Vídeo revela segredos de tumba maia milenar

Por , em 7.07.2011

Uma tumba maia com cerca de 1500 anos foi filmada por pesquisadores. Essas novas imagens feitas por arqueólogos podem lançar uma luz sobre a civilização maia, que ainda instiga uma série de dúvidas e mistérios.

Localizada em Palenque, no sudeste do México, a tumba foi vasculhada por uma minúscula câmera de vídeo. As imagens capturadas incluem figuras negras e vermelho-sangue que estão estampadas nas paredes e fragmentos de conchas e jade. Os pesquisadores acreditam que esses elementos fizeram parte de um ritual funerário.

A tumba em Palenque foi descoberta em 1999, mas ela não foi devidamente explorada na época porque os arqueólogos estavam com medo de prejudicar a antiga e frágil estrutura da pirâmide. Outro cuidado foi com os restos mortais de uma pessoa que possivelmente foi importante na antiga cidade maia, e que se encontra dentro do gabinete.

Palanque não é um local de fácil acesso. A cidade teve seu auge na época maia, mas após seu declínio, durante o século VIII d.C., ela foi engolida pela selva. Nas últimas décadas, a cidade foi amplamente explorada, mas ainda há muito a ser descoberto.

A pesquisa teve condições de acontecer agora porque os arqueólogos utilizaram uma minúscula câmera que foi dirigida por controle remoto e que manteve a estrutura da tumba intacta.

Ao contrário das outras tumbas de Palanque, o sarcófogo foi encontrado. Os pesquisadores acreditam que ele pertenceu ao primeiro governante de Palanque, K’uk Bahlam I ou a Ix Yohl Ik’nal, governante da cidade do sexo feminino. Como é grande número de tumbas em Palanque, há indícios de que a cidade teria sido uma espécie de cemitério maia.

Confira o vídeo aqui.[BBC]