Trabalhar sentado é um problema para a saúde

Publicado em 29.06.2010

Se você é secretária, caixa de supermercado, motorista de ônibus, funcionário de escritório, ou faz qualquer outro serviço onde é preciso passar o dia inteiro sentado, previna-se: essa rotina pode estar acabando com a sua saúde. Cientistas de um instituto de saúde da Califórnia (EUA) alertam que passar o dia sentado traz problemas diretos, tais como dor nos nervos, costas e pescoço, além de poder causar alguns ainda mais graves, como obesidade, diabetes e ataque cardíaco.

Por essa razão, a primeira recomendação (os médicos hoje a tratam como obrigação se você que preservar a saúde) é movimentar-se pelo menos cinco minutos por hora. Como nem sempre é possível dar uma folga no expediente para ir correr no parque, pelo menos se levante, mexa-se, faça alongamentos e movimente as articulações durante cinco minutos, para então voltar ao trabalho.

Os músculos imóveis perdem gradualmente a capacidade de metabolizar gorduras e açúcar tão eficientemente como deveriam, e isso pode promover níveis elevados de colesterol e risco de diabetes, no futuro.

Para minimizar os malefícios de trabalhar sentado, há mais alternativas. Uma delas é comprar uma cadeira na qual se possa regular a inclinação das costas e das pernas. Se você é felizardo de possuir uma cadeira assim, mude ligeiramente sua posição de tempos em tempos, não fique parado em uma só por mais de meia hora.

A postura é muito importante. Ficar com a postura corcunda, por 20 minutos, é tão desgastante para as costas quanto um dia inteiro em posição correta. É bom fazer exercícios específicos para as costas, porque é muito mais fácil se manter em posição reta se estes músculos estiverem fortalecidos. Quem tem problemas de postura sabe como é difícil se policiar para ficar empinado o tempo todo; quando você menos percebe, esta lá, curvado. [CNN]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Boa tarde,gostaria de parabenizar pelas excelentes materias aqui postadas,seus conteudos é de fácil entendimentos,elas são objetivas ou seja todos podem ler e entender sem restriçoes,tudo muito simples c/o unico objetivos de informar a todos.

    Thumb up 3
  2. Gosto muito das informações aqui postadas, porém é necessário um pouco mais de cuidado ao colocar os anúncios. No caso desta matéria o anúncio está sobre parte do material, prejudicado a sua leitura.
    Quanto ao restante, meus parabéns pela maneira com que está escrito, simples, sintético e de fácil entendimento.

    Thumb up 1
  3. Trabalho sentado e sinto as dificuldades que é manter-se numa postura correta.

    Muito boa a matéria.
    Parabéns.

    Thumb up 1
  4. Saiu uma reportagem aqui no HypeScience, já há algum tempo, dizendo que a melhor posição não era com as costas retas, e sim com uma inclinação de 120% em relação às pernas (ou seja, levemente inclinado para trás)

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ansiedade-040208
Ansiedade na juventude pode causar ataque cardíaco no futuro

A rotina estressante...

Fechar