Um computador pode ser atualizado infinitamente?

Publicado em 11.11.2010

Alguns dias atrás postamos esse artigo, contendo um “minidocumentário” sobre como as tecnologias que compramos hoje são feitas para durar pouco. No vídeo há o exemplo das peças de computador que mudam, tornando toda uma estrutura obsoleta quando, na verdade, apenas pequenos ajustes são necessários (e menos energia e matérias primas precisariam ser gastas, assim como menos lixo tecnológico seria produzido).

Enfim, encontramos uma inovação que parece nadar contra a corrente: um pequeno computador que pode ser seu último. Resumidamente, você poderia atualizá-lo sempre e não precisaria substituí-lo inteiro por uma versão mais nova.

O nome da belezinha é Xi3 Modular e ele tem três plataformas que, em teoria, permitiram que ele fosse atualizado infinitamente.Uma delas têm dois processadores Athlon 64 e a memória RAM do aparelho enquanto as duas outras ficam responsáveis pela conectividade. Mudando essas plataformas você poderia atualizar o Xi3 infinitamente.

Apesar das boas intenções, que salvariam vários recursos (e um bom dinheiro do consumidor), algumas outras empresas já tentaram fazer o mesmo e descobriram que, mesmo com essa “abertura” para atualizações, novas tecnologias surgem e o computador não consegue manter o ritmo, aceitando todas elas. [Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Tomara que vingue e CUMPRA o que promete.Assim, poderemos dizer dele, algo semelhante ao que disse o caipira de sua faquinha de picar fumo:Êta faquinha boa essa, sô, já troquei 3 cabos e 4 lâminas e tá cuma nova!

    Thumb up 0
  2. Levamos milhares de anos da roda para o avião, e só 60 anos do avião até a Lua.

    A tecnologia acelera num ritmo incontrolável, querendo ou não, mesmo que as empresas se empenhasse para melhorar a durabilidade ( que significaria menos vendas, menos dinheiro, menos empregos ) não haveria como evitar que os computadores se tornassem obsoletos.

    1946, 1º Computador do Mundo – Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer 5000 cálculos por segundo.

    2011, Computador mais potente do mundo – Blue Gene/L, 360 trilhões de cálculos por segundo.

    Sacas ?

    Thumb up 3
  3. Concordo plenamente com o Primeiro Comentário, vão inventar o Xi4 Quadi Core, e assim por diante

    Thumb up 1
  4. hahahahaha… risos de boa isso nunca se aplicára ao pé da letra porque na tecnologia sempre se aplicará a renovação! Inventaram xi3 modular,depois mesmo a proméssa dele ser insubistituível, exemplo inventariam xi4 quadi modulation com 4 grupos de modulação assim tornado alem de insubistuível será indispensável para sua vida!!!Vendas e Marketing a alma do negócio, nunca pode parar isso é insubistituível.

    Thumb up 2
  5. É certo que não vai pegar. Os capitalistas não aderem a coisas assim. Lucrar e destruir a mãe terra é mais a cara deles (e nossa).

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hotelchina
Vídeo incrível: assista chineses construírem um hotel de 15 andares em apenas 6 dias

Os chineses construí...

Fechar