Vento de trens é utilizado para produzir energia

Publicado em 8.04.2011

Designer industriais criaram um dispositivo, que chamaram de T-Box, que irá capitar o vento criado pelos trens quando eles passam pelos trilhos. O aparelho será instalado entre trilhos e enterrado pela metade para não atrapalhar as operações do transporte. Quando os carros passarem em cima deles, o vento irá acionar turbinas que gerarão eletricidade.

Os criadores Qian Jiang e Alessandro Leonetti Luparini disseram que 150 T-Boxes poderiam ser instalados a cada quilômetro das linhas de metrôs e trens para aproveitar o vento, antes desperdiçado.

Um trem viajando a 200 quilômetros por hora produziria vento equivalente a quase 50 quilômetros por hora. O dispositivo capturaria este vendo e suas turbinas produziriam 3,5 mil watts de potência. Se o trem tivesse 200 metros, viajando a uma velocidade de 300 quilômetros por hora, o T-Box poderia produzir 2,6 kilowatts.
A eletricidade gerada poderia ser usada nas próprias instalações das estações ou poderia ser levada a áreas remotas, sem acesso à energia. [MSNBC]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. é isso ai!, não desperdiçar energia! acho que poderiam tbm instalar esses dispositivos nos propios trens, tipo, quando o trem se movimenta o vento que passa por ele é captado por T-Boxs fixados neles e gera energia pra sustentar itens basicos do trem, como: luz, sistemas de freio, portas…

    Thumb up 3
  2. Tem coisa errada. É imaginação minha ou 3500 watts = 3,5 kilowatts?
    e se for assim, pq um trem com 200m, indo mais rápido, geraria 2,6 kilowatts? Ou seja, menos. Mistério…8-)

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ouvirmusica1
Substância no cérebro libera sentimento de prazer quando ouvimos música

A dopamina é uma sub...

Fechar