Fenômeno incrível: bola de fogo viajando em fios elétricos

O vídeo acima mostra um fenômeno incrível: uma bola de fogo viajando pelos fios de uma rede elétrica. Mas uma coisa destas é possível?

O fenômeno foi filmado por um residente de Lachine, Quebec (Canadá), e registra um incidente que ocorreu logo após um vendaval que varreu a região, derrubando linhas de energia em um subúrbio de Montreal.

Alguns engenheiros postaram explicações no site Reddit. Segundo o usuário BeesKnees21, trata-se de uma falha elétrica de alta impedância.

Um galho de árvore, ou um pequeno animal, ou mesmo um raio estabelece contato entre duas fases ou entre uma fase e o aterramento da rede, e, onde esse contato ocorre, o ar fica ionizado e deixa de ser isolante para se tornar condutor de energia.

Desta forma, cria-se um arco que se sustenta enquanto houver energia elétrica. Como o arco tem uma alta impedância, a corrente que passa por ele é baixa, e os dispositivos de proteção da linha não chegam a ser acionados — a carga é tão baixa que se passa por carga normal da linha.

O usuário SoTupps, um técnico de linhas elétricas em treinamento, completa: a “bola de fogo” é definitivamente um arco elétrico formado por uma corrente de falha em uma linha, como por exemplo o resultado de um raio e de dispositivos de proteção que falham em agir.

A corrente viaja contra o fluxo normal de energia elétrica até ser interrompida por um dispositivo de proteção. Ele também aponta que se a falha tivesse atingido um transformador, ele provavelmente explodiria. [io9, Reddit]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

5 respostas para “Fenômeno incrível: bola de fogo viajando em fios elétricos”

Deixe uma resposta