Tratamento com células-tronco é sucesso contra esclerose múltipla

Publicado em 2.02.2009

esclerose múltipla
Propaganda australiana sobre a esclerose múltipla. Várias partes do corpo da mulher estão com a legenda “Usar até”. O cartaz afirma: “Quando você tem EM você nunca sabe o que vai vencer primeiro”.

Um estudo realizado pela Northwestern University School of Medicine in Chicago sugeriu que transplantes de células-tronco podem controlar e, até mesmo, reverter os sintomas da esclerose múltipla, se o tratamento for iniciado a tempo.

Nenhum dos 21 voluntários diagnosticados com a doença, que tiveram células-tronco retiradas da própria medula óssea, piorou durante 3 anos. E, de acordo com os pesquisadores, 80% dos pacientes melhorou ao menos um ponto na escala de problemas neurológicos.

Mais testes ainda estão sendo planejados, mas a comunidade científica já considera os resultados encorajadores.

A Esclerose Múltipla é causada por um defeito no sistema imunológico do corpo, e pode causar sintomas como visão borrada, paralisia e perda de equilíbrio. No início da doença, a maioria das causas do sistema são parcialmente reversíveis. Mas, depois de dez ou quinze anos sem tratamento, efeitos secundários começam a aparecer e os danos neurológicos são irreversíveis.

Outros testes haviam sido feitos antes, mas nenhum mostrou resultados tão otimistas além do tratamento com células-tronco.

O tratamento começa com a retirada das células-tronco da medula óssea do paciente. Esse material é congelado enquanto drogas, que destroem as células danificadas pela Esclerose Múltipla, são administradas. Depois, as células-tronco são usadas para substituir as células destruídas do pelo sistema imunológico.

De acordo com o Dr. Doug Brown, gerente de pesquisas da Sociedade de Esclerose Múltipla, só resta testar o tratamento em um número grande de pessoas para confirmar seu sucesso. [BBC]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

124 Comentários

  1. Olá,

    Tenho 24 anos e sou portadora de EM há 4 anos, a doença muito me atrapalha, meu pior sintoma é a fadiga intensa que vem se transformando em astenia nos últimos tempos, eu preciso muito fazer faculdade, quero estudar astronomia, mas não tenho como, pois a doença me impede, mal consigo ir ao hospital e a um curso que tenho uma aula por mês, já perdi as duas últimas aulas por não ter forças para ir ao curso.

    Eu gostaria de saber de algum lugar no estado de SP onde eu possa me voluntariar para fazer o transplante, essa é minha única esperança, não me importo com os riscos ou com a imunosupressão, sei que sem isso não tenho futuro, sem isso, meu destino vai ser uma cadeira de rodas e não vou poder trabalhar, nem estudar, pois, se com 4 anos de EM eu mal consigo sair de casa, imagina daqui a 6 ou 10 anos… E outra, eu possuo apenas minha mãe para me ajudar, ela já é idosa, quando ela se for, não sei o que vai ser de mim…

    Thumb up 1
  2. tENHO UMA FILHA MÉDICA COM MENÇAO HONROSA EM TRABALHO CIENTÍFICO DE PELE, VÁRIOS DIPLOMAS DE CURSOS EXTRA CURRICULARES E TEM ESCLEROSE MULTIPLA DIAGNOSTICADA EM 29/03/2010, ESTA NO PROGRAMA DE CELULA TRONCO NO BRASIL, MAS, POR SER MUITO DEMORADO, GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM O DR. DOUG BROWN, JÁ QUE ELA ESTA NO INÍCIO DA DOENÇA, POUCOS SURTOS E SEM SEQUELA.aBSOLUTAMENTE NÃO TEMOS MEDO DA IMUNO-SUPRESSÃO, O QUE DESEJAMOS É PARTIR PARA A POSSIBILIDADE DE CURA IMEDIATAMENTE, MESMO QUE SEJA POR UM PERÍODO DE 5, OU 6 ANOS. gRATA, IVANY

    Thumb up 1
  3. olá eu sou portador de esclerose multipla a 4 anos e já tive uns 7 surtos ao longo deste tempo já tomei varios remédios como corticoides via oral e veia e imunosupressores mas nda adianta agora estou com a perna esquerda rastejando sem força ainda é precoce e gostaria de informaçoes sobre celulas-tronco gostaria de fazer este tratamento se alguém puder me ajudar! ficarei muito grato! obrigado.

    Thumb up 0
  4. OLA GOSTARIA MUITO DE SABER SE TEM O TRATAMENTO DE CELULAS TRONCO PARA QUEN TEM ESCLEROSE MUITIPLA SE TEM ONDE POSO ENCONTRAR MEU PAI TEM A DOENCA E GOSTARIAMOS MUITO DE ENCONTRAR UMA CURA PARA ELE

    Thumb up 0
  5. Assistindo no globo reporter a matéria sobre esclerose múltipla pensei logo numa chance p minha filha que é portadora dessa doença faz 3 anos, ja tem sequela nas pernas mas ainda caminha! tentou tratamento com interferon (Avonex) mas teve muitos efeitos colaterais teve que parar! agora toma injeções diárias de copaxone mas não ta sendo muito bom…… ela tem 29 anos pesa 38 kilos tem dois filhos pequenos a última gravidez teve ja com a doença e com isso piorou bastante! espero que possam me ajudar, ja que os tratamentos ainda são poucos…….ela precisa urgente de algo mais concreto pois ta sofrendo muito com isso ja que essa doença é acompanhada de muitas dores Uma mãe aflita obrigada Nelci

    Thumb up 0
  6. Boa Tarde

    me chamo Letícia e tenu uma tia com 54 anos com esclerose multipla a mais de 10 anos, ela nao esta mais andando.fiquei muito curiosa sobre esse tratamento de celula tronco Gostaria de saber se há algumas forma de candidatá-la aos testes com celula tronco, se há um telefone com os hospitais que estão trabalhando com essa nova tecnica ,
    Nos moramos em Santos na Baixada Santista -SP
    amo muito a minha tia , queria muito poder ajuda-la. eu sei que a doença nao tem cura, mas quero pelo menos amenizar o sofrimento dela.. pq só quem passa por essa doença que sabe o que realmente ela é. por favor alguem me responda.. vou ficar muito feliz se alguem poder me ajudar

    Thumb up 0
  7. Bom dia,

    Ficamos muito entusiasmados com os novos testes com a celula tronco, minha tia/madrinha e portadora da doença há 2 anos e já perdeu os movimentos das pernas, não consegue mais ficar em pé, ela tem 61 anos, porém houve uma demora para diagnosticar a doença. Gostaria de saber se há algumas forma de canditá-la aos testes com celula tronco, se há um telefone ou contato com os hospitais que estão trabalhando com essa nova desocoberta.
    Agradeço imensamente.

    Thumb up 0
  8. ola! tenho esclerose multipla aproximadamente a quatro anos e estou morando em uma cidade onde o sistema de saude é precario,preciso de ajuda e orientacão obrigado!

    Thumb up 0
  9. Olá, Gostaria de saber onde é possível encontrar o tratamento para ESclerose Multipla com células tronco, ja está disponível para pessoas comuns?
    Obrigada.

    Thumb up 0
  10. Olá,
    Sou portadora de EM a oito anos, estou bem, uso interferon, porém tenho muitos efeitos colaterais e sei que a doença é progressiva.
    Tive contato com uma pessoa sobre transplante com células tronco, no entanto o chefe da equipe médica do centro que sou atendida em São Paulo (considerado centro de referência), veio conversar comigo pessoalmente informando os riscos do procedimento, principalmente pelo uso de quimioterapia além da possibilidade de rejeição, ele disse que por eu estar bem não preciso me preocupar com isso.
    Bom, eu me preocupo sim, acho melhor cedo do que vir a piorar, e também ouvi dizer que o tratamento tem uma fase mais indicada para ser realizado.
    Vocês podem me orientar?
    Aguardo retorno.
    Abraços,
    Susi Fuzetto

    Thumb up 0
  11. Olá, boa noite!
    Alguem pode me dar uma LUZ??
    Sobre as celulas troncos , pq minha mãe teve varios AVC dormindo e ficou cm sequelas na voz , equilibrio,e hje se alimenta atravez de sonda, por favor aguardo resposta.

    Thumb up 0
  12. Olá. Meu nome é José e tenho um amigo diagnosticado com E.M. Gostaria de saber locais onde o tratamento com células tronco é realizado no Brasil.
    Desde já obrigado.

    Thumb up 0
  13. Srs (as) em minha familia existe diversos casos de EM, minha mãe, tios se foram e agora minha irmã esta com a doença, gostaria de fazer os exames / testes para saber se possuo ou não esta doença, pois ainda não cinto nada, tenho 33 anos e não queria esperar até os 40 anos para ter a confirmação ou não pois poderá ser tarde para tentar um tratamento, conto com ajuda de voces para que me indiquem aonde no RJ posso fazer os exames já que possuo pouca renda e não tenho convenio.

    Thumb up 0
  14. Muito bom este site. Sou portadora de esclerose múltipla 10 anos, mas houve uma piora, mesmo tratando com interferon.
    Estou preocupada porque a fraqueza nas pernas é grande.
    Obrigada

    Thumb up 0
  15. estou com suspeita de esclerose multipla um neuro afirma que tenho outro neuro diz que não tenho não sei mais o que fazer

    Thumb up 0
  16. tenho um filho de 6 anos portador da paralisia cerebral gostaria muito de alguma informaçao sobre tratamento de celulas tronco em hospitais aqui no Brasil e a nossa grande esperança. obrigada

    Thumb up 0
  17. por favor gostaria de que me ajudasse a achar um lugar que tivesse tratamento ou transplante de celulas tronco no rio de janeiro,pois minha mae tem esclerose multipla a 10 anos , ja procuramos todos os tratamentos mas nenhum deram certo para minha mae. Estou muito perocupada gostaria de ajuda-la.Por favor me ajude.

    Thumb up 0
  18. Sou portadora de Esclerose Multipla e me interessa muito este assunto. Gostaria de saber mais a respeito, inclusive se já estão sendo feitos transplantes como terapêutica ou apenas como testes.

    Thumb up 0
  19. Acho o trabalho de vocês, muito bom. São de interesse coletivo.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
redução de estômago é feita pela boca e não deixa cicatrizes [Cirurgia do estomago]" class="upprev_thumbnail" rel="Tratamento com células-tronco é sucesso contra esclerose múltipla">reducao-estomago-p
Nova redução de estômago é feita pela boca e não deixa cicatrizes [Cirurgia do estomago]

O sistema inovador e...

Fechar