Tratamento com células-tronco é sucesso contra esclerose múltipla

Por , em 2.02.2009

Propaganda australiana sobre a esclerose múltipla. Várias partes do corpo da mulher estão com a legenda “Usar até”. O cartaz afirma: “Quando você tem EM você nunca sabe o que vai vencer primeiro”.

Um estudo realizado pela Northwestern University School of Medicine in Chicago sugeriu que transplantes de células-tronco podem controlar e, até mesmo, reverter os sintomas da esclerose múltipla, se o tratamento for iniciado a tempo.

Nenhum dos 21 voluntários diagnosticados com a doença, que tiveram células-tronco retiradas da própria medula óssea, piorou durante 3 anos. E, de acordo com os pesquisadores, 80% dos pacientes melhorou ao menos um ponto na escala de problemas neurológicos.

Mais testes ainda estão sendo planejados, mas a comunidade científica já considera os resultados encorajadores.

A Esclerose Múltipla é causada por um defeito no sistema imunológico do corpo, e pode causar sintomas como visão borrada, paralisia e perda de equilíbrio. No início da doença, a maioria das causas do sistema são parcialmente reversíveis. Mas, depois de dez ou quinze anos sem tratamento, efeitos secundários começam a aparecer e os danos neurológicos são irreversíveis.

Outros testes haviam sido feitos antes, mas nenhum mostrou resultados tão otimistas além do tratamento com células-tronco.

O tratamento começa com a retirada das células-tronco da medula óssea do paciente. Esse material é congelado enquanto drogas, que destroem as células danificadas pela Esclerose Múltipla, são administradas. Depois, as células-tronco são usadas para substituir as células destruídas do pelo sistema imunológico.

De acordo com o Dr. Doug Brown, gerente de pesquisas da Sociedade de Esclerose Múltipla, só resta testar o tratamento em um número grande de pessoas para confirmar seu sucesso. [BBC]

Essa foto faz pensar se a esclerose múltipla tem ligação com anorexia!

Não podiam colocar uma garota mais “real”? Será que essa garota vive de Lua e Sol?

• Paulo Carvalho:

Eu também me fiz essa mesma pergunta. Meu cunhado foi diagnosticado com Esclerose Multipla, será que o óleo de Lorenzo não ajudaria a reverter o quadro?
      Uma vez que a ALD e EM São parecidas e atacam o mesmo sistema.

• janete silva:

TENHO UMA PRIMA COM EM, O PROBLEMA ESTA EVOLUINDO RÁPIDO ELA TOMA UMA INJEÇÃO SEMANAL PARA AMENIZAR OS DANOS ,ASSISTI ONTEM O FILME O OLEO DE LORENZO QUE ESTAGNOU OS DANOS DA ALD QUE TAMBÉM AFETA A MIELINA, ME PERGUNTO SERÁ QUE ESSE ÓLEO NÃO AJUDARIA NO TRATAMENTO DA EM?

• amandavet:

olá Janete,
      não iria adiantar,pois essas doenças possuem formas de agir diferentes.
      A doença Adrenoleucodistrofia; possui um defeito na oxidaçäo dos ácidos graxos saturados de cadeia muito longa, os quais se acumulam na forma de ésteres de colesterol na substância branca cerebral e no córtex adrenal.Enquanto a EM, ainda não esta muito bem elucidado sua fisiopatogenia,mas há uma hipótese aceitável,esta seria;uma predisposição genética,este é fato, combinada ao um fator ambiental desconhecido,que ao se apresentarem no mesmo individuo,desenvolveria uma disfunção do sistema imunológico, em particular as células T.Existem células T reativas com receptores específicos para os componentes protéicos da mielina central, em pessoas normais em pequena quantidade e em pacientes em maior quantidade. Alguns componentes protéicos da mielina do SNC foram propostos como auto antígenos responsáveis pela resposta autoimune observada na EM. São eles: a proteína básica da mielina (PBM), a proteína lipoprotéica (PLP), a glicoproteína de oligodendrócito associada com a mielina (MOG) e a glicoproteína associada com a mielina (MAG). Esses componentes têm sido reconhecidos recentemente como importantes tanto na indução de células T autorreativas como de auto anticorpos…
      O tratamento com óleo de Lorenzo vai inibir a síntese endógena dos ácidos graxos.

• Fatima Betty:

Minha filha (Mariana) de 16 anos é portadora de EM gostaria de saber se alguem sabe sobre o transplante. Ela toma interferon-injetavel em dias alternados e medicamento via oral duas vezes ao dia. Se alguem quiser se corresponder para trocarmos ideia fiquem a vontade.

• tania vieira:

ola como vai eu bm sou portadora tomo a betorfominai vez por semana mas estou,correndo atras do trasnpante sera que e real mesmo

• Jean Carvalho:

Oi Fátima:

Sei de algumas pessoas q. têm tomado o Kefir p/ a amenização dos efeitos da EM, c/ bons resultados. Por enqto, é a informação q. tenho a passar, mas creio q. a pesquisa descrita neste post já abriu novos e promissores caminhos…

• marta carolina fiori:

minha filha fez tratamento na unicamp ela foi diagnosticada amiotrofia espinhal distal quero muito consultar ela com o dr cicero me ajudem por favor pois ela esta caindo muito obd

Procurem o Dr.Cícero Galli Coimbra.
    Façam os exames de PTH,Ca,P,Mg,Vit 25OH,VitD 1,25dehidroxi e levem prele.
    Abrax

• valdelino silva costa junior:

Boa tarde,gostei e me ineterssei muito pelamateria e tratamento com celulas trono.

Peço que me ddeixem participar desses teste.

tenho Devic a 5 anos. não enchergo de um olho pois ele inflamou e cicatrisou.

Faço tratamento com azatioprina e metilpredinisona quando nesessario. (surto).

Aguardo vosso retorno…me dem uma chance de eu melhorar mais.

Me ceruperei praticamente 100% da força e equilibrio, hojem em dia faço jiu-jitsu,trabalho,jogo futebo,tuuudoo…graças a Deus. Mas quando tenho surtos minha visão se compromete faciu, e só tenho uma.Peço que me ajudem!!

• givanilse fatima presotto:

• tania vieira:

ola eu tbm gostei do tratamento sera que e real mesmo….vamos aguardar quem sabe.

• Ronny:

Olá minha mãe tem E.M vai fazer 10 anos e ela quer muito fazer parte desses testes com célula tronco, gostaria de ter mais informações sobre o experimento e saber tambem se ele é gratuito, obrigado…

• LUMA LOPES:

TENHO E.M. DO TIPO QUE NÃO TEM SURTOS.É PRIMARIAMENTE PROGRESSIVA. NÃO TOMO MEDICAMENTOS. TENHO DIFICULDADES DE ANDAR E SINTO FADIGA CONSTANTE. GOSTARIA MUITO DE FAZER TRANSPLANTE DE CÉLULAS DA MEDULA, TOMAR VITAMINA D OU SER COBAIA DE PESQUISAS COM CELULAS TRONCO.

ME ESCREVAM.

OBRIGADA.

• flavia elisa:

porque voce nao toma remedios para amenizr os sintomas,ja que sabe que tem a doença,foi por opçao sua ou do medico.

• IVETE APARECIDA BIRAL:

Meu bem, não existe ” remédio” para a EM. Quando em surto o médico lhe aplica pulsoterapia ou alguma outra coisa. O que existe para EM são medicações paliativas que são indicadas para outras patologias, por exemplo, existia um remédio a base de cloridrato de selegilina ( para o mal de parkison) e era administrado como coadjuvante para o tratamento da fadiga. Agora existem outras drogas mais modernas porque a medicina – GRAÇAS A DEUS – evolui. Antidepressivos podem auxiliar, anticonvulsionantes também. Sou portadora há mais de 20 anos e GRAÇAS A DEUS o que tenho é leve também e o meu médico sempre dizia que eu tomava remédio porque QUERIA. ( espero ter ajudado)

• flavia elisa:

ivete,se voce tem a doença a tantos anos,porque seu medico nunca indicou estes injetaveis que todo mundo fala que toma,como consegue ter vida normal,voce tem alguma limitaçao,voce repetiu exames para ver se houve alteraçoes nas lesoes,talves nao seja EM que voce tem,20 anos e muita coisa,voce deveria ter tido os chamados surtos durante este periodo.quero muito saber mais detales do seu caso,me desculpe se estou sendo invasiva,mas acho que voce pode ajudar a enteder melhor este momento que passo.

Bom dia Maria Conceição!

Estou a disposição para conversarmos sobre o tratamento da EM com as vitaminas.

E-Mail:[email protected]

NeusaPalma

• Ronny:

Olá minha mãe tem E.M vai fazer 10 anos e ela quer muito fazer parte desses testes com célula tronco, gostaria de ter mais informações sobre o experimento e saber tambem se ele é gratuito, obrigado.

• alexandre:

O telefone do Dr cícero Galli é 11-59085969. não é facil conseguir ligação mas falei neste número a dois dias. Atendem até a noite. continuem tentando.

• alexandre:

Maria Conceição (portugal)
    li hoje seu depoimento, claro que posso ajuda-la. O telefone do dr Cicero Galli é 011-59085969, em São Paulo-Sp. Moro em goiania e estarei com ele em consulta no proximo dia 9 de novembro. Creio que tenho tido otimo resultado com o tratamento ja que não manifestei novos sintomas e os sintomas antigos amenizaram e alguns desapareceram. desejo-lhe toda sorte e que Deus faça em sua vida o que tem feito na minha.
    meu e-mail ([email protected]) caso queira mais informações.

Alexandre

• Elisomar Braga:

moro em Portugal há 20 anos e tenho Esclerose Múltipla desde de 1997,e descobri que além dela tenho diabétes e agora um tumor malígno na próstata…Estou regressando de vez para o Brasil e gostaria de saber se eu tenho chances de ser um colaborador para fazer a transfusão de células tronco,já que tenho bom espírito,bom astral e acredito que a ciência possa me dar uma ajuda…tenho fé em Deus que eu vou conseguir e que vocês vão me ajudar nessa luta pela vida.grande abraço!! ELISOMAR BRAGA nascido em Nova Friburgo-Rio de janeiro(48 anos)

• Maria:

Meu nome é Maria, tenho 43 anos e +- a 13 anos atrás comecei com uma forte alergia que nenhum médico descobria, acho que durou uns quatro meses, passei por vários médicos fiz exames e nada foi diagnosticado, depois de 4 anos tive uma dormência da cintura para baixo novamente se falava em EM mais não fechava diagnóstico, 4 anos atrás tive uma (neurite optica),fiquei internada e pela primeira vez fiz o tratamento com pulsoterapia no mês de fevereiro,abril e junho, noto que estes acontecimentos vem ocorrendo quando estou muito estressada, agora 4 anos após estou novamente com alguns sintomas é como se fosse uma descarga quando abaixo a cabeça desce da coluna, braço e vem para a mão nas pontas dos dedos, fiz a ressonância e deu doença desmenilizante, meu médico solicitou para eu fazer novamente o procedimento com solomedrol estou na dúvida.

• Veronice Tomporovski:

Maria,

na verdade meu caso foi exatamente como o seu, e infelizmente foi diagnosticada a Esclerose Múltipla, mas… estou vendo muitas esperanças no Dr. Cícero Galli Coimbra, com uma medicação que não prejudica tanto como os interferons, consultei com ele agora, ainda estou aguardando a medicação, mas estou bem confiante.

abraços

• flavia elisa:

maria ,gostaria muito de saber mais sobre o tratamento com dr.cicero.sera que voce poderia me [email protected] anciosa pelo seu contato.

• elizangela laroca:

meu pai tem esclerose multipla a mais de 10 anos só foi diaginosticada a 6 anos ja fez tratamento com 3 tipos de injeçoes e nao teve resultado , ficava ate de cama quando fazia uso de interferon , faz mais de 1 ano que so toma antidepressivo parece que a doença estacionou .moro no parana gostaria de saber de tratamentos em curitiba que possam diminuir as sequelas que ja foram deixadas a muito tempo, pois usa bengala devido amortecimento na perna e mao esquerda. esse tratamento com vitamina d ja existe no pr?

• givanilse fatima presotto:

e muito dificil a vida de nos portadores de esclerose multipla espero que a cura venha logo e estou disposta a qualquer tratamento quero servir de cobaia,so quero a cura que deus abencoe todos nos

• Elizangela Albuquerque:

Oi pessoal….segundo o tratamento que meu namorado esta fzdo com as vitaminas,ainda nao chegou o DHA dos EUA,mas esta tomando vitamina D,com a dosagem indicada pelo medico e mudou sua alimentacao…apenas 7 dias e o consaco(fadiga)ja melhorou mto,temos certeza que e devido as vitaminas…vou estar sempre dando noticias por aki…boa sorte a vcs!!

Ola!
      Gostaria de saber onde o Dr. Cicero Galle Coimbra atende e seu telefone pois o numero que tentei abaixo não funciona.
      Grato
      Rodrigo

• ALEXANDRE:

GERCELI,
    li hoje seu depoimento, percebi seu interesse em reposição de vitamina D. eu pessoalmente comecei este tratamento no inicio desta semana, estou muito esperançoso e otimista. o nome do médico que faz este tipo de tratamento é Dr Cícero Galli Coimbra e seu telefone é 011 59685969 (sp). espero realmente que tenha boa sorte em seu tratamento. fique com Deus.
    Alexandre

• flavia elisa:

como esta se sentindo com o tramento,com vitaminas notou beneficios.estou em fase de investigaçao fechando o diagnostico de esclerose multipla.voce deve saber como e dificio esta fase,a vontade q a agente tem e so de morrer,parece que a vida nunca mais vai voltar ao normal.na verdade minha maior preocupaçao agora e lutar contra a depressao que esta muito forte,quando a gente esta emocionalmente bem os problemas tem uma dimensao menor e a gente consegue infrentar tudo,espero chegar logo nesta fase.to lendo tudo sobre o assunto,me manda noticias,tenho certeza que vai me ajudar muito.tenho 40 anos sou casada e tenho dois filhos.me ajude.

• gerceli:

tenho EM 3 anos,realmente vivo muito bem agora no momento estou com dormencia na mao e esperando uma consulta,vamos ver.tomo betainterferon 1 dia sim outro nao a mais de 1 ano,realmente gostaria de outro remedio que nao fosse tao dolorido e as vezes ateh com efeito colateral.li os depoimentos e achei muito interessante a reposiçao de vitamina d.vou me informar o processo como se faz.agradeço a todos e cada dia eh um dia a ser vivido e nao esqueça intensamente e sempre feliz por ter a vida.

• Elizangela Albuquerque:

Meu namorado foi diagnosticado apos varios exames e resson.com EM,apos um surto de ter ficado com dificuldades p andar,o medico lhe receitou vitaminas e 3 dias de soromedrol.Disse p voltar apos um ano,p ver qual tipo de EM seria.Um pouco evasivo,decidimos ir num medico mto renomado em SP ele pediu avaliou e receitou apenas decadrom por 10 dias,disse p voltar apos 6 meses a 8,p fzr outra resson…ele relizou outra resson na qual segundo o med disse q havia regredido a lesao…disse q era p estar realizando as resson nesses periodos citados,Como nao da p ficar dominfo com esse barulho,ficamos dia e nte fucando na net p encontrar novidades,e finalmente encontramos um medico em SP,q qcredita no tratamento a base de vitaminas,no qual eu acredito cegamente,pois avaliando o historico do meu namorado qdo era modelo,nao se alimentava corretamente e ainda por morar em SP,onde a falta de sol e diaria,acho q ele se beneficiou mto pouco com a vitamina D direta do so,a qual so encontra em alguns peixes,leite e abacate..enfim estamos com consulta marcada e logo dxo aqui p vcs o que achamos do desse medico.Nao desanamim,estamos juntos nessa luta,pequisem,divulguem,cutuquem a net p termos sempre novidades sobre EM…Obrigada,fiquem com Deus!!!

• Elizangela:

Meu namorado foi diagnosticado com Em…Fez uma consulta com um medico mto renomado em SP…o primeiro medico q descobriu atraves de varios exames,lhe passou algumas vitamina,e o soromedrol por 3 dias p q pudesse sentir melhor,uma vez q ficou comdificulade p andar!!!dPS procuramos um medico mto renomado em SP,o qual pediu outra resson…e comparou ograu de inflamacao,dzdo q a inflamcao havia diminuido,e lhe receitou 10 dias de decadrom e pediu p voltar dps de 6 a 8 meses p se sybmeter a outra ressoancia…como nao da p ficar dormindo com esse barulho e aguardando novos surtos,estamos providenciando uma outra consulta com outro medico,o qual acredito cegamente na medicacao dele q e atraves das vitaminas…pelo historico do meu namorado acredito sim,que lhe faltou algumas vitaminas durante um longo periodo qdo ainda era modelo e p piorar SP e uma cidade que se tem mto pouco,onde a vitamina D e mto importante no organismo!!!Nao esperem,vao procurar,pesquisar sobre novos tratamentos,estamos juntos nessa luta!!!Boa sorte a todos!

• Ademilson Garcia:

Elizangela.
      Gostaria muito de falar com você. Por favor, me ligue ou me envie um email ([email protected]).
      Obrigado.

Que abençoe você e seu namorado. Estou orando por vocês.

• flavia elisa:

elizangela,gostaria muito de falar com vc ,me mande e-mail.por favor estou precisando de ajuda.

Boa tarde Alexandre!

Leia o depoimento do Marcelo Palma abaixo.
    Qualquer dúvida pode mandar e-mail que converso com você, sou a mãe dele…

Att

Neusa Palma
    [email protected]

• alexandre januario silva:

tenho 41 anos e a 3 anos foi diagnosticado EM. apesar de pouco tempo do diagnostico, não sei ao certo a quanto tempo tenho a doença mas ja percebo alguns sintomas, visão turva, tonturas,tremores… gostaria de saber se ha, em algum lugar no brasil ou fora, tratamento eficaz para paralizar ou reverter, curar, a EM. Li algo a respeito de celulas tronco nos ESTATOS UNIDOS. podem me informar sobre algo. moro em goiania.

alexandre

• Marjorie:

Minha mãe está começando o tratamento com células tronco hoje, aqui em Curitiba.

• Marcelo Pini:

Cara Marjorie, poderia me informar o local que sua mãe está se tratando em Curitiba e se possível o médico. Obrigado.

• simone busnello:

Olá Marjorie
      li os comentários de voces, tenho uma irma com esclerose, por favor podem me dizer onde é esse tratamento em Curitiba, fico mto agradecida se puderes me dizer.
      Tenha fé em Deus ELE, vai abençoar tua mãe é já deu certo o tratamento dela .
      Aguardo resposta.

Simone Busnello

• José Carlos:

Tratamento para esclerose multipla e em curitiba?… por favor me escreva, me ajude preciso desse tratamento.
      Obrigado

• ANTONIO CARLOS DE CAMPOS SILVA:

Marjorie. Por fineza, informe o local, em Curitiba, que realiza tratamento com células tronco em EM.

Cordialmente,
      Antonio Carlos.

• Fatima Betty:

Ola Marjorie, procurando na internet sobre a cura da EM vi sua postagem sobre tratamento de celula tronco minha filha 16 anos é portadora de EM e gostaria de saber sobre o tratamento.

• Luiz Rodrigues:

marjorie,aqui é o sr Luiz, eu faço tratamento no hospital
      INC no campo comprido-ecovile.minha doença esta avançando, eu ia correr atrás da célula tronco;vou começar em curitiba porque moro em araucaria PR:
      gostaria de saber qual o hospital que sua mãe esta fazendo
      obrigado.

• JOSE ROBERTO NOGUEIRA COSTA:

Meu nome é Roberto, moro em Aracaju, e tenho uma filho de 23 anos com suspeita de EM. Muito embora já esteja recebendo o tratamento à base de interferon, eu ainda não me tenho como vencido, por isso estou recorrendo a você, que, como portadora, é que poderia me tirar algumas dúvidas.
    Por exemplo: os primeiros sintomas; como diagnosticou; quais os tipos de exames; qual o medicamento que deu certo; qual a clínica de excelência no País que eu possa recorrer e que no Doutor, aqui de Aracaju, o qual bateu o martelo no diagnóstico para EM. Olha, Sonia quero adiantar que você não tem nenhuma obrigação de passar tudo isso que estou lhe pedindo, estou fazendo isso por que é meu filho e não me conformo em vê-lo sofrer.
    Vou lhe contar como começou:
    Meu filho voltou do pré-caju, uma prévia carnalesca que sempre acontece antes do carnaval, aqui em Aracaju, teve uma gripe forte na segunda-feira, ingeriu um medicamento, novalgina de 500 mg, e ficou até melhor, na quarta-feira estava bem melhor, porém no sábado, não podia se levantar da cama com muita tontura e ânsia de vômito, com a vista toda em vertical e horizontal, e com uma certa dificuldade em se equilibrar, permanecendo assim, até à noite, quando nós o convencemos em ir ao médico. Chegando lá, fomos atendido por um Neuro clínico, Alan Chester, fez o teste dos olhos e medicou um medicamento ultravenal. Depois disso, não tendo a medicação correspondido, resolvou interná-lo, para submeter-se a outros exames.
    Se fez ressonância magnética celebral e servical. Tendo apresentado na celebral, algumas inflamações nos nervos óticos, porém, na cervical pequenos resquifos de inflamação, más não tão grave quanto ao do célebro. Recebeu medicamentos no hospital e partimos para uma bateria de exames de sangue e a punção, esta última realizada em Salvador, por ser excelência nesse tipo de exame. Todos os exames deram normais, não apresentano nenhuma sequela, diante do quadro ao qual ele apresentará. O Médico ficou surpreso, mas mesmo assim, ele resolveu medicá-lo com o Interferon (AVONEX). Depois de aplicado duas semanas, ele teve uma pequena crise, submeteu a um outra ressonância, muito embora as inflamações anteriores quase ficaram inperceptíveis, apresentou um outra, porém com pouca densidade, diante disso o médico bateu o martelo diagnosticando, por fim, a EM.
    Só fiquei surpreso quando você fala nas potenciais evocadas, esse exame não foi feito, será preciso ou já posso me conformar com a confirmação do Médico?

Gostaria muito dessas informações, por favor me responda.

Roberto Nogueira

79 9988 2904
    79 8853 5501
    79 3234 1420
    79 3243 1408 – à noite

• Fábio Serra Silveira:

Caro José Nogueira,
      Sou médico cardiologisa de Aracaju.
      Estava fazendo uma atualização sobre EM e encontrei aqui seu depoimento.
      Imagino que deve ser muito difícil aceitar um diagnóstico com este.
      Sugiro que antes de tomar qualquer decisão converse com o médico de seu filho ( Dr Alan Chester), que é um excelente profissional e bem conceituado em nossa cidade.
      Inclusive caso o senhor necessite de levar seu filho para fora do estado ou até mesmo do país, Converse com Dr Alan que tenho certeza que ele lhe indicará ótimos profissionais.
      Tenho certeza que o mesmo não ficará chateado.É super comum que quando firmamos alguns diagnósticos, os pacientes queiram uma segunda opinião.
      Sugiro ainda que não suspenda nenhum tipo de tratamento estabelecido previamente, sem o conhecimento de um bom profissional. As consequências podem ser muito graves.
      Boa Sorte…

Maria da Graça e Sabrina,

Tenho respondido a voces mas não sei porque entra e logo em seguida sai a postagem mas se voces precisarem de mais informações ver nas postagens abaixo.

Atenciosamente

Neusa

• Sabrina:

Boa noite,
    Minha mãe foi diagnosticada a 15 anos de E.M. . Ela mora em Petrópolis e no início a medicação que tomou foi apenas fortes doses de cortisona, até que como não houve melhora o Dr Dinizar(um dos mais conceituados neurologistas da cidade)lavou as mãos. Ela nunca foi tratada por um médico especialista. A alguns anos o tratamento dela são injeções e ela trata com um médico do hospital do Servidor.Ela teve uma crise e fez uma nova seção de pulsoterapia e piorou.
    O médico pediu nova ressonância do cérebro e coluna e o resultado foi de que agora nem as injeções,nem a pulso, nem nada fará mais resultado. Alguém sabe se no RIO de Janeiro tem algum médico tão bom ou com métodos parecidos com o do Dr Cícero?
    Se alguém puder, por favor me ajude, não sei mais a quem recorrer!!

Sabrina Freitas

Obrigada

• MARIA DA GRAÇA ALMEIDA:

Gostaria de saber maiores informações sobre o tratamento da EM feita pelo Dr. Cícero Galli Coimbra e como fazer para agendar uma consulta.

• GILBERTO DE GRUTTOLA:

MINHA SENHORA SOFRE DE EM A MAIS DE TRINTA
    ANOS FOMOS AO EUA MIAMI,SÃO FRANCISCO,FOI NOS RECEITADO O INTERFERON BETA ,JÁ AQUI DR.ALAN GABAI RECOMENDOU O ALFA[US$ 150 ocusto de uma ampola era aplicada dia sim

outro não]OGOVERNO COMEÇOU Á DOAR O MEDICAMENTO.NADA ADIANTOU FIZEMOS AUTO TRANSPLANTE DE CT PELO MENOS NÃO PIOROU.HÁ NA AUSTRALIA UMA MEDICAÇÃO QUE Já FOI LIBERDA.
    VAMOS TENTAR ALGUM MEDICO BRASILEIRO QUE POSSA NOS AJUDAR

obrigado

• Waleria:

já podemos ter esperança, que tambem ira haver a cura para estrias, com celulas troncos? Ha estudos sobre isso?

• renata:

Não acredito que alguém esteja falando de estrias, quero crer que existam estrias além destas que surgem no bumbum, etc, caso contrário é de extrema futilidade pensar em usar célula tronco contra isso…aqui tem comentários de pessoas com problemas seríssimos! Falta de vergonha falar sobre estrias!

• Janete:

Olá boa tarde…Estou perplexa com os comentários que vi, pois minha mãe está com suspeita de EM. Já faz 2 meses que está numa cama sem poder se levantar fazer suas necessidades fisiológicas e está se alimentando através de sonda. O neorologista dela está investigando através de exames, mas o processo está um pouco lento, temo por sua vida.
    Que Deus nos ajude.

• Michel Zamorano Cury:

Fiz o diagnostico de EM no final de 2006.
    Tratei com Rebif durante 4 anos, quando recebí a indicação para transplante de célula tronco no HC de Ribeirão Preto, através do neurologista Dr:Hamilton Antunes,um dos responsaveis e participante do protocolo do referido transplante, juntamente do Dr: Júlio Voltarelli, médico himunologista.
    Me preparei por 6 meses. Fiz exames, consultas clínicas constantes e marcaram para final de 2010 o inicio do transplante.
    Em 17 de fevereiro passado fiz o transplante e já estou aquí me comunicando com vcs, ou seja com 24 dias apenas do procedimento.
    Me sinto bem, porem perdí um pouco de peso e massa muscular, mas muito confiante e otimista com o futuro.
    É cedo ainda para afirmar se houve melhoras,mas algum movimento de pernas que tinha perdido durante a doença, já estou realizando, embora com certa dificuldade.
    Hoje não tenho mais EM, pois os Linfocitos T foram retirados dos glóbolos brancos e injetados novos, sem o poder de afetar a bainha de mielina.Tenho certeza absoluta no que estou afirmando. Vou melhorar e muito. É só dar tempo para recuperação muscular e tratamento fisioterápico.
    Só posso agradecer, primeiro a Deus, pela oportunidade que tive de ter uma nova vida. Depois minha familia que foi preponderante para o sucesso de toda minha caminhada até chegar aquí, principalmente de minha querida esposa Consuelo.Agradeço também as equipes médicas, neurologistas e imunologistas do HC-USP de Ribeirão Preto-SP, além da enfermagem que não mediram esforços para que meu tratamento tivesse bons resultados.
    A mensagem que envio para os portadores de EM, primeiramente que nunca reclamem de nada ou se revoltem.O que vêm para cada um de nós já estava escrito e sómente nós mesmos tem o poder de resolver nossos próprios problemas. Ou seja, não repassem para ninguem e enfrentam a EM de frente.
    Corram atrás de tratamentos, inclusive a possibilidade de Tranplante Autólogo de Célula Tronco, que por contactos com outros transplantados , todos se sairam bem e melhoraram sobremaneira.
    Coloco-me a disposição para mais esclarecimentos de como passei no procedimento, para quem tiver o interesse.
    O quanto eu puder colaborar, irei faze-lo.
    abraços e força para todos.
    Não desistam nunca.
    ” Hoje sua realidade pode ser outra, mas ela não pode tirar seus sonho”.
    Michel Zamorano Cury- Franca SP- 54 anos,Fisiotarapeuta, Educador Físico.

• Poliana Colombi:

Boa noite Michel Z. Cury,

Fiquei muito interessada sobre o tratamento de celulas troncos que mencionou e gostaria de mais esclarecimentos e informaçoes a respeito.

Como se colocou a disposição, vou deixar meu e-mail pessoal para que entre em contato;

OBS: tenho uma amiga diagnosticada com EM, ela está tomando Interferon Beta 1B. Acreditamos que existem tratamentos e cura, por isso estamos buscando contatos com pessoas como voce, que possa nos direcionar melhor.

E-mail: [email protected]

• José Carlos:

Tudo bem com vc?
      Meu nome é José Carlos, tenho 36 ano e fui diaguinosticado com EM em 2005. Faço tratamento com a medicação copaxone com injeções diárias e a doença simplesmente parou graça a Deus. Não há mais processo inflamatório e estou bem mas tenho dificuldades para caminhar devido a pequenas lesçoes que ficaram… gostaria muito de fazer o tratamentocom celulas tronco pois acredito que possam se regenerar… se puder me passar o contato dos médicos que trataram vc eu agradeço muito.

Por favor me ajude.

Um abraço e espero ter a oportunidade de conhecer vc pessoalmente.

José carlos

• Wilson Alencar:

O meu amigo tem SCA e tem um história muito intensa com o alumínio na alimentação. Ele também não anda descalço e nunca come banana.
      Entendo que o meu amigo , a partir de uma dieta desequilibrada durante 20 anos, teve o metabolismo do seu organismo totalmente afetado.
      Ele começou a entender que a cura para a sua ataxia está muito mais perto do que ele imaginou.

• HAYDEE MARIANA:

OI, MICHEL

SOU PORTADORA DO TÍPO DE ESCEROSE MÚLTIPLA PRIMÁRIA PROGRESSIVA; GOSTARIA QUE ENTRASSE EM CONTATO COMIGO PELO MEU E-MAIL QUE É
      [email protected] PARA QUE POSSA ME FORNECER O TELEFONE DOS MÉDICOS QUE REALIZAM TRANSPLANTES AUTOLÓGICOS DE CÉLULAS TRONCO, POIS LIGO PARA A USP,CUJOS OS TELEFONES ENCONTRADOS NA INTERNET, NÃO RESPONDEM. SOU DO RIO DE JANEIRO. UM ABRAÇO E DESDE JÁ OBRIGADA.

• Kely Correa:

OLA FUI diagnosticada com esclerose multipla semana passada.Preciso urgente de sua ajuda!!! tenho 24 anos!! gostaria de saber sobre transplante com celulas tronco!É minha esperança!! OBRIGADA

• cleuseli:

viu o que vc escreveu e me interessei pois tenho uma irma com 38 anos que esta EM ha quase 4 anos e ela perdeu os movimentos das pernas e das maos , ela esta sofrendo muito pois nem a fala esta saindo direito gostaria de saber como faço para recorrer a esse tranplanteaonde que fica pois moramos em piracicaba obrigada……..

• Fatima Betty:

Ola Michel procurando na internet sobre a cura da EM vi sua postagem sobre o transplante minha filha 16 anos é portadora de EM e gostaria de saber sobre o transplante.

• Flavio A.Ali:

Sou casado há 20 anos, e a partir dos meus 28 anos senti os sintomas da Esclerose Múltipla – Dormência dos membros, fadiga extrema, fraqueza, perda de visão, vontade de deitar e não levantar mais…. mas eu tinha que trabalhar…tenho dois filhos…levei uma vida muito difícil até 2(dois) anos atrás…ninguém havia diagnosticado EM, e eu sofri: para trabalhar, calunias de parentes e esposa..(houveram tempos que eu realmente não consegui me arrastar para fora de casa e trabalhar..então aos 50 anos o DR.Acari de Souza Bulle, neurologista do Hospital São Paulo aqui na capital detectou através de Ressonância magnética que sou portador de Escl. Múltipla ou seja, fiquei 22 anos lutando contra uma sombra mortífera sem saber,que destruiu meus sonhos ilusões e me afastou de muitos amigos a parentes…mas enfim!! sobrevivi e estou tentando recomeçar e realizar alguns desses sonhos agora que estou sendo medicado.
    Caros leitores, apenas dei este depoimento pessoal, para que se um dia um ser humano próximo de vocês, sempre fracassar, não conseguir satisfazer aquilo que se espera dele, econômica social e fisicamente, não duvidem das suas ponderações, não menosprezam, dêem atenção, tentem ajudar, ou pelo menos não o ridicularize, ele pode não ter doença alguma, mas sua mente e seu coração sofrem… porque? Não sei bem ao certo, mas um homem ou uma mulher querem estar bem na sociedade a sua volta, sustentar sua família, dar conforto, proteção, carinho, amar e ser amado, e nem a Esclerose Múltipla, o câncer, a AIDS, a cegueira, a tetraplegia.. etc..tem o direito de excluir qualquer ser humano do direito a vida com qualidade prosperidade e esperança. A todos que estão com E.M ou outra enfermidade, lutem com garra dentro dos seus limites, mas não desista, a medicina esta quase lá, nossos sonhos vão se realizar. Beijo a todos.

• ALEXANDRE:

Bom dia,
      meu nome é alexandre, moro em goiania e recentemente fui diagnosticado EM. Graças a deus uma pessoa chamada Adri me indicou e-mail de sua mãe, a Flora, que teria informações sobre um médico em são paulo que poderia me ajudar. fiz a consulta no ultimo dia 22 de junho e estou conficto que serei ¨curado¨, isso mesmo, curado. ele indicou um tratamento com vitaminas D ja que meu organismo está com deficiencia da mesma. Informou que a carencia de vitamina D, encontrada pricipalmente na esposição ao sol, é a principal responsavel por mais de 85% dos casos de doenças alto imunes. O nome do Médico é DR. CICERO GALLE.

• maria conceição:

Boa noite!
      Meu nome é Maria Conceição, sou de Portugal, tenho EM e neste blog encontrei relatos excelentes sobre os tratamentos de dr. Cícero, alguem me poderia ajudar como contatarpara der marcar consulta com o Dr. Cícero Coimbra?

Você Alexandre, me poderia dar uma ajuda?
      Fiquem com Deus

• Rosangela F:

Espero que Deus abençoe a todos que sofremos com esta doença e que a cura venha o mais depressa possível.
    Que deus abençoe a todos

Caro Antonio Carlos!

A nossa tentativa é realmente somente achar um caminho suave e que o resultado é maravilhoso…Acredite em mim como Mae…

Telefone do Dr Cicero Galli Coimbra:(11)5908-5969

Coloco-me a disposição

Neusa

• maria conceição:

Amiga Neusa!
      Estou precisando de sua ajuda, sou de Portugal e tenho EM desde 2007, me ajude como poderei marcar consulta com o Dr Cícero
      fique com Deus

• ANTONIO CARLOS DE CAMPOS SILVA:

Desejo cumprimentar o MARCELO e NEUSA pelo belo comentário de 04.12.10. Bons corações, que ajudam e muito a respeito da EM.
    Seria possível fornecer-me o e-mail ou telefone do Dr.Cícero Galli Coimbra ?
    Cordialmente,
    Antonio Carlos

• Bethania:

Há dez anos sou portadora de EM. também tenho uma irmã que também tem. Meu organismo já rejeitou Avone, Rebif e até o Solumedrol (pulsoterapia), com o qual tive choque anafilático. Se a cirurgia espiritual que fiz 7 dias atrás, não funcionar, onde devo pesquisar a possibilidade de fazer o transplante de célula tronco? Como funciona?
    Bethania

• silvia helena carlos:

Neusa necessito urgentemente do telefone deste médico por favor

• Neusa:

Declaração de meu filho.

Declaração para as pessoas que sofrem com EM ou MS

Tive meu primeiro contato com os sintomas de esclerose múltipla em setembro de 2008, quando acordei uma noite com o braço esquerdo adormecido junto com uma sensação de calor nesta região. Fui ao médico e como moro em Ubatuba e tenho o hábito de surfar e dou aulas de capoeira, me diagnosticaram como um pinçamento no nervo do ombro. Logo isso passou.

Em novembro de 2008, um primeiro acontecimento com bastante intensidade emocional aconteceu e junto surgiu um formigamento constante da perna esquerda. Não dei atenção ao sintoma e essa sensação se estendeu para os dedos das mãos e dos pés. Com isso procurei uma médica acupunturista que iniciou um tratamento como se fosse um pinçamento no nervo da coluna. Não deu certo e na passagem do ano de 2008 para 2009, outro acontecimento com cargas emocionais intensas. Resultado: além da intensificação dos sintomas mencionados, surgiu uma alteração da sensibilidade do abdômen e anestesia de metade do rosto.

A mesma médica chinesa tirou o corpo disse para eu procurar um neurologista, que pediu uma ressonância magnética (acusou múltiplas lesões inflamatórias no cérebro e medula) e me prescreveu Solumedrol (pulsoterapia) por quatro dias seguidos. Tomei o medicamento e os sintomas melhoram muito por se tratar de um intenso antiinflamatório. Mudei de médico, que continuou me receitando pulsoterapias mensais de solumedrol, que tomei em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. O médico parou por um mês (junho) e pediu uma nova ressonância em julho. Se surgissem novas lesões, o diagnóstico seria de esclerose múltipla. Nesse meio tempo, uma pequena alteração na visão se manifestou da seguinte forma: a intensidade das cores em uma vista era diferente das outra, e a nova ressonância acusou uma lesão nova no nervo ótico. O doutor recomendou mais três meses de pulsoterapia, fechou o diagnóstico e receitou o imunomodulador Copaxone (injeções diárias). Comecei a tomar, tive efeitos colaterais além do incômodo de aplicações diárias e doloridas.
    Aceitei o problema e estava voltando às minhas atividades cotidianas quando minha mãe viu uma entrevista com o Dr. Cícero na internet, me enviou o link e marcou uma consulta para o dia 08/09/2009.

A primeira consulta teve quatro horas de duração, contei toda a minha história e ele proferiu uma palestra técnica-científica sobre o efeito da vitamina D, aliado à B e óleos de peixe (ômega 3) DHA, para “desativar” a auto agressão do sistema imunológico no meu próprio organismo.

No fim da consulta ele me disse algumas coisas que me impressionou e vou descrevê-las abaixo:

“Marcelo, daqui a seis meses você vai dizer que uma dia teve esclerose múltipla e esquecer do que aconteceu na sua vida. Será uma página virada.”

“Se você fosse a minha filha de 17 anos, que é a coisa mais importante que eu tenho na minha vida, ela não tomaria copaxone, ficaria só com as vitaminas e eu dormiria super tranquilo”

Perguntei para ele: “as vitaminas são tão eficientes quanto as injeções?”

Respodeu: – “não, são muito mais eficientes. Não existe comparação entre os tratamentos…as injeções não são nada perto disso”

Nessa consulta, um dos exames que ele pediu para medir o nível de vitamina D no sangue. Garantiu que estaria baixo, e estava com menos da metade do mínimo.

Confesso que fiquei totalmente confuso no começo, pois passei um ano por vários médicos renomados e todos com a mesma opinião de que é uma doença grave que só pode ser controlada por medicamentos injetáveis e fortes, e mesmo assim tem chances de continuar evoluindo. E de repente vem uma pessoa com essas palavras, dizendo o contrário e propondo tratamento com vitaminas, que não tem efeitos colaterais e bloqueiam totalmente a evolução da doença.
    Comecei o tratamento, larguei o copaxone e retornei em 2 meses. Já me sentia muito melhor, mais disposto e sem sintomas. O nível de vitamina D estava ótimo e só deveria retornar em abril de 2010 com uma nova ressonância, que ele me disse qual seria o resultado quatro meses antes de eu fazer o exame. Disse que não teria nenhuma lesão em atividade, as lesões anteriores em processo de desaparecimento e as novas lesões que poderão ter surgido no intervalo de tempo de parar com pulsoterapia e começar com vitaminas estariam não ativas. O resultado foi exatamente este!

Acabou a consulta dizendo que eu tive esclerose múltipla um dia…..e é exatamente assim como eu me sinto.

Estou com a vida totalmente ativa, trabalhando, surfando muito, atividades físicas…..Posso dizer que a minha vida hoje é até melhor do que antes de tudo isso acontecer, pois despertei para simples valores que não enxergava, e a minha disposição é maravilhosa.

Me sinto privilegiado por ter acesso a um tratamento tão eficiente….e recomendo a todos que possuem essa enfermidade.
    Marcelo

Nome do médico:Dr Cícero Galli Coimbra

Yahoo Grupos:Benditas Vitaminas
    Orkut :Esclerose Multipla tem Solução

• Ana Isabel:

sou portuguesa vi o seu testemunho e fiquei muito interessada em saber como tenho acesso a esse tratamento com vitaminas, minha irmã foi diagnosticado EM há duas semanas, tem 30 anos e quero fazer tudo para que possa ter uma vida com qualidade, como até aqui.muito obbrigado pelo seu depoimento dá-me uma nova esperança.

• Cleidison:

Minha noiva possui EM a 2 anos ela ja toma Betaferon, gostaria de saber se ja existe alguma novidade com celulas tronco, transplante de medula,etc, enfim qualquer coisa de novidade na medicina atualmente para poder amenizar o sofrimento nao só dela mas de varias pessoas…
    Aguardo algum retorno..

• Luiz Rodrigues:

minha esperança é celulas tronco aqui em curitiba é hospital nossa senhora das graças,pois fiz uso de praticamente quase todos remedios disponivel no mercaso para em.sofri bastante é so quem é portador de em para saber,ultimamente não uso nada apenas vitamina d e 15minutos de sol.não se entreguem para a depressão.

• Julio:

Tenho duas filhas com EM. Uma delas está em cadeira de rodas, e atualmente com sérias limitações. Os médicos já experimentaram quase tudo, porém não está enquadrada no protocolo para transplante de células autólogas. A outra se enquadrou e fez há um ano e meio e tudo indica que a doença estacionou, porém o método é muito perigoso e somente com a ajuda de D’us ela não se foi.
    Procurei o Dr. Cícero Coimbra de SP. que está tratando a EM com uma série de vitaminas que elas irão iniciar o tratamento. Tenho ouvido muitas coisas boas a respeito.
    Espero que estas informações possam colaborar com alguém que esteja precisando.

• Wilma Vieira:

Para os que perguntaram sobre tratamentos para Esclerose Múltipla em São Paulo devem procurar os Hospitais Publicos: Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas e Santa Casa de São Paulo. Todos esses hospitais tem um Centro de referencia e estudam especificamente a EM. Eu tenho EM (6 anos) e me trato no Hospital São Paulo, no Setor Neuromuscular com Dra. Enedina, uma estudiosa sobre o assunto. Eles fazem uma longa consulta de 3 a 4 hs,, pesquisando voce e sua familia. Eu me sinto segura lá, pq eles sao referencia em EM no Brasil. Para quem perguntou sobre exames, sim é necessario se fazer a retirada do liquor da medula, ressonancia magnetica, evocado e alguns outros.
    A função do Rebif (betainterferon) é espaçar o tempo entre um surto e outro e deixar as sequelas mais leves, menos severas. Eu tomo 3 x por semana de manha e logo em seguida um Tylenol para diminuir os efeitos colaterais. Espero ter ajudado.

• Sandra:

Alguém realizou Auto Hemoterapia no tratamento da Esclerose Multiple ou em outra doença auto imune? Ouvi dizer que faz muito bem a este tipo de doenças. Agradeço comentários.

• Eduardo Oliveira:

Tenho um irmão com 30 anos e fiquei sabendo hoje, depois de três AVCs isquêmico, que ele tem EM. Estamos apavorados porque nunca tínhamos tomado contado com esta doença. Se alguém tiver alguma orientação e dica de tratamento agradeço.

• Osimar Souza:

Preciso aprender tudo sobre EM para poder ajudar a minha filha.

• Evandro Pereira:

Tenho E.M. na forma primária progressiva (uma das piores, segundo os médicos). O diagnóstico foi feito há 3 anos, mas os sintomas me acompanham há 10. Já usei Rebif 44, depois 22 (até hoje). Sinceramente, não vejo melhora com esses medicamentos. Pelo contrário, os efeitos colaterais parecem piores que a própria doença. Atualmente, tenho lido a respeito de tratamento com células-tronco (além de caro, ainda está em fase experimental), mas acredito muito nesse método. Outro assunto interessante é o uso de vitaminas (principalmente B-2 e D-3), mas o certo é procurar um bom médico ou terapeuta.
    Uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza: O termometro dessa doença (e de muitas outras) é o teu fator emocional. Se a gente conseguir controlar o stress, a depressão e tantos outros problemas através do pensamento positivo, exercícios físicos (cada um dentro da sua capacidade, convívio com familiares e amigos e, acima de tudo, FÉ EM DEUS!!! Tudo vai melhorando. Não permitam que ninguem os coloque prá baixo, não se lamentem nem alimentem maus pensamentos. Somos fortes, caso contrário Deus não nos daria esse “desafio” para SUPERARMOS!
    FIQUEM COM DEUS!!!

• ROSICLEIA FERREIRA:

oi sou rosicleia tenho meu marido que tem esclerose e ele aceita ser cobaia pra fazer qualquer trtamento por favor nos ajude ele ta desesperado obrigada…

• Sandra:

Por favor, alguém com EM já tentou fazer Auto Hemoterapia?

• maria conceição tintore carvalho:

ola, sou potadora de EM,a 15 anos e sofro muito com isso gostaria de fasero trnsplante de celulas tronco,,pois vivi sempre com surtos,minha vida para,naõ consigo nem andar e com muitas dores,,me ajudem e obrigara .espero resposta bjossssssssssssssssssssssss meu nome e ,,MARIA CONCEIÇÂO moro em caldas novas GOIAS

• maria conceição tintore carvalho:

ola… meu nome e MARAI CONCEIÇÂO ,tenho esclerose m e, sofro muito com isso. pois preciso de ajuda para andar ,quando estou com surto ,moro em CALDAS NOVAS,os surtos saõ repetidos e preciso de tratamaento,ja fis muitas ,pulsoterapias e naõ estou melhorando ,,se alguem puder me ajudarrrrrrrrrrrrrrr,..espero que sim. beijos

• neusa:

Boa Noite a todos!

Sei da aflição de todos pois já passei por isso quando a 1ano e meio atrás veio seu diagnostico.
    Logo me foi indicado que faz tratamento somente a base de vitaminas NUNCA MAIS MEU FILHO TEVE NADA e conforme a afirmação do Dr em 6 meses de tratamento não haveria mais nenhuma lesão nova e foi o que aconteceu.Afirmou tambem que depois de um ano de tratamento com as vitaminas EM seria passado e foi!
    Por favor visitem no ORKUT Esclerose tem soluçâo e no Yahoo Grupos BENDITAS VITAMINAS.
    Voces verão varios depoimentos com telefone das pessoas para que possam ligar
    Acreditem pessoas que faziam pulsoterapia (meu filho) deixam de fazer até quem parou de andar já voltou a andar leiam depoimentos…
    Boa sorte a todos!

• Aline:

Tenho 18 anos e tenho EM. Queria saber se alguem ja fez o tratamento com células tronco, pois descobri que tenho EM em janeiro deste ano. Gostaria de saber se realmente o tratamento com células tronco é confoavel.

Ivany,

Por favor diga-nos se a sua filha já iniciou o programa de células tronco e quais foram os resultados. Muito Obrigado e que Deus os abençoe. Sandra

• ROSICLEIA FERREIRA:

BOA TARDE MEU MARIDO TEM EM FAZ 7 MESES DESDE DESSE PERIODO PARALIZOU AS PERNAS DELE JA ESTA FAZENDO TRATAMENTO COM BETA INTERFERON MAIS NAO ADIANTOU ESTOU DESESPERADA POR NAO SABER SE ELE VOLTA OU NAO ANDAR.
    SE ALGUEM SOUBER ALGUMA COISA QUE POSSA NOS AJUDAR DESDE DE JA MUITO OBRIGADA!!!!

• carmelia:

ola,tenho um filho,de 25 anos,com diagnostico de esclerose multipla, a mais ou menos 40 dias, esta esperando o remedio beta interferom,para experimentar…estamos aflitos em busca de informaçoes,tudo e novo,nao sabiamos nada sobre a doença,e tudo oque descubro me apavora,li sobre celulas tronco,gostaria de informaçaoes mais detalhadas,se ja existe algo de concreto,custos,onde fazem,a principio ele teve trez surtos,so no terceiro foi feito o diagnostico,nao tem nenhuma sequela,mas tudo oque pudermos fazer pra cura ou melhora da doença ,(sabemos que nao tem cura),faremos.grata

• Crisitina Araujo:

Boa noite, tenho uma prima com EM descoberta há pouco tempo
    mas já tem dificuldade de caminhar gostaria de informações sobre o transplante de medula, e se já esta sendo feito em algum paciente e qual o resultado.
    Aguardo,
    Cristina.

• Guilherme Pires Coelho de Rezende:

Tenho 52 anos e EM , faço atualmente tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia . Mas ainda é pouco e não observo resultados recompensadores . Como faço para saber onde e como poderia me inscrever para ser cobaia , ou verificar dentro da medicina brasileira uma possibilidade de realização deste teste comigo . Pois não tenho equilíbrio para caminhar e minha visão está muito ruim . Gostaria entre outras coisas , de saber onde faço o transplante de células tronco , pois atualmente tudo que faço é ajudado por dois homens , o que é bastante desagradável !

• Katia:

Bom dia,

Tive convulsões, ai meu médico pediu uma ressonância e apareceram 06 pontos não especificados, vou fazer o liquor agora, para saber se é esclerose multipla, gostaria de saber se apenas com a ressonância é possivel diagnosticar a doença?
    obrigada

• tharis ramirez:

tenho E.M a 1 ano e 5 meses tenho 26 anos
    e gostaria de me oferecer para testes com celulas tronco
    por favor!

• Tamara:

Prezados,

Boa noite. Li e vejo a importância dos pesquisadores a respeito do assunto. Sou portadora de EM, me trato com Interferon mas não estou vendo resultados, inclusive estou ficando mais cansada e as pernas menos obedientes… Faço tratamento à parte com fisioterapia e musculação. Mas ainda é pouco, como faço para saber onde e como poderia me inscrever para ser cobaia, ou verificar dentro da medicina brasileira uma possibilidade de realização deste teste comigo?

• Auria Alves:

Gostaria de saber como faço para fazer o transplante de células troncos. Desde já agradeço pela resposta.

• Monica Biazotto:

OLá meunomeéMonica e sou portadora de Em ,gostaria de informá-los pra quem mora em locais onde oserviço de saúde éprecário que pedisse ao seu médicopra encaminhá-lopra UNICAMP fica no municipio de Campinas ,interior de são Paulo,la existem muitos pacientes com esclerose multipla e eu faço tratamento la,veem muitas pessoas de todo canto do país,porém precisa-se do encaminhamento de seu médico.
    Espero ter ajudado,e vamos rezar pra q os médicos comecem logo o tratamento com células tronco!!!!bjos a todos

• Roberto Nogueras:

Me foi diagnosticado EM secundária progressiva e tenho tido cada vez mais dificuldade no meu caminhar.
    Alguma novidade em relação ao tratamento com celulas tronco? Qual a expectativa de voces com relação à cura atraves deste tratamento?
    Muito obrigado,
    Roberto

• Valdirene Lanes Gabe:

Olá, meu nome é Valdirene e nesta semana meu esposo fez ressonância magnética e o diagnostico acusou esclerose múltipla. Estamos temerosos. Vai iniciar o tratamento com Interferon, mas descobrimos que tem muitos efeitos colaterais, será que não é só para sofrer mais? Ele tem 35 anos e ainda não apresenta os problemas que a doença causa. Como ele poderia fazer esse transplante com as células tronco? Ele ainda está no início e há esperança.

• Lourde Bueno:

Gostaria de referência de local de tratamento de EM, minha prima foi diagnosticada esta semana, mas não tem um encaminhamento certo, está toda paralisada. Aguardo.

• cristiane:

Sou portadora da Em a 1 ano, tenho descontrole motor, dormencias mas permas e mas mãos,meu andar não e mas o mesmo tenho dificuldades para ir a mercado,farmacia preciso de terceiros nunca mais subi escadas e onibus,sinto muita fadiga e parece que minha coluna vai cair.
    Preciso de ajudar para tudo, para tormar banho, nos afazeres da casa, ai de mimha se não fosse minha familia, sou casada, tenho um sonho ser mãe.
    Quando soube da Celulas tronco minha esperança almentou, preciso saber se tem tratamento com as Celulas Tronco no Rio de Janeiro e como faço para me engreçar.Espero contato

• Rogerio Toledo da Silva.:

Olá, tenho um amigo que tem esta doença EM há um ano, e já esta de cama, com paralisia do pescoço para baixo. Alguém sabe me dizer onde tem este transplante de medula? Obrigado.

• PAULA MATOS SERAFIM:

Eu tenho um cunhado que está com a EM, e eu estou grávida, gostaria de saber se o cordão umbilical do meu filho poderia ser usado p/ o transplante de medula óssea, já que teria o sangue do meu marido que é seu irmão. E moro em Rondônia, quero saber onde mais perto faz o transplante.

• Márcia:

Minha irmã é portadora da “Esclerose Múltipla” gostaria de saber o que devemos fazer para que ela participe das experiências com células -Tronco, pois gostaria muito de vê-la curada.

• Arturo Herrera:

Minha mãe tem esclerose multipla e a doença tem aumentado no último ano, não consegue nem sequer mexer as mãos, detalhe era mora no México e gostaria de saber se alguem sabe se existe algum centro por lá que eu possa levar-la.

Também gostaria de manter comunicação com pessoas que tenham a doença ou parentes de pacientes.

• Esther de Camargo:

Olá,

Tenho 24 anos e sou portadora de EM há 4 anos, a doença muito me atrapalha, meu pior sintoma é a fadiga intensa que vem se transformando em astenia nos últimos tempos, eu preciso muito fazer faculdade, quero estudar astronomia, mas não tenho como, pois a doença me impede, mal consigo ir ao hospital e a um curso que tenho uma aula por mês, já perdi as duas últimas aulas por não ter forças para ir ao curso.

Eu gostaria de saber de algum lugar no estado de SP onde eu possa me voluntariar para fazer o transplante, essa é minha única esperança, não me importo com os riscos ou com a imunosupressão, sei que sem isso não tenho futuro, sem isso, meu destino vai ser uma cadeira de rodas e não vou poder trabalhar, nem estudar, pois, se com 4 anos de EM eu mal consigo sair de casa, imagina daqui a 6 ou 10 anos… E outra, eu possuo apenas minha mãe para me ajudar, ela já é idosa, quando ela se for, não sei o que vai ser de mim…

• IVANY:

tENHO UMA FILHA MÉDICA COM MENÇAO HONROSA EM TRABALHO CIENTÍFICO DE PELE, VÁRIOS DIPLOMAS DE CURSOS EXTRA CURRICULARES E TEM ESCLEROSE MULTIPLA DIAGNOSTICADA EM 29/03/2010, ESTA NO PROGRAMA DE CELULA TRONCO NO BRASIL, MAS, POR SER MUITO DEMORADO, GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM O DR. DOUG BROWN, JÁ QUE ELA ESTA NO INÍCIO DA DOENÇA, POUCOS SURTOS E SEM SEQUELA.aBSOLUTAMENTE NÃO TEMOS MEDO DA IMUNO-SUPRESSÃO, O QUE DESEJAMOS É PARTIR PARA A POSSIBILIDADE DE CURA IMEDIATAMENTE, MESMO QUE SEJA POR UM PERÍODO DE 5, OU 6 ANOS. gRATA, IVANY

• marcio ferraz:

olá eu sou portador de esclerose multipla a 4 anos e já tive uns 7 surtos ao longo deste tempo já tomei varios remédios como corticoides via oral e veia e imunosupressores mas nda adianta agora estou com a perna esquerda rastejando sem força ainda é precoce e gostaria de informaçoes sobre celulas-tronco gostaria de fazer este tratamento se alguém puder me ajudar! ficarei muito grato! obrigado.

• ALDINEIA FREITAS:

OLA GOSTARIA MUITO DE SABER SE TEM O TRATAMENTO DE CELULAS TRONCO PARA QUEN TEM ESCLEROSE MUITIPLA SE TEM ONDE POSO ENCONTRAR MEU PAI TEM A DOENCA E GOSTARIAMOS MUITO DE ENCONTRAR UMA CURA PARA ELE

• Nelci Chiodi:

Assistindo no globo reporter a matéria sobre esclerose múltipla pensei logo numa chance p minha filha que é portadora dessa doença faz 3 anos, ja tem sequela nas pernas mas ainda caminha! tentou tratamento com interferon (Avonex) mas teve muitos efeitos colaterais teve que parar! agora toma injeções diárias de copaxone mas não ta sendo muito bom…… ela tem 29 anos pesa 38 kilos tem dois filhos pequenos a última gravidez teve ja com a doença e com isso piorou bastante! espero que possam me ajudar, ja que os tratamentos ainda são poucos…….ela precisa urgente de algo mais concreto pois ta sofrendo muito com isso ja que essa doença é acompanhada de muitas dores Uma mãe aflita obrigada Nelci

• Letícia:

Boa Tarde

me chamo Letícia e tenu uma tia com 54 anos com esclerose multipla a mais de 10 anos, ela nao esta mais andando.fiquei muito curiosa sobre esse tratamento de celula tronco Gostaria de saber se há algumas forma de candidatá-la aos testes com celula tronco, se há um telefone com os hospitais que estão trabalhando com essa nova tecnica ,
    Nos moramos em Santos na Baixada Santista -SP
    amo muito a minha tia , queria muito poder ajuda-la. eu sei que a doença nao tem cura, mas quero pelo menos amenizar o sofrimento dela.. pq só quem passa por essa doença que sabe o que realmente ela é. por favor alguem me responda.. vou ficar muito feliz se alguem poder me ajudar

• Patrícia:

Bom dia,

Ficamos muito entusiasmados com os novos testes com a celula tronco, minha tia/madrinha e portadora da doença há 2 anos e já perdeu os movimentos das pernas, não consegue mais ficar em pé, ela tem 61 anos, porém houve uma demora para diagnosticar a doença. Gostaria de saber se há algumas forma de canditá-la aos testes com celula tronco, se há um telefone ou contato com os hospitais que estão trabalhando com essa nova desocoberta.
    Agradeço imensamente.

• paula regina:

ola! tenho esclerose multipla aproximadamente a quatro anos e estou morando em uma cidade onde o sistema de saude é precario,preciso de ajuda e orientacão obrigado!

• Andrea:

Olá, Gostaria de saber onde é possível encontrar o tratamento para ESclerose Multipla com células tronco, ja está disponível para pessoas comuns?
    Obrigada.

• Susi:

Olá,
    Sou portadora de EM a oito anos, estou bem, uso interferon, porém tenho muitos efeitos colaterais e sei que a doença é progressiva.
    Tive contato com uma pessoa sobre transplante com células tronco, no entanto o chefe da equipe médica do centro que sou atendida em São Paulo (considerado centro de referência), veio conversar comigo pessoalmente informando os riscos do procedimento, principalmente pelo uso de quimioterapia além da possibilidade de rejeição, ele disse que por eu estar bem não preciso me preocupar com isso.
    Bom, eu me preocupo sim, acho melhor cedo do que vir a piorar, e também ouvi dizer que o tratamento tem uma fase mais indicada para ser realizado.
    Vocês podem me orientar?
    Aguardo retorno.
    Abraços,
    Susi Fuzetto

• dirce:

Olá, boa noite!
    Alguem pode me dar uma LUZ??
    Sobre as celulas troncos , pq minha mãe teve varios AVC dormindo e ficou cm sequelas na voz , equilibrio,e hje se alimenta atravez de sonda, por favor aguardo resposta.

• Jose Milton:

Olá. Meu nome é José e tenho um amigo diagnosticado com E.M. Gostaria de saber locais onde o tratamento com células tronco é realizado no Brasil.
    Desde já obrigado.

• Fabiano Sales:

Srs (as) em minha familia existe diversos casos de EM, minha mãe, tios se foram e agora minha irmã esta com a doença, gostaria de fazer os exames / testes para saber se possuo ou não esta doença, pois ainda não cinto nada, tenho 33 anos e não queria esperar até os 40 anos para ter a confirmação ou não pois poderá ser tarde para tentar um tratamento, conto com ajuda de voces para que me indiquem aonde no RJ posso fazer os exames já que possuo pouca renda e não tenho convenio.

• Rosimeri Thomaz Lima de Oliveira:

Muito bom este site. Sou portadora de esclerose múltipla 10 anos, mas houve uma piora, mesmo tratando com interferon.
    Estou preocupada porque a fraqueza nas pernas é grande.
    Obrigada

• claudney dos reis gonçalves:

dizem que tenho esclerose não sei mas o que fazer

• claudney dos reis gonçalves:

estou com suspeita de esclerose multipla um neuro afirma que tenho outro neuro diz que não tenho não sei mais o que fazer

• adilson:

tenho um filho de 6 anos portador da paralisia cerebral gostaria muito de alguma informaçao sobre tratamento de celulas tronco em hospitais aqui no Brasil e a nossa grande esperança. obrigada

• alessandra campos:

por favor gostaria de que me ajudasse a achar um lugar que tivesse tratamento ou transplante de celulas tronco no rio de janeiro,pois minha mae tem esclerose multipla a 10 anos , ja procuramos todos os tratamentos mas nenhum deram certo para minha mae. Estou muito perocupada gostaria de ajuda-la.Por favor me ajude.

• Katia Siqueira:

Sou portadora de Esclerose Multipla e me interessa muito este assunto. Gostaria de saber mais a respeito, inclusive se já estão sendo feitos transplantes como terapêutica ou apenas como testes.

• maria da conceição francisco:

Acho o trabalho de vocês, muito bom. São de interesse coletivo.