Trigêmeas nascem separadas, com 11 anos de diferença

Publicado em 29.12.2010

É difícil de acreditar, mas as duas meninas da foto, com onze anos de idade, e a bebê de três meses são trigêmeas. Mas as crianças, Bethony, Megand e Ryleigh são exatamente isso.

Elas foram concebidos no mesmo dia, mas Ryleigh só nasceu 11 anos depois de suas irmãs gêmeas. Isso foi possível porque os embriões fertilizados de Bethony e Megand foram implantados em 1998, enquanto Ryleigh permaneceu congelada. É um caso único, já que não temos conhecimento de outra situação na qual irmãos gêmeos nascem com tanto tempo de diferença.

Problemas no útero reduziram a chance da mãe dos trigêmeos, a Sra. Sheperd, de ficar grávida. Então ela procurou ajuda médica. 24 óvulos foram fertilizados, 14 embriões vingaram, dois foram inicialmente implantados e outros 12 foram congelados. As meninas que nasceram da gravidez inicial cresceram e se tornaram saudáveis.

Depois de nove anos os pais resolveram ter outro bebê e foram para a mesma clínica, pretendendo usar os embriões congelados. Apesar de haver o risco de rejeição depois de um embrião ficar tanto tempo congelado, Ryleigh nasceu saudável – mesmo que 11 anos depois de suas irmãs. Segundo a Sra. Sheperd, ela é um bebê saudável, feliz e com muito apetite. [OddityCentral]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

50 Comentários

  1. Elas são gêmeas mais como os óvulos se desgrudaram durante á gestação elas não são gêmeas identicas mais sim gêmeas como os óvulos foram congelados a mãe poderia utilizalos o tempo que focem elas sempre nasceriam gemeas mais nunca identicas e nem da mesma gestação. . .

    Thumb up 2
  2. Só é gêmeos os que dividem o mesmo óvulo. As que nascem da mesma gestação! ou seja… a terceira criança não é gêmea

    Thumb up 10
    • Gêmeos podem ser de um mesmo óvulo (univitelinos) ou de óvulos diferentes (bivitelinos), estude um pouco antes de falar asneiras.

      Thumb up 16
    • Nada ver Nataly, voç falaa que só pode ser gemeos se for do mesmo óvulo. Isto não tem nada a ver, absolutamente nada a ver.
      Pode sim existir pessoas que não são identicas mais são gemas, isso acontece porque os óvulos no começo da gestação se desgrudaram :D

      Thumb up 0
  3. Nunca li uma besteira tão grande, como trigemeas????? só seria trigemeas se fosse fecundada no mesmo ovulo que as
    duas, e o ovulos das duas já se foi há 11 anos, ela não é,
    só porque o esperma foi colhido junto com as outras, gente não acreditem em tudo que le, isto é só para o iboque na internete……… que absurdo……..
    estdante de medicina

    Thumb up 9
    • Por favor me avise que faculdade de medicina é essa que vc faz pra eu passar bem longe, bem como o hospital que vc for trabalhar pra eu poder mandar a minha sogra pra se consultar com vc!
      Grata

      Thumb up 22
  4. Me faz lembrar do médico europeu que descobre por meio de um caso muito particular que as primeiras memórias do feto ocorreram no momento da fecundação do óvulo.
    Se realmente for verdade isso, como será 11 anos de memória “congelada”?
    Nem falar da experiência do aborto.

    Thumb up 9
  5. Ah sim, só lembrando novamente. Isso que escrevi abaixo é opinião…
    E outra, prefiro mil vezes um animal à um ser humano.

    Thumb up 3
  6. Cada dia, observamos coisas que julgavamos impossiveis, acontecendo, entaum nunca duvide da ciência, enquanto ela existir essas coisas irão acontecer…
    e na minha opinião isso é cada vez mais interessante e motivador, saber que tem coisas escondidas, e que podem ser mistérios enormes, e que pensamos que nunca irá acontecer…

    Thumb up 15
  7. Isso é interessante, engreçado e constragedor ao mesmo tempo…

    Se eu fosse uma das duas garotas de 11 anos, não queria ver a recém-nascida… pois veria o quanto era feia quando pequena…

    Thumb up 8
  8. Achei sensacionalismo.

    Não acho correto chamar isso de trigêmeos.

    Não são 3 crianças idênticas, gerado pelo mesmo óvulo, e nem nasceram de óvulos diferentes na mesma gestação.

    Imaginem a hipótese, foram 24 óvulos fecundados. E se fossem implantados 1 por ano, que nome teria isso?

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br

    Thumb up 35
  9. Para o sistema judicial brasileiro, embrião somente é vida humana provável enquanto estiver implantado no útero. No tubo de ensaio, na placa de petry, nos torpedos de hidrogenio, são apenas agrupamentos celulares. A pilula do dia seguinte e o DIU, o qual são comprovadamente abortivos , são liberados. Existe muita pressão das bancadas cristãs, para que não se descriminalize o aborto. Portugal tem um programa governamental para orientar e assistir mulheres que desejam abortar, inclusive se dispõe a doar uma renda para mulheres que não abortem, para sustento e educação da criança.

    Thumb up 11
  10. A ciência é incrível! Que bom que a medicina está acompanhando esses avanço. Pena é o povo chato que vem lá do … encher o saco aqui, tem horas que odeio a democracia!!!

    Thumb up 14
  11. Agora pronto, embrião é vida! Se for por isso, nunca mate insetos e plantas, nem os animais que você usa pra comer… São muito mais importantes para o planeta do que embriões.

    Thumb up 4
  12. criancinha:
    nenhum diz em tempos diferentes, no primeiro é uma gestaçao para os dois ou mais, e no 2 tambem, a diferença é que foi fecundado mais de um ovulo

    Thumb up 2
  13. Quem não me dá razão,ou acordou mal despostoou não entende patavina de coisa alguma

    Thumb up 1
  14. O que o artigo não diz infelizmente é : Onde estão os outros embriões que estavam congelados ? Morreram ?

    Para 3 crianças vivas quantas ficaram para trás ?

    É abominável.

    Thumb up 8
  15. “…grace romao / 29.12.2010
    Que os deuses nos livrem dos crentes, dos ateus, dos agnósticos e de outros radicais!
    ….”
    E com quem ficaria? Gostaria se pronunciasse!!!

    Thumb up 19
  16. Que os deuses nos livrem dos crentes, dos ateus, dos agnósticos e de outros radicais!

    Thumb up 5
  17. Sou só eu qm viu ou esse serico115 tá querendo entrar pra academia brasileira de letras versão 1620, com tantos “vos” e outras besteiras, pra parecer culto? Cada maluco q aparece…¬¬

    E, na minha opinião, as crianças não são gêmeas nem trigêmeas. Como alguém, q se identificou como Criancinha citou, para ser gêmeo só através de divisão da mesma célula original (óvulo fecundado) ou se as três tivessem nascido na mesma época. E quanto aos que vão esperar pra ver se as 3 serão iguais, a probabilidade é mto baixa, visto que normalmente se utilizam óvulos e espermatozóides diferentes, em inseminações artificiais.

    Mas, não deixa de ser curioso usarem um óvulo 11 anos depois dos outros dois.

    Thumb up 6
  18. Gêmeos são bebês produzidos na mesma gestação. Podem ser uni, bi ou polivitelínicos!
    O terceiro, o bebê que nasceu 11 anos após o armazenamento dos ovos, não dividiu o útero com ninguém, portanto não é fruto de gestação gemelar! Não é gêmea de ninguém!
    As clínicas de reprodução assistida, normalmente produzem vários ovos (óvulo + espermatozóide) que são armazenados para utilização caso as gestações sejam frustradas ou os casais queiram outros filhos!
    Estes ovos podem ser utilizados, em qualquer tempo, caso os casais desejem, um, cinco ou dez anos depois, mesmo após uma gestação bem sucedida. Não é porisso que todos os bebes desenvolvidos a partir desses ovos são gemeos!
    O processo de desenvolver indivíduos idênticos a partir de um único (ovo ou não), chama-se clonagem e não é praticada por questões éticas e legais.

    Thumb up 22
  19. O Criancinha está certo!
    Todas as clínicas de fertilização in vitro produzem vários ovos (óvulos fertilizados pelo espermatozóide) e os armazenam para utilização caso as gestações não se desenvolvam, ou para o caso de o casal querer ter outras crianças!
    Na tentativa de desenvolver a gestação, sempre são inseridos 2, 3 ou mais ovos, que podem produzir 1, 2, 3 ou mais bebes. Estes que se desenvolvem na mesma gestação podem ser considerados gêmeos, trigêmeos ou quadrigêmeos. Mesmo um ovo, pode produzir outros bebês univitelínicos. No geral são bi ou polivitelínicos!
    Caso, antes do implante, os embriões tivessem sido produzidos a partir de um único ovo, seriam clones! A clonagem é possível, mas não é praticada por questões éticas e legais!
    Esta terceira criança, noticiada neste artigo, foi concebida na mesma ocasião das outras duas, mas não é gêmea das outras duas! Esta notícia sensacionalista é errada e sem fundamento!

    Thumb up 13
  20. S.m.j. existem dois tipos de gêmeos.

    1) Os que se desenvolvem de um único espermatozoide com um óvulo, que se dividiu em dois embriões – univitelinos.

    2) Os gêmeos que procedem de óvulos e espermatozoídes diferentes, considerdos gêmeos porque participaram do mesmo processo de gestação.

    Nesse caso, a terceira filha não pode ser considerada gêmea das demais. A menos que sejam univitelinas, onde um só espermatozóide e um óvulo deram origem aos três embriões que, por um deles estaram congelados, foram concebidos em épocas diferentes. Mas este detalhe não ficou claro na notícia.

    Thumb up 30
  21. Eu não lhes chamaria trigémeas mas sim,gémeas.Só duas nasceram ao mesmo tempo,não é? E para tirar as duvidas vamos esperar a bébé crescer um pouco mais a ver se tem o rosto igual ao das irmãs.

    Thumb up 6
  22. PRA MIM, TRIGEMEAS SERIAM NASCENDO DA MESMA GESTAÇÃO. NÃO SE SABE QUANTO TEMPO LEVOU PARA FECUNDAR ESSES ÓVULOS. QUEM ME PROVA QUE FORAM FECUNDADOS AO MESMO TEMPO?

    Thumb up 5
  23. Haja paciencia, esses caras a falar de Deus em todas as ocasioes e sejam por que motivo for. Pô Deus é coisa se
    ria para se estar invocando seu nome inopinadamente.
    Pô esses caras que ficam ocupando um espaço nobre destes
    para publicar suas arengas impublicaveis. Parece até que
    o cara tem uma certa cultura e escreve bem, o único senão
    é que nao seliciona o que escrever e nao respeitar a paci
    encia dos outros. Oh plebe ignara como dizia Stanislaw Pon
    te Preta, meu dileto ex colega. Para aí com esse febeapá
    (festival de besteiras que assolam o país) Põe regra.

    Thumb up 7
  24. Esse caso das trigêmeas não é tão esplêndido assim. O que de fato é incomum, é que o tempo de 11 anos mudou a perspectiva desta família. E não por que assim desejaram, mas por circunstâncias de saúde da mãe. É interessante notar do que a medicina é capaz.

    Acho que foi, e continua sendo, o trabalho da medicina, um perfeito exemplo de como a vida pode ser concebida de diversas maneiras. Essas maneiras que, as vezes, são tão criticadas mas ao mesmo tempo nos fazem refletir que sempre haverá ignorância em atitudes tão inteligentes.

    Thumb up 13
  25. serico115, não há um fio de cabelo de sua cabeça, que caia, sem a vontade de Deus. Certa vez, um homem temente a Deus, um crente, entrou numa barbearia para aparar seus cabelos e fazer a barba,( Aqui no meu interior, onde homens cortam cabelos e tiram a barba, tudo é Barbearia. O senhor barbeiro, provocador e sabendo tratar-se aque cliente de uma pessoa Crente em Nosso Senhor Jesus Cristo, começou a questionar sobre a existencia de Deuu. Deus nãi existe, se Deus existisse não aconteceria isso ou aquilo. O cliente manteve-se passivel, quieto. Ao terminar, pagou, agradeceu e saiu. Andando pouco metros percebeu um mendigo, cabelos e barbas grande e desgrenhadas. Voltou a barbearia, dirigiu-se ao barbeiro e falou: – barbeiros não existem, surpreso, respondeu o barbeiro: – como não existe?. – Vi agora um mendigo com os cabelos e barba grande. – Mas eu estou aqui, ele não vem porque não quer. – Então, da mesma forma é o Senhor Nosso Deus, ele existe, nós e´que devemos procura-lo.

    Thumb up 5
    • Dianatan! Você, como todo o ser humano, tem direito a pensar como achar melhor. Tudo bem.
      Bom que você viva feliz com sua crença. Afinal que importa a crença? Mais importante é sesentir feliz. Mas sempre lhe digo: Uma mentira por ser afirmada um milhão de vezes não vira verdade. Se Deus existe ou não, eu não tenho argumentos que suportem qualquer das opções. E você, para além de acreditar em narrações escritas que assume como algo indesmentível, e em toda uma doutrina que lhe foi inculcada ao longo de sua vida, também não tem. Deus é uma concepção veiculada ao longo dos tempos para se poder atribuir a feitura de tudo para que ainda não há explicação. Mas à medida em que a ciência vai descortinando e esclarecendo aquilo para que não havia antes explicação, a impedância de Deus vai-se esbatendo. É apenas a verdadeira realidade. Mas isto nunca pode ser tomado como algo que, quem se sente feliz acreditando numa real existência de Deus, o não continue a fazer. Acima de tudo, em m inha concepção está a permissa de se ser feliz, independentemente da forma como se consegue. Que sejamos todos felizes cada um com suas convicções, e que por virtude das diferenças as pessoas não deixem de ser amigas e solidárias.

      Thumb up 0
    • É para corrigir minha “gafe”:
      Enderecei, por erro, meu comentário anterior a DIONATAN, em vez de SELIO ALAXANDRE, eu me penitencio por isso.
      É a este último que meu comentário se dirigia.

      Thumb up 0
  26. Vejam só… não fiz crítica a ninguém somente coloquei minha opinião a respeito do assunto que o serico115 colocou sobre Deus (em virtude do acontecido informado na matéria), em momento algum fui contra ele, não pedi para ele pensar sobre o caso nem tão pouco mandei ele se associar a qualquer religião… cada um faz de sua vida o que bem quer. Mas por falar em ignorância, o troféu é seu Jazão!!! Vc comenta um post dizendo que é ignorância comentar sobre um post…..

    Thumb up 4
  27. Jazão, Não vou tecer mais comentários deste tipo, porque isso não faz mesmo meu género. Mas não pude deixar de lhe dizer duas coisas: Uma – você nem reparou que quem ousou comentar o primeiro poste colocado, o meu, foi exactamente o Jonathan. E da forma como o fez, ele não se coibiu de tecer uma crítica, completamente fora de contexto, por isso reagi. Outra – você, que emparelha com ele pela certa, se sente incomodado quando alguém se sente por vossas posturas esclerosadas se permitirem interferir quando se sentem atingidos em vossas petrificadas posturas. Mas não me toquem e eu não preciso de reagir. O espaço é livre e acho que cada um terá o direito de se exprimir sem ter de estar a levar com a leviandade ou falta de argumentos bem suportados para o fazer de quem, isso sim, aqui vem mais para criticar quem posta do que para enunciar raciocínios plausíveis e com bases sólidas. Parece que infelizmente não é o vosso caso. Mas não me vou dar ao incómodo de vos estar a dar a atenção que me não merecem. Passem bem e não incomodem…

    Thumb up 12
  28. Quanta ignorância, por que as pessoas insistem em comentar sobre os comentários dos outros. Principalmente quando alguém fala de Deus.
    As pessoas tem esquecido que somos livres para expressar…
    Serico115 se deseja comentar algo comenta sobre a matéria que é muito mais interessante e é esse o propósito desse site. Aposto que nem tem o que falar de tanta ignorância, você deve ser daqueles que só entra no site para ver os comentários dos outros…Acorda…

    Thumb up 17
    • Jazão “quiçá SABICHÃO”.
      Espero que se sinta feliz com sua explosão de baforadas. Quanto ao convite para acordar??? Talvez para que você possa dormir na santa paz do Senhor. Amen….

      Thumb up 0
  29. Jonathan, não estou aqui para avaliar sua capacidade de interpretação literal do meu texto. Porém verifico, ou melhor prescruto seu apego a interpretações mais literais que contextuais. E tomou o todo pela parte. Quando refiro “viu” o termo é muito mais extensivo, pois engloba todos os aspectos sensoriais que possam levar à conclusão de uma real existência.
    Claro que o sr. como todos os fanáticos radicais, reagem de imediato a este tipo de comentários, e lá terá suas razões…
    Mas a ciência não condescende com mentalidades como a sua e prossegue seu caminho, proporcionando-nos, felizmente, progressos que a todos sem qualquer tipo de discriminação, todos os benefícios que vai sempre descortinando. Mas fique lá com suas convicções porque, desde que não prejudiquem ninguém, a pessoas como eu em nada incomodam. Viver num radical obscurantismo, também é uma religião…..

    Thumb up 13
  30. O que me faz reflectir neste caso e noutros onde a veracidade das situações se não pode por em causa, é o porquê da insistência de tantas mentes ditas evoluídas, teimarem em dizer que isto apenas acontece pela vontade de um “DEUS” que ninguém viu e que, para mim muito complicado de entender, se não mostra para que as pessoas não possam viver num mundo virtual de crenças com as mais diversas versões.
    Não sou um ateu, porque não me oponho aos crentes, mas sou convictamente um agnóstico, que, mesmo não tendo motivos para acreditar na existência de uma outra vida para além da morte, reconheço que à sombra de algumas religiões existem muitas atitudes positivas que ajudam uma boa parte da humanidade. Porém outras existem, que o seu desaparecimento seria bastante benéfico para a humanidade.

    Thumb up 29
  31. Poxa vida, a menina nasceu 11 anos depois, pode-se dizer que ela existia por ser um óvulo fertilizado? Acho que não podemos chamar um óvulo fertilizado de uma vida. Ou podemos?

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
email
Homem é acusado de crime por ler e-mail da esposa

Leon Walker será jul...

Fechar