Veja um esquadrão anti-bombas formado por ratos em ação

Publicado em 9.11.2010

Para ver se uma área de cerca de 5 quilômetros quadrados está livre de bombas, um par de humanos treinados demora um dia. Com a ajuda de um par de ratos treinados, o tempo de procura diminui consideravelmente: para “limpar” a mesma área, demora apenas duas horas.

É por isso que a APOPO, uma organização holandesa que trabalha na Tanzânia, está treinando filhotes de ratos para detectar bombas através do olfato. E eles são tão eficientes quanto são fofos. Os resultados já mostram que eles são melhores no serviço do que cachorros e já “limparam” vários pátios com bombas escondidas em Moçambique.

Os ratos começam o treinamento quando estão com apenas quatro semanas de idade, quando estão velhos o suficiente para superar seu medo natural em relação aos humanos. Eles são treinados para distinguir o cheiro de TNT. E nos testes, quando eles identificam corretamente uma bomba, ouvem um estalo e recebem um pedaço de fruta como recompensa. Depois de nove meses dessa rotina, eles estão prontos para ir ao campo. Confira o vídeo dos ratinhos em ação:

[Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. não existe
    PERGUNTA IDIOTA

    Jozamar: usar ratos é mais seguro porque eles podem achar as minas pelo olfato e além disso eles são leves demais para detonar as minas. Varios desarmadores de minas já morreram em serviço.

    Thumb up 1
  2. Ratos isso?
    Isso é ratazana, olhe só o tamanho.
    Já que é na Tanzania, então é “Ratanzania”.
    Perguntar não ofende: já que os caras delimitaram a área com cordas, por que já não a vasculharam, ao invés de aproveitarem para explorar os pobres roedores?

    Thumb up 1
  3. Como eu pensei, é uma área de 2.000 pés quadrados, o que dá 0.00018580608 km², ou uma área quadrada com 13,63 metros de lado. Ou seja, nada de 5 km²…

    Fazendo a conta de outra forma, uma área de 2.000 pés quadrados pode ser um quadrado com 44,72 pés de lado. Cada pé tem 30 cm, ou 0,3m, então multiplicando 44,72 pés por 0,3 m/pé, chegamos a 13,416 metros de lado.

    É importante aprender a converter m² em pé² e em km² ou então pedir para alguém que saiba como fazer, ou então usar o Google Calculator para fazer a conversão (a primeira conversão lá de cima, de pé² para km² foi feita com o Google Calculator).

    Thumb up 5
  4. Menos mal que os ratos encontram mais de uma bomba (poderia ser o caso do rato encontrar só uma bomba…)

    A propósito, 5 km² é uma área com 2,236 km de lado. Estou achando um pouco demais estes números…

    Thumb up 4
  5. Ironic [Mode On]

    Que rato grande, acho que eles correm atras do gato, ao inves do gato ir atras deles

    Thumb up 15

Envie um comentário

Leia o post anterior:
galaxiafina
Foto espacial: uma galáxia extremamente fina

Acredite, isso não é...

Fechar