O universo em um clique

Um inibidor de proteína pode curar todos os tipos de câncer – e possivelmente outras doenças

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 23.08.2010 as 22:37

Share

Desde abril do ano passado, pacientes com câncer que não respondem bem à quimioterapia, nos Estados Unidos, estão sendo submetidos a outro tipo de tratamento. Uma droga experimental, administrada nesses casos, mostram resultados a partir de algumas semanas depois da primeira dose.

Os resultados, apesar de preliminares, são promissores. Com apenas algumas mudanças, o remédio também poderia ser usado para tratar inúmeras outras doenças, mostrando que a cura milagrosa da medicina pode vir por outros meios que não as células tronco.

Mas que remédio maravilhoso é esse e como ele funciona?

A droga chamada ALN-VSP cortou 62% do fluxo de sangue para o tumor em 19 pacientes que sofriam com câncer de fígado, impedindo o desenvolvimento do tumor. Drogas convencionais desabilitam o funcionamento de proteínas causadoras de doenças, mas esse novo medicamento impede que o corpo fabrique essas proteínas.

A técnica poderia curar 75% dos tipos de câncer que ainda não tem tratamento, se obtiver sucesso, além de outras doenças. A fabricante do medicamento, a Alnylam, está testando o medicamento contra doenças como o HIV, doença de Huntington e colesterol alto – mas esses testes ainda não foram realizados em humanos.

De acordo com a empresa, pelo tratamento ser relativamente simples, ele poderá estar sendo utilizado normalmente daqui a dois anos. [PopSci]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

4 comentários

  1. Independente da chamada, a notícia é animadora.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. eduardo /

    Me lembrou o filme “Eu Sou a Lenda”….. as pessoas se transformavam em “vampiros zumbis comedores de cérebros” a partir de um tratamento revolucionário contra o câncer….

    Essa é com certeza uma boa notícia pra akeles q sofrem de algum tipo da doença… e ainda poderá ser comercializado daki a dois anos….. isso é muito bom…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Anderson /

    POR QUE O SENSASIONALISMO na chamada da matéria?
    Até aqui? Não utilizem desse recurso que os mais inteligentes e sensatos apresentadores de circo, como DATENA, RATINHO E JOÃO CLEBER usam…

    Não precisamos disso, editor!
    POR FAVOR… se quiser que eu continue lendo seu blog, não use mais artifícios POBRES como esse…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. “A técnica poderia curar 75% dos tipos de câncer que ainda não tem tratamento” =/= “pode curar TODOS os tipos de câncer”. “/

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.