Velocidade de caminhada pode prever expectativa de vida

Publicado em 15.02.2011

Pesquisadores encontraram uma associação bastante curiosa: a capacidade de uma pessoa para se mover reflete fortemente sua vitalidade e saúde. O estudo mostrou que aqueles que andavam um metro por segundo ou mais rápido viveram mais do que os outros da sua idade e sexo que andavam mais lentamente.

A velocidade de caminhada de uma pessoa de idade pode ser um preditor útil de quanto tempo ela vai viver. No entanto, não adianta começar a correr ou andar mais rápido na esperança de viver mais tempo.

Segundo os pesquisadores, cada corpo escolhe a velocidade de caminhada que é melhor para ele. A velocidade é um indicador de saúde. Começar a andar mais rápido não significa necessariamente que de repente você vai viver mais tempo. Ainda existem outros problemas de saúde subjacentes.

Ainda assim, o estudo demonstrou que poderia confiantemente prever a taxa de sobrevivência de 10 anos de um grupo de pessoas com base em quão rápido eles caminhavam ao longo de uma faixa de 4 metros.

A velocidade de caminhada das pessoas com expectativa de vida média era de cerca de 0,8 metros por segundo (cerca de 2,9 km/h) para a maioria das faixas etárias de ambos os sexos.
As descobertas foram baseadas na análise de nove estudos anteriores que examinaram a velocidade de caminhada, sexo, idade, índice de massa corporal, histórico médico e taxa de sobrevivência de cerca de 34.500 pessoas.

A velocidade de caminhada foi um preditor mais preciso da expectativa de vida do que idade ou sexo. Os números foram especialmente precisos para os maiores de 75 anos. Isso sugere que para os idosos, a velocidade de caminhada pode ser uma espécie de “sinal vital”, como a pressão arterial e a frequência cardíaca.

A maneira de andar e a rapidez com que se pode caminhar dependem da energia, controle de movimento e coordenação de uma pessoa, que, por sua vez, exige o bom funcionamento dos sistemas múltiplos do corpo, incluindo os sistemas cardiovascular, nervoso e músculo-esquelético. Devido a isso, pesquisadores já tinham associado a velocidade de andar com a saúde de uma pessoa no passado.

Os pesquisadores acreditam que essa descoberta vai ter muitas aplicações práticas. A velocidade de caminhada pode ser usada como ponto de corte para saber se a saúde geral de uma pessoa é normal para a sua idade.

Segundo eles, é uma maneira rápida e barata para os idosos avaliarem a sua própria saúde. Da mesma forma, os médicos podem acompanhar e corrigir a qualidade de vida dos pacientes com base neste indicador. Andar a pé, velocidade e mobilidade serão maneiras úteis de avaliar se alguém está mantendo um estilo de vida saudável, ativo e independente. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. kkk… Quem garante que não pode ser verdade(mesmo sabendo que exeço de peso entre outros afetaria)eu não acredito muito mas… quem sabe.]

    Mas gostei do que a Polyana e a Brenda falou. Se juntarmos tudo:

    Eu tenho 1,72 sou forte (bem saudavel) minhas pernas são bem compridas e fortes e moro no RJ(metropole)… Eh~ vou viver mais!!! Alias tudo mem proporciona uma caminhada mais acelerada kkkk…
    Eh~ Não acredito nisso!!!

    Thumb up 2
  2. Eu ando normalmente uns 3,5 ou 4 kms por hora e acho normal. No entanto gosto de andar sozinho, no meu ritmo. Nunca encontrei ninguem que andasse no meu ritmo. Gosto de variar os locais de caminhada para não ficar entediante. Gosto também de correr bem rápido até a exaustão (de vez em quando). É gostoso e dar prazer.

    Thumb up 2
  3. …a distância por segundo e a velocidade de uma pessoa dependem da altura da mesma e do tamanho de suas pernas.
    Generalizar uma velocidade média para todas as pessoas é um erro.

    Thumb up 5
  4. Então todas as pessoas que moram em São Paulo e outras metropóles, onde não há tempo nem para respirar direito vão viver mais?

    Papo Furado.

    Thumb up 2
  5. SE ANDAR DEPRESSA VIVE MAIS,TARTARUGA NÃO VIVERIA 300 ANOS.MEU PAI TEM 94 ANOS,TODA SUA VIDA ANDOU MUITO.IA PARA O TRABALHO APÉ.UMA DISTANCIA DE 5KM.ESTE TRAGETO ELE FEZ DURANTE 35 ANOS.DISSE QUE CAMINHAVA ANDANDO NORMALMENTE.ETÉ HOJE ELE GOSTA DE FAZER CMINHADAS.

    Thumb up 8
  6. Minha vó viveu até os 94 anos, aí eu acabei de perguntar pro meu pai se ele se lembra dela andando rápido. Ele disse que não, que ela sempre foi calminha e andava devagar.
    Tem cada pesquisa furada…

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
saltoalto
Existe uma altura máxima para o salto alto?

Existir, não existe....

Fechar