O universo em um clique

Vinho tinto em órbita: porque os astronautas deveriam poder beber

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 20.07.2011 as 15:44

Share

Enquanto os astronautas em missão da NASA não têm um gole de álcool ao redor, uma nova pesquisa sugere que realmente pode ser bom para a saúde deles.

O estudo descobriu que o vinho tinto pode ajudar a prevenir os efeitos nocivos da prolongada falta de gravidade sobre o corpo humano.

Um ingrediente do vinho tinto, chamado resveratrol, tem se mostrado efetivo em proteger contra a perda de densidade óssea e resistência à insulina, que podem ser efeitos colaterais de voar no espaço.

A descoberta é baseada em um estudo com ratos, feito com os bichinhos de cabeça para baixo para simular a gravidade. Os ratos alimentados com resveratrol não desenvolveram os sintomas do outro grupo.

Os pesquisadores afirmam que essa é uma simples medida preventiva, mas que deve continuar sendo testada em humanos.

Também, as descobertas feitas pelos pesquisadores não se aplicam só aos astronautas, mas também em pessoas sedentárias que podem apresentar alguns desses problemas simplesmente por não se movimentar o suficiente.

Estudos comprovam que o corpo humano necessita de atividades físicas, mas, para algumas pessoas, essa não é uma atividade fácil. Para os astronautas, que vivem constantemente em um ambiente de baixa gravidade, é quase impossível. A substância do vinho não é um substituto ao exercício, mas pode retardar os danos.

Ainda assim, apesar dos benefícios a saúde, pode ser complicado dar vinho aos astronautas enquanto eles estiverem a bordo. O regulamento da NASA proíbe o consumo de bebidas alcoólicas durante voos espaciais, ou mesmo 12 horas antes do lançamento.

Exercícios extenuantes em máquinas espaciais e na Estação Espacial Internacional ajudam a diminuir os piores efeitos da ausência da gravidade, mas missões mais distantes exigem muito do corpo humano por longos períodos de tempo. Nesses casos, um suplemento de resveratrol ou melhor, um copo de vinho poderia ser muito útil. [LiveScience]

Patricia Herman é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Site

4 comentários

  1. Vitor /

    open bar..em órbita!!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. cesar /

    basta tomar suco de uva que não tem alcool + tem resveratol

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. Glauco /

    Os russos bebem vodka no espaço sem a menor cerimônia =P

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. Essa regra, da proibição de vinho pela Nasa, é nova não? Acredito q eles – astronautas – brindaram qdo da aterrissagem na lua!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.