Vídeo: olhos provam estado hipnótico pela primeira vez

Publicado em 6.11.2011

“Deite-se, feche seus olhos e conte até dez. Você vai começar a sentir sono, muito sono…”. Este método para hipnotizar pessoas pode ser popular nos filmes, mas usar tantas palavras pode ser algo excessivamente sugestivo, afetando estudos científicos. Agora, neurologistas da Universidade de Turku, na Finlândia, criaram uma técnica que usa apenas uma palavra para hipnose e que forneceu evidências científicas de alguém nesse estado.

A mulher do vídeo mergulha em um estado hipnótico depois de ouvir a palavra “hypno”. Durante a transição, seus olhos não piscam e perdem o foco. Ela não faz mais nada, a não ser que a mandem fazer.

Há mais de um século, cientistas têm debatido a existência de um verdadeiro estado hipnótico, marcado por mudanças fisiológicas no cérebro que resulta em mudanças comportamentais. Para mostrar que esse estado não é algo que as pessoas podem fingir, pesquisadores compararam o olhar fixo da mulher neste vídeo com o de 14 outros indivíduos que foram instruídos a tentar recriar as mudanças no tamanho da pupila, a não piscarem e terem uma visão fixada como a da mulher hipnotizada.

Por mais que eles tentassem imitar os movimentos dos olhos, nenhum dos indivíduos foi capaz de fazer isso com precisão, porque estavam conscientes. Alterar o tamanho da pupila não é algo que as pessoas podem fazer apenas por sua vontade.

Os cientistas descobriram que durante a hipnose, a área frontal foi quase perfeitamente desligada do resto do cérebro. O lobo frontal do cérebro é uma área que desempenha um papel crucial na atenção e comportamentos, assim como movimentos oculares. No estudo, os cientistas tiveram que fazer pausas para que a moça do vídeo não ficasse com os olhos muito secos. Ela não piscava, a não ser que alguém a lembrasse de fazer isso. [NewScientist]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Que pesquisa mais fajuta. Sério? eles comparam com 14 pessoas que pediram para fazer isso e já concluem que não é possível imitar. Cadê o link para a pesquisa? Essa pesquisa foi publicada em uma revista científica respeitada? O link original não é de uma revista científica respeitada que eu conheça ou de uma universidade, e nem possui outro link para a divulgação da pesquisa em sí. Quem foram os pesquisadores do estudo? Como ele foi feito?

    Fiquem atentos, não confundam a verdadeira pesquisa científica com isso.

    Thumb up 6
  2. Eu consigo dilatar minhas pupilas perfeitamente a hora que eu quiser. Acho que é sim um estado que pode ser fingido.

    Thumb up 1
  3. Eu pratico meditação a muito tempo,e não revelo,é algo de seu Cristo interior,é de seu íntimo.Você o praticar saberá de suas existência passadas,últimos dias de sua vida anteriores até o dia seu nascimento.Ninguem tem o direito de submeter a mente alheia seja que quer que for.E fique com o Altíssimo.PAZ Ad eteno…

    Thumb up 0
  4. Mas que legal. A pouco eles publicaram uma reportagem que mostrava sobre a veracidade dos efeitos da meditação. Aos poucos estamos vendo a sabedoria que vem das antigas culturas, principalmente das orientais. Já não são mais questões de fé, são reais.

    Thumb up 13
  5. Hipnose é uma ferramenta muito utilizada nas igrejas pentecostais evangélicas para arrancar dinheiro dos trouxas.
    Tem neguim que até passa flanelinha na maçaneta do caixa eletrônico e noutro dia vê todo seu saldo positivo quando devia até os fundilhos da cueca no banco.

    Thumb up 17
  6. PALHAÇADA, ELA MEXEU A CABEÇA… E NUNCA ACREDITEI E NEM VOU ACREDITAR NESSA PALHAÇADA NEM NAKELA DA FORÇA DA MENTE ENTORTA COLHER, MOVER COISAS ETC. PERCA DE TEMPO, ACREDITEM QUEM QUIZER, TUDO TRUQUE, IGUAL AQUELES EXORCISMOS EM IGREJAS. Sobre exorcismo, so vou acreditar quando ver alguem com demo subir pelas paredes, por fogo no local etc kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 2
  7. Os nerdão ja vão quere aprende a faze isso pra tenta descola umas mina. muahaha :B

    Thumb up 13
  8. “Alterar o tamanho da pupila não é algo que as pessoas podem fazer apenas por sua vontade.”

    Não vi as pupilas dela dilatarem…!

    Thumb up 11
    • Hmm… nem eu, para ser honesto.
      Para informação geral, sim, as pupilas PODEM ser dilatadas por vontade própria em casos de pessoas treinadas. Eu mesmo costumava permanecer com as pupilas dilatadas ao natural, sem uso de psicoativos.

      Thumb up 1
  9. Hipnotismo é algo em que não acredito. Duvido que me façam imitar uma galinha. Pode, no entanto, com ajuda em concentração fazer recordar algo que tenhamos esquecido e estar no sub-consciente.

    Thumb up 5
    • não é questão de acreditar, por exemplo, vc pode até mesmo não acreditar na gravidade, suponhamos, certo? mais o fato de vc acreditar ou não não faz com que ela não exista. Se “existe” subconsciente, tenha certeza que a hipnose( sugestão, mens. subliminar, etc) tem valor e tem grandes efeitos em nossa consciência, pode apostar.

      Abraço

      Thumb up 28

Envie um comentário

Leia o post anterior:
oculist-scroll-111026
Manuscrito de antiga sociedade secreta é finalmente decifrado

Você já ouviu falar ...

Fechar