Conheça Neil Harbisson, um cara de 28 anos que tem uma condição chamada achromatopsia – o que quer dizer que ele vê apenas em preto e branco. Mas, como você pode perceber pela foto do sujeito, ele tem uma câmera na cabeça. A engenhoca consegue converter as cores em ondas sonoras permitindo que Neil “ouça” as cores das coisas.
Harbisson não via cor nenhuma até conhecer um colega engenheiro que desenvolveu a câmera para ele. Agora ele estuda artes e faz trabalhos que vão além do visual. O quadro abaixo, por exemplo, é a interpretação de Neil de uma composição de Bach em Ré menor. Basicamente ele ouviu cada nota e a comparou com a vibração que recebia de cada cor, colocando tudo na tela.
Harbisson, de sua forma peculiar, consegue sentir 360 cores. Legal seria se nós também pudéssemos ouvir a arte dele, junto com o trabalho visual. [Gizmodo]




Gente… se eu estiver com os olhos vendados e alguém falar, eu posso ouvir as cores… não é estranho????
Que confuso… para mim. Eu não sou o Cesar que disse que é sinestésico. E, como você disse, Guaraná, o cara não é sinestésico. Mas existem sinestésicos que ouvem cores, ou não?
Nossa muito interessante
Eu sou sinestésico.. eu sinto o gosto de cores.. desde criança sou assim. Lembro que quando me perguntavam qual cor eu mais gostava eu sempre respondi pelo gosto e não pela visual. O very hard da situação é que cores femininas são mais gostosas que as masculinas, o que me fazia sempre optar por rosa, roxo, lilas, e isso nunca foi bem visto na infancia. Quando descobri minha condição de sinestesia, fui à alguns psicologos e talz, hoje convivo bem com tudo isso, apesar de que minhas camisas ainda são cor de rosa e roxo. =P
LEGAL!
Será que os sons tem as mesmas cores para todos?
Um Mi vai ter as mesmas cores para todos os sinestésicos (?) ?
ou será que o cérebro interpreta de maneira diferente; pra mim o Mi poderia ser azul e para você laranja?
Já pude experimentar o estado de ver sons, mas a quantidade de cores era muito grande (relativa a quantidade de som), e na época não sabia nada sobre o efeito. Gostaria de experimentar outra vez…
Quem sabe com salvia?
A sinestesia pode ser induzida em algumas pessoas. Muitas pessoas que tomam drogas alucinógenas, como o LSD, relatam algum tipo de sinestesia.
Existem pessoas que sentem o “cheiro” da cor ou o “gosto” da cor, “ouvem” a cor, sentem “o gosto” dos sons e por aí vai. É uma condição conhecida pela medicina, acho que chama “sinestesia”, em que os estímulos de um sentido contaminam e acabam por servir como estímulo para outro sentido.