Veja o que acontece quando você aponta um laser no material mais escuro do mundo

Criado em 2014 e atualizado em 2016, o Vantablack é o material mais escuro do mundo. Com um labirinto de nanotubos de carbono, a luz se perde nele para sempre, convertendo-se em calor, e apenas 0,04% dela consegue sair dali e atingir nossos olhos.

Então o que acontece quando apontamos um laser para este material? Confira no vídeo abaixo, publicado pela empresa que desenvolveu o material, a Surrey NanoSystems:

A substância poderá ser utilizada em telescópios, câmeras infravermelhas na Terra e no espaço e também na tecnologia de geração de energia solar, assim como em camuflagens térmicas militares. Até agora, ela só foi utilizada em uma câmera que está em um satélite registrando imagens da Terra.

Sua utilidade, porém, pode ir além dessas tecnologias, invadindo objetos comuns, como a face de relógios analógicos, tornando apenas os ponteiros visíveis. A Surrey NanoSystems confirma que relógios fabricados na suíça devem contar com essa característica em breve.

Mas a empresa já avisa aos esperançosos que o material não funcionaria em roupas. “Você ficaria menos visível pela maneira pela qual evoluímos para detectar movimentos com nossos olhos em ambientes com pouca luz. Em muitos casos nosso cérebro não entenderia o que está vendo, e ignoraria a área mais escura, já que há mais ‘dados’ para ele processar vindo de outras superfícies”, explica um dos cientístas da empresa. [IFLScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,80 de 5)
Curta no Facebook:

2 respostas para “Veja o que acontece quando você aponta um laser no material mais escuro do mundo”

Deixe uma resposta