Estonteantes trilhas estelares com imagens feitas na ISS [vídeo]

Por , em 18.10.2012

Você já viu aquelas fotos noturnas de ruas movimentadas, tiradas em “baixa velocidade”? As luzes dos carros, quando captadas pelo sensor da câmera, formam trilhas luminosas, e uma cena aparentemente trivial resulta em uma bela (e diferente) fotografia.

O jornalista austríaco Christoph Malin fez algo parecido, mas, no lugar de luzes de carros, seu trabalho mostra nuvens, estrelas, satélites e meteoros, combinando imagens cedidas pela equipe da Estação Espacial Internacional da NASA. “Essas combinações criam trilhas estelares, mas vão além e mostram padrões interessantes”, explica. “Por exemplo, corredores luminosos dentro de nuvens, e algumas trilhas de satélites, bem como meteoros – padrões que interrompem as trilhas estelares e se tornam imediatamente visíveis”.

Curiosidade: A Estação foi lançada em 1998 e é usada para pesquisas de biologia, física, astronomia, meteorologia e outras áreas, além de testes de sistemas e equipamentos que serão usados em missões na lua e em Marte.[Vimeo] [NASA]