Treinamento aeróbico de alta intensidade pode reverter envelhecimento celular

Por , em 13.03.2017

Todos sabem que exercícios físicos fazem bem à saúde, mas que tipo de treinamento ajuda mais a população com mais de 65 anos? Um estudo da Mayo Clinic (EUA) diz que é exercício aeróbico de alta intensidade, que pode até reverter o processo de envelhecimento celular. O trabalho foi publicado na revista Cell Metabolism.

Pesquisadores da Mayo Clinic compararam três tipos de treinamento: de alta intensidade com intervalos, de resistência e combinado. O que os pesquisadores observaram é que todos os tipos melhoraram a massa magra do corpo e a produção de insulina, mas apenas o treino de alta intensidade e o combinado melhoraram a capacidade aeróbica e a função mitocondrial nos músculos esqueléticos. O declínio da função mitocondrial é comum em idosos.

O treinamento de alta intensidade com intervalos também melhorou o a proteína dos músculos tanto de suas funções energéticas quanto no aumento do músculo, especialmente em idosos. Os pesquisadores enfatizaram outra importante descoberta: o exercício melhorou a produção de novas proteínas. Isso contribui para a reversão dos efeitos do envelhecimento. O treinamento de resistência, porém, é muito importante para dar força aos músculos, e deve ser realizado pelo menos duas vezes por semana.

“Encorajamos a todos a se exercitarem regularmente, mas a principal mensagem para os adultos que estão envelhecendo é que treinamento de alta intensidade supervisionado é provavelmente a melhor opção, porque tanto metabolicamente quanto a nível molecular, ele oferece os melhores benefícios”, diz Sreekumaran Nair, endocrinologista e pesquisador sênior do trabalho.

O objetivo do estudo era encontrar evidências que ajudem a desenvolver terapias e treinamentos voltados para indivíduos com idades específicas. Os pesquisadores acompanharam mudanças moleculares e metabólicas em grupos de diferentes idades por 12 semanas, coletando dados 72 horas após indivíduos completarem cada tipo de exercício. [Science Blog]