Como nunca mais sentir cócegas

Por , em 11.05.2015

Por que sentimos cócegas? Esse é um mistério que ainda não tem resposta definitiva.

Alguns cientistas sugerem que o ato de fazer cócegas é socialmente significativo, criando um elo entre nós e as pessoas de quem somos próximos. Outros cientistas acham que a sensação serve como um alerta (“Cuidado! Algo rasteja por sua pele!”). Há ainda a ideia de que receber cócegas é uma forma de submissão a um agressor (razão pela qual sua irmã ou irmão mais velho gosta de te atacar até você implorar para eles pararem).

Quer aprender a se livrar desse sentimento que fica entre o engraçado e o desesperador? Nós podemos te ajudar.

Tem tudo com a ver com expectativa

Já reparou que você não consegue fazer cócegas em si mesmo? Isso vai de acordo com qualquer uma das três hipóteses para explicar o ato dadas acima. Seu corpo não precisa temer seu próprio toque.

Nós temos milhares de terminações nervosas sob a pele. Quando elas são estimuladas pelo toque de outra pessoa, enviam uma mensagem para o nosso cérebro. O efeito de um toque leve é o resultado da análise dessas mensagens por duas regiões diferentes do nosso cérebro.

O córtex somatossensorial analisa a pressão associada com toque, e o córtex cingulado anterior processa sentimentos agradáveis. Quando estes dois córtices são colocados juntos, criam a sensação de cócegas. Isso só funciona com um toque leve, como qualquer pessoa que tenha recebido uma cócega mais agressiva pode atestar – o momento muda do prazer para a dor muito rapidamente.

Quando nos tocamos, já sabemos o que esperar. Mas quando esse toque é alheio, não conhecemos qual será a sensação. Para evitar a surpresa (e por consequência a interpretação “coceguista” do cérebro), simplesmente coloque sua mão sobre a mão de quem está te fazendo cócegas – isso envia um sinal para o cérebro sobre o que esperar, anulando a sensação formigante. [ScienceDump]

cocegas 2

3 comentários

  • Josué Fagundes:

    Isso não funciona! Em alguns casos, ajuda a diminuir a sensação das cócegas, mas não resolve o problema!

  • André Tesche:

    Não sinto cócegas em lugar nenhum. O que sinto é agonia em determinados pontos do corpo, como as costelas.

  • Dinho01:

    Isso não deve funcionar com objetos.Eu desisti de fazer a barba no barbeiro pois era uma tortura de cócegas ao sentir o toque do pincel.

Deixe seu comentário!