Uma única água-viva pode ter queimado 100 pessoas

Publicado em 26.07.2010

Como pode uma água-viva queimar 100 pessoas? Equipada com muitos tentáculos, uma água-viva gigante pode ser a responsável por esse episódio, embora os cientistas ainda não saibam dizer se a queimadura em massa foi obra de apenas uma ou mais águas-vivas.

Nos Estados Unidos, em uma praia de New Hampshire, cerca de 50 a 100 banhistas foram tratados por picada de água-viva, parecida com a picada de uma “juba de leão” (Cyanea capillata). Apenas uma dessas gigantes foi encontrada na costa, porém os estudiosos acreditam que é bastante improvável que apenas uma água-viva tenha picado tantas pessoas.

Mas é possível. Os biólogos marinhos disseram que essa espécie tem muitos tentáculos, por isso é viável que piquem tantas pessoas, ainda mais quando esses tentáculos se separam, se “soltam” e podem se espalhar por todo lugar.

Esta espécie é geralmente encontrada nas regiões mais frias do Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Mar do Norte e Mar Báltico, e raramente aparecem na praia onde ocorreu essa confusão. Toda a ação aconteceu em cerca de 20 minutos, quando a equipe realizou os primeiros socorros nas vítimas (tratamento de vinagre).

Quando a água-viva de18 kg chegou perto da costa parecia estar morta. Mas mesmo um animal morto ou um tentáculo destacado pode picar uma pessoa, segundo os biólogos. A “juba de leão” sustenta um sino em forma de disco que pode chegar a um metro de diâmetro, com tentáculos que se estendem até 10 metros. Seu corpo possui oito grupos de 150 tentáculos.

Tal como outras águas-vivas, os tentáculos da “juba de leão” são equipados com nematocistos, ou cápsulas capazes de queimar. Um único tentáculo pode ter centenas ou milhares de nematocistos, que são ativados após fazer contato com um objeto, como as pernas de uma pessoa.

Ao espalharem-se, os tentáculos da “juba de leão” formam uma armadilha como uma rede, um emaranhado muito difícil de evitar, o que pode significar picadas dolorosas para muitos banhistas. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. As pessoas q reclamam do anuncio estão usando q navegador?? (só por curiosidade, é que nunca me atrapalhou…)

    Thumb up 3
  2. Hehehe, a tal da “Cyanea capillata” aparece também em um conto do Conan Doyle (o escritor do Sherlock Holmes), “A Juba de Leão”. É uma ótima história.

    Thumb up 3
  3. Fiquei com medo G_G -N

    ( certo, o anúncio poderia estar em um local mais
    estratégico, que não seria, necessariamente no meio
    do texto )

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Man Eating Hamburger with Soda
Pessoas obesas têm mais fome, mas não necessariamente comem mais

Pessoas acima do pes...

Fechar