Engenharia genética: Tomate roxo contra o câncer

Por , em 27.10.2008

Um tomate roxo, fruto da engenharia genética, conseguiu prevenir câncer em ratos. Ele foi feito para conter nutrientes mais comumente encontrados em amoras escuras.

Engenharia genética na prevenção do câncer

A descoberta publicada na revista científica Nature Biotechnology dá impulso à idéia que plantas podem ser geneticamente modificadas para tornar as pessoas mais saudáveis.

Ratos com propensão ao câncer viveram mais quando comiam o tomate do que com uma alimentação sem o fruto. O estudo foi financiado pelo governo britânico.

Um dos biólogos disse que o efeito foi muito maior do que o esperado.

O estudo focou no antioxidante antocianina, encontrado em amoras silvestres e outro tipo de amora chamada de blackcurrants, em inglês. Os roedores mostraram que o tomate pode prevenir o câncer e algumas doenças neurológicas.

Um gene encontrado na flor da boca-de-dragão fez com que os tomates fabricassem antocianina e deixasse o tomate roxo no processo.

Testes em humanos ainda estão longe de acontecer, mas as descobertas apóiam a idéia de que mudanças na dieta, ou alguns de seus componentes específicos, podem melhorar a saúde de animais e possivelmente a nossa. [Reuters]

• Aliomar C. Gomes:

Parabens aos colaboradores deste espaço destinado a divulgação de pesquisas cientificas que podem trazer inumeros benifícios para a saude humana.
    Sds.

• Andréia:

Tomara que essa descoberta ajude não só a prevenir e combater o câncer, mas também exterminar essa doença da face da Terra.