Uma rosa no espaço: conheça a Nebulosa Roseta

Publicado em 15.02.2012

A Nebulosa Roseta não é a única nuvem cósmica de gás e poeira que lembra a imagem de uma flor, mas é a mais famosa. Na beira da grande nuvem molecular localizada em Monoceros, a aproximadamente 5 mil anos-luz de distância, as pétalas dessa rosa são verdadeiros berçários estelares. Elas são organizadas de forma simétrica e encantadora, e foram esculpidas pelos ventos e pela radiação emitida pelo aglomerado de jovens estrelas ao centro da nebulosa.

As estrelas no aglomerado energético, conhecido como NGC 2244, têm poucos milhões de anos de vida, enquanto que a cavidade central da Nebulosa da Roseta, chamada de NGC 2237, tem aproximadamente 50 anos-luz de diâmetro. A nebulosa em forma de rosa pode ser observada com um pequeno telescópio apontado na direção da constelação do Monoceros, o Unicórnio. [NASA]

1. O Universo é belo da forma que nós vemos coms os instrumentos que permitem esta visão, porem quando nós morremos vamos ver tudo isso em outra perspectiva.

2. creio em DEUS e o universo é grande e lindo ,acho que até mais bonito do que aqui na terra,gosto de ver fotos do espaço e essa foto eu salvei para atela do meu pc,gostaria de ser uma estrelar e ver o espaço ,jamais ficaria triste.

• O universo realmente é lindo! São imagens espetaculares! Obra perfeita de Deus! Mas na Terra o ser humano ainda não consegue compreende-lo!

moon_2137836a