Veja a assustadora “mangueira de lava” do Havaí

Poucos dias depois de uma seção de um penhasco de rocha vulcânica ter despencado no mar, uma cachoeira de lava se formou no Parque Nacional de Vulcões, no Havaí. Uma fonte de lava corrente é chamada de “mangueira de fogo”, e este fluxo em particular tem o nome “61g”.

O rompimento da grande parede de rochas aconteceu no mês de janeiro de 2017, e uma mangueira de fogo surgiu. Essa fonte de lava foi interrompida por um novo colapso que aconteceu no dia 2 de fevereiro, mas retornou no dia 4, quando foi registrada em vídeo.

Este fluxo não oferece perigo às comunidades próximas, mas o observatório de vulcões do Havaí alerta os visitantes para que eles mantenham distância. “Chegar muito perto, seja pelo oceano ou pela perra o expõe aos detritos voadores que são criados pela interação explosiva entre lava e água”, diz o aviso.

Confira a “mangueira de fogo” abaixo:

61 g

Por que este fluxo é chamado 61g? Tudo começou em janeiro de 1983, quando o vulcão Kilauea entrou em erupção, no sul do Havaí. A partir de então, novas erupções e fissuras com fluxos de lava passaram a se formar, normalmente com intervalos de um mês, durando menos de 24 horas.

Para manter registro dos fluxos, chamados de episódios, pesquisadores os nomearam, começando com 1. O que eles não sabiam é que o evento todo duraria mais de 30 anos, e então a criação de nomes começou a se complicar.

Em julho de 1986, o episódio 48 começou com fissuras ao sul e ao norte do ponto, mas sem fontes de lava. Cada fissura recebeu um nome: 48a, 48b e 48c. O episódio 48c persistiu, se tornando um veio, que ficou ativo por seis anos.

Nem todos os fluxos de lava receberam nomes com números. O evento 55, por exemplo, durou uma década inteira (entre 1997 e 2007), e recebeu nomes informais baseados em datas próximas do calendário, como “Dia das Mães” e “MLK”, ou aniversário do Martin Luther King.

O episódio atual de Kilauea, o número 61, começou em agosto de 2011. Em maio de 2016 um novo fluxo apareceu, chamado 61f, mas ele não durou muito tempo. Pouco tempo depois, o 61g começou, e persiste até hoje. [The Verge, West Hawaii Today]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta