Objetos pintados com o material mais preto do mundo estão nos deixando atônitos

Nós já falamos aqui no HypeScience sobre o Vantablack, o material mais preto do mundo. Agora, os pesquisadores resolveram pintar objetos com ele e o resultado é algo parecido com os portais para outras dimensões que os personagens pintavam no ar nos desenhos do Looney Tunes.

Apesar de parecer, a imagem acima não foi editada no Photoshop. Os objetos pintados com o material parecem simplesmente terem sido “deletados” do espaço, deixando um vácuo absolutamente preto em seu lugar. É bem esquisito e definitivamente assustador.

Conheça o Vantablack, o material mais escuro do mundo

Se você não estiver familiarizado com Vantablack, eu explico: ele foi inventado por pesquisadores britânicos em 2014. Considerado o material mais escuro já produzido no laboratório, ele consegue absorver 99,96% da luz ultravioleta, visível e infravermelha.

Desde então, a equipe por trás da invenção – da empresa britânica Surrey NanoSystems – aumentou a escuridão do Vantablack e, no início de 2016, anunciou que nenhum espectrômetro no mundo era poderoso o suficiente para medir a quantidade de luz que ele absorve. Em um vídeo postado no YouTube, os pesquisadores explicam que mesmo um laser de alta potência, quando apontado para o material, reflete pouquíssimo de volta. “Nós nunca fizemos um material tão ‘preto’ que não pode ser captado em nossos espectrômetros no infravermelho”.

“Tinta” em spray

Para torná-lo mais comercializável, a equipe já lançou uma versão spray do produto. Ele não é tão preto quanto a forma “bruta” da substância – bloqueando 99,8% da luz ultravioleta, visível e infravermelha – mas é o suficiente para fazer objetos tridimensionais parecem claramente bidimensionais.

E como ele funciona? Na sua forma original e mais negra, o Vantablack não é uma tinta, pigmento ou tecido; na verdade, ele é um revestimento especial feito a partir de milhões de nanotubos de carbono, cada um medindo cerca de 20 nanômetros (cerca de 3.500 vezes menor do que um cabelo humano) por 14 a 50 microns. Para colocar isso em perspectiva, 1 nanômetro é igual a 0,001 microns.

Veja o que acontece quando você aponta um laser no material mais escuro do mundo

Assim, uma área de superfície de Vantablack medindo apenas 1 cm ao quadrado contêm cerca de 1.000 milhões destes minúsculos nanotubos. Quando a luz atinge o material, ela entra nas lacunas entre os nanotubos e é quase instantaneamente presa e absorvida à medida que passa entre eles.

“A quase total falta de reflexão cria uma superfície quase perfeitamente preta”, dizem os pesquisadores. “Para entender esse efeito, tente visualizar uma caminhada através de uma floresta em que as árvores têm cerca de 3 km de altura ao invés dos 10 a 20 metros a que estamos acostumados. É fácil imaginar quão pouca luz chegaria até você”.

Quase invisível

O Vantablack é tão escuro que é quase impossível para o olho humano percebê-lo – precisamos de alguma luz refletida para que o nosso cérebro consiga processar o que está na nossa frente. Como resultado, a equipe diz que a capacidade de percepção do observador fica confusa e algumas pessoas dizem que olhar para o Vantablack é como olhar para um buraco sem fundo.

Sua nova versão em spray, chamada Vantablack S-VIS, permite que ele seja aplicado a objetos muito maiores. Isso significa que, como acontece tão frequentemente, existe a possibilidade da invenção ser usada para fins militares, por exemplo, cobrindo jatos com o material.

Seus olhos conseguem ver luz infravermelha “invisível”

Abaixo você pode ver o que acontece com uma máscara facial tridimensional quando é coberta com o spray: todas as suas características ficam invisíveis aos nossos olhos:

Se você está se perguntando como colocar suas mãos no produto, infelizmente, ele ainda não está disponível para pintar o seu carro. Porém, se você trabalha em uma universidade ou museu, você pode requisitar uma amostra. O resto de nós vai ter que se contentar com admirar essa revolução da ciência moderna à distância.

No vídeo abaixo, você pode ver uma comparação entre tinta preta normal e o Vantablack (em inglês):

[Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 4,67 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta