Urina escura? Diga a cor da sua urina e te direi como anda sua saúde

Publicado em 21.08.2011

urina escura saúde

A cor da sua urina, produto periódico de seus rins, pode dizer muito sobre sua saúde. A partir da urina é possível descobrir, logo de princípio, se você está desidratado. E nem é preciso ser um médico para saber isso, basta observar a cor.

Urina escura

A Urina escura acontece porque os dejetos foram dissolvidos em menos água, portanto é hora de se hidratar. Mas um médico pode ir muito além desse diagnóstico com uma simples amostra de xixi.

Exames de urina são algo nada recente. Há seis mil anos, babilônios e sumérios já controlavam a saúde fazendo exames regulares as urina. Hoje, a medicina já sabe que uma série de indicadores pode alterar a cor da urina. De dietas e medicamentos, até infecções e doenças graves como o câncer, um simples exame de urina pode acusar.

Sangue na urina, por exemplo, é motivo de preocupação. Algumas infecções não muito graves deixam a urina vermelha, mas a mesma cor pode significar uma pedra no rim ou um câncer.

Aliás, em uma urina vermelha nem sempre há sangue. Às vezes, você apenas comeu muitas beterrabas ou amoras. Alguns laxantes também dão certo tom vermelho.

Se a urina é de um tom quase negro, parecido com a cor da Coca-cola, isso pode ser um indicativo ainda mais grave: sangue envelhecido de um tumor já não tão recente no corpo. Da mesma maneira, pode ser uma notícia não tão grave: uma urina negra pode conter pedaços de tecido muscular rompido durante algum esmagamento, como quando se fica soterrado por muito tempo em um terremoto.

Urina um pouco marrom, por sua vez, pode indicar um problema de saúde comum, como um desarranjo no fígado. Ou algo mais raro, caso da porfiria, um distúrbio enzimático no sangue que pode incorrer em uma série de sintomas graves. Mas a mesma cor pode representar, por outro lado, que o paciente come quantidades altas de favas ou ruibarbo, dois vegetais não muito consumidos no Brasil.

Não há motivo para dor de cabeça, também, se houver urina alaranjada. Provavelmente, apenas indica o uso de um analgésico que justamente alivia dor na hora de urinar, a fenazopiridina. Outras cores, improváveis, que apenas registram o uso de medicamentos, são azul e verde. Indicam apenas o uso de medicamentos para a bexiga. E um amarelo mais brilhante, por sua vez, mostra que você está tomando grandes quantidades de vitamina solúvel em água.

Mas nem só a cor da urina dá respostas sobre o corpo. O cheiro também permite diagnósticos. Quando o paciente está com leucinose (doença em que certos aminoácidos não são filtrados pelo rim), por exemplo, a urina ganha odor característico de xarope de bordo, uma bebida muito consumida no Canadá. Urina com cheiro de açúcar, por sua vez, acusa o óbvio. Há excesso de açúcar no sangue, o que pode indicar que você está com diabetes.

Nem tudo, no entanto, é fácil de observar. Um médico da Universidade da Califórnia (EUA), especialista no assunto, afirma receber 100 pacientes por semana, e apenas um apresenta cor incomum na urina. Com os outros 99 é preciso fazer um exame laboratorial para detectar algum problema.

Em tais exames, sim, quase nada que acontece no corpo escapa à denúncia da urina. O balanço de todos os nutrientes, qualquer vestígio de pedra no rim, incidência de drogas, tudo pode ser detectado. E os cientistas deixam a dica: se notar qualquer irregularidade quando for ao banheiro, procure um médico. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

14 Comentários

  1. Ola,eu tenho problema de rim, e nessa semana cheguei a ter febre muito forte, tive dores de abeça e comecei a urinar na cor amarela quase laranja claro, quando o medico passou um remédio pra mim tomar comecei a urinar cor laranja avermelhado.

    Thumb up 2
  2. Olá tudo bem, pelo que vejo a minha urina é bem mais diferente do que foi comentado,pois a cor dela é azul, de uns tempos pra cá percebi isso, apos ser acometido de fortes constipação, intestino preso mesmo comendo linhaça moída nas refeições e também farelo de trigo, mais mesmo assim não liberava o intestino até que por fazer muita força consegui evacuar como cabrito somente com fezes como bola de gude e escaldada e notava que urinava muito mas, a urina era da cor de azul aniz deixei no vaso sem dar descarga e chamei minha esposa para ver e chegou a manchar as bordas do vaso sanitário.

    Thumb up 9
    • Bom dia, uma dica eh tirar o trigo, centeio, aveia e cevada, enfim tdo q tenha glutem e observe se o intestino funciona melhor. Ou faça logo exame de sangue, ciliacos tem ou diarreia ou prisao de ventre o ingerir glutem….

      Thumb up 0
  3. A urina de manhã tem que ser um amarela mais forte, já a minha nos ultimos dias tem sido um amarelo mais claro o que pode ser isso ?

    Thumb up 27
  4. fiz urina bem avermelhada, mas nãos senti nenhuma dor. cheirei e tinha cheiro de urina mesmo, só que um pouco mais forte. o estranho é que fiz exame há dois dias e estava tudo normal.

    pode ser viajem minha, mas andei muito esses dias (justamente para entregar o exame) e por duas vezes senti muita sede e não tomei água e sim aqueles sucos de garrafinha (Tampico) será que estes contem muito corante?

    Thumb up 24
  5. Eu estava tudo bem, por volta das 4:50 da manhã de hoje foi ao banheiro tive uma supresa desagradavel.
    Fiz urina normal e em seguida sentir vontade de urinar novamente e bom saiu escura tipo cafe e residous preto com passar do tem foi clareando as pouco so sinto dor nofim da urina.
    aguardo.

    Sds.

    Thumb up 26
    • Olá! Olha, como vc urinou normalmente na primeira vez, e logo em seguida veio essa urina escura, posso pensar que vc pode estar com algum problema renal, ou uma doença venérea. Sorry bro, melhor procurar um urologista bem rapidinho.

      Thumb up 6
  6. É muito importante as pessoas observar a cor e o odor da urina,pois como foi explicado acima,problemas até perigosos,podem ser detectado por uma símples observação destas características.

    Thumb up 9
  7. Já tomei essa fenazopiridina uma vez… Cara, o xixi fica muuuuuuuuuuuito laranja, quase cor de tijolo.

    Foi a única vez que eu achei legal ficar doente: só pra mijar tijolo.

    Thumb up 16

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Perigee Moon
A lua pode ser muito mais nova do que se pensava

Uma nova pesquisa an...

Fechar