Vending Machine que fabrica pizza fresca preocupa pizzarias na Itália

Publicado em 1.04.2009

máquina de pizza

Uma máquina, como as de salgadinhos e de refrigerantes que encontramos por aí, capaz de assar uma pizza em apenas 2,5 minutos está preocupando chefs ao redor do mundo. Ela estará nas ruas da Itália, terra natal da pizza, em apenas algumas semanas.

A grande e vermelha “vending machine” é chamada de “Let´s Pizza”. Ela usa raios infravermelhos e uma tecnologia (desenvolvida na Universidade de Bologna junto com o grupo holandês Unilever) para misturar água e farinha à massa e passar molho de tomate. Também deixa o usuário escolher entre uma algumas opções de sabores (marguerita, bacon, vegetariana e presunto). Depois desse processo ela assa a pizza e a entrega fresquinha – em três minutos.

máquina de pizza

O criador da máquina, Cláudio Torghele, declara que a máquina é um sucesso nas duas regiões da Itália onde já está sendo testada. “E não é só uma máquina de fazer pizza. Podemos assistir o processo por uma janelinha. As crianças adoram”.

Uma pizza inteira custa pouco mais do que R$ 13. No entanto, chefs na Itália — berço do surgimento da pizza no século 18 — consideram a Let´s Pizza uma afronta aos métodos tradicionais de fazer o prato, pelos quais o país é consagrado. Já há movimentos contra o fenômeno Fast Food – sendo que o mais conhecido é um chamado Slow Food. No entanto, a Itália tem mais máquinas de comida instantânea do que qualquer outro país europeu.

máquina de pizza

Torghele espera que sua máquina atravesse o Atlântico e, da Europa, chegue às Américas. Ele deixa bem claro que as opções de sabor da máquina irão variar de acordo com a preferência de cada região. “E, com a crise, comida barata sempre é bem vinda.” declara Torghele. [Reuters]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. não vejo ninguém reclamando dos carros e motos que subistituiram os animais… é o progresso, nem sempre é bom para todos, mas andar na direção contrária dele é estupido para não dizer “doloroso”. :P

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
correndo praia
Ritmo perfeito para corrida é revelado

A maioria dos corred...

Fechar