Tudo o que você precisa saber sobre sexo durante a gravidez

Publicado em 2.02.2011

Futuros papais e mamães já podem respirar aliviados: segundo um estudo canadense, sexo durante a gravidez é seguro, na maioria das situações. A notícia vale para as mulheres com gestação de baixo risco, na qual o casal pode praticar à vontade, caso sintam-se confortáveis.

Em geral, os parceiros temem que o sexo possa desencadear parto prematuro ou machucar o bebê. A pesquisa revela, no entanto, que não há nenhuma razão para se preocupar. A única exceção é para as gestações de alto risco. Nesses casos, os estudos são raros e contraditórios – o mais seguro é evitar qualquer tipo de relação sexual, além de conversar o seu médico a respeito.

Apesar das incertezas que envolvem essas pesquisas, os autores apontam algumas situações que podem influenciar a decisão do casal. Mulheres que têm histórico de parto prematuro ou que estão carregando mais de um bebê em sua barriga, por exemplo, devem tomar cuidado.

Outra situação de risco é quando a futura mamãe apresenta placenta prévia, situação em que a placenta se implanta no colo do útero. Nesse caso, a introdução do pênis, de um dedo ou até mesmo de algum brinquedinho sexual pode atingir a placenta, causando sangramentos e hemorragias.

O sexo oral durante a gravidez também apresenta algumas particularidades. Segundo os pesquisadores, a mulher deve se certificar que o homem não sopre ar diretamente na vagina, com o risco de que a entrada súbita de ar possa atingir a corrente sanguínea da mulher no útero e bloquear um vaso sanguíneo. A condição, chamada de embolia aérea, é extremamente rara, mas pode ser fatal para a mamãe e para o futuro bebê.

Por fim, sendo a gestação de alto risco ou não, é importante lembrar que ela não oferece nenhuma proteção contra infecções e doenças sexualmente transmissíveis, que podem causar problemas à mulher e serem transmitidas ao feto. Em resumo, durante a gravidez, sexo seguro é essencial. [LiveScience]

Autor: Nayara Brante

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

30 Comentários

  1. Olá me ajudem ontem fiz sexo com meu marido ele fez com o dedo um pouco rapido e sangrou mais acho que foi a unha dele que feriu minha vagina será que aconteceu algo com o bebê ? estou com medo me ajudem se fizer com o dedo mais rapido tem algum problema ?

    Thumb up 35
    • oi Lisiane estou de 36 semanas e não precisa fazer com o dedo pode fazer normal que não faz mau algum ate ajuda na hora do parto.
      bjs e boa sorte….

      Thumb up 0
  2. eu estou gravida de 30 semanas mais dez do começo da minha gestação eu tenho relação sexual
    só que eu não fico muito avontade ,porque eu me acho muito feia por que o meu corpo não está igual a antes e tambem eu não me sinto sensual ,não posso colocar nem uma lagerri bonita porque não adianta nada a barriga continua a mesma.
    OBRIGADA

    Thumb up 17
    • realmente, deis do começo quando minha barriga começou a crecer, nao fico avontade, mais meu marido acha bonito.Estou de 8 meses agora acho dificuldade para fazer sexo, nao tem posicoes que fico avontade. Meu filho esta muito apresado , ja quer nacer!!!

      Thumb up 16
  3. Achei que a matéria ficou incompleta, afinal é seguro ou não manter relação sexual e o Parceiro gozar dentro, estando de 39 semanas de gestação ??

    Thumb up 35
    • É seguro. Por quê não seria?! Esperma não é veneno.

      Thumb up 10
  4. os sexo com as gravida deve fazer muito bem durante a gestaçao
    porque voce mostra pra ela que voce tem muito desejo.endenpendete da gravidez ou nao
    e da mais seguraça pr ela tambem

    Thumb up 14
  5. acho que o sexo é muito importante para o casal;
    e esse é um momento que os dois devem curtir juntos.
    se antes era prazeroso agora tem que ser muito mais.
    vlw

    Thumb up 22
  6. Para quem ficou com dúvida ou para quem achou que a matéria ficou incompleta. Um assunto desse é totalmente desnecessário. Atualmente, a mulher quando engravida, passa nove meses sob os cuidados de um médico que acompanha o estado de saúde dela e do bebê que irá nascer. Portanto, só o médico que está acompanhando a gestante tem conhecimento para dizer a ela se pode ou não manter relação sexual nesse período.

    Thumb up 47
    • Você já chegou a pensar que há mulheres que não engravidam por medo de ficar 9 meses sem sexo simplesmente por pensar que grávida não pode?
      Eu sei, é fútil pensar que não vai ter um filho pelo preço de não ter sexo, mas há coisas piores como mulheres que são traídas, já são pinheiros humanos de tanto galho e mesmo assim continuam com o cara.

      Thumb up 5
  7. Uma mulher grávida deve ser respeitada e desejada pelo seu parceiro acima de tudo, se ela se sentir bem consequentemente terá mais vontade de ter relações sexuais. Durante a gravidez a mulher fica 100% sensível, e o sexo ajuda a eliminar as tensões. Estou com 40 semanas gestação e não estou tendo nenhum problema. Cláro que de vez em quando há dores afinal toda gestante se sente desconfortável em algum momento. Basta ter calma, e conversar com seu médico á respeito.
    Obs: Para os desavisados que acham que esse assunto não é importante, cresçam.

    Obrigado, e boa sorte a todas a gestantes em dúvida!

    Thumb up 26
  8. Fiquei na dúvida: se a tal embolia é o fato de soprar na vagina, o que pode causar dano grava à mulher e ao bebe, entao o sexo na gravidez nao eh la tao seguro assim, pois, dependendo da posicao, pode ocorrer entrada de ar na vagina, que eh quando surgem aqueles barulhos embaraçosos que parecem um “pum”, rsrs.
    Pergunto: se ocorrerem esses “puns”, não estará entrando ar na vagina?

    Thumb up 25
  9. muito interessante esse estudo gostei e aprovei sexo com gravida é muito bom parabens

    Thumb up 3
  10. Muito babaca este cara que mandou transar com outra, ele
    não pega é ninguem, quanyo mais mulher gravida, comentario
    desnessário, oh maneeeé, toma vergonha na cara e pare de escrever besteira

    Thumb up 21
  11. ACHEI A MATERIA IMCOMPLETA, PODERIA SER MELHOR MUITO FRACA
    NÃO FICOU NADA ESCLARECIDO, E ESSE QUE COMENTOU QUE DEVE TRANSAR COM OUTRA DEVE SER UM COITADO, POBRE DE ESPIRITO
    MUITO MAL GOSTO , DESRESPEITO COM AS MULHERES GRAVIDAS
    OBRIGADA

    Thumb up 18
  12. Brenda, o único risco que a criança corre,se o homem soprar na vagina,é dela nascer com cabeça de vento.Eu tenho uma vizinha,casada com Joaquim,que durante a gravidez apareceram umas pintinhas azuis na sua virilha e o médico recomendou que seu marido tirasse a caneta,detrás da orelha,quando tivesse fazendo sexo oral com ela.

    Thumb up 7
  13. Eu e minha esposa tivemos tres filhos e nas vezes em que ela ficou gravida eu mandava a bucha quase todo dia até pouco tempo antes do nascimento das crianças e correu tudo bem.

    Thumb up 10
  14. “Em resumo, durante a gravidez, sexo seguro é essencial.”

    A matéria toda já foi um resumo, não?

    Thumb up 10
  15. Achei que a matéria ficou incompleta, afinal é seguro ou não, fazer sexo durante a gravidez?

    Thumb up 10
  16. gente fiquei assustada pq estou doida pra engravidar mais sou loca por sexo não sei se vou consequir ficar sem ,mais é um caso de se pensar!!!!!rsrsrs um abraço!

    Thumb up 9
  17. Segundo os pesquisadores, a mulher deve se certificar que o homem não sopre ar diretamente na vagina [...]

    Que homem sopra na vagina de uma mulher…

    Que coisa esdrúxula.

    Thumb up 24
  18. boa materia;mas pelo q li nao é tao seguro assim fazer sexo na gravides.melhor esperar.materia de sexo da sempre oq falar.

    Thumb up 4
  19. Tudo o que você precisa saber sobre sexo durante a gravidez: faça sexo com outra mulher, enquanto a sua esta na fase de gestação! Simples….

    Brincadeirinhaa….rsrsrsrsrsrs

    Thumb up 20
  20. Tres expressões que ouvi numa conversa sobre sexo na gravidez…

    1) “uma terceira pessoa na relação…é praticamente um menage a trois!”

    2) “fiquei com medo de torcer o pé do coitado…”

    3) “não da pra beijar durante o sexo…eu nao alcanço!”

    Thumb up 20
  21. Não que seja psicológico, e sim fisiológico. Se a mulher se sente confortavel com a relaçao, se não sente dores ou desconforto.

    Thumb up 14
  22. A questão aqui prender-se-á mais pelo psicológico do que por outra coisa… Mas boa matéria… Parabéns!!

    Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lhcgrande
Cientistas estão próximos de detectar matéria escura no LHC

A descoberta da maté...

Fechar