Um cometa rasante Kreutzer mergulha no Sol

Por , em 6.08.2016

Cometas rasantes, ou “sungrazing”, são cometas que passam muito próximos do Sol quando estão no periélio, e alguns chegam mesmo a mergulhar no Sol

A imagem acima foi obtida entre os dias 2 e 4 de agosto deste ano, quando um destes cometas rasantes, da família dos rasantes Kreutz, mergulhou no Sol, enquanto na esquerda uma Ejeção de Massa Coronal acontecia.

Os cometas da família Kreutz receberam este nome em homenagem ao astrônomo alemão Heinrich Kreutz, que estudou estes cometas no século 19, e são todos eles pedaços de um mesmo cometa que se desfez séculos atrás.

O cometa capturado nestas imagens é, segundo o astrônomo Karl Battams, astrônomo do Naval Research Lab em Washington DC, um dos mais brilhante em 21 anos de observação de cometas rasantes.

Ele é também um dos maiores que já foi observado sendo destruído.

[SpaceWeather, Seeker, SkyMania, TheWatchers]

• Asdrubal:

Que “formigueiro” é aquele no vídeo?

O círculo no centro esconde o Sol. As formações à esquerda do Sol são ejeções coronais de massa. O cometa chega pela direita.

• colega.sapiens:

Essas imagens são da hinode ou da sdo?

Em dourado é da câmera LASCO C2. Em azul (ângulo maior), a LASCO C3. As duas fazem parte da LASCO, que está na SOHO, não na SDO nem HINODE.