado para medir respostas ao estresse: os indivíduos tiveram que mergulhar suas mãos em um recipiente de água fria, e então contar para trás de 2.043 até 17, sendo repreendidos pelos pesquisadores sempre que erravam um número. Como se isso não fosse ruim o suficiente, também se assistiam ao vivo enquanto tentavam contar.

A outra metade de cada grupo participou de um experimento de “controle” não estressante: mergulharam a mão em água morna, e contaram de 1 a 25, sem reprimendas e sem vídeo.

Resultados

Os pesquisadores mediram as quantidades de cortisol, o hormônio do estresse primário do corpo, na saliva dos indivíduos imediatamente após eles terem feito os testes de estresse.

“Apesar de abster-se do uso de cannabis no dia do teste, os usuários de maconha não apresentaram aumento na concentração salivar de cortisol em resposta ao estresse em comparação com os não usuários”, disseram os cientistas.

Os pesquisadores também pediram que os participantes autoavaliassem seus níveis de estresse. O resultado foi o mesmo: os não usuários de maconha se classificaram como mais estressados do que os usuários de maconha.

Os “maconheiros”, em outras palavras, reagiram tranquilamente a uma situação estressante, sem mudar seu comportamento, ainda que não estivessem chapados no momento do teste.

Forte associação

Existe uma chance de que, talvez, pessoas naturalmente mais relaxadas sejam mais propensas a se tornar usuárias frequentes de cannabis.

No entanto, como esses efeitos foram observados em um experimento de laboratório controlado, o vínculo causal é muito mais forte do que seria se os pesquisadores tivessem confiado, digamos, em dados de pesquisa pré-existentes.

Em estudos anteriores, o “relaxamento” foi citado como a razão número um pela qual as pessoas fumam maconha. A nova pesquisa confirma que elas não estão apenas se iludindo – a longo prazo, o uso da droga pode de fato levar a uma visão um pouco mais relaxada da vida.

Vantagens e desvantagens

Como bem observaram os pesquisadores, tal “relaxamento” pode ser uma faca de dois gumes.

O estresse é uma resposta adaptativa a situações potencialmente perigosas ou prejudiciais, e diminuir essa resposta em indivíduos saudáveis pode ter consequências ruins, como depressão, por exemplo.

Por outro lado, o estresse e a ansiedade podem ser condições debilitantes em si. Para certos indivíduos, a automedicação com maconha pode proporcionar um alívio do estresse, sem risco de alguns dos efeitos colaterais mais nocivos de medicamentos prescritos.

Vale lembrar ainda que o uso crônico de maconha está ligado a sua própria série de potenciais efeitos colaterais. Alterar deliberadamente a química do seu cérebro, através de qualquer droga, como maconha ou álcool, é sempre um delicado jogo de equilíbrio. [ScienceAlert]

Por: Natasha RomanzotiEm: 2.08.2017 | Em Comportamento, Principal  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 4,64 de 5)
Curta no Facebook:

4 respostas para “Maconha realmente deixa as pessoas mais relaxadas, menos estressadas?”

Deixe uma resposta